Muita gente me pergunta qual a melhor época para visitar Roma. Algumas pessoas possuem férias somente durante o verão brasileiro (inverno em Roma) e se preocupam que o frio seja extremo outras querem ir em julho (verão em Roma) e temem que o verão seja escaldante. Para facilitar a escolha de cada um resolvi escrever esse post com um panorama sobre o que esperar do clima em Roma em cada estação. Como um plus seguem sugestões sobre que roupa levar na mala – ou comprar por lá ; – e de como montar seus looks. Mas já aviso de antemão: não sou das mais fashions, curto moda mas tenho um estilo bem clássico e trivial.
Antes de dar minha opinião pessoal sobre cada estação, segue uma breve visão geral: Roma é caracterizada pelo clima mediterrânico com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos.
Graças a esse fenômeno as estações em Roma são bem redondinhas e é por isso que cada uma revela surpresas diferentes. Segue abaixo uma tabela com as médias mensais de temperatures (mínima e máxima), precipitações, quantidade de dias de sol e muita informação.
E quando começa e termina cada estação do ano em Roma?
Segue abaixo uma pequena imagem por ano e por estação para dar uma ideia. Estate é verão em italiano.

Inverno em Roma
Eu gosto do inverno em Roma, apesar do frio e da chuva a cidade recebe boas horas de sol por dia e tem vários dias ensolarados ao longo da estação invernal. É claro que é um sol de inverno, dá aquele calor gostoso quando bate no corpo por cima da roupa, ótimo para lagartear como dizem os gaúchos.
Como o clima é mais seco que no sul do Brasil e os lugares mais preparados para o frio aposto que se você for do sul do Brasil não irá nem achar tão frio. É claro que se você for do sudeste para cima deverá se preparar pois com certeza não estará habituado a essas temperaturas e, na minha humilde opinão, nesse caso o hábito faz toda a diferença.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios e chove bastante. No final do inverno, quando começa a chegar a primavera, vai ficando mais ameno. Geralmente neva mas não acumula, são flocos que caem à noite e que somem com o sol da manhã. Nevascas são raríssimas, antes de 2018 a ultima tinha sido em 2012.
Para o turista, o problema de enfrentar uma nevasca durante a viagem é que muitos serviços podem fechar em função da cidade não estar preparada para esse fenômeno. O lado bom é que a cidade vira uma festa, as pessoas saem de casa para ver e brincar a neve.
Outra questão interessante é que as pessoas estão habituadas e preparadas para o frio então a vida não pára quando esfria ou chove, só pára se tiver uma nevasca ou um alluvione (chuvas fortes que causam alagamentos).
Gosto dessa época porque a cidade fica toda enfeitada para o Natal e apesar dos dias serem curtos eles também não são tão curtos quanto no norte da Europa. Em fevereiro começam as liquidações e em março já tem aquele ar de primavera chegando. Outra vantagem é que se você gostar de esquiar ou quiser ter uma ideia de como é a neve pode fazer um bate e volta a regiões próximas de Roma ou mesmo da Europa que oferecem essa atividade.
O que e como se vestir no Inverno em Roma
O segredo são as camadas, é o método cebola. Vista inicialmente uma camiseta/camisa leve, depois uma malha, casaquinho e/ou um colete por cima e depois um bom casaco/jaqueta. O casaco pode variar, se estiver muito frio você pode optar pelos mais longos, caso contrário os mais curtos já servem. Sei que viajando é difícil termos muitas opções, eu sempre opto por levar um que seja bem curinga e que não seja dos enormes, se estiver muito frio coloco mais camadas.
É importante dar atenção ao enchimento da jaqueta, plumas e penas esquentam mais e são super leves de carregar. Algumas jaquetas com enchimentos sintéticos também são ótimas. Se a jaqueta tiver alguma tecnologia de respiradores, daqueles que expulsam o calor, melhor ainda, mais conforto para quando você precisa passar por ambiente fechados e quentes de forma rápida.
Nessa época é importante usar um cachecol quente para manter o pescoço aquecido e evitar resfriados. O uso de luvas, gorros e meias/cerolas dependerão da temperatura e do horário. Durante o dia usei raríssimas vezes. Para as meias prefira de merino ou cashmere pois elas não “pinicam”. Se você não tiver pode comprar durante a viagem, sempre indico a Calzedonia. Que acho que tem um custo x benefício ótimo.

Nessas lojas, e em diversas outras, você também vai encontrar inúmeras opções de meias para combinar com saias e sair um pouco do look calça jeans, e também encontrará ótimas legging para combinar com cada estação. Para os homens as marcas esportivas possuem boas soluções de calças do tipo segunda pele.
As botas são as grandes companheiras dos pés nesta estação. Se estiver muito frio as que vão até o joelho (over the knee) são ótimas. As italianas usam muito esse tipo de bota que somente nos anos mais recentes entrou na moda no Brasil. Essas botas facilitam a montagem dos looks com saias e vestidos pois mantem as pernas aquecidas. Para os homens sugiro botas com pegada mais esportiva, a Timberland tem várias soluções.
Primavera em Roma
A primavera em Roma é um espetáculo, fica tudo mais! Mais ensolarado, mais florido, mais alegre e mais lotado de turistas 🙂 As pessoas saem mais dos ambientes indoor e as mesas dos bares de aperitivos começam a tomar conta das “piazzas”.
É também a época das excursões escolares, que costumam ocorrer em abril antes da chegada em massa dos turistas em maio. Essa é a parte ruim do turismo em maio, é lindo e confortável visitar Roma nesta época mas #ficaadica: planeje-se!

Abril ainda é chuvoso, é importante ter sempre um guarda chuva por perto. Basta um pequeno na bolsa para não ser pego desprevenido. Mas não se preocupe, se você não tiver ou se esquecer no hotel, bastará começar a chover para pipocar vendedores ambulantes de guarda-chuvas. Uma alterantiva ao guarda-chuva são as jaquetas impermeáveis.
O que e como se vestir na Primavera em Roma
As camadas começam a diminuir mas ainda são necessárias, os dias serão mais quentes mas as noites ainda frias. No início da primavera entram jaquetas um pouco mais leves e mais coloridas, chamadas de “giacca primaverile”, muitas são também impermeáveis, no final da primavera um colete ou apenas um cachecol não tão fino já segura o friozinho da noite.

Nas pernas valem vestidos longos, calças mais curtas e leggins mais finas, algumas bem finas são inclusive combinadas com shorts e vestidos. Nos pés se usam muito as botinhas de cano curto com furinhos e no ano de 2017 os sapatos esportivos entraram com tudo nos looks de primavera e desde então não sairam mais.
Verão em Roma
Eis que em junho chega finalmente “la bella stagione”. Dias longos, muito sol e eventos a céu aberto nos parques – como óperas e concertos diversos – tomam conta da cidade. E nessa época que acontece o evento no Rio Tevere, se você estiver na cidade não deixe de conferir! Leia aqui!
A cidade continua cheia de turistas, a maioria não-italianos e muitos não-europeus porque os europeus visitam as capitais na primavera e no verão priorizam regiões de praia. No entanto os Romanos também viajam em peso e a cidade fica mais vazia. Esteja atento: muitos negócios fecham as portas para férias prolongadas, equivalente ao recesso de final de ano no Brasil, isso ocorre principalmente em agosto.
Em junho e julho espere dias como os de verão no Brasil. Nas duas primeiras semanas de agosto a coisa costuma esquentar e muito, não raro chega a 40 graus celsius devido ao vento muito quente que sopra da Africa. Esse calor absurdo normalmente coincide com o feriado de Ferragosto (15 de agosto). Esse feriado seria comparável ao carnaval no Brasil, todos vão para o mar e é depois dele que o ano começa 🙂
Se você decidir encarar o turismo no auge no verão romano escolha um hotel com piscina, encaixe um day-trip às praias próximas ou mesmo visite alguma região de praia italiana, não faltam regiões super charmosas. É claro que em função das férias escolares (equivalente ao nosso jan/fev) tudo estará lotado porém, que atire a primeira pedra o brasileiro que nunca encarou uma praia cheia. Nós somos experts nisso e a vantagem é que os italianos são educados, a maioria dos locais tem muita infraestrutura e nas praias livres você nem nota a farofa.
O que e como se vestir no verão em Roma
É equivalente ao verão brasileiros porém não abuse nos decotes e na falta de comprimento se pretende visitar igrejas. No final do verão um casaquinho leve pode ser necessário aos mais friolentos.
Pode usar sapato aberto no entanto eu recomendo que sejam confortáveis pois o calçamento de pedra incomoda bastante. Use filtro solar (muito), carrege uma garrafa de aguá, não andam com mochilas ou bolsas pesadas e abuse do chapéu e bonés nos lookinhos.

Já sabe onde vai ser hospedar em Roma? Aqui no PlanejandoaViagem temos dois post super especiais sobre o tema. Um deles explica os principais bairros enquanto outro tem dica de hotéis por categoria e região. Não deixe de conferir! Ainda não escolheu sua acomodação ou tem dúvidas a respeito? Escreve para a gente no insta, mandamos umas perguntinhas e sugerimos e te apoiamos com a reserva.
Outono em Roma
Acho uma estação linda demais em Roma. Nada como as folhas das árvores caindo e as temperaturas amenas. A cidade está mais vazia – o turista consegue explorá-la com muito mais facilidade, os dias não são tão curtos, ainda tem bastante sol e não está tão frio.
O lado ruim é que é o período mais chuvoso. Chove muito em outubro e novembro e temos que ter o mesmo guarda-chuva/sombrinha/impermeável sugerido anteriormente. Não são chuvas torrenciais como as chuvas tropicais do Brasil mas algumas chuvas são mais “gordas” que outras. Não é raro o metro parar por causa da chuva durante essa época.

O que e como se vestir no outono em Roma
O início pede um casaquinho e leggings mais leves. Conforme o inverno vai se aproximando as camadas vão aumentando e as jaquetas/casacos já precisam de agasalhos internos. Gosto bastante de jaquetas de couro com algum agasalho por dentro. Os cachecóis começam a entrar com mais força. De algodão ou outro material para dar uma esquentadinha no pescoço pois muitas vezes é o vento o pior inimigo.
Nos pés se começa com as sapatilhas e depois se migra para calcados esportivos e botinhas. Coletes com enchimento em plumas ou sintéticos também são boas opções, aquecem o corpo sem super aquecer os braços.

Um ícone da estação, ainda nos dias de hoje são as capas de chuva, desde as clássicas às mais moderninhas. Também fazem muito sucesso as galochas. Por que elas pesam tanto não é mesmo? Quase impossível carregar uma e conseguir viajar leve.
E aí, gostou das sugestões? Tem alguma dica? Em um proximo post vou dar dicas de lojas de departamentos em Roma, se você estiver pensando em comprar algum artigo por lá não deixe de conferir.
Por fim queria deixar um recadinho importante! Caso esteja indo visitar Roma na primavera ou verão não deixe de fazer uso do Roma Pass. Ele é um passe muito conveniente para evitar as enormes filas debaixo no olho do sol. Poupa seu dinheiro, tempo e sua pele 😉 Mais detalhes aqui e também nos posts dedicados ao roteiro em Roma, clique aqui para acessar!

Olá. Vou a Roma e Toscana em outubro. Tenho dúvida de o que levar na mala. Obrigada
CurtirCurtir
Olá Marinez, tudo bem?
Você irá no outono, nessa época as manhãs são mais frias, os dias ainda quentes e à tardinha e as noites são mais frias novamente.
É uma época que costuma ser chuvosa. Leve casacos não tão grossos (de preferencia impermeavies ou leve uma capa/sombrinha pequena). A capa e a sombrinha sempre podem ser adquiridas por lá em caso de chuva. Um sapato mais resistente a agua como um tenis de couro também é interessante.
Se vista em camadas, uma camiseta (leve manga curta e comprida), uma blusa mais fina, uma jaqueta, ah um cachecol leve também ajuda, protege o colo das variacões mais abruptadas. Calcas jeans ou essas mais esportivas também caem bem nessa época.
Se tiver algum outro ponto em que eu possa ajudá-la me avise.
Abraços,
CurtirCurtir
O
Eu e minha filha vamos para Roma agora em Maio. Estou planejando ficar em Trastevere. Será que é legal? Não conhecemos nada. Pode nos dar dicas? Quanto devemos gastar por dia com alimentação?
romafusa2010@hotmail.com
CurtirCurtir
Oi Rosangela, tudo bem?
Se forem passar poucos dias em Roma eu não recomendaria o Trastevere. Ele é um bairro muito fofo, de artistas e vida noturna porém é um pouco mais dificil de se deslocar e portanto, se tiverem pouco tempo, melhor ficar em local mais central. De qq forma, se quiserem ficar lá, e estiverem dispostas a caminhar um pouco mais não vejo problema.
Aqui no blog temos um post falando sobre os principais bairros de Roma (https://planejandoaviagem.com/2011/11/01/onde-se-hospedar-em-roma-bairros-e-tipos-de-acomodacao/), dá uma olhadinha! Também temos dicas de hoteis nesses bairros aqui https://planejandoaviagem.com/2013/09/21/dicas-de-hospedagem-em-roma/.
Alimentação é uma questão bem pessoal. Vc vc desde comer pequenos lanches quanto frequentar bons restaurantes que costumam custar beeem mais. No entanto, pratos de massa em locais mais simples (trattorias) custam em torno de 8 a 12 euros. Se considerar: almoço simples pizza al taglio ou tavola calda (8 eur). lanche na rua (4 eur), jantar em tratorria (16 eur, com vinho da casa). Eu diria que algo em torno de 30 eur por pessoa. Aqui no blog temos um post sobre os tipos de restaurantes na Italia (https://planejandoaviagem.com/2015/06/19/tipos-de-restaurantes-em-roma-e-na-italia/) e também sobre as “comidinhas” que você pode (e deve risos – https://planejandoaviagem.com/2015/06/10/comidinhas-em-roma-como-comer-bem-gastando-pouco/) provar por lá.
Espero ter te ajudado.
Se precisar de algo mais estou à disposição.
Abraços,
CurtirCurtir
Indo para Roma em fevereiro.
Meu marido certamente passará 2 dias no Vaticano e certamente não me acompanhará em compras ☺. Tem alguma dica de um local onde eu possa passar o dia, lojas, roupas, gourmet, etc?
Adorando seu blog!
CurtirCurtir
Olá Mariangela, tenho sim! Fico feliz que tenhas gostado do blog!
Eu gosto bastante da região do centro histórico porque ela concentra muitas lojas e uma arquitetura linda o que faz com que o turista conheça a cidade e ainda aproveita as compras. A Via del Corso costuma ter as fast-fashions e lojas maiores enquanto na Via del Babuino estão as lojas mais elegantes. No entanto, todas as ruas perpendiculares a Via del Corso possuem muitas lojas sendo as principais a Via dei Condotti e delle Carozze. Na Via del Tritone tem uma Rinascente (uma loja de departamentos de alta costura italiana). Ainda na Via del Corso fica a Galeria Alberto Sordi que concentra muitas lojas.
Fora do centro e proximo ao Colisseu, entre a Piazza San Giovanni e Re di Roma via a Via Appia Nuova que concentra diversas lojas. Ali tem uma Coin, uma famosa loja de departamentos. Muito pouco conhecida dos turistas é a Via Tuscolana que também concentra inúmeras lojas.
Também indico a Via Cola di Rienzo, em Prati, proxima ao Vaticano, aqui você pode inclusive ir junto com seu marido, ele vai ao Vaticano e você as compras. Em Prati tem uma loja da Castroni, uma loja com foco em alimentos que também tem uma pequena filial no centro e uma Coin Excelsior.
Por fim tem a estação de Termini, caso passe algumas horas por lá, um outlet fora da cidade (falei sobre ele aqui). E também um Eataly caso seja do seu interesse.
Aqui no blog, no roteiro sobre Roma, falo sobre esses bairros. Centro historico (dia 1), Prati (dia 2), San Giovanni (dia 4), Testaccio-Eataly (5 dia).
Espero ter ajudado, se precisar de algo específico como algum tipo de loja ou mesmo alguma rua de compras que esteja proxima ao seu hotel entre em contato.
Abraços!
CurtirCurtir