Essa é uma semana difícil para escrever sobre os mercados natalinos da Alemanha mas ao mesmo tempo acho importante divulgar mais sobre a cultura dos mercados de natal desse lindo país e sobre a beleza e o clima natalino da festa de natal na Alemanha e em Colônia. Colônia, Koln ou Cologne é muito famosa por sua Catedral em estilo gótico, no entanto, é no Natal que a cidade vive seu ápice. São inúmeros os seus mercados de Natal e a cidade é visitada por muitos turistas do mundo todo em busca desse espírito único.

Estou no Brasil nesse momento, vim passar as festas de final de ano e o mês de janeiro com minha família no interior do RS. Como meu voo para o Brasil partia de Frankfurt, decidi passar o final de semana em Colônia antes da vinda ao Brasil. Colônia é uma excelente dobradinha ou bate-e-volta a partir de Frankfurt, somente uma hora e quinze minutos de distância em trem de alta-velocidade.
Os mercados de Natal em Colônia são abertos na última segunda antes do advento e se encerram poucos dias antes do Natal. Tive a oportunidade de visitá-los no primeiro final de semana de operação. A cidade estava linda e os mercados, lotados! Visitei todos principais mercados, sendo eles: O mercado de Natal da Catedral, O mercado de Natal do Centro Histórico (Old Town), o do Porto, o Angel’s (também chamado de Novo Mercado) e a Vila de São Nicolau.
Todos eles são lindos, primorosos, com arquiteturas específicas e muita riqueza de detalhes. Com toda essa riqueza de detalhes é difícil descrever. E é por isso que irei colocar muitas fotos. O local mais animado é sempre aquele onde se vendem os vinhos quentes e suas variações, porém, as barraquinhas de comida, artesanato e de diversões também fazem muito sucesso.
Mercado de Natal da Catedral
Muito famoso justamente por estar localizado aos pés da Catedral, símbolo da cidade. Ele também é de muito fácil acesso, você mal desce da estação ferroviária de dá de cara com ele.



O interessante deste mercado é que ele tem uma espécie de anexo, com barracas de comida e bebida, que funciona uma hora além dos demais mercados. Os mercados costumam fechar cedo, às 21 horas durante a semana e até às 22 nos finais de semana. Verifique bem os horários antes de visitá-los.



Além desse anexo o mercado de Natal da Catedral também possui um palco animado, como música ao vivo de qualidade, vale a pena conferir a programação.
Mercado de Natal do Centro Histórico (Old Town)
É o maior e mais antigo mercado da cidade. Fomos em um sábado à noite e estava simplesmente lotado. Andava-se literalmente em fila indiana.

O charme das barraquinhas, se é que posso utilizar esse nome (elas parecem mais lojas) era encantador. Todas em madeira em um estilo antigo clássico.







Mercado de Natal do Porto (HARBOUR)
O mercado de Natal do Porto fica poucos metros à frente do mercado da Old Town. Ele é pequeno e possui uma temática diferente. Vale a pena conferi-lo.Aos pés do rio ele fornece uma vista bonita da ponte férrea que também é um marco da cidade.


Mercado de Natal Angel’s (Novo mercado)
O mercado de Natal chamado de Novo Mercado também é grande, acredito que o maior depois do mercado do centro histórico. Nele a decoração é toda em tons de branco enquanto as árvores da praça cedem seus galhos às luzes em formato de estrela. A noite ele fica um charme, ao simularem um céu estrelado.





Vila de São Nicolau
Um pouco adiante do Angels fica a Vila de São Nicolau. O mercado é menor porém é muito primoroso. Logo na chegada você avista um cervo falante e o papai Noel. É um mercado que faz muito sucesso com as crianças.





A localização, aos pés de uma das antigas torres da cidade, faz a gente viajar no tempo.

Diferentemente dos demais mercados, ele possuía uma área de food trucks com um toque étnico. É uma boa sugestão se por acaso você enjoar dos quitutes alemães.


Eu adorei a experiência de visitar os mercados de natal de Colônia. Fiquei muito impressionada com a quantidade de mercados, com a qualidade dos serviços e produtos, com a beleza do artesanato e a infraestrutura dos lugares (que são são temporários mas é difícil de acreditar… risos).
Tudo é muito lindo e mágico! Me diverti tanto que em alguns momentos parecia que tinha voltado a ser criança! Termino esse post por aqui desejando que você tenha um Natal tão especial quanto os momentos que vivenciem nessa viagem. Que você volte a ser criança e encontre a beleza do natal no fundo do seu coração.