Piazza della Repubblica

Onde se hospedar em Roma – Bairros e Tipos de Acomodação

Um tópico recorrente nos últimos meses tem sido a respeito de estadia em Roma. Com a vinda de alguns amigos comecei a receber alguns emails em que me perguntavam se tinha dicas de hospedagem por aqui. Assim, comecei a dar uma olhada nesse assunto com mais carinho porque até então minhas principais dicas eram no meu bairro, devido ao fato de que a maioria das pessoas que tinham vindo me visitar faziam parte da minha família ou de um círculo muito íntimo de amigos, e assim davam preferência a estarem próximos a mim. Como diria um italiano: Che Carino!!!

Roma tem milhares de opções e para facilitar a escolha, a dica que dou é que acho que os primeiros pontos a serem definidos são o bairro onde se pretende hospedar e o tipo de hospedagem desejada. A partir daí fica mais fácil estabeler uma base e começar uma pesquisa mais detalhada.

Roma não é muito grande e às vezes bairros muito próximos costumam ser aglomerados em mecanismos de pesquisa de hotéis o que pode gerar uma dificuldade inicial para que a pessoa se situe. Abaixo dou algumas dicas sobre os bairros em Roma que conheço e faço alguns comentários relacionados ao bairros limítrofes.

Termini

Aqui existe muita disponibilidade de acomodações de praticamente todos os tipos e preços. É uma zona muito turística com opções de hospedagem mais baratas que o centro histórico. Porém é também uma zona de passagem e de imigrantes, menos frequentada pelos romanos. Confesso que acho um bairro bem feinho e decadente porém, é próximo da principal estação de metro, o que é muito útil se você pretende ficar poucos dias e visitar muita coisa. Além disso é bem preparado para receber turistas, internet cafés, agências de turismo, lojas de souvenirs, de câmbio e lavanderias estão por toda a parte.

Termini é grande assim, se você ficar por alí eu daria preferência para a região mais próxima ao metro República do que ao metro Termini. Além disso, próximo à estação de metro Vitorio Emmanulle já é Esquilino.

Esquilino

Na minha opinião é praticamente a Chinatown de Roma, embora Roma não tenha uma Chinatown. É uma região de imigrantes também com muitos hotéis à disposição. Frequento muito essa região. Nela fica o mercadão central e além disso ela é próxima da minha casa porém confesso que frequento mais ao dia do que à noite, principalmente porque à noite não tem muito atrativos e acho um pouco perigoso (nada como o Brasil mas inspira as devidas precauções).

San Lorenzo

Próximo a Termini é uma zona universitária com muitas opções de aluguel por temporada, mais voltada para estudantes, e também com opções de albergues. Assim como Pigneto está inserida em uma bairro maior chamado Nomentano. Aqui as coisas são mais barulhentas e mais caóticas, tem algumas pessoas que dizem inclusive que é perigoso (pequenos furtos e coisas do tipo). Outro inconveniente, que não chega a ser um grande problema é o transporte. Como o metro não chega tem que se usar o tram, o que torna o deslocamente um pouco mais demorado. Tem uma fama boêmia e como tem muitos estudantes eu hoje que é um boêmia mais tranquilo, mais hippie.

Pigneto

Pigneto também é um bairro mais local e um pouco boêmio. Tem uma noitada tranquila que pouco a pouco está entrando na modinha em Roma. Alguns restaurante descoladinhos, enotecas e galerias vem dando um charme a essa região. É próxima a San Lorenzo e San Giovanni. Fica mais afastada do centro e acaba exisgindo o uso de ônibus ou tram para deslocamento.

Centro Histórico

O que chamo de Centro Histórico abrange as zonas da Piazza Barberini e Via Veneto, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Campo de Fiori e Ghetto (antigo bairro Judeu/Hebraico que muito chamam de centro antigo). É um lugar ótimo para se transitar pelo centro e para acessar o Vaticano e o Coliseu. São zonas são bem servidas por ônibus e, as mais próximas da Barberini e Spagna, são ao lado do metro, linha A. Essas últimas são minhas preferidas justamente pela questão da logística e também porque por ali existem hotéis para todos os gostos. Recomendo para umas férias ao maior estilo “Comer, Amar e Rezar”.

Trastevere

É o bairro boêmio da cidade, localizado muito próximo do centro histórico, fica do outro lado do Tevere, o que justifica o nome. Atravessando uma ponte você já estará no Campo de Fiori. Também sei que tem bastante opções. Eu estaria atenta a dupla localização+isolamento acústico porque pode ser um pouco barulhento devido a agitada vida noturna do lugar. Eu pessoalmente acho que é um lugar mais para se passear do que para se hospedar porém devo confessar que assim como o centro, tem todo um charme.

Testaccio

Também é um bairro legal e mais “local”, como San Giovanni, Prati e Flamínio. É conhecido pelos restaurantes e pelas baladas mas como o bairro é grande e não é tão turístico isso não atrapalha. O ruim é que a estação de metro é um pouco longe, linha B, mas é bem servido por ônibus.

Colosseo

Como o próprio nome já diz, é a região próxima ao Coliseu e a Via dei Fori Imperiali. É uma região pequena que ao meu ver se confundi um pouco com as regiões limítrofes como San Giovanni, Esquilino e Monti. Ao mesmo tempo que é um pouco afastado do fervo do centro é acessível a pé. Além disso bem próximo existem as estações de metro Colosseo e Manzoni (quase Esquilino). Aqui tem um hotel que gosto e recomendo, o Mercure Colosseo. A maioria das opções de hospedagem ficam entre a Via Claudia e a Via Labicana. É uma região mais turística porém tem seu charminho.

Monti

Próximo e com o mesmo perfil/características do bairro Colosseo, Monti tem um ar mais de bairro em ascensão. A Via Urbana, considerada uma rua moderninha de compras em Roma dá um toque especial ao bairro. Aqui você não está no centro histórico nem antigo mas consegue sentir quase o mesmo charme.

San Giovanni

Sou suspeita pra falar porque é justamente o bairro onde moro e gosto bastante. Ele fica bem próximo ao centro e mais perto ainda do Coliseu. É um bairro residencial, que tem um ar menos turístico e muito bem servido pela linha A do metro. Eu gosto bastante de lugares assim onde você pode sentir a vida das pessoas que moram na cidade. Uma observação importante é que as quadras perto do metro San Giovanni e Re di Roma são bem superiores aquelas próximas a Manzoni e Vitorio Emmanuelle (Esquilino), sendo essa última, como falei anteriormente, praticamente na região de Termini.

Prati

É outro bairro que gosto bastante. A vantagem aqui é que se está muito perto do centro e do Vaticano. Atravessando uma ponte chega-se na Piazza del Popollo. Também é um bairro mais “local” com uma famosa rua de compras muito frequentata pelos romanos chamada Via Cola de Rienzo. Muito bem servido pelo metro linha A.

Flamínio

É próximo a Prati e colado no centro, ao lado da Piazza del Popollo. Também uma boa opção. É próximo a Villa Borghese o que acho que é um charme e ótimo para se exercitar se você dispõe de tempo.

Na internet o WikiTravel  dá uma idéia mais visual da organização e também fala dos bairros. Um mapa mais interativo e completinho é possível encontrar no Turismoroma.it.

Em relação ao tipo de hospedagem acho que a questão muito pessoal. Em Roma certamente você encontrará de tudo, hotéis de todas as estrelas, albergues, apartamentos por temporadas (desde monolocales que são do tipo quitinete/quarto e sala, até os maiores), quartos em casas de pessoas, B&Bs (Bed and Breakfast, conhecido no Brasil como C&C, Cama e Café) e até mesmo campings.

O B&B tem uma estrutura receptiva bem mais informal que um hotel porém deve atender a determinadas normas para ter uma licença de operação. Normalmente são apartamentos grandes, que foram reformados e onde cada peça da casa se torna uma suíte (normalmente com banheiro privado, sem sala ou cozinha). Normalmente você é recebido pelo proprietário ou administrador do B&B, que passa várias dicas e depois te deixa com a chave da sua suíte, do apartamento e do prédio. Em alguns casos o café da manhã é oferecidos através de convênios com cafeterias/bar. Também são comuns amenidades como: frigobar, toalhas e roupas de cama, pagamento com cartões de créditos, internet e TV a cabo.

Os apartamentos ou quartos são mais informais ainda. São alugados diretamente com o anfitrião (através de sites como Airbnb). Nesse caso você provavelmente será o único hóspede naquele momento (já vi casos que disponibilizam mais de um quarto para aluguel porém não é a maioria). No caso de alugarem um quarto, é como se fosse a casa de um amigo, normalmente o banheiro costuma ser compartilhado (importante verificar no momento da locação) e se pode fazer uso da cozinha. Nem todas as amenidades são oferecidas, às vezes nenhuma, porém o contato com as pessoas do lugar é maior do que no B&B.

Se você tem ao menos uma semana na cidade e quer curtí-la como um Italiano eu recomendo um apartamento, quarto ou mesmo o B&B pois acho interessante ficar em um lugar onde se possa fazer uso de uma cozinha. Falo isso porque em uma ida ao supermercato dá vontade de comprar tudo o que se vê pela frente…risos e, depois, estamos falando da Itália uma ótima oportunidade para fazer um curso de culinária ou somente sair devorando as prateleiras dos supermercados.

Uma outra opção pra quem gosta da cozinha e tem orçamento apertado são os albergues que normalmente possuem uma cozinha para uso compartilhado. Alguns B&B costumam ter mas não são todos é importante se informar.

Se você não tem grandes planos de cozinhar e esta buscando mais conforto os hotéis e B&Bs são as melhores opções, é claro que você pode alugar um apartamento e não usar a cozinha mas sem dúvida a cozinha estará no preço. Os apartamentos também acabam sendo mais convenientes quando o grupo é grande porque é difícil encontrar apartamentos pequenos.

O principal cuidado ao se reservar um hotel é em relação ao custo benefício ou ao menos em relação a expectativa. Já vi muitos comentários do tipo “paguei por um 4 estrelas e levei um 3”. Nesse sentido recomendo a leitura das resenhas nos sites de turismo e de reservas de hotéis das pessoas que já tiveram a experiência de se hospedar no local. Recentemente um casal de amigos comentou que o hotel que tinham escolhido era bom mas o café da manhã muito fraco. Dei uma olhada nas resenhas e a informação estava lá, a maioria dos hóspedes criticava muito o serviço de café da manhã daquele hotel.

Em relaçao aos B&Bs e quartos acho que é uma experiência diferente. Você não tem a formalidade do hotel mas, normalmente, tem a atenção do proprietário ou administrador que se vale muito do boca-a-boca para o seu negócio.

Uma dica interessante é um hotel com piscina no verão, mais precisamente para aqueles que pretendem vir em agosto, quando o calor é escaldante e algumas horas de relax valem muito a pena. Assim, fica a dica de uma amiga sobre o Mercure Colosseo. E para aqueles que vem no inverno: verifiquem a calefação, em dezembro e janeiro o frio à noite é chatinho e com a calefação se torna bem mais agradável.

Alguns links úteis para quem está procurando por hospedagem em Roma:

Leia mais:

108 comentários sobre “Onde se hospedar em Roma – Bairros e Tipos de Acomodação

  1. Léa Suely disse:

    Olá Michele ! Parabéns por compartilhar tanta informação. Preciso da tua ajuda, vou para Roma/Paris de pacote (não gosto, mas tem o idioma) e temos mais de setenta. O pacote inicia na terça e queremos ver o Papa no domingo, vamos viajar antes, na sexta feira, chegaremos sabado. Vc poderia me indicar um hotel que seja fácil para chegar ao Vaticano, tipo metro que não tenha baldeação ou onibus direto. Vamos ficar por conta no sabado, domingo e segunda. Na terça vamos nos encontrar com o grupo. Se puder me indicar um transfer que o motorista fale português te agradeço muito. Obrigado

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Suely, tudo bem? Muito obrigada pela sua visita! Posso te indicar sim. Você quer somente hotel ou pode ser B&B? Pergunto porque tem um B&B muito próximo ao Vaticano que pertence a uma brasileira e nesse caso acho que poderia ser de grande ajuda para vocês. Segue o link se quiseres acessar: http://www.booking.com/hotel/it/maison-vaticana.html?aid=364077. De qualquer forma irei verificar outras opções. Se quiseres me passar mais detalhes sobre os seus requisitos em relação a itens de conforto e orçamento sinta-se à vontade. Abraços

      Curtir

  2. samra disse:

    ola! estou a pensar ir a roma dia 19, onde me aconselha ficar? e como faço para arranjar o transporte mais barato do aeroporto ate ao local?depois pretendo fazer uma tour ate Florença e veneza. ouvi falar nos megabus?!! mas não há em todos os pontos?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Samra, tenho dicas de hotéis com bons custo x beneficio nesse post aqui! Dá uma olhadinha nele e depois se quiser saber algo mais específico posso te ajudar.
      Em relação ao deslocamento depende do aeroporto. Se for Ciampino a opção mais m conta é Altral+Metro. Se for Fiuminco a opção mais em conta é comprar pela internet com a Terravision. Coloquei os links para os posts que contém todos os detalhes de cada opção.
      Já ouvi falar do Megabus sim. Você consegue ir com ele de Roma a Firenze e depois a Veneza. Os locais de chegada são sempre próximos as estações de trem então são bem convenientes. Acho que o mais inconveniente são os horários disponíveis e a duração da viagem porém, se o custo x benefício for bom e você tiver tempo, por que não? Espero ter ajudado, se precisar de algo mais estou a disposição. Abraços!

      Curtir

      • samra disse:

        Desde já obrigada pela resposta e parabéns pelo blog …
        Eu vou sair no aeroporto de ciampino e quero ir logo ate Florença, existem autocarros disponíveis que vão directo ao centro?
        OBRIGADA

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Samra, não sei se entendi bem a sua dúvida. Você quer saber se existem autocarros de Ciampino ao centro de Roma? Imagino que irás até Florença a partir da estação de Termini correto? Se for isso, você pode ir com o serviço de shuttle da Terravision ou com a opção autocarro+comboio. Você encontra os detalhes aqui.
        Se precisares de algo mais ou se não era exatamente isso que precisavas por favor entre em contato.
        Abraços,

        Curtir

      • samra disse:

        Eu comprei o bilhete para roma porque sai mais barato, mas pretendo ir directamente do aeroporto para Florença de comboio ou autocarro. só depois é que volto para roma para visita! existem transportes ate tarde?? eu chego as oito e que no horario dai devem ser nove horas.. acho?

        Curtir

      • samra disse:

        ola desculpe estar sempre a chatear . Eu ainda não esta me decidindo onde ficar! por isso as minhas duvidas . vou sair no aeroporto de ciampino e vou para o hostel em frente ao central station penso que fica a 30 metros! como faço para ir ate a estacao? depois quero ir ate ao vaticano , tenho de ir ate termini e dela apanho outro transporte? mil obrigados

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Samra, você não me chateia de forma alguma. Não se preocupe. A inteção do blog é justamente a de ajudar as pessoas a planejarem suas viagens🙂
        Pelo que entedi então você decidiu ficar uma noite em Ciampino antes de ir para Florença, correto?
        Esse hostel em Ciampino é muito próximo da estação de comboios de Ciampino, dessa forma, para ires até Termini basta pegares o trem. Chegando em Termini tens que pegar o metro para ir até o Vaticano e é também a partir de lá que partem os trens para Florença.
        Só cuide que a estação de trens de Ciampino fica a dois quilometros do aeroporto de Ciampino.
        Abraços,

        Curtir

  3. eliane disse:

    Olá Michelle, tudo bem?
    Preciso de acomodação para meu filho por 6 meses em San Giovanni. De preferência, quarto com banheiro e uma pequena cozinha ou até uma pensão onde possa tambem fazer as refeições. Nada caro… o Euro está demais!! Vai estudar em Tor Vergata e por isso o melhor seria ficar na linha A do metrô.
    Por favor, estamos tendo dificuldades e ele irá no final de outubro.
    Obrigada.
    Abçs.
    Eliane

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Eliane, que coincidência! Optamos por San Giovanni pelo mesmo motivo, meu namorido iria fazer um mestrado na Tor Vergata.
      É bem complicado achar estadia com cozinha em B&B’s pois a maioria não tem licença. Teve uma dica aqui no blog de um local, já enviei um email para a pessoa, vamos ver se ela nos ajuda.
      De qualquer forma, se for por mais de 1 mês, te recomendaria procurar por apartamentos nos sites que citei: o easystanza.it e o rentalinrome.com.
      Para longas estadias esses sites tem preços melhores mesmo quando os contratos não são tão longos. Outra vantagem é que você entra em contato muitas vezes direto com o proprietários o que torna a burocracia bem menor do que com as imobiliárias.
      Nesses sites também é possível alugar quartos em apartamentos compartilhados, isso é muito comum em Roma e na Europa como um todo e ajuda a mitigar o problema do euro.
      Também posso te dar a dica de procurar nos bairros próximos as demais estações do metro como Ponte Lungo, Furio Camilo e Colli Albani, esses bairros não tem o charme que tem San Giovanni porque não estão do lado do Coliseu porém possuem apartamentos menores e são ótimas zonas residencias.
      A Avenida Tuscolana, entre as estações Lucio Sestio e SubAugusta também é uma boa região, na avenida existem inúmeras lojas e serviço que costumam lotar nos finais de semana. É uma região segura e próxima.
      Bom, espero ter ajudado.
      Se precisares de algo mais é só escrever.
      In bocca al lupo, como dizem em Roma!

      Curtir

  4. marcelo.matos disse:

    oi Michele tudo bem? Estou indo em maio para Roma estou vendo o hotel Mercury colosseum, o locaL e seguro para boas caminhadas? o metro é tranquilo ? na área do centro histórico você indica algum hotel ?

    obrigado.

    Marcelo matos

    Curtir

      • marcelo matos disse:

        OI Michele tudo bem? Mais uma dúvida sobre hotel Mercury colosseum perto desse hotel tem algum supermercado para compra água, fazer lanches etc.

        Também estou pesquisando outro hotel best western plus milton hotel, o que você acha desse hotel e localidade?

        obrigado
        Marcelo

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Marcelo, tudo bem?

        Próximo de ambos os hotéis existem supermercados, além disso em Roma é muito comum encontrados mini-vendinhas, na maioria das vezes são negócios de imigrantes, onde consegues encontrar o básico para não ficares na mão.
        Esses hotéis também estão muito próximos, em termos de localização são praticamente iguais. A vantagem do Milton Best Western é que ele está grudado em Manzoni então não precisas fazer baldeaçao em Termini caso queiras ir até o Vaticano. Ambos estão próximo do Coliseu, embora o Mercure Colosseo seja praticamente em frente. Já o Best Western está muito próximo da Basílica de San Giovanni e das Igrejas próximas a Termini. Da estação de Manzoni para trás, sentido Termini, eu não recomendaria que se hospedasse, já desse ponto para a frente estarás praticamente em San Giovanni, bairro que adoro. Não recomendo porque não acho uma região muito bonita, é meio caída, região de imigrantes, porém segura.
        Outra coisa que me chamou atenção foi o tamanho dos quartos, quando comparamos a opção mais simples, o Best Western é mais espaçoso.
        Bom, acho que era isso, se precisares de algo mais estou à disposição. Ah, se vieres a se hospedar no Milton depois se conseguires volta pra contar. O custo x beneficio do hotel me parece muito bom. Além disso acho que ele tem uma certa “pompa antiguada” que acho legal para quem se hospeda em Roma. Combina com a cidade.
        Abraços,

        Curtir

      • marcelo matos disse:

        oi Michele tudo bem? estava vendo o mapa do metro e fiquei na dúvida a linha C que vejo nos mapas em verde já esta funcional ? em relação a hotéis você indicar algum perto do metro Spagna?

        Obrigado

        Curtir

  5. Fabiana Picoli disse:

    Olá MIchelle, td bom?
    Estou planejando uma viagem para Roma em outubro, acabei de ver um B&B num bairro chamado Aurélio, vc sabe se é seguro? Eu vi que ele fica um pouco longe do centro histórico, mas é perto do metrô e está com um preço ótimo
    Abçs
    Fabiana

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Fabiana, tudo bem? É seguro sim. Só é um pouco distante mas se estiveres perto do metrô será tranquilo. Você terá um experiência bem típica em um bairro bem local. Conhecerá uma outra Roma🙂

      Curtir

  6. Viviane Camara disse:

    Olá Michele, parabéns pelo seu blog. Me ajudou muito no planejamento da minha viagem à Itália. Vamos agora em Maio eu meu marido, meu irmão e cunhada e vamos ao Aberto de Roma (torneio de tênis), mesmo bem próximo da data, ainda não consegui uma referência boa de como chegar ao forum Itálico. Vi no blog que você já foi ao torneio. Qual seria sua sugestão de transporte? Vamos ficar hospedados no Trastevere.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Viviane, muito obrigada. Fico muito feliz em saber que pude colaborar com seu planejamento. Vocês irão adorar o Aberto de Roma. Sem dúvida uma oportunidade ótima de ver os grandes nomes do tênis de tão de perto.

      Nas vezes em que fui, fui de metro até a estação Flaminio (linha A do metro) e de lá peguei o tram nro 2 até a Piazza Mancini.
      Da Piazza Mancini basta seguir o fluxo pois estarás a poucos metros da entrada.

      Se preferir não pegar o metro você pode fazer uma simulação de qual ônibus utilizar através desse link aqui:
      http://viaggiacon.atac.roma.it/?service=calcolapercorso&da=Piazza%20Trilussa&dac=roma&a=Piazza%20Mancini&aac=roma&data=27/4/2015&ora=22:42&mezzo=1&tipo=1
      Você tem que ajustar o campo “Da” e clicar no botão “Cerca” (procurar). Eu, por exemplo, fiz uma simulação da Piazza Trilussa (ponto importante do Trastevere) até a Piazza Mancini. Nesse caso ele sugere o ônibus 280 (MANCINI) por 25 paradas.

      Se eu fosse você também tentaria verificar a opção do taxi, pois vocês estarão em 4 pessoas e é relativamente perto, são 7 kms, imagino que o taxi custe em torno de 18 euros.

      Bom, espero ter ajudado.
      Se precisares de algo mais entre em contato.
      Abraços e uma ótima viagem!

      Curtir

  7. Leonardo Barduco disse:

    ola…Estarei chegando em julho em Roma..vou ficar apenas 4 dias e planejo conhecer um pouco de roma (coliseu e lugares historicos), vaticano e 1 dia ir pra florença…que bairro seria melhor eu ficar pra poder fazer o maximo de coisas a pé, de taxi ou ate onibus..abraços

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Leonardo, nesse caso acho melhor ficares em Termini. O centro histórico você acessa caminhando ou de ônibus, até o Vaticano e Coliseu você vai rapidamente de metro. Além disso você estará perto da estação de trem para ires e voltar de Florença, assim como quando chegares do/para o aeroporto.
      Se fosse eu compraria o Roma Pass para custear o transporte e também isentar a fila do Coliseu. Também compraria as passagens em trem de alta velocidade para Florença para fazer o trajeto no menor tempo possível.
      Aqui no blog tem um post com uma sugestão de roteiro para 7 dias, os três primeiros dias são exatamente o que buscas, dá uma lida depois se puderes.
      Se precisares de algo mais entre em contato. Obrigada pela visita ao blog,
      Abraços

      Curtir

  8. Michelle Reis disse:

    Otimas Dicas, Adorei tudo eu estava d efato bem na duvida em relação aos bairros. Mas com este Post facilitou bastante. Apenas uma duvida como é o clima ai em Setembro? Ainda é alta temporada?
    Abç Michelle

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Michelle, tudo bem? Que bom que gostaste do blog. Fico super feliz. Setembro já não é mais alta temporada no entanto ainda faz calor durante o dia com um friozinho leve à noite. É uma época muito boa. Abraços!

      Curtir

  9. Camila Britto disse:

    Olá, to colhendo suas dicas e queria saber se vc pode me ajudar um pouquinho mais.
    Meu nome é Camila, vou com meu marido pra Roma no final de Maio e início de Junho, nunca saímos do país exceto aqui pertinho pra Argentina, onde td é mt mais fácil aparentemente. Estou em busca de hospedagem mas os hotéis sugeridos pelos grandes sites como o decolar, ou são mt caros ou ficam mt longe do centro. Então curti sua dica dos quartos e estou vendo vários no site http://www.airbnb.com.br queria saber se vc teria algum q já conheça e possa indicar.
    Um que não seja nem mt longe nem mt caro, como disse a inexperiência com esse tipo de viagens está me enchendo de dúvidas e preciso resolver o quanto antes essas questões. Te agradeço muuuuuito.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Camila, tudo bem?

      Infelizmente tenho poucas dicas do AirBnB para dar. As únicas que assino embaixo estão no post com as dicas de acomodações. Não sei se chegaste a dar uma olhada.
      Maio é altissima temporada então entendo bem sua dificuldade em encontrar algo com bom custo x beneficio.

      Como nunca saíram do país acho que te indicaria uma solução híbrida, talvez um B&B antes de um quarto na casa de uma família.
      Falo isso porque na Italia o B&B é quase uma pousada, mais habituada ao turista do que um quarto na casa de alguém.
      Cuide porque às vezes os B&B estão no AirBnB então pode ser um pouco confusso.
      Como é a primeira vez de vocês outra dica que eu dou é verificar se o host fala alguma língua em comum com vocês.
      Na linha de B&B tenho boas recomendações com custo benefício. Um deles está em Prati e lá eles falam português.
      Tem também um em Re di Roma que sei que o filho da dona fala espanhol.

      Bom, espero ter te ajudado e não confundido. Se precisar de algo mais me avise. Se quiser posso fazer um double check em alguma acomodação para vc.
      Abraços

      Curtir

      • Camila Britto disse:

        Olá, muito obrigada pelas dicas. Sobre a alta temporada, eu na verdade estava programando nossa ida apenas pra Dezembro, mas li que o clima aí fica muito frio e chuvoso, aí fiquei um pouco preocupada se seria uma boa enfrentar o frio Europeu logo de cara, mas diante dessa informação da alta temporada to pensando se ñ seria melhor ir em Dezembro mesmo…Você poderia me dizer se realmente é tão frio e chuvoso? Quanto a indicação do B&B esse que você falou que falam português seria maravilhoso, poderia me passar mais informações?

        Mais uma vez te agradeço muito mesmo pela atenção.

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Camila, em Roma não é chuvoso porém é bastante frio. É um frio bem seco, se você for gaúcha não vai nem achar tão frio porém meus amigos cariocas, mineiros e paulistas costumam achar bem mais frio do que eu.
        O bom é que os lugares possuem boa infra-estrutura (aquecimento) em todos os locais. É na rua que fica mais chatinho, nesse caso basta ter roupas apropriadas. No outono deles não é alta temporada, nem tão frio, porém é mais chuvoso. Caso decidas por ir no frio confirme que a hospedagem possui calefação.
        Eu particularmente gosto de Roma nessa época. Porém sei que em outras capitais européias o frio é bem maior assim como no norte da Italia, em cidades como Florença e Veneza.
        O B&B sobre o qual falei chama Maison Vaticana, o email deles é info@maisonvaticana.com e a pessoa de contato é a Gisele.
        Você também pode ver detalhes no Booking, aqui: http://www.booking.com/hotel/it/maison-vaticana.html?aid=364077.
        Caso entre em contato diretamente com eles cite o blog.
        Se precisar de algo mais estou por aqui.
        Abraços!

        Curtir

      • Camila Britto disse:

        Mais uma vez te agradeço a atenção na resposta tão rapidamente, estamos mesmo decididos a ir em Dezembro e enfrentar o frio, que pra nós como cariocas certamente será grande,rsrs. Vou entrar em contato com o B&B indicado, e certamente citarei vc e seu blog. Suas dicas mais uma vez são valiosas e certamente até Dezembro vou voltar aqui outras vezes para pedir sua ajuda. Obrigada!

        Curtir

  10. Mirian disse:

    Olá!!! Estou planejando uma viagem à Roma com os meus pais em março e estou olhando alguns hotéis, BB e apartamentos. Vamos ficar 4 noites. Vi um BB que parece bem bonzinho pela pontuação e comentários, porém ele fica próximo as muralhas do vaticano. Para eu ficar lá e ir para o centro histórico de Roma fica complicado….distante? Porque dois dias acho que vamos gastar no Vaticano mesmo.
    Parabéns pelo blog…bem completo e ajuda demais a gente com as dúvidas…que sempre são muitas rsrsrs
    Bjo!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Mirian, o Vaticano fica muiiiito próximo do Centro de Roma. Uma boa opção se queres ficar nessa região e que tem um bom custo benefício é o bairro de Prati. Tem algumas indicaçoes de hospedagem nesse bairro aqui no blog, você pode usá-las como referência. Obrigada pela visita e se previsar de algo mais é só avisar. Abraços e bom planejamento!

      Curtir

  11. Lorena disse:

    Olá,
    Chego essa semana em Roma e vou ficar no Ariosto B&B, próximo a estação Termini. Gostaria de saber se você o conhece e como é o serviço etc.

    Grata desde já.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Lorena, tudo bem? A essa altura imagino que já estejas em Roma, coisa boa. Não conheço o B&B mas confesso que não sei como. A estação de metro de Manzoni fica ao lado de San Giovanni que fica ao lado da Re di Roma, onde morei. E tão perto de San Giovanni quanto de Termini. Está no meio do caminho, podes ir ao Coliseu caminhando assim como às Basílicas importantes desse lado da cidade, já que estarás próxima tente ir até o Pompi e se gosta de compras, a Coin, próxima a Basílica San Giovanni é uma boa opção para conheceres uma loja de departamento italiana. Estarás bem servida no bairro de preferência a San Giovanni do que a Vittoria Emanuelle, fora isso estarás na boca no metro. O B&B parece ser muito simples mas pelo visto também é muito econômico, algo difícil de achar em Roma. Espero que gostes. Se gostar volta para contar para gente. Abbracci mille cara!

      Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Larissa, tudo bem?
      Acho que esse flat fica bastante distante da maioria das atrações. Pelo que pude identificar fica em Testaccio porém muito próximo de um outro bairro chamado Portuense. Não recomendo muito essa região porque acho distante e não tem metro próximo, Nesse caso terias que se deslocar com ônibus o que demanda mais tempo ou taxi, talvez conveniente para vcs pois estarão em 4 pessoas.
      A vantagem é que fica próxima ao Trastevere que é uma boa opção noturna.
      Espero ter ajudado! Abraços!

      Curtir

  12. Marina disse:

    Olá!
    Irei a Roma em janeiro, ficarei de 23 a 26 e depois vou a Florença.
    Pesquisando hospedagem já li de tudo um pouco… Estou praticamente decidida a ficar nos arredores da Termini, por conta da distância e as malas. Vou somente com uma amiga. É seguro para nós? Queremos aproveitar tds os minutos em Roma, então queremos sair de noite e de dia… Você poderia me indicar algo???
    Desde já obrigada e parabéns pelo Blog!

    Curtir

      • Marina disse:

        Olá! Li tudinho, tudinho! Seu blog está super me ajudando! Mas ainda não me decidi… Em alguns lugares li até mesmo q a região da Termini apesar de prática, pode ser perigosa para nós duas, a noite por exemplo… Pois é freqüentada por prostitutas, mendigos e etc… E aí?! É drama do povo, ou é algo a se considerar mesmo? MTO MTO MTO obrigada pelo retorno!

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Marina, se depois de ter lido tudo ainda optou por Termini acredito que seria melhor se hospedar no bairro. Só o fato de estares certas de que queres ficar ali já vale a estadia.
        Não se preocupe tanto, muitos turistas, aliás, a maioria optam por Termini. Acho que o mais importante aqui é garantir que sua expectativa não estará muito alta pois a região é decadente/feinha. No entanto, não é perigosa como são as regiões perigosas do Brasil. Os padrões de perigo do Brasileiros são muito elevados, ali existem mendigos, imigrantes que estão de passagens e pessoas sem condiçõe, basta teres os cuidados que tens no Brasil e ficará tudo bem. E depois, se fores voltar tarde de algum bairro mais distante, também podes optar pelo taxi.
        Minha dica aqui é em relação a qual parte de Termini se hospedar. Tenho meu quadrilátero preferido, no post, inclusive comento os hoteis que ficam próximos. Essa região é mais arrumadinha. Dê preferência a ela.
        Abraço grande e precisando de algo mais, estou por aqui!

        Curtir

  13. Juliana disse:

    Oi, achei o seu site e to amando!! Já fui em Roma e amo essa cidade, agora estou indo com novamente com meu marido minha irmã e seu marido, que tem problemas de coluna e não pode andar por muito tempo, por isso estou pensando em ficar em um hotel bem próximo ou na frente se possível de uma das paradas de ônibus hoponhopoff (que vá ao Vaticano). Selecionei os seguintes hotéis:
    http://www.booking.com/hotel/it/best-western-universo.pt-br.html?aid=351186;label=leiROM
    http://www.booking.com/hotel/it/grifo.pt-br.html?aid=351186;label=leiROM
    http://www.booking.com/hotel/it/relais-fontana-di-trevi.pt-br.html?aid=351186;label=leiROM
    http://www.booking.com/hotel/it/opera-roma.pt-br.html?aid=351186;label=leiROM;sid=48ad0cbe79434480d72bb40bd5673585;dcid=4
    http://www.booking.com/hotel/it/de-petris.pt-br.html?aid=351186;label=respboia;sid=48ad0cbe79434480d72bb40bd5673585;dcid=4

    Se não for pedir muito, gostaria da sua ajuda.
    Obrigada desde já.

    Curtir

  14. Ana Luiza disse:

    Olá!
    Você já ouviu falar do hotel Deseo home? Fica na Via Palestro 3, Estação Termini, 00185 Roma, vamos ficar 2 noites em Roma, procuro um hotel simples e barato, mas não se ele é bem localizado…

    Obrigada!!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Ana Luiza, tudo bem?

      Não conhecia essa hospedagem não. Na verdade não é um hotel, pela descrição se parece com um B&B.
      Para 2 dias em Roma a melhor localização é realmente próxima a Termini. E sendo assim, não sei se chegaste a ler meu post com dicas de hospedagem com bom custo x benefício (http://wp.me/p1MXH9-K4) mas nele comento que a parte de Termini que mais gosto é justamente a parte desse quadriláteo em que fica essa hospedagem.
      Assim sendo, não vejo problema algum com a localização. Poderás optar por caminhar ou fazer uso das 3 estações de metro que existem próximas.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  15. Eliana disse:

    Oi, Michelle! Que beleza encontrar seu Blog. Tô adorando! Quando estou planejando uma viagem, fico fuçando as dicas do experts da Blogsfera para facilitar a minha vida de viajante amadora…rs! Vou em outubro para Roma. Gostaria de abusar um pouquinho da sua disponibilidade e pedir que dê sua opinião a respeito da minha reserva (que pode ser modificada). B&B Ventisei Scalini A Trastevere. Fica Vicolo Del Bologna 33. Parece que muita gente gosta de Trastevere pelas opiniões do Tripadvisor. Só fiquei preocupada por que não vi metro por perto no Google maps. Parabéns pelo Blog!

    Curtir

  16. Francisco disse:

    OLÁ, PARABÉNS PELO BLOG. EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS INDO A ROMA NO FINAL DO MÊS DE MARÇO. PASSAREMOS POUCOS DIAS, POIS O NOSSO COMPROMISSO É EM PORTUGAL. QUERO SABER DE VOCÊ SE EXISTEM CASAS RELIGIOSAS E/OU CONVENTOS QUE HOSPEDAM TURISTAS.
    VOCÊ PODE NOS AJUDAR? UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADO.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Francisco, tudo bem? Muito obrigada. Então sei que existem porém confesso que de cabeça não me lembro de nenhuma. Teria que pesquisar para vc. Vou ver se acho e achando coloco as informações aqui. Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Francisco, achei esse site com muita opções de hospedagem. Te passo o link poi assim podes dar uma olhada e ver o que te interessa mais.
        http://www.istituti-religiosi.org/case-accoglienza/case-per-ferie/lazio/roma/. Se precisares de mais alguma coisa avise.
        A pagina está em italiano mas caso não domines utilize o tradutor do google, ele funciona bem pelo que vi por alto. Esteja atento porque algumas instituições só aceitam peregrinos enquanto outras peregrinos e turistas. Abraços!

        Curtir

      • Francisco disse:

        Minha querida muito obrigado pelo retorno.
        Você foi de uma atenção espetacular. Vou acessar o link.
        Moro em Maceió, Alagoas, lugar paradisíaco.
        Venha conhecer ou revisitar.
        Um grande abraço.

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Francisco, espero poder ter ajudado. Sei que demorou um pouco para o envio das informações. Ainda não conheço Macéio mas espero poder visitá-la em breve, pelas fotos que vi é realmente paradisíaca. Abraços!

        Curtir

  17. Claudio disse:

    Oi Michelle,
    Somos de Porto Alegre e chegamos ao teu site, procurando dicas sobre Roma. Parabéns gaúcha, tua linguagem é muito eficiente e repleta de informações úteis, para quem quer fazer uma boa viagem.
    Iremos para Roma em fevereiro 2014, Casal+filho 12 anos, e ficaremos 13 dias. Eu reservei, via booking, um hotel Rezidenza Al Saraceno, via Poli 25. Pareceu-me uma boa localização, junto ao fato de ser uma espécie de aparthotel. Nos comentários deste hotel preocupou-me o fato do mau aquecimento da água relatado por um hóspede. E nesta época faz muito frio aí, não é mesmo? Não sei se tu o conheces ou se terias alguma outra indicação (apart) neste mesma área?
    Michelle, fica aqui uma sugestão que gostaríamos de ver num futuro post: o museu novíssimo de Roma MAXXI. Ok?!
    Grande Abraço
    Claudio e Francesca

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Claudio, que bom que gostastes do blog, fico feliz em saber!

      Fevereiro é frio e como todo gaucho vais notar que embora as temperaturas sejam mais baixas o clima mais seco faz a sensação térmica mais alta do que no Sul do Brasil. Mesmo assim uma boa calefação e água quente fazem toda a diferença no inverno. Mais q recomendo se preocupar com isso!

      O apartamento parece ótimo pelas fotos porém observei que as pessoas reclamam bastante da infra-estrutura da cozinha, do serviço de limpeza (nem todos possuem) e do ruído.
      Se estás procurando algo maior e com cozinha, em função do grande número de dias, eu levaria isso em consideração. Assim como a metragem do local.

      A região que escolheste é muito boa e valorizada pois é muito procurada pelos turistas, fora isso existem poucas opções desse tipo de acomodação em Roma.

      Separei algumas opções que parecem interessantes no booking. São parecidas com o que escolhestes e imagino que na mesma faixa de preço.
      Não são exatamente no mesmo local porém também estão no centro histórico. Algumas na Pizza Navonna – próximas ao Campo de Fiori e também mais próximo à pé do Trastevere (uma região bacana à noite) – e outras na Piazza Spagna. Ambos os locais são muito charmosos.

      Seguem os links, acho que vale a pena dares uma olhada e fazeres um double-check.

      http://www.booking.com/hotel/it/bdb-luxury-rooms-navona.pt-br.html?aid=364077
      http://www.booking.com/hotel/it/hisuiterome.pt-br.html?aid=364077
      http://www.booking.com/hotel/it/navona-luxury-apartments.pt-br.html?aid=364077
      http://www.booking.com/hotel/it/ripetta25.pt-br.html?aid=364077
      http://www.booking.com/hotel/it/casa-ripetta.pt-br.html?aid=364077

      Ah, não vais acreditar, não conheço o MAXXI, esta aí um bom motivo para visitá-lo.
      No entanto vai demorar um pouco porque estou passando uma temporada no Brasil.
      Precisando de algo mais estou por aqui.
      Abraços e boa escolha!

      Curtir

      • Claudio disse:

        Oi Michelle, muitíssimo obrigado pelas indicações. Fizemos dupla reserva para garantir e mais adiante decidimos onde realmente pararemos. Pena o Hi Suite Rome, o que mais nos agradou, já estar lotado para o período. Na volta, te prometemos um retorno de como foi, ok? Grande abraço! Claudio e Francesca

        Curtir

  18. Helen Garcia disse:

    Olá, tudo bem? Gostei muito das suas dicas e queria tirar uma dúvida. Estou reservando o hotel Re Di Roma Hotel (Via Vercelli, 21, 00182 Roma, Itália). Esta com um bom custo-benefício porque há ótimos comentários sobre ele no tripAdvisor, mas o valor não é tão alto para padrão semelhante na região mais central. Esta é a região que falou onde mora? Não consigo saber o bairro que é. Outra dúvida é se você acha perigoso ir de metrô com as malas no período da noite. Sei que a violência é muito diferente de SP, mas como há muita história de assaltos a turistas, achei melhor confirmar com uma pessoa que está aí na região. Agradeço desde já sua valiosa ajuda. Beijo. Helen.

    Curtir

  19. Ana disse:

    Olá, bom dia! Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog. Vou em Janeiro para Roma com meu esposo e, como todos, acho que a dificuldade em encontrar hotel em Roma é grande. No início estava procurando um hotel no Centro com o valor amigável, mas quando começava a ler as descrições no booking e no tripadvisor era cada coisa absurda do tipo: mandar para outro hotel, não ter aquecedor, ser vários hotéis no mesmo prédio, ser um hotel em prédio comercial ou residencial, enfim… Rs rs Além das informações que são sujos, coisas quebradas e tal, diante disso percebo que são caros para o que oferecem, então agora mudei de estratégia, quero um hotel distante do Centro para ter melhor qualidade e com valor amigável.
    O Eco hotel na Via di Bravetta, 91, me parece muito bom, você aconselha e teria algum outro para aconselhar ou outro bairro?

    Obrigada!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Ana, já vi esse hotel, as fotos são demais! No entanto acho o hotel meio fora de mão. Me parece hotel para italianos ou para pessoas que viajam de carro. Se não se importar em depender do taxi e em perder um certo tempinho nos deslocamente não vejo muitos problemas.

      Em relação aos relatos que vc leu é assim mesmo. Muitos hotéis simples, principalmente na região de Termini são 1 hotel por andar, normalmente tocados por imigrantes, sem padrão algum e o pior: caros para o que oferecem.

      Os B&B’s costumam estar tanto em prédios só residencias quanto em comerciais. Funciona assim mesmo, eu mesmo morei em um onde no andar de baixo funcionava um consultório médico.

      De qq forma acho que o principal em Roma é pagar e não levar. A cidade é cara porque a procura é bastante alta e não é fácil encontrar um bom custo x beneficio com o euro no patamar atual.

      Não sei se chegaste a ver esse post http://wp.me/p1MXH9-K4. Nele tenho algumas dicas de hospedagem. São dicas justamente de lugares um pouco distantes e que na minha opinião possuem bons custos x beneficios em função disso.

      Abraços e boa sorte com o planejamento!

      Curtir

  20. Viviane Fernandes disse:

    Oi, blog “tudibão”!!!
    Estou pensando em ficar no hotel Mellini39 Apartaments, fica na Lungotevere dei Mellini, 39, Vaticano Pratti…é uma boa para andar a pé e a noite? E o hotel? Obrigada!

    Curtir

  21. Ricardo Dellai disse:

    Estou querendo alugar um airbnb e esta pessoa me passou estas dicas:

    Evitar os bairros da estaçao em cada cidade, em Turim tambem San Salvario, em Milao os bairros norte da estaçao e em Roma os bairros fora do Grande Racordo Anular (G.R.A.). Veneza é uma cidade tranquila sem criminalidade..

    Este Grande Racordo Anular de Roma tem poucos bairros, mas tem o San giovanni que é o bairro que vc mora.

    Agora ela foi bem enfática em dizer para ficar fora dos bairros perto da estação de trem, será se é tão perigoso assim. Pois, tem bons hotéis em milano perto da estação não tão perto tipo uns 3 kms.

    Agradeço desde já.

    Cari Saluti.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Ricardo, eu acho a estação ferroviária de Milão bem tranquila, fiquei em um em hotel ali e gostei porque além de econômico facilitou meus deslocamentos. Da uma olhada no post de Milão. Além disso to tirando do forno um post com dicas de hoteis em Roma. Em relação ao GRAs, acho que o problema é a distância, é longe. Abraços.

      Curtir

      • Ricardo Dellai disse:

        Exatamente estes GRAs é mais para quem está de carro. Tem hotéis da rede mercure em roma perto da estação e são hotéis bons. Milão tb tem hotel berna perto da estação é um belo hotel e 4 para 5 estrelas.

        Acredito que seja excesso de zelo né, por que esta pessoa é anfitriã então acredito que ela tenha um cuidado máximo com todos.

        Eu vivo em São Paulo e acredito que a itália deve ser muito mais segura do que aqui.

        Te agradeço mais uma vez, e desculpa pelo excesso de perguntas rs, mas estou organizando tudo sozinho e fica tenso mesmo.

        Cordiali Saluti.

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Ricardo, é exatamente isso. Acho esse tipo de hotel mais focado nas pessoas que vivem lá e em excursões. Só seriam alternativas boas se fossem próximos ao metro pois caso contrário o turista perde tempo (seu artigo mais precioso) em deslocamentos.
        Eu achei Roma e Milão muito seguros, mas os parâmetros brasileiros realmente são outros. Não se preocupe com as perguntas, se puder ajudar o farei com o maior prazer, é justamente o objetivo do blog. Abraços

        Curtir

      • Ricardo Dellai disse:

        Vi um loft in San Lorenzo falam que fica a 5 minutos a pé do metrô vittorio emanuele, o preço é bom. Será se vale a pena pela sua descrição acima o bairro não parece muito bom ?

        Abbracci.

        Curtir

      • Ricardo Dellai disse:

        Em roma tem outro loft para alugar a 50 metros do Metro Rebibbia B esta área é boa ?

        Cordiali Saluti.

        Curtir

  22. aristoteles disse:

    Ola,tudo bem?Parabens pelas dicas! Vou à Roma em novembro e penso em hospedar na regiao central . Qual melhor area? O centro mais proximo do rio/Trastevere ou no centro pro outro lado? desde ja agradeço .

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Aristoteles, adorei sua pergunta mas é difícil de responder, o centro histórico tem tantas opções. Mas, vamos lá!
      Acho particularmente charmosas:
      1 – as ruas à direita da Via del Corso (entre a Via dei Greci e a Via Frattina), tem muita vida durante o dia;
      2 – as micro-regiões próximas à Piazza Navona, Pantheon e Campo de Fiori (além de próximas tem muita vida noturna).
      São micro-regiões do centro também bacaninhas:
      3 – a Via Labicana (próximo ao Coliseu) é mais afastada mas ainda considerada centro, é mais econômica e menos turística;
      4 – Monti – para alguns ainda centro histórico – próximo a Via Urbana, também é uma gracinha.
      Abraços e obrigada pela domanda🙂

      Curtir

  23. Rodolfo disse:

    Ola,
    Tudo bem? Gostei muito das dicas! Eu vou para minha lua-de-mel em novembro para Roma e vi o hotel piranesi que fica perto da piazza del popolo. O que você acha desse lugar? Dá para ir a pé para os pontos turisticos?
    Abraços

    Curtir

    • Rodolfo disse:

      Eu vi tb o Hotel modigliani que fica em Via Della Purificazione 42, Area Via Veneto, 00187 Roma. Parece que é mais central que o hotel piranesi. O que vc acha? Obrigado pela atenção!

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Rodolfo, ambos os hotéis são bem centrais e localizados (ambos possuem metro muito próximo). Para andar pelo centro vc não precisará de metro porém se quiser ir até o Coliseu ou ao Vaticano pode ser uma opção. O primeiro é mais perto do Vaticano, já o segundo, do Coliseu. Um em plena Via del Babuino, onde também está localizado um dos hotéis mais famosos da cidade (o De Russie), além de inúmeras lojas de grife e outros hotéis 4 e 5 estrelas de pequeno porte. Já o Modigliani está próximo a Via Veneto, como tantos outros, mas não exatamente nela, a rua dos grandes hotéis cinco estrelas. Espero ter ajudado, sua futura esposa tem sorte, vc tem muito bom gosto! Abraços e uma ótima lua de mel!

        Curtir

  24. Milli disse:

    Boa noite,
    irei para Roma em outubro, e estou pensando em me hospedar no seguinte endereço: Vicolo del Bollo, Rome, Lazio 00186, Itália.
    O que vc acha dessa localização. É boa, perto do centro/atrações? É uma localização segura, tranquila?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Milli

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Milli, é uma ótima localização, em pleno centro. Vc pode acessar todo o centro histórico a pé e optar por transporte público (onibus) para ir até o Coliseu e Vaticano caso ache que caminhar seja cansativo. De quebra está próxima ao bairro Trastevere, uma excelente opçõa para passeios à noite. Abraços

      Curtir

      • Milli disse:

        Muito obrigada pela rápida resposta.
        Vi no mapa que não fica perto do metrô, isso seria um problema? Quando vi no street view, percebi que é uma rua estreita com algumas pichações nas paredes (confesso que me assustei um pouco rsrs), mas então se trata de uma área segura?
        Mais uma vez muito obrigada pela atenção.
        Abs.
        Milli

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Milli, não está perto do metro mas está no centro o que já é por si só um diferencial. O que não recomendo, para aqueles que tem pouco tempo, é ficarem afastados do centro e do metro.
        Não se preocupe com as pixações não. Vc estará muito próximo ao Campo de Fiori uma região muito viva e movimentada, tanto por turistas quanto por italianos e portanto, bem segura. Abraços.

        Curtir

  25. Leny disse:

    Olá,
    Preciso de uma dica: tenho disponibilidade em ir para Roma em Janeiro ou Fevereiro de 2014.
    Você acha que em fevereiro o frio diminui um pouco e poderei aproveitar mais ?
    Obrigada

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Leny, em fevereiro as temperaturas médias (mín e máx) são pouca coisa mais altas e a precipitação um pouco menor que em fevereiro.
      Acho que não faz muita diferença para quem viaja, o importante mesmo é ter as roupas e sapatos corretos.
      No mais o clima é seco, costumam fazer dias de sol e a maioria dos ambientes tem calefação o que reduz muito o sofrimento com o frio. Além disso Roma, perto de outras capitais europeias tem um clima bem mais agradável.

      Curtir

  26. Ronaldo disse:

    Olá.
    Parabéns pelo site. Ótimas dicas encontrei aqui.
    Estou indo à Roma em Outubro, com minha família. Vamos alugar um apartamento, mas estamos na dúvida sobre a localização. O apartamento fica no bairro Aurélio, na Via Gregorio VII, próximo à estação de trem San Pietro.
    Você conhece a região? É tranquilo durante o dia e noite? O transporte é de fácil acesso?

    Obrigado!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Ronaldo, que bom que gostaste das dicas!
      Não conheço o bairro mas conheço pessoas que moraram ali. É é seguro, como a maioria em Roma, ainda mais ao lado do Vaticano.
      A Via Gregorio VII é grande, sendo próximo a Estação San Pietro imagino que seja no início. Sendo assim, você estará a quase 2 kms das principais estações de metro da região. Você teria que caminhar distâncias grandes ou utilizar ônibus e/ou taxis. Só é prático mesmo para conhecer o Vaticano.
      Acho que para ficar em um bairro mais afastado o ideal é estar bem próximo ao metro. Mas entendo que é uma decisão pessoal. Abraços

      Curtir

  27. Sandra disse:

    Olá Michele! O seu site está me ajudando muito a planejar a minha viagem para Roma! Irei com o meu marido e um grupo de amigos. Decidimos que vamos alugar um apto. Estou em dúvida se a área do Vaticano seria um bom lugar para hospedagem,já que encontrei um apto. ótimo por lá. Pelo que vi no mapa está próximo ao metrô Cipro. Li toda a sua postagem e não vi referência a esta área. Você acha que é um bom local para ficar? Ficaremos 4 dias. Agradeço desde já a sua atenção. Um abraço pra você🙂.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Sandra, fico super feliz por estar sendo útil. A área do Vaticano é boa sim, o metro Cipro já é um bairro chamado Aurélia mas é coladinho em Prati, um bairro que gosto muito. Se está perto do metro então, melhor ainda. Obrigada pelo feedback e pelo comentário.

      Curtir

  28. FERNANDA disse:

    OLÁ! GOSTARIA DE DICAS DE HOSPEDAGEM EM UMA REGIÃO BONITA EM ROMA. PREFIRO ME HOSPEDAR EM LUGARES BONITOS, AGRADAVEIS E VISITAR AS REGIÕES ANTIGAS DURANTE O DIA. OBRIGADA!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Fernanda,
      difícil essa sua questão porque o centro histórico de Roma é antigo, umas partes mais que outras, porém antigo e bonito. Os bairros ao seu redor (1920-30) tem características arquitetônicas parecidas (para os leigos) sendo complicado dizer qual é mais bonito que qual.
      O que diferencia um do outro acho são os lugares e os serviços embora em Roma muitos não tenham uma decoração de interiores moderninha e bonita. Nessa linha você pode dar preferência a Prati e a Monti (próximo da Via Urbana). O Pigneto também tem essa característica mas fica mais distante. No centro a região da Piazza Spagna (Via Condoti, Via del Baduino) e a Via Veneto são muito bonitas porém fazem o estilo elegante e costumam custar mais.
      Ah, embora tenhas dito que preferes visitar as regiões antigas durante o dia não deixe de visitar o centro à noite. Caminhar por ali é lindo demais.Abraços

      Curtir

  29. Fernanda disse:

    Olá,

    Gostaria de algumas dicas de hoteis com boa localização e com bom custo beneficio. Vejo que são muitas opções em Roma o que torna mais dificil a escolha.O que exijo é limpeza.

    Obrigada

    Fernanda

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Fernanda, é uma questão bem difícil. Critérios como custo x beneficio e limpeza variam de pessoa para pessoa.
      Para acomodações mais econômicas prefira os B&B porém como vc prefere hotéis recomendo que procures nos bairros ao redor do centro histórico porém próximos do metro.
      Os bairros mais centrais costumam ter acomodações mais econômicas porém o problema ali costuma ser o custo x benefício. Vc paga o ágio do centro mas não leva muito.
      Tenho recomendações do Mercure Coliseu, do Hotel Re Di Roma e do Hotel Capannelle.
      Abraços,
      Michele

      Curtir

  30. Carolina disse:

    Olá,
    Estou com muita dúvida quanto à localização da minha hospedagem em Roma e queria uma ajudinha. Depois de mto pesquisar, selecionei dois hotéis dentro das minhas possibilidades. Um fica na Via Principe Amedeo quase com Via Geoberti e o outro na Via Cavour, atrás da Via Urbana. Em termos de localização qual você julga mais interessante? Somos um casal jovem que vai a Roma pela primeira vez. Nosso objetivo principal é turistar. Saídas a noite só para jantar. Chegaremos e sairemos pela estação Termini. Obrigada.

    Curtir

  31. Olga disse:

    Olá!
    Eu, também como tu, sou gaúcha, de Poa, tche! Vou fazer um curso de 4 semanas de italiano em Roma, na Torre di Babele (via Cosenza) Te confesso que estou um pouco apavorada com os preços dos B&B, pra mim tanto faz um apê compartilhado ou uma casa de família, desde que possa ficar sozinha em um quarto e usar a cozinha se desejar. Tens alguma sugestão para me dar, conheces alguma família que alugue quartos? Te agradeço muito!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Olga, bah que coincidência🙂 Infelizmente não conheço ninguém, sabia de alguns amigos que tinham vagas mas já não possuem mais. Você já olhou o AirBnB? Acho que para o tempo em que ficarás, podes encontrar boas opções, sem dúvida bem mais em conta que B&B e que te ofereceram uso da cozinha. Se tivesses mais tempo recomendaria o EasyStanza mas acho que esse site é mais focado em temporadas maiores. Procure pelos bairros mais afastados, mas nem tão longes, do centro pois eles costumam ser mais em conta. Vi que no AirBnb existem boas opções em San Giovanni, morei alí e gostava bastante.

      Curtir

      • Olga disse:

        Oi, eu de novo! Me tira uma dúvida: a Via Conseza está em San Lorenzo ou San Giovanni?Posso procurar acomodação nos dois bairros? E mais uma perguntinha: conheces algum site onde procurar por acomodação em casa de família? Obrigada mais uma vez!

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Olga, é praticamente San Lorenzo. Acho que está na divisa entre San Lorenzo/Políclino-Bologna, uma parte legal da cidade. Eu procuraria acomodações próximas à escola e só extenderia a pesquisa para os demais bairros caso não encontrasse. San Giovanni e um pouco distante. Em casa de família, naqueles moldesonde se tem pensão completa realmente não sei, já tentaste com a escola?

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s