Roteiro em Roma – Quinto dia: Trastevere e Testaccio

Finalmente tirando do papel o roteiro sugerido para o quinto dia do roteiro de sete dias em Roma; a sugestão aqui é fazer um mix entre dois bairros que além de próximos são alguns dos bairros mais boêmios da cidade: o Trastevere e o Testaccio.

Como no segundo dia do roteiro sugiro que você jante no Trastevere, irei começar esse roteiro pelo Trastevere e finalizá-lo no Testaccio. Sugiro começar pelo ponto alto do Trastevere, no Gianicolo. A colina do Gianicolo foi o local onde Garibaldi e seus garibaldinis lutaram pela independência de Roma em 1849. Mais tarde, em 1883, o local foi transformado em um parque público.

Gianicolo - Estátua Homenagem Garibaldi

Gianicolo – Estátua Homenagem Garibaldi

Gianicolo - parque e bustos em homenagem aos garibaldinis

Gianicolo – parque e bustos em homenagem aos garibaldinis

É um ótimo local para passear um pouco e observar a cidade do alto. A vista do centro histórico de Roma a partir da Piazzale Garibaldi é muito bonita. A vista do Vaticano (foto abaixo) também.

Gianicolo - vista

Gianicolo – vista

O ônibus 870 leva você até lá no entanto, a menos que você já esteja nos arredores, você dificilmente vai conseguir chegar com somente um ônibus. Dessa forma primeiro pegue um ônibus que leve você até a Piazza della Rovere e de lá pegue o ônibus 870 no sentido da Piazzale Garibaldi. Até a Piazza della Rovere você pode ir com as seguintes as linhas de ônibus 46 e 64 que saem da Piazza Venezia e de Termini, respectivamente.

Verifique nesse link aqui , no item “Calcola Percurso”qual a melhor forma de chegar de acordo com o endereço do seu hotel. Outra opção é o site MuoversiaRoma. Esse site tem um app que pode ser super útil enquanto você se desloca pelo labirinto que é o centro histórico de Roma. Eu mesma já me perdi fazendo trajetos que fazia diariamente, bastava desviar um pouco e a perdição começava.

Uma vez na Piazzale Garibadi sugiro passear um pouco pelo local. Como você já estará no Trastevere depois tome o ônibus 115 (direção Largo Fiorentini) e desça na parada Mameli. A partir desta parada, caminando 350 metros, você estará no coração do Trastevere: na Piazza Santa Maria in Trastevere.

Piazza Santa Maria in Trastevere

Piazza Santa Maria in Trastevere

A praça e arredores por si só já valem a visita porém não deixe de visitar a Basílica homônima. Nela, os mosaicos são o destaque.

Basílica Santa Maria in Trastevre - Fachada

Basílica Santa Maria in Trastevere – Fachada

Além de ser conhecida pelos restaurantes típicos, pela sua vida boêmia e pela arquitetura de suas ruelas, as igrejas no Trastevere também possuem grande interesse turístico. São todas igrejas muito antigas e com muita história.

Basílica Santa Maria in Trastevre - Interior

Basílica Santa Maria in Trastevre – Interior

Depois de conhecer a praça e a basílica curta as ruas do Trastevere. Gosto muito desta proposta de trajeto que encontrei em um site de um B&B localizado no Trastevere.

Ruelas do Trastevere

Ruelas do Trastevere

Ruas do Trastevere

Ruas do Trastevere

Seguindo o passeio proponho que caminhe até a a igreja Santa Maria in Cosmedan e conheça a famosa Bocca della Veritá; para fazer esse trajeto sugiro que utilize a ponte da Isola Tiberina.

Ilha/Isola Tiberina (fonte: italyrome.info)

Ilha/Isola Tiberina (fonte: italyrome.info)

Depois de conhecer a Basílica atravesse de volta ao Trastevere pela Ponte Palatino e pegue a Via dei Vascellari. Dessa forma você chegará até a igreja de Santa Cecilia in Trastevere, mais uma jóia do bairro. Não deixe de conhecer a basílica, nela encontra-se a estátuta do martírio de Santa Cecília. A sua cripta também é linda e vale os poucos euros cobrados para conhecê-la.

Ao lado da igreja fica o restaurante Roma Sparita, famoso pelo cacio e pepe servido no cestinho de parmesão.

Cacio e Pepe (foto: romasparita.com)

Depois de conhecer esta igreja sugiro que você retorne até a Viale di Trastevere. Aqui você pegará o Tram em direção ao Testaccio. Pegue a linha 8 (na direção Casaletto) e ande por quatro paradas até a parada Trastevere/Pascarella de lá caminhando por uns 10 minutos você estará no coração da vida boêmia do Testaccio.

A sugestão aqui é caminhar sem compromisso observando a movida do bairro enquanto você procura um lugar para aperitivo e/ou para o jantar.

SUGESTÕES PARA ALMOÇO, CAFÉ, GELATO, APERITIVO E JANTAR

Muitos locais sugeridos aqui no blog ficam abertos para almoço então posso surgir a Da Enzo al 29 e a Roma Sparita (próximos a Santa Cecilia in Trastevere) e a pizzaria Dar Poeta (mais próxima a Santa Maria in Trastevere). Esses locais também são minhas sugestões para o jantar no Trastevere. São todos restaurantes típicos que serevem comida romana. Caso você queira propostas diferentes tem o Glass Hostaria e o Taste Tevere Km Zero.

Trastevere - Trattorias

Trastevere – Trattorias

Para um bom gelato no Trastevere recomendo a Fatamorgana e a Fior de Latte. No Testaccio as dicas para jantar são a pizzaria Da Remo, o Da Felice e o Acqua e Farina.

SUGESTÕES de passeios adicionais

A Villa Farnesina, o Giardino degli Aranci, a Piramide de Caio Cestio, a Basilica San Paolo Fuori Mura e o Eataly são locais próximos a esse intinerário que podem ser visitados caso você deseje fazer alguma mudança no roteiro.

comentários sobre esse dia de roteiro e relação com outros dias 

  • Caso tenhas a intenção de fazer o roteiro completo até o quinto dia podes optar por ir ao Testaccio na noite do terceiro dia e deixar o jantar no Trastevere para o dia dedicado ao bairro. No entanto, caso tenhas poucos dias em Roma não deixe de ir uma noite ao menos ao Trastevere.
  • A Basilica Santa Maria in Cosmedan e a Bocca della Veritá ficam um pouco afastados do Trastevere e mais próximos ao ghetto ebraico no centro histórico, eles também se encaixariam bem no terceiro dia do roteiro.

mapa dos pontos de interesse deste dia de roteiro

Anúncios

3 comentários sobre “Roteiro em Roma – Quinto dia: Trastevere e Testaccio

  1. Ligia Jacome Formiga disse:

    Boa tarde Michele. Belo post! Parabens! Gostaria de saber se eh possivel chegar a pe no Trastevere ( Fica perto de qual bairro de Roma? Ou o local mais perto eh o Vaticano? Nao me localizei! Abs. Ligia

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Ligia, tudo bem? É possível chegar a pé sim. Se você estiver no centro histórico as áreas da Pizza Navonna, Campo dei Fiori e Ghetto são bem próximas.

      No post sobre o segundo dia do roteiro em Roma explico como chegar no Trastevere caminhando a partir do centro, irei aproveitar e colocar a informação neste post aqui também. O Vaticano e Arredores é um pouco mais longe, dependendo do local 25 min caminhando.

      Mais uma vez muito obrigada pela visita e pelo feedback! Abbracci!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s