O Natal está atrasado aqui no blog mas está chegando em grande estilo com nada mais nada menos que duas cidades alemãs super charmosas e seus mercados natalinos. Começo com Dusseldorf e depois escrevo sobre Heidelberg.

O Que Visitar em Dusseldorf
Dusseldorf é conhecida por ser a capital fashion da Alemanha e portanto moda e artes são seus pontos fortes. Uma cidade muito moderna, com prédios e lojas elegantes mas que também possui um centro histórico muito simpático.

No centro comercial possuí um parque pequeno porém muito bonito, o Hofgarten e também um canal, Stadtgraben, que fica ao longo da Königsallee, a rua chique de compras da cidade.




Dusseldorf fica localizada às margens do Rio Rhine, que dá nome à região, o que representa um atrativo a mais. É possível fazer passeios de barco pela região, clique aqui para conferir.

Mercados de Natal em Dusseldorf
Na época de Natal Dusseldorf tem sete pequenos mercados natalinos, todos muito próximos e que valem a visita. Dusseldorf costuma abrir os mercados em novembro e os mantém abertos até depois do Natal. Eles criaram esse conceito de mercado de natal estendido.
Os horários de abertura e fechamento variam de acordo com o dia da semana mas cuidado, não ficam abertos até muito tarde afinal é inverno na Alemanha. O bom é que eles abrem cedo e assim, nós que visitamos a cidade durante o dia, conseguimos curtir os mercadinhos. Também não esqueça queos dias são curtos.
É claro que os mercados tem mais charme à noite mas que é ótimo poder curtir os mercadinhos durante o dia isso é ;).
Como falei acima são sete mercados natalinos em Dusseldorf:
Ko-Bogen – fica próximo ao Hofgarten, ele chama atenção pela pequena pista de patinação e também pelo local para shows musicais.

Marchen – fica um pouco além de Ko-Bogen. Toda em madeira e com uma iluminação diferenciada à noite.


Schadow – não é exatamente um mercadinho mas sim diversas bancas espalhadas ao longo da Schadowstrasse, rua que também dá nome a um shopping que fica na mesma rua. Essa rua concentra as grandes lojas fast-fashion da cidade.
Handwerker – localizado em frente ao prédio da prefeitura (Rathaus), esse mercadinho que mais parece uma vila toda em vermelho. Muito fofo!


Altstadt – é mercado natalino no centro histórico. Aqui mais uma vez, são bancas espalhas pela rua FlingerStraße, fica parecendo quase que uma continuidade do mercado anterior (Handwerker) e do próximo (Engelchen). A diferença está no formato das bancas.
Engelchen – todo trabalhado no dourado esse pequeno mercado é um luxo.
Sternchen – esse pequeno mercado, todo decorado em azul e branco, é um charme. Não faça como eu, que deixei de visitá-lo, snif. E mercado que consta na primeira foto do post.
O que comer (e beber) nos mercados natalinos
São muitos os quitutes natalinos, já comentei aqui no blog em diversos posts como o de Berlin e o de Colonia então aqui vou deixar um pequena lista com algumas sugestões e com alguns preços para dar uma ideia.
- Vinho quente (gluhwein), 6,00 EUR a caneca, na primeira vez você paga uma caução pela caneca. Tem vinho quente branco, tinto e com especiarias (mulled wine);

- Salsichas das mais variados (bratwurst, currywurst, krakaeur, etc…), entre 3 e 4,5 EUR;
- Sopas (suppen), 5,5 EUR;
- Pizza alemã (flammkuchen), preço varia de acordo com tamanho;

- Batatas fritas com geléia de maça (bratkartoffeln);
- Cogumelos, 4,5 EUR;
- Doces: pretzels, waffers, marrons glacés, biscoitos de gengibre.
A Burgplatz e sua Grande Roda Gigante
A Burgplatz e uma praça onde fica localizada um roda gigante e algumas bancas/quiosques. Eu jurava que era mais um mercadinho de natal, só que não. No entanto no Natal tem um charme especial, vale conferir. Sem falar que ela fica próxima ao promenade às margens do rio que também concentra alguns restaurantes.




Mapa das Principais Atrações e Mercados Natalinos em Dusseldorf

Como Fomos até Dusseldorf
Fizemos um bate e volta a Dusseldorf a partir de Colonia. Fomos e voltamos de trem e fizemos uso do passe da região de North Rhine Westphalia. Já tínhamos utilizado esse tipo de passe regional na Bavaria para fazer bate e volta de Munique até Fussen (Castelo de Neuschwanstein) e à Rothenburg ob der Tauber e repetimos a dose com Colonia/Dusseldorf.
Esses passes regionais são ótimos, permitem viagens ilimitadas por toda a região nos vagões de segunda classe dos trens regionais e também nos trams e ônibus do transporte público. Nos dias de semana é válido a partir das 9 da manhã até às 3 da manhã do dia seguinte enquanto nos finais de semana e feriados a partir da meia-noite.
Para duas pessoas pagamos 45 euros. Para uma pessoa sai por 30,50 euros. No entanto, quanto maior o grupo (até 5 pessoas), mais conveniente. A viagem de Colonia à Dusseldorf durou em torno de 40 minutos.
Então, Dusseldorf vale ou não ao menos o bate e volta? Eu acho que vale e indico muito, principalmente se o clima for natalino.