Rota Romântica Alemã – bate e volta a Fussen e ao Castelo de Neuschwanstein

Mais um post para contar sobre um bate e volta que fizemos a Rota Romântica Alemã a partir de Munique. Desta fez escrevo pouco sobre o bate e volta até Fussen e ao Castelo de Neuschwanstein.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Como ir até o castelo de neuschwanstein a partir de munique

Como contei no post sobre Munique, não estávamos com vontade de fazer o clássico passeio de carro pela Rota Romântica Alemã então optamos por fazer dois bate e voltas a partir de Munique. O Castelo de Neuschwanstein foi um deles. O outro destino escolhido foi Rothenburg ob der Tauber, acesse aqui o post sobre esse passeio.

Sem carro alugado optamos por ir de trem e para isso compramos o Bayern Ticket. No entanto o trem te leva até Fussen e de lá você tem que pegar o ônibus (incluído no Bayern Titcket) para ir até a cidadezinha de Hohenschwangau que é na realidade a cidade onde está localizado o castelo.

No trem a caminho de Fussen

No trem a caminho de Fussen

O QUE É O BAYERN TICKET?

É um passe diário que pode ser utilizado por até cinco pessoas para andar à vontade nos trens regionais da Bavária. Ele também dá acesso a todo transporte público em Munique para o dia em que for comprado. E incluí o ônibus de Fussen até Hohenschwangau.

Você paga de acordo com o número de pessoas, quanto maior o número mais econômico. Pagamos 30 euros para duas pessoas em fevereiro de 2016. Durante a semana você só pode utilizá-lo nos trens regionais que saem a partir das 09 horas da manhã. No final de semana não existe restrição de horários somente de tipologia de trem. Nesse trecho Munique-Fussen só transitam trens regionais então você não precisa se preocupar se está no trem correto ou não.

A viagem de Munique até Fussen é bastante tranquila, aproximadamente 2 horas e 20 minutos. Assim que você sair da estação ferroviária já avistará os ônibus que aguardam os turistas para ir até Hohenschwangau. De Fussen até lá são aproximadamente de 15 minutos.

Centrinho de Fussen

Centrinho de Fussen

Chegando em Hohenschwangau basta sair do ônibus e andar um pouquinho que você avistará a bilheteria onde são comprados os ingressos para entrada nos castelos da cidade. Escrevo “castelos” no plural porque são dois castelos que podem ser visitados ali.

Cidade de Hohenschwangau

Cidade de Hohenschwangau

Além de Neuschwanstein também é possível visitar o Castelo Hohenschwangau.

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

Nessa mesma bilheteria também são retirados os ingressos reservados pela internet, que foi o nosso caso.

reservar ou não reservar o TICKET para visitar Neuschwanstein?

Assim que cheguei em Munique, em pleno inverno europeu, e constatei que a cidade estava cheia de turistas, mudei o plano inicial e decidi fazer a reserva para visitar Neuschwanstein. Quem leu o post sobre Munique sabe que adiei esse bate e volta porque não tinha feito a reserva, que exige no mínimo dois dias de antecedência

Eu optei por reservar somente a visita ao Castelo de Neuschwanstein. Decidi priorizar. A Bavária é cheia de outros castelos que também queria conhecer e acabei tendo que tirar do roteiro. Se fosse para conhecer outro castelo teria preferido Nymphenburg, em plena Munique e muito próximo do meu hotel. No entanto esse também teve que ficar para uma próxima.

Bilheteria

Bilheteria

Eu fiz a reserva para às 13:30 e devo dizer que foi apertado. Cheguei na bilheteria em cima da pinta. Exatamente com a antecedência recomendada por eles (60 minutos antes). Eles são enfáticos no momento da reserva, se você não chegar com antecedência sua reserva é cancelada e eu não queria pagar para ver. Valeu muito a pena reservar, a fila para quem não tinha reserva era grande.

Bilheteria - interior

Bilheteria – interior

Sem dúvida se não tivesse reservado teria perdido muito tempo. Então aqui fica a dica: faça inverno, faça verão: reserve. Não custa nada, ou melhor, custará seu tempo na fila caso você não faça a reserva.

Eles exigem 60 minutos de antecedência porque depois de retirar o ingresso ainda tens que ir de ônibus, charrete ou à pé até o castelo e segundo eles isso demora em torno de 40 minutos. Como não tinha ônibus no ponto, e isso significava que ele iria demorar para retornar, e a fila das charretes era grande decidimos caminhar. Batemos o recorde de subida ao castelo, 15 minutos.

Subindo a pé até o castelo de Neuschwanstein

Subindo a pé até o castelo de Neuschwanstein

A verdade é que 40 minutos é uma media que serve para todos, Pessoas bem treinadas, não sedentárias e “atrasadas” sobem mais rápido.

Chegada próximo ao portão de entrada de Neuschwanstein

Chegada próximo ao portão de entrada de Neuschwanstein

A pegadinha aqui está no horário que vais escolher para a reserva. Calcule em torno de 2 horas a partir da hora que chegares em Fussen se não quiser ficar o tempo todo de olho no relógio.

a visita ao castelo de Neuschwanstein

Depois de todo o esforço eis que finalmente chegamos ao portão de entrada. O espaço não é dos maiores e em uma pequena área central as pessoas do próximo grupo a ser chamado começam a se organizar em volta da catraca de entrada.

Entrada

Entrada

Na foto acima é possível visualizar o telão da foto abaixo. Na foto abaixo dá pra ver que o próximo grupo seria o das 13:25 e logo depois seria o nosso. Não esperamos nem 10 minutos e já chegou a nossa vez.

Espera para entrada

Espera para entrada

Foi a visita guiada mais rápida da minha vida. Além de bater o recorde de subida ao castelo sem dúvida bati o recorde de menor tempo de visita a um castelo/museu.

Tenho que confessar que não gostei do esquema. O grupo era pequeno, em torno de 40 pessoas, mas o guia voava pelos cômodos do castelo falando um um inglês bem difícil de entender. Muita coisa acabou passando batida, por vezes ele não esperava que todos chegassem para começar a falar #chatoisso.

Como tudo na vida é um trade-off, se faço a visita sozinha me perco no tempo mas olhando por outro lado, acho que a visita da forma como foi feita foi inclusive mais curta do que deveria ter sido, 25 minutos talvez. Quando você menos espera está dentro da lojinha do castelo e de lá em diante ainda poderá ver a cozinha, assistir a um vídeo e usar os serviços do restaurante e toalete. That is all folks!

Acho que o que faz o lugar ser especial é sem dúvida seu exterior. De todos os castelos e palácios que já visitei sem dúvida Neuschwanstein carrega aquela nostalgia dos contos de fada. Culpa da Disney diria Freud.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Tirar uma foto do castelo todo é bem difícil, ainda mais em uma dia nublado e com o sol se pondo ao fundo. A dica é tirar assim que chegar. Próximo a área onde ficam os lockers existe uma plataforma específica para isso. Eu infelizmente só a vi na hora de ir embora.

Se tirar foto é difícil imagina uma selfie. Essa abaixo é só para constar🙂

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Mesmo assim acho que vale a visita. A paisagem de Munique até lá é linda, a localização do castelo é impressionante, seu exterior belíssimo e o interior (não pode tirar foto) não deixa nada a desejar. Vá! E não esqueça de reservar.

As reservas podem ser feitas nesse site aqui. Recomendo também a leitura do post do VnV sobre o tema. O blog da Ana tem um relato muito legal sobre o rei que construiu não só Neuschwanstein mas outros castelos na região. Recomendo a leitura para que você saiba com antecedência todos os castelos que podes visitar.

Termino o post como uma amostra do que foi nosso almoço naquele dia. Na correia nos viramos com os snacks mesmo. O bom da Alemanha é que sempre tem uma Bratwurst ou Currywurst por perto. Esses lanches nos custaram cada um em torno de 3 a 5 euros.

Almoço do dia (Curry wurst)

Almoço do dia (Curry wurst)

Um comentário sobre “Rota Romântica Alemã – bate e volta a Fussen e ao Castelo de Neuschwanstein

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s