Com frequência recebo dúvidas de leitores sobre opções boas e baratas para comer em Roma. Muita gente quer saber o que se come além de massa e se é possível comer sem gastar muito. Assim, esse post tem o objetivo de mostrar que tipo de comidinhas podemos encontrar em Roma que além de serem refeições rápidas, são refeições típicas e que não estourarão os orçamentos menores.
Supplì al Telefono
O Supplì é o salgado mais famoso de Roma. É um bolinho frito feito com arroz para risotto, molho de tomate e queijo mussarela. A expressão “al telefono” foi criada por causa do queijo que fica desmanchando quando se parte o supplì ao meio.

Onde encontrar?
Na Sisini (Via San Francesco a Ripa, 137 no Trastevere e Piazza Re di Roma, 20 em San Giovanni).
Arancino(a)
O Arancino(a) é um parente próximo do Supplì porém é típico da Sicília. Caso você não esteja planejando uma ida até a Sicília não deixe de prová-lo em Roma mesmo. Trata-se de um bolinho de frito de arroz, recheado com ragu de carne (um molho de carne picada) e ervilha.

Onde encontrar?
Mondo Arancina (Via Flaminia 42, próximo da Piazza del Popolo e outros endereços);
A instituição Siciliana em Roma é o Mizzica (Via Catanzaro, 30). Ainda quero fazer um post só dele aqui no blog!
Porchetta
A porchetta acho que dispensa comentários. Em Roma ela é servida como um sanduíche (panino) e a famosa é da região de Ariccia.

Onde encontrar?
Er Buchetto (Via del Viminale, 2);
Também encontrada em paninotecas e em feiras/mercados pela cidade.
FRitture
Super típico é comer frituras. Tudo é “fritável”. Deliciosos na minha opinião são os frutos do mar, as azeitonas e as flores de abobrinha.

Onde encontrar?
Il Cartoccio (Corso Vittorio Emanuele II, 200). Em pleno centro histórico.
Filetti di Baccalà
Outro clássico romano, filé de bacalhau frito que se desmancha na boca.

Onde encontrar?
O mais famoso, o do Dar Filettaro, fica praticamente no Campo dei Fiori (Largo dei Librai, 88). Se não estiver lotado basta ir entrando em direção à cozinha. Ambiente super informal você pode optar pelas mesinhas do lado de fora ou mesmo pedir para viagem e comer sentado nos arredores do largo.
Panne, Burro e Alici
Pão, manteiga e anchovas salgadas. Simples assim! Um clássico que tinha sido esquecido e que vem ganhando força com o chefs do EATALY.

Onde encontrar?
Burro e Alici (Via della Mercede, 34).
Pizza al Taglio/Pinsere
As pizzas são sempre uma ótima opção. São tantos de gostos e tipos que seria possível comer praticamente todos os dias sem repetir. O tipo “al taglio” é vendido em pedaços, você solicita o tamanho que deseja e o valor é calculado por peso. Já a Pinsa é uma pizza diferente, falei dela aqui!

Onde encontrar?
Em diversas Pizzarias al Taglio e Pinseres pela cidade.
Pizza Zazà (Piazzetta di Sant’Eustachio)
Forno Campo dei Fiori (Campo dei Fiori)
Pizzarium (Via della Meloria 43)
Pinsere (Via Flavia, 98)
Orsini (Via Magna Grecia,38)
Panini e Tramezzini
Ambos são sanduíches a diferença é que o tramezzino é no pão de forma. Os recheios são dos mais variados: verduras, queijos e embutidos de fazer inveja.

Onde encontrar?
Procure pela palavra paninoteca/forno. São muitas espalhadas pela cidade, algumas mais tradicionais outras moderninhas. Os tramezzinos também são servidos nos bares que servem café e podem ser ótimos acompanhamentos para quem deseja um café e um misto quente.
Morde e Vai (Novo Mercato Testaccio, Via B. Franklin, 12 E, Box 15)
Doner Kebab
É sinônimo de comida boa e simples não somente em Roma mas em toda a Europa.

Onde encontrar?
Em diversas kebaberias -“kebabari” em italiano – espalhadas pela cidade. É comum alguns lugares se intitularem Pizza-Kebab, nesses lugares você encontrará de tudo um pouco.
I Cornetti e Le Caldarroste
Por último deixei as sobremesas. Os croissants (corneti) e as castanhas portuguesas. Os cornetos costumam ser a refeição do café da manhã dos italianos. Ja falei deles sobre isso aqui! Porém surgindo aquela fominha no meio da tarde porque não um cornetto de nutella 🙂
As castanhas portuguesas são ótimas em um final de tarde de um dia frio quando você está caminhando pelo centro e sente aquele aroma quase nostálgico.

Onde encontrar?
O cheiro dos vendedores de castanhas estão por toda a parte, impossível não esbarrar em um. Os cornetos podem ser encontrados em qualquer bar.
+DICAS:
- os locais acima listados por vezes servem mais de uma das comidinhas sugeridas;
- a listinha acima fala de Roma mas são comidinhas encontradas por praticamente toda a Itália;
- se você for no alto do verão não deixe de curtir a feira localizada às margens do Rio Tevere, com certeza você vai encontrar muitas dessas guloseimas por lá.
Buon Appetito!
Olá Michele! Por favor pode-me indicar se há supermercados/restaurantes com Takeaway baratos? Como vamos ficar num apartamento era uma boa solução para gastar menos … Muito obrigada 🙂
CurtirCurtir
Olá Celia, tudo bem? Fico feliz em ve-la por aqui novamente. Há sempre muitos supermercados nos bairros e mesmo no centro. Tanto o supermercado quanto as Tavola Calda são ótimos lugares para comprar takeaway. Em italiano se utiliza a expressão “da portare via”. Sobre as “tavola calda” você pode ler aqui!
Não lembro ao certo em qual bairro irás se hospedar, aliás, não sei se chegaste a comentar porém, se for perto de Termini na prórpria estação existe um supermercado. Abraços!
CurtirCurtir
buááá, agora que voltei voce posta estas divindades romanas????
tudo bem, vou voltar e comer todas elas….rsrs
CurtirCurtir
Oi Marcio, q peninha! Mas é sempre bom ter uma motivo para voltar, não é mesmo? Grande abraço!
CurtirCurtir