Esse post fala um pouquinho dos tipos de restaurantes que você vai encontrar em Roma. A intenção dele é ajudar você a reconhecer os principais tipos e suas diferenças. Apesar de estar na seção sobre Roma ele é válido para todo território italiano.

Acho importante porque dependendo da tipologia do restaurante o valor da conta pode variar e muito. Sem falar que sempre existem diferenças regionais. Na Itália o café e os lanches, por exemplo, são servidor em Bares/Paninotecas e não nas padarias, onde só se compra pão.
Bom, vamos às principais denominações:
- Ristorante – local formal com mesa marcada e serviço de garçom;
- Trattoria-mais simples que o restaurante em relação à decoração e ao serviço porém conserva a mesma qualidade da comida com foco em comidas típicas. Mais econômico que o ristorante;
- Locanda – uma trattoria que oferece também hopedagem. Muitos restaurantes utilizam a palavra no próprio nome sem oferecer o serviço;
- Osteria– inicialmente destinado ao consumo de bebidas de vinho, hoje em dia também servem pratos;
- Taverna – uma osteria que fica aberta até mais tarde;
- Tavola Calda– a comidas ficam expostas no balcão. Você escolhe que pratos ou salgados vai querer, o atendente te serve e você paga por porção no caixa. Pratos de massa e arroz (chamados primi piatti) costumam custar menos que pratos de carne/peixes. Não existe serviço.
- Pizzeria– acho que dispensa comentário não é mesmo? No entanto algumas pizzarias servem entradinhas e alguns pratos simples. Procure também por “pizza al taglio” para pizzas em pedaços e por peso e por “Pinse” para pizzas diferentes. Falei delas aqui!
- Paninoteca – local para comprar sanduíches “paninos”.
- Bar – local para tomar um café junto com seus acompanhamentos, misto quente, croassaints, etc.
Outras tipologias
- Fraschetta – osteria típica da região dos “Castelli Romani”. Local para beber vinho, comer porchetta e entradinhas. Um belo passeio no arredores de Roma.
- Forno – é mais um tipo de estabelecimento que um tipo de restaurante porque não serve as comidas, você tem que comprar e comer na rua. Porém nada impede a compra. Comum encontrar pães, pizzas e biscoitos em locais com essa identificação. Seria como uma espécie de padaria/confeitaria, por eles denominada “panifício/pasticceria”;
- Mensa– algo parecido com nosso bandejão/refeitórios.
- Sel-service – o próprio cliente se serve. Não possui serviço. Normalmente utilizado nos aperitivos onde você paga pelo drink e tem direito ao menu self-service à vontade.
- Free-flow – como são chamados os quiosques com acesso liberado ao clientes, frequentemente vistos em shoppings, estação rodoviárias e ferroviárias.
- Fast Food’s – lanchonetes
- Pub’s e Birrerie – especializados em cerveja
- Enoteca – local para se aperitivar e tomar vinhos.
3 comentários sobre “Tipos de Restaurantes em Roma e na Itália”