América do Sul, Brasil, Penedo, Rio de Janeiro

Penedo – Natal em um colônia finlandesa no Brasil

E se eu te disser que no caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro tem um lugar super fofo chamado Penedo que além de ser uma colônia finlandesa é um destino que combina muito com inverno e também um dos cinco principais destinos de Natal para se visitar no Brasil? Interessante não?

Penedo - Pequena Finlandia - loja de doces
Penedo – Pequena Finlandia – loja de doces

Penedo

Localizada na serra da Mantiqueira, na cidade de Itatiaia, Penedo é um lugar pequeno, acolhedor e de muito fácil acesso, as margens da Rodovia Presidente Dutra. Na nossa última vez por lá usamos a cidade como um ponto de parada durante nossa viagem de retorno do Rio de Janeiro para São Paulo e passamos horas muito agradéveis.

O que visitar/atracões e passeios em Penedo

Como usamos a cidade como ponto de parada para almoço e para descansar (e cansar nosso filho por algumas horas e assim seguir viagem com ele dormindo… risos) nós nos dedicamos muito ao centro da cidade e as lojas próximas do local que é o principal ponto turístico da cidade, a Pequena Finlândia.

Penedo - Pequena Finlandia - exterior
Penedo – Pequena Finlandia – exterior

A Pequena Finlândia é uma espécie de mini-shopping a céu aberto que remete à uma pequena cidade onde todas as construções possuem uma influência da arquitetura nórdica.

Penedo - Pequena Finlandia - Entrada
Penedo – Pequena Finlandia – Entrada

Um local ótimo para passar algumas horas, tirar inúmeras fotos, fazer compras de artesanto e produtos típicos da região assim como curtir as atrações kids 😉

Penedo - Pequena Finlandia - loja e correios
Penedo – Pequena Finlandia – loja e correios
Penedo - Pequena Finlandia - rua interna e loja
Penedo – Pequena Finlandia – rua interna e loja

Na época natalina a Pequena Finlândia fica mais charmosa ainda pois conta com uma decoração voltada ao tema do Natal.

Penedo - Pequena Finlandia - ponte
Penedo – Pequena Finlandia – ponte
Penedo - Pequena Finlandia - lago com carpas e tartarugas
Penedo – Pequena Finlandia – lago com carpas e tartarugas

Outro ponto forte do pequeno local é o fato de lá dentro ficar a Casa de Verão do Papai Noel um outro ponto turístico da cidade que apesar de funcionar o ano todo torna a vista ainda mais especial na época natalina.

Penedo - Pequena Finlandia - área kids
Penedo – Pequena Finlandia – área kids e banco da casa de verão do Papai Noel

Além da Pequena Finlândia existem outros espaços parecidos na cidade, que também se enfeita para o natal. Outros passeios incluem Chocolaterias – que na minha opinião combinam muito com passeios de natal e também a possibilidade de fazer passeios voltados ao ecoturismo como visita a cachoeiras, trilhas e parques da região e de conhecer um museu que visa preservar a cultura na imigração finlandesa na região.

Penedo - Pequena Finlandia - lojas de chocolate
Penedo – Pequena Finlandia – lojas de chocolate
Penedo - Pequena Finlandia - lojas de produtos locais
Penedo – Pequena Finlandia – lojas de produtos locais

Natal de 2021 em Penedo e a Fábrica de Sonhos

Em 2021 o Natal em Penedo conta pela primeira vez com a Fábrica de Sonhos. O evento trará ao Parque Penedo, uma grande área aberta da cidade onde será realizado, decorações natalinas, paradas/desfiles com a temática do Natal, parque de diversões, pista de patinação e um espaço gastronômico com muitos food trucks.

Penedo - Natal - Fabrica de Sonhos
Penedo – Natal – Fabrica de Sonhos

O evento funcionará de terça à sábado das 13 às 23 horas e aos domingos das 11 às 23 horas e irá até 16 de janeiro de 2022. Os ingressos podem ser comprados aqui e mais detalhes podem ser encontrados no site e instagram do evento.

Outros Passeios – Day-tours na região

Muito próximas de Penedo, porém de acesso um pouco mais difícil e portanto ótimas para um day trip, ficam as cidades de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Se você pretende ficar mais de dois dias pode ser interessante visitar essas cidades ou mesmo se hospedar nelas. Eles possuem boas pousadas, restaurantes e passeios de ecoturismo. Em breve post sobre elas 😉

Onde ficar/se hospedar em Penedo

A cidade é pequena e portanto a maioria das hospedagens são também pequenas pousadas com a temática serrana, nórdica ou natalina. Minhas preferidas são:

Restaurantes em Penedo

Tem dois que gosto bastante e como ambos possuem cardápios extensos você pode ir mais de uma vez que não vai enjoar nunquinha.

Penedo - Casa do Fritz - Fachada
Penedo – Casa do Fritz – Fachada

Gosto muito do Casa do Fritz, localizado no coração da cidade em frente à Pequena Finlândia. Na última vez almocei lá e depois voltei para o chá/café da tarde. No almoço provamos um prato típico finlândes, algo parecido com nosso estrogonofe, e depois, na hora do chá/café fomos de apfelstrudel.

Penedo - Casa do Fritz - Pratos
Penedo – Casa do Fritz – Pratos

O Korvapuusti, localizado na própria Pequena Finlândia também é uma boa pedida para pratos típicos e comida variada.

Então, temos ou não motivos em dobro para visitar Penedo nessa época do ano? Quem já foi? Conta aqui!

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos e que 2022 nos traga muitas coisas boas além das muitas viagens que ainda não conseguimos fazer nesses anos em que a pandemia atrapalhou nossos planos 😊

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s