Punta del Este: como chegar, o que fazer e onde se hospedar

Mais um final de ano e mais uma visitinha ao Uruguai. Em janeiro de 2016 trocamos a ida rápida até Rivera, no Uruguai, por alguns dias sob o sol de Punta del Este. Essa viagem até Punta del Este foi um pouco diferente em termos de planejamento e roteiro porque planejei essa viagem até Punta del Este (Punta os íntimos… risos) com minha família e, partindo de minha cidade natal (São Gabriel-RS). Como as comprinhas básicas não poderiam faltar, no retorno passamos pelos free-shops de Acegua, também no Uruguai (post aqui).

Centro de Punta del Este visto a partir do Porto

Centro de Punta del Este visto a partir do Porto

Casa em Punta del Este

Casa em Punta del Este

Como fomos e Como ir até Punta del Este

Como São Gabriel está localizada há poucos quilômetros do Uruguai escolhemos o carro como meio de transporte. Tínhamos duas opções: ir por Rivera ou por Acegua. Optamos pela segunda em função da distância ser mais curta. A viagem é bastante cansativa, foram quase 11 horas, contando as paradas para imigração, abastecimento e almoço. No volta demoramos um pouco mais porque paramos para compras em Acegua.

No caminho para Punta del Este

No caminho para Punta del Este

Em termos de duração seria quase o mesmo que ir até Porto Alegre (aeroporto mais próximo) e pegar um voo até Montevideo e depois nos deslocarmos até Punta del Este. Porém, estávamos em sete pessoas e acabaríamos tendo que alugar carros para realizarmos determinados passeios.

Indo de carro e necessário fazer o processo de imigração na fronteira entre Brasil e Uruguai. Basta ir até o prédio de controle integrado da Receita Federal e fazer a declaração de entrada e, depois, de saída do país. Importante não esquecer que a carteira de motorista não é válida. Para esse fim tenha em mãos a carteira de identidade com foto atualizada ou o passaporte. Também recomendo abastecer ainda no Brasil, um pouco antes da fronteira. Nesta estrada são postos de combustível são escassos.

Apesar do trajeto por Acegua ser mais curto, achei a estrada, quando comparada com a estrada de Rivera a Montevideo, bem pior. Rivera-Montevideo é uma reta só enquanto por Acegua tem um trecho com muitas curvas (ainda no Brasil) e tambéma um trecho mal conservado entre Acegua e Trinta y Tres. Soma-se a isso o fato que, se você pretende aproveitar as compras nos free-shops, Acegua nem de longe se compara a Rivera.

Quem pretende chegar com empresas aéreas Montevideo é a melhor opção. Punta possui um aeroporto, porém a quantidade de voos é limitada. De Montevideo a Punta você pode de ônibus ou em carro alugado. O ônibus é muito conveniente, faz o trajeto em pouco tempo e deixa você no centro de Punta del Este. Outra opção seria alugar um carro diretamente em Montevideo.

O aluguel do carro é sempre uma escolha muito pessoal. Em uma das vezes que fui aluguei o carro diretamente em Punta por apenas dois, dos cinco dias em que estive na cidade. Um carro em Punta não é algo mandatório porém, caso queria explorar alguns locais da região por conta própria, como José Ignácio, La Barra e Casa Pueblo, alugar um carro é o mais recomendado.

Onde se hospedar em Punta

Para quem vai sem carro recomendo hospedagem no centro de Punta ou próximo a ele. Já me hospedei, sem carro, na altura da parada 12 da Praia Mansa, no entanto, fiquei quase todos os dias na praia em frente ao hotel e usei taxi e carro alugado quando necessário. Hospedando-se no centro é mais fácil explorar ambas as praias (Mansa e Brava) e a região do porto. Logo abaixo irei falar um pouco sobre a geografia da cidade para que fique mais claro o que acabei de escrever acima.

Hospedagem em Punta del Este

Hospedagem em Punta del Este

Quando me hospedei na parada 12 optei pelo Hotel Joan Miró. Gostei bastante do hotel e do bairro. Bairro calmo e residencial. Me senti quase uma proprietária de casas de veraneio em Punta. O lado negativo da hospedagem foi justamente a distância. No centro tenho boas recomendações do Aqua e do Golden Beach.

Nessa viagem em família optamos pelo Airbnb. Tivemos uma experiência ótima. Ficamos no apartamento da Carla, uma gaúcha de Porto Alegre. Acesse o link do apartamento no AirBnB aqui, na página é possível ler a resenha que fiz sobre acomodação. Caso ainda não seja cadastrado no AirBnB, faça seu cadastro a partir clicando aqui  e ganhe créditos para sua hospedagem.

Etendendo a Geografia Punta del Este

Na imagem abaixo é possível ter uma ideia visual da região como um todo. Note que o centro de Punta, está exatamente na pequena ponta inferior da imagem. De um lado, onde o Rio de Prata desemboca no Oceano Atlântico, localiza-se a Praia Mansa enquanto do outro lado, no Oceano Atlântico, fica a Praia Brava. Ao longo das praias estão as paradas, que começam em 1 e vão aumentando. Quanto maior o número, mais distante do centro. Quanto mais afastado, mais residencial.

Mapa de Punta del Este

Mapa de Punta del Este

Acho bom detalhar isso porque você vai ver muito essa informação quando pesquisar em sites de hotéis, restaurantes e mesmo em sites de viagem.

Clima em Punta del Este

Mesmo quando os dias são quentes à noite rola um friozinho. Isto ocorre porque Punta sofre influência de fortes correntes que tornam o clima faz frio do que deveria ser nessa altitude. As temperaturas médias no verão costumam ficar entre os 25 e 18 graus. Importante não se esquecer de colocar um casaquinho leve na mala, até mesmo calças são bens vindas. Na Praia Brava, como o próprio nome já diz, as águas costumam ser agitadas, enquanto na Mansa são calminhas, ideal para prática de esportes como o jet ski, muito apreciado na região.

O que fazer em Punta del Este

Punta oferece muitas opções de entretenimento. Se você for na alta temporada (meados de dezembro até o carnaval) e também quiser curtir a praia, seus dias podem ficar curtos, mesmo apesar de serem longos. Anoitece tarde em Punta no verão, por volta das 20 horas.

Punta e um dos paraísos do jet set internacional na alta temporada. Além das atrações clássicas não faltam festas, shows, desfiles e acontecimentos privados rolando pela cidade. Elaborei uma listinha do básico, segue abaixo:

Praia Mansa

O começo da Praia Mansa é no centro da cidade. Ali é ideal para curtir o final de tarde na praia. A Praia do Porto, uma pequena extensão de areia próxima ao Porto também é bacana no final do dia, principalmente para apreciar o por do sol.

Praia Mansa (centro)

Praia Mansa (centro)

No entanto, para pegar praia mesmo, prefiro a região frente ao Conrad e a altura da das paradas sete ou doze. Ambas possuem bons serviços. São fáceis de estacionar e possuem excelente paradouros e infraestrutura.

Praia Mansa (parada 7)

Praia Mansa (parada 7)

Praia Mansa (parada 7)

Praia Mansa (parada 7)

Praia Mansa (parada 7)

Praia Mansa (parada 7)

Ilha Gorriti

A ilha Gorriti pode ser vista na foto abaixo. Ela fica em frente a Praia Mansa e inclusive garante a calmaria das suas águas. É possível fazer passeios até lá. Eu infelizmente nunca fiz, está na minha whish-list.

Praia Mansa (parada 7) e Ilha Gorriti

Praia Mansa (parada 7) e Ilha Gorriti

Praia El Emir

Localizada no lado do Oceano Atlântico, essa pequena praia localiza-se um pouco antes da Praia Brava.

Praia El Emir - centro de Punta del Este

Praia El Emir – centro de Punta del Este

PRAIA BRAVA

O começo da praia, no centro é uma boa opção. Aproveite e visite os famosos dedinhos, escultura de um artista chileno chamada La Mano.

La Mano

La Mano

O ponto alto são os paradouros de praia, o Paradouro 31 é um deles. Vá quando não tiver vento. O paradouro 31 é um dos últimos e a estrada que leva até lá é muito bonita. As casas são verdadeiras mansões com jardins simplesmente perfeitos.

Casa na Praia Brava

Casa na Praia Brava

Casa na Praia Brava

Casa na Praia Brava

Porto de Punta

O porto tem um ambiente muito legal. Vale o passeio durante dia, à tardinha para conferir o por do sol e também à noite, devido à badalação dos restaurantes. Desde o Porto até o início da Praia Mansa, existe um calçadão ótimo para a prática de esportes.

Glorieta no Porto em Punta del Este

Glorieta no Porto em Punta del Este

Por do sol no Porto

Por do sol no Porto

É do Porto que partem os passeios para visitar uma das ilhas da região, a Ilha dos Lobos, uma pequena ilha rochosa que hospeda a maior colônia de lobos marinhos da América do Sul.

Barco de passeio ate Ilha dos Lobos Marinhos

Barco de passeio ate Ilha dos Lobos Marinhos

Ali também tem um mercado de peixes. Muitas espécies de peixes frescos e também resfriados. Alguns pescadores fazem a limpeza dos pescados na região e jogam os restos na água para os lobos marinhos que visitam quase que diariamente o local. É um passeio bem legal de fazer com as crianças.

Lobos Marinhos no Porto

Lobos Marinhos no Porto

Casa Pueblo

A Casa Pueblo não fica em Punta e sim em Punta Ballena. Acredito que seja a atração mais visitada da região. O lugar é muito bonito, a estrada até lá é muito charmosa. Vá ao final do dia para apreciar a vista e o por do sol.  Se quiser faça uma dobradinha com a praia Portezuelo.

Casa Pueblo

Casa Pueblo

Esteja atento aos horários de funcionamento e também ao fato de que na alta temporada ocorrem eventos que por vezes dão um nó na cidade. Aconteceu com meus pais, estava ocorrendo uma maratona no dia em que foram visitar e demoraram muito para chegar.

Casa Pueblo

Casa Pueblo

La Barra

La Barra e um balneário próximo a Punta. É no caminho para La Barra que fica a super fotografada Puente La Barra.

Puente de La Barra

Puente de La Barra

Puente de La Barra

Puente de La Barra

Se for com tempo, recomendo visitar o centro comercial, aproveitar os restaurantes do lugar e também a praia. A Bikini é uma das famosinhas.

Centro Comercial em La Barra

Centro Comercial em La Barra

Se o tempo for curto, La Barra pode ser uma parada (na ida ou na volta) até José Ignacio. La Barra também é muito conhecida pelas baladas que ocorrem durante o verão, os festeiros não podem deixar de conferir.

José Ignacio

José Ignacio é outro balneário famoso, localizado após La Barra. O lugar e pequeno, pitoresco, rústico e ainda assim muito charmoso.

Jose Ignacio

Jose Ignacio

Jose Ignacio

Jose Ignacio

Jose Ignacio

Jose Ignacio

Vale pegar praia, almoçar, ver as lojas e subir no farol para conferir a vista.

Farol em Jose Ignacio

Farol em Jose Ignacio

Jose Ignacio (vista do farol)

Jose Ignacio (vista do farol)

Jose Ignacio (vista do farol)

Jose Ignacio (vista do farol)

Cassino Conrad

Este post não estaria completo sem a jogatina. O Conrad deve fazer parte da sua lista de lugares para conhecer. O local é luxuoso e agradável. No bar do lobby sempre rola alguma programação musical enquanto o acesso ao Cassino, que fica ao lado, é gratuito para maiores de idade.

Conrad - Cassino e Resort em Punta del Este

Conrad – Cassino e Resort em Punta del Este

Sempre que fui (sempre em alta temporada) estava lotado. Para quem gosta de balada recomendo conferir a programação. Já aviso, começa tarde, lá pelas 2 da manhã. Crianças e adolescentes infelizmente não entram, minha sobrinha foi conosco e ficamos nos revezando no lobby com ela.

Compras em Punta del Este

Punta del Este não é uma região duty-free como outras cidades do Uruguai como Rivera, Acegua, Rio Brancom Chuy… etc; portanto, não espere comprar por  produtos importados sem impostos. O que ocorre então, é que quando comparamos com o Brasil, os preços são similares, no entanto, a variedade pode ser maior e você pode fazer uso do tax-free. A Calle 20 e seus arredores concentra as lojas de luxo, enquanto a Gorlero, rua mais movimentada da cidade possuí o comércio em geral.

Lojas em Punta del Este

Lojas em Punta del Este

Lojas em Punta del Este

Lojas em Punta del Este

Punta del Este também possui um Shopping Center. Não espere muito dele mas pode ser um bom passeio em caso de chuva. A fast fashion Indian, assim como a Daniel Cassin podem ser encontradas nele, além também de um bom supermercado.

Loja em Shopping Center de Punta del Este

Loja em Shopping Center de Punta del Este

Restaurantes, Cafés e Sorveterias

Os serviços em Punta são ótimos, não deixe de conferir algumas sorveterias e restaurantes que valem a visita. EMm breve você encontrará algumas dicas aqui no blog.

Então? Preparado para conhecer aquele que foi escolhido como um dos melhores balneários da América do Sul? Eu sou suspeita para falar, gosto de tudo em Punta, até mesmo das noites frescas e do sol não tão escaldante. O local tem um charme único nesse lado do Atlântico e uma riqueza ímpar que não se vê apenas nas suas lindas mansões mas também na sua ótima gastronomia e vinicultura.

Anúncios

2 comentários sobre “Punta del Este: como chegar, o que fazer e onde se hospedar

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s