Europa, Itália, Lazio, Roma

Como é o clima em Roma e o que/como se vestir em cada estação do ano

Muita gente me pergunta sobre qual a melhor época para visitar Roma. Algumas pessoas possuem férias somente durante o verão brasileiro (inverno em Roma) e se preocupam que o frio seja extremo enquanto outras querem ir em julho (verão em Roma) e temem que o verão seja escaldante. Para facilitar a escolha de cada um resolvi escrever esse post com um panorama sobre o que esperar do clima em Roma em cada estação. Como um plus seguem  sugestões sobre que roupa levar na mala – ou comprar por lá ; – e de como montar seus looks. Mas já aviso de antemão: não sou das mais fashions, curto moda mas tenho um estilo bem clássico e trivial.

Antes de dar minha opinião pessoal sobre cada estação, segue uma breve visão geral: Roma é caracterizada pelo clima mediterrânico com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. Graças a esse fenômeno as estações em Roma são bem redondinhas e é por isso que cada uma revela surpresas diferentes. Segue abaixo uma tabela com as médias mensais de temperatures (mínima e máxima), precipitações, quantidade de dias de sol e muito informação.

Clima em Roma – temperaturas medias e outras informacoes
fonte: rome.climatemps.com

E quando começa e termina cada estação do ano em Roma?

Segue abaixo uma pequena imagens ano a ano com as variações que podem ocorrer nos proximos anos.

Datas de inicio e termino das estações do ano na Italia (fonte:.ilpost.it)

Inverno em Roma

Eu gosto do inverno em Roma, apesar do frio e da chuva a cidade recebe boas horas de sol por dia e tem vários dias ensolarados ao longo da estação invernal. É claro que é um sol de inverno, dá aquele calor gostoso quando bate no corpo por cima da roupa, ótimo para lagartear como dizem os gaúchos.

Como o clima é mais seco que no sul do Brasil, e os lugares mais preparados para o frio, aposto que se você for do sul do Brasil não irá nem achar tão frio. É claro que se você for do sudeste para cima deverá se preparar pois com certeza não estará habituado a esse tipo de temperatura e, na minha humilde opinão, nesse caso o hábito faz toda a diferença.

Nevasca de 2012 no Patio Interno do meu trabalho (Predio do Ministerio de Economia e Finanças no centro de Roma)

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios e chove bastante. No final do inverno, quando começa a chegar a primavera, vai ficando mais ameno. Geralmente neva mas não acumula, são flocos que caem à noite e que somem com o sol da manhã. Nevascas são raríssimas, antes de 2018 a ultima tinha sido em 2012.

Para o turista, o problema de enfrentar uma nevasca durante a viagem é que muitos serviços podem fechar em função da cidade não estar preparada para esse fenômeno. O lado bom é que a cidade vira uma festa, as pessoas saem de casa para ver a neve.

Outra questão interessante é que as pessoas estão habituadas e preparadas para o frio então a vida não pára quando esfria ou chove, só pára se tiver uma nevasca ou um alluvione (chuvas fortes que causam alagamentos).

Gosto dessa época porque a cidade fica toda enfeitada para o Natal e apesar dos dias serem curtos eles também não são tão curtos quanto no norte da Europa. Em fevereiro começam as liquidações e em março já tem aquele ar de primavera chegando. Outra vantagem é que se você gostar de esquiar ou quiser ter uma ideia de como é a neve pode fazer um bate e volta a regiões próximas de Roma ou mesmo da Europa que oferecem essa atividade.

O que e como se vestir no Inverno em Roma

O segredo são as camadas, é o método cebola. Vista inicialmente uma camiseta/camisa leve, depois uma malha, casaquinho e/ou um colete por cima e depois um bom casaco/jaqueta. O casaco pode variar, se estiver muito frio você pode optar pelos mais longos, caso contrário os mais curtos já servem. Sei que viajando é difícil termos muitas opções, eu sempre opto por levar um que seja bem curinga e que não seja dos enormes, se estiver muito frio coloco mais camadas.

É importante dar atenção ao enchimento da jaqueta, plumas e penas esquentam mais e são super leves de carregar. Algumas jaquetas com enchimentos sintéticos também são ótimas. Se a jaqueta tiver alguma tecnologia de respiradores, daqueles que expulsam o calor, melhor ainda, mais conforto para quando você precisa passa por ambiente fechados e quentes de forma rápida.

Nessa época é importante usar um cachecol quente para manter o pescoço aquecido e evitar resfriados. O uso de luvas, gorros e meias/cerolas dependerão da temperatura e do horário. Durante o dia usei raríssimas vezes. Para as meias prefira de merino ou cashmere pois elas não “pinicam”. Se você não tiver pode comprar durante a viagem, sempre indico a Calzedonia.  Que acho que tem um custo x benefício ótimo.

Sugestão de looks de inverno em Roma

Nessas lojas, e em diversas outras, você também vai encontrar inúmeras opções de meias para combinar com saias e sair um pouco do look calça jeans, e também encontrará ótimas legging para combinar com cada estação. Para os homens as marcas esportivas possuem boas soluções de calças do tipo segunda pele.

As botas são as grandes companheiras dos pés nesta estação. Se estiver muito frio as que vão até o joelho (over the knee) são ótimas. As italianas usam muito esse tipo de bota que somente nos anos mais recentes entrou na moda no Brasil. Essas botas facilitam a montagem dos looks com saias e vestidos pois mantem as pernas aquecidas. Para os homens sugiro botas com pegada mais esportiva, a Timberland tem várias soluções.

Primavera em Roma

A primavera em Roma é um espetáculo, fica tudo mais! Mais ensolarado, mais florido, mais alegre e mais lotado de turistas 🙂 As pessoas saem mais dos ambientes indoor e as mesas dos bares de aperitivos começam a tomar conta das “piazzas”.

É também a época das excursões escolares, que costumam ocorrer em abril antes da chegada em massa dos turistas em maio. Essa é a parte ruim do turismo em maio, é lindo e confortável visitar Roma nesta época mas #ficaadica: planeje-se!

Primavera nas Termas de Caracalla em Roma

Abril ainda é chuvoso, é importante ter sempre um guarda chuva por perto. Basta um pequeno na bolsa para não ser pego desprevenido. Mas não se preocupe, se você não tiver ou se esquecer no hotel, basta começar a chover para pipocar vendedores ambulantes de guarda-chuvas.

O que e como se vestir na Primavera em Roma

As camadas começam a diminuir mas ainda são necessárias,os dias serão mais quentes mas as noites ainda frias. No início da primavera entram jaquetas um pouco mais leves e mais coloridas, elas chamam de “giacca primaverile”, muitas são também impermeáveis, no final da primavera um colete ou apenas um cachecol não tão fino já segura o friozinho da noite.

Sugestão de looks de primavera em Roma

Nas pernas valem vestidos longos, calças mais curtas e leggins mais finas, algumas bem finas são inclusive combinadas com shorts e vestidos. Nos pés se usam muito as botinhas de cano curto com furinhos e no ano de 2017 os sapatos esportivos entraram com tudo nos looks de primavera.

Verão em Roma

Eis que em junho chega finalmente “la bella stagione”. Dias longos, muito sol, eventos a ceú aberto nos parques – como óperas e concertos diversos – tomam conta da cidade. E nessa época que acontece o evento no Rio Tevere, se você estiver na cidade não deixe de conferir! Leia aqui!

A cidade continua cheia de turistas, a maioria não-europeus porque os europeus visitam na primavera e no verão vão para as regiões de praia. No entanto os Romanos também viajam em peso e a cidade fica mais vazia. Esteja atento: muitos negócios fecham as portas para férias prolongadas, equivalente ao recesso de final de ano no Brasil, isso ocorre principalmente em agosto.

Em junho e julho espere dias como os de verão no Brasil. Nas duas primeiras semanas de agosto a coisa costuma esquentar e muito, não raro chega a 40 graus celsius devido ao um vento muito quente que sopra da Africa. Esse calor absurdo normalmente coincide com o feriado de Ferragosto (15 de agosto). Esse feriado seria comparável ao carnaval no Brasil, todos vão para o mar e é depois dele que o ano começa 🙂

Se você decidir encarar o turismo no auge no verão romano escolha um hotel com piscina, encaixe um day-trip às praias próximas ou mesmo visite alguma região de praia italiana.

É claro que em função das férias escolares (equivalente ao nosso jan/fev) tudo estará lotado porém, que atire a primeira pedra o brasileiro que nunca encarou uma praia cheia. Nós somos experts nisso e a vantagem é que os italianos são educados, a maioria dos locais tem muita infraestrutura e nas praias livres você nem nota a farofa.

O que e como se vestir no verão em Roma

É equivalente ao verão brasileiros porém não abuse nos decotes e na falta de comprimento se pretende visitar igrejas. No final do verão um casaquinho leve pode ser necessário aos mais friolentos.

Pode usar sapato aberto no entanto eu recomendo que sejam confortáveis pois o calçamento de pedra incomoda bastante. Use filtro solar e se gostar, chapéu ou boné.

Looks de verão e feira de verão ao longo do Tevere

Outono em Roma

Acho uma estação linda demais em Roma. Nada como as folhas das árvores caindo e as temperaturas amenas. A cidade está mais vazia – o turista consegue explorá-la com muito mais facilidade, os dias não são tão curtos, ainda tem bastante sol e não está tão frio.

O lado ruim é que é o período mais chuvoso. Chove muito em outubro e novembro. Não são chuvas torrenciais como as chuvas tropicais do Brasil mas algumas chuvas são mais “gordas” que outras. Não é raro metro parar por causa da chuva durante essa época.

Outono no meu bairro – San Giovanni

O que e como se vestir no outono em Roma

O início pede um casaquinho e leggings mais leves. Conforme o inverno vai se aproximando as camadas vão aumentando e as jaquetas/casacos já precisam de agasalhos internos. Gosto bastante do couro com algum agasalho por dentro. Os cachecóis começam a entrar com mais força. De algodão ou outro material para dar uma esquentadinha no pescoço pois muitas vezes é o vento o pior inimigo.

Nos pés se começa com as sapatilhas e depois se migra para calcados esportivos e botinhas. Coletes com enchimento em plumas ou sintéticos também são boas opções, aquecem o corpo sem super aquecer os braços.

Sugestão de looks de outono em Roma

Um ícone da estação, ainda nos dias de hoje são as capas de chuva, desde as clássicas às mais moderninhas. Também fazem muito sucesso as galochas. Por que elas pesam tanto não é mesmo? Quase impossível carregar uma e conseguir viajar leve.

E aí, gostou das sugestões? Tem alguma dica? Em um proximo post vou dar dicas de lojas de departamentos em Roma, se você estiver pensando em comprar algum artigo por lá não deixe de conferir.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s