Rota Romântica Alemã – Bate e volta a Rothenburg ob der Tauber

Post pequenino para contar um pouquinho sobre o bate e volta, que fizemos a partir de Munique, até Rotenburg ob der Tauber.

Como ir até rothenburg ob der tauber a partir de munique

Como contei no post sobre Munique, não estávamos com vontade de fazer o clássico passeio de carro pela Rota Romântica Alemã então optamos por fazer dois bate e voltas a partir de Munique. Rothenburg ob der Tauber foi um deles. Sem carro alugado optamos por ir de trem e para isso compramos o Bayern Ticket.

Uma das entradas da cidade medieval murada

Uma das entradas da cidade medieval murada

 

O QUE É O BAYERN TICKET?

É um passe diário que pode ser utilizado por até cinco pessoas para andar à vontade nos trens regionais da Bavária. Você paga de acordo com o número de pessoas, quanto maior o número mais econômico. Pagamos 30 euros para duas pessoas em fevereiro de 2016. Durante a semana você só pode utilizá-lo nos trens regionais que saem a partir das 09 horas da manhã. No final de semana não existe restrição de horários somente de tipologia de trem. Como fomos em dia de semana, saímos de Munique por volta das 09:30 e só chegamos lá às 13 horas.

A dica é reforçar o café da manhã e levar algum lanche no trem, a viagem é longa,as conexões rápidas e esses trens não possuem vagão restaurante ou serviço. Foram 3,5 horas para ir e um pouco menos para voltar. Mas o trem é extremamente confortável. Trocamos algumas vezes de trem no trajeto mas todas as conexões foram tranquilas.

O último trem te deixa na estação ferroviária que atende a cidade.  Um trem pequeno e charmosinho, cheio de turistas.

Chegada na Estação Ferroviária

Chegada na Estação Ferroviária

Da estação você consegue acessar a cidade à pé. Entramos e saímos da cidade utilizando a porta de entrada que ficava próxima à estação, foto abaixo.

A CIDADE DE ROTHEBURG OB DER TAUBER

Uma das entrada da cidade

Uma das entrada da cidade

Encontramos um mapa na estação ferroviária que nos ajudou a achar a entrada mais próxima. Esse mapa da uma ideia do tamanho da cidade antiga, parte murada.

Mapa histórico da cidade

Mapa histórico da cidade

Assim que cruzamos a porta de entrada começamos a andar meio sem rumo e a curtir a cidade. Nunca tinha estado em uma cidade murada medieval alemã e estava curtindo muito. Impossível não comparar com Itália e mesmo Portugal. Cada uma com as suas características mas com algo em comum.

Rua em Rothenburg ob der Tauber

Rua em Rothenburg ob der Tauber

 

06. Arquitetura

Arquitetura típica

A cidade parece que parou no tempo pois o estado de conservação é impecável. Mas só parece. Muitos turistas, restaurantes, lojinhas e pequenos museus por toda a parte.

Casas

Casas

Adorei os letreiros, tirei inúmeras fotos.

Letreiros

Letreiros

Acabamos saindo por uma das portas e fomos brindados com a vista da foto abaixo.

Vista a partir de uma das portas de acesso a cidade

Vista a partir de uma das portas de acesso a cidade

Depois voltamos ao centro e escolhemos um lugar para almoçar. Aquele típico almoço de cidade do interior. Sem pressa.

Market Square

Market Square

Nossa escolha foi o Rattstube , em frente a Marktplatz (Market Square). Fiquei impressionada com o tamanho do cardápio e  das porções.

Restaurante Speise Karte

Restaurante Rattsube

Mais uma vez, nossos pratos eram imensos, comemos e bebemos bem, comida farta com tempeiro básico. Duas cervejas e dois pratos nos custaram em torno de 23 euros.

Restaurante Rothenburg ob der Tauber

Restaurante Rothenburg ob der Tauber

Saímos do restaurante e continuamos nossa caminhada, ainda tínhamos algumas horas, nosso plano era voltar para Munique no trem que saíria por volta das 17 horas. Acabamos encontrando uma escada que dava acesso ao muro.

Muro que circunda a cidade

Muro que circunda a cidade e a Torre Klingentor

Até então não tínhamos a mínima ideia que era possível andar na parte superior do muro. Foi ótimo, tanto pela vista quanto para queimar as calorias.

Andando no muro

Andando no muro

Brincadeiras à parte, andar na muralha é muito legal. Você observa as construções da época, algumas torres e tem uma vista bonita da cidade. É possível andar em boa parte do muro e o melhor, é seguro. Além disso existem vários pontos onde você pode subir ou descer, isto é, não precisa andar em tudo caso não queira. Entrada gratuita.

Andando no muro

Andando no muro

 Vista do Muro

Vista do Muro

Depois desse passeio criamos coragem e encaramos uma sobremesa típica do local, o Schneeballen. Que em bom português significa bola de neve. O legal é que existem uns tamanhos pequenos então você pode comprar mais de uma para provar.

Sobremesas Típica

Sobremesas Típica (schneeballen)

No total acho ficamos em torno de umas 4 horas passenado calmamente pela cidade. Eu achei que foi de bom tamanho. A sensação que tive é que ao cair da tarde não teria muita coisa para se fazer por lá.

No entanto fomos no inverno, em fevereio e não proximo ao Natal quando os mercados natalinos enchem a cidade de vida, e com certeza isso muda a percepção das coisas. Tem gente que passa, tem gente que fica, tem gente que fica mais de uma noite, enfim, cada cabeça um sentença.

4 comentários sobre “Rota Romântica Alemã – Bate e volta a Rothenburg ob der Tauber

  1. Dream EuroTour disse:

    Rothenburg Ob der Tauber é tudo de bom! Muita história nessa cidade! Belo post e belo blog! Também escrevemos sobre Rothenburg no nosso blog, se quiser ler, sinta se a vontade! Parabéns!!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá DreamEuroTour, muito obrigada! Li o post de vocês , muito interessante quando falam que a cidade serviu de inspiração para o desenho japonês. Será que é por isso que tem tantos japoneses visitando a cidade? Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s