Dicas e Roteiro de 3 dias em Belem do Pará

Mais um post com dicas de viagem pelo Brasil e o primeiro dedicado ao norte. Desta vez as dicas e o roteiro são de Belem, no estado da Pará. Foi a minha primeira vez no norte do Brasil e estava muito ansiosa para conhecer a região. Para mim que sou do sul é quase um outro país, é distante e, culturalmente e gastronomicamente, muito diferente. Adorei!

O ROTEIRO EM BELEM DO PARÁ

Montei um roteirinho para que em 3 dias pudéssemos conhecer tudo com calma porém, como um dos dias foi feriado e caiu justamente em uma segunda-feira o roteiro foi prejudicado e tivemos que improvisar. O problema foi que muitos museus fechavam no domingo muito cedo e não abririam na segunda mesmo sendo feriado😦

Mercado de Peixes no Ver-o-Peso

Mercado de Peixes no Ver-o-Peso

O lado bom foi que priorizamos as atrações que queríamos ver no sábado e também fizemos um programa super local. O ruim foi que deixamos de lado dois museus que esperava conhecer: a Casa das Onze Janelas e o Museu do Polo Joalheiro.

O resumo do roteiro executado acabou ficando assim:

Primeiro dia Manhã

Primeiro dia Tarde

Segundo dia Manhã

Segundo dia Tarde

Terceiro dia Manhã e Tarde

  • Barcarena e Praia de Caripi

Para não deixar esse post muito longo depois escrevei um post para cada dia com todos os detalhes sobre os passeios que realizamos. Abaixo vou escrever um pouco sobre o hotel onde nos hospedamos, sobre o voo e sobre outras informações que considero importantes.

 COMO FOMOS E ONDE NOS HOSPEDAMOS EM BELEM DO PARÁ

Fomos novamente com a TAM, a partir do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Fizemos o traslado em carro próprio e optamos pelo serviço do estacionamento Multipark econômico  (14 reais por dia). Saímos de São Paulo por volta das 06 horas da manhã e às 09:45 já estávamos no nosso hotel.

Chegada em Belem

Chegada em Belem

A viagem, por mais longe que possa parecer, dura em torno de 3 horas e 10 minutos e como o aeroporto é pequeno, e próximo da cidade ,o traslado em taxi, foi super rápido.

Pegamos o taxi do aeroporto. Fechamos a corrida na hora com o motorista e pagamos 45 reais. Não chegamos a negociá-la porém achei o preço salgado, aliás, achei o preço do taxi em Belem muito caro, preços de SP. No entanto, voltei para o aeroporto em taxi comum e o custo foi de 36 reais. O taxi do aeroporto custa um pouco mais mas nada exagerado. Pelo que andei pesquisando o preço alto do taxi deve-se ao alto custo de logística no transporte de combustível até a região.

Escolhemos novamente nos hospedar no Ibis, porém dessa vez o escolhido foi o Ibis Budget Belem. Mais um vez o motivo foi o precinho super camarada da Accor. Diária de 69 reais, reservadas no site com uma boa antecedência. Tínhamos uma reserva pelo Booking.com no Hotel Soft Inn Batista Campos porém depois que tivemos acesso à essa promoção com quase 50% de desconto da Accor optamos por mudar de hotel.

O Soft Inn de qualquer forma não pode ser comparado com o Ibis Budget, ele está mais para um Ibis, possui mais serviços. O preço deles também regula com o Ibis com a diferença da localização. Na minha opinião, excelente. Embora o Ibis Budget tenha preços menores ele está um pouco mais afastado e acaba que você gasta mais no taxi, caso queria usá-lo como meio de locomoção para tudo. O Soft Inn está próximo de várias atrações e um pouco mais perto das atrações do centro. Se você optar por se deslocar apenas de taxi ele vale mais a pena. Já o Ibis Belem fica muito afastado, próximo ao aeroporto.

Eu gostei da localização do Ibis Budget e repetiria a dose. Usamos muito o transporte público pois existia uma parada muito próxima. Muito perto também tinha um Y. Yamada, . Um supermercado que também conta com lojas multimarcas que você irá ver por toda a parte.

Seguem os preços de algumas distâncias percorridas com o taxi para dar uma ideia de preço:

  • do aeroporto ao hotel (45 reais na ida, 36 reais na volta);
  • do hotel ao restaurante Remanso do Bosque (18 reais);
  • do hotel à Praça da República (15 reais);
  • da Estação das Docas/Mercado Ver-o-Peso ao hotel (23 reais).

O Ibis Budget, para quem não conhece, é o antigo Etap. Ele tem uma proposta de ser um hotel “low-cost”,  e se intitulam como categoria super economico.

Ibis Budget Belem - quarto

Ibis Budget Belem – quarto

Muitos já passaram por reformas e estão com nova decoração em tons de verde. Como no caso do post sobre o Ibis Budget de Marselha. Porém esse não é o caso do de Belem que se parece muito com o de Sete também na França. (ver Etap, nome antigo).

Ibis Budget Belem - quarto e banheiro

Ibis Budget Belem – quarto e banheiro

Como chegamos no hotel cedo não foi possível dar entrada no quarto pois o mesmo não estava disponível ainda. Dessa forma utilizamos o banheiro do hotel para trocar de roupa, organizar a mochila e passar protetor solar. Com a proposta “low-cost” você tem que pagar pelos serviços adicionais, pagamos 5 reais por mala para deixar no hotel até o nosso check-in que estaria disponível a partir das 14 horas.

Além do serviço de malas, precisamos comprar água do hotel em um dos dias, 1,5 litros nos custaram 5 reais. Também optamos pelo café da manhã em um dos dias, 14 reais por pessoa para um café que na minha opinião estava simples demais. Também compramos na hora um late check-out que nos custou metade da diária a preço de balção, 60 reais.

Nos arrependemos muito de não ter comprado com antecedência mais uma diária pelo site da Accor como fizemos no caso de João Pessoa. Pagaríamos uma diária full porém ela nos custaria 9 reais a mais do que nos custou o late-checkout e além de contar para nosso programa de fidelidade não teríamos que liberar o quarto às 18 horas. Então, #ficaadica!

Optamos pelo late-checkout porque a cidade é muito quente e úmida, sem falar que chove praticamente todos os dias (em apenas um dos dias não choveu) por volta das 17-18 horas. Até seria possível passar o dia inteiro pernando pela cidade e ir direto para o aeroporto porém não seria nada confortável. Sem contar que nosso voo partia de Belem às 20 horas e vinte minutos e a previsão de chegada no nosso apê em Sampa seria por volta das 02 da manhã (3 horas e 20 de voo + 2 horas de traslado devido ao esquema do estacionamento). Então aqui fica mais uma dica: avalie a necessidade de contratar um late-checkout ou mesmo uma diária adicional caso seu voo seja no final do dia.

Bom, termino esse post por aqui e logo começo com a série de posts sobre cada dia do roteiro. Utilizei dois artigos da internet como pesquisa para montar esse roteirinho, deixo aqui os links: Um Passeio por Belem do Pará, da RaphanoMundo no blog da Gol e 11 Comidinhas Imperdíveis em Belem.

Espero que gostem!

 

3 comentários sobre “Dicas e Roteiro de 3 dias em Belem do Pará

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s