Roteiro em Roma – Quinto dia: Trastevere e Testaccio

Finalmente tirando do papel o roteiro sugerido para o quinto dia do roteiro de sete dias em Roma; a sugestão aqui é fazer um mix entre dois bairros que além de próximos são alguns dos bairros mais boêmios da cidade.

Como no segundo dia do roteiro sugiro que você jante no Trastevere, irei começar esse roteiro pelo Trastevere e finalizá-lo no Testaccio. Sugiro começar pelo ponto alto do Trastevere, no Gianicolo. A colina do Gianicolo foi o local onde Garibaldi e seus garibaldinis lutaram pela independência de Roma em 1849. Mais tarde, em 1883, o local foi transformado em um parque público.

Gianicolo - Estátua Homenagem Garibaldi

Gianicolo – Estátua Homenagem Garibaldi

Gianicolo - parque e bustos em homenagem aos garibaldinis

Gianicolo – parque e bustos em homenagem aos garibaldinis

É um ótimo local para passear um pouco e observar a cidade do alto. A vista do centro histórico de Roma a partir da Piazzale Garibaldi é muito bonita. A vista do Vaticano (foto abaixo) também.

Gianicolo - vista

Gianicolo – vista

O ônibus 870 leva você até lá no entanto, a menos que você já esteja nos arredores, você dificilmente vai conseguir chegar com somente um ônibus. Dessa forma primeiro pegue um ônibus que leve você até a Piazza della Rovere e de lá pegue o ônibus 870 no sentido da Piazzale Garibaldi. Até a Piazza della Rovere você pode ir com as seguintes as linhas de ônibus 46 e 64 que saem da Piazza Venezia e de Termini, respectivamente.

Verifique nesse link aqui , no item “Calcola Percurso”qual a melhor forma de chegar de acordo com o endereço do seu hotel. Outra opção é o site MuoversiaRoma. Esse site tem um app que pode ser super útil enquanto você se desloca pelo labirinto que é o centro histórico de Roma. Eu mesma já me perdi fazendo trajetos que fazia diariamente, bastava desviar um pouco e a perdição começava.

Uma vez na Piazzale Garibadi sugiro passear um pouco pelo local. Como você já estará no Trastevere depois tome o ônibus 115 (direção Largo Fiorentini) e desça na parada Mameli. A partir desta parada, caminando 350 metros, você estará no coração do Trastevere: na Piazza Santa Maria in Trastevere.

Piazza Santa Maria in Trastevere

Piazza Santa Maria in Trastevere

A praça e arredores por si só já valem a visita porém não deixe de visitar a Basílica homônima. Nela, os mosaicos são o destaque.

Basílica Santa Maria in Trastevre - Fachada

Basílica Santa Maria in Trastevere – Fachada

Além de ser conhecida pelos restaurantes típicos, pela sua vida boêmia e pela arquitetura de suas ruelas, as igrejas no Trastevere também possuem grande interesse turístico. São todas igrejas muito antigas e com muita história.

Basílica Santa Maria in Trastevre - Interior

Basílica Santa Maria in Trastevre – Interior

Depois de conhecer a praça e a basílica curta as ruas do Trastevere. Gosto muito desta proposta de trajeto que encontrei em um site de um B&B localizado no Trastevere.

Ruelas do Trastevere

Ruelas do Trastevere

Ruas do Trastevere

Ruas do Trastevere

Seguindo o passeio proponho que caminhe até a a igreja Santa Maria in Cosmedan e conheça a famosa Bocca della Veritá; para fazer esse trajeto sugiro que utilize a ponte da Isola Tiberina.

Ilha/Isola Tiberina (fonte: italyrome.info)

Ilha/Isola Tiberina (fonte: italyrome.info)

Depois de conhecer a Basílica atravesse de volta ao Trastevere pela Ponte Palatino e pegue a Via dei Vascellari. Dessa forma você chegará até a igreja de Santa Cecilia in Trastevere, mais uma jóia do bairro. Não deixe de conhecer a basílica, nela encontra-se a estátuta do martírio de Santa Cecília. A sua cripta também é linda e vale os poucos euros cobrados para conhecê-la.Ao lado da igreja fica o restaurante Roma Sparita, famoso pelo cacio e pepe servido no cestinho de parmesão.

Cacio e Pepe (foto: romasparita.com)

Depois de conhecer esta igreja sugiro que você retorne até a Viale di Trastevere. Aqui você pegará o Tram em direção ao Testaccio. Pegue a linha 8 (na direção Casaletto) e ande por quatro paradas até a parada Trastevere/Pascarella de lá caminhando por uns 10 minutos você estará no coração da vida boêmia do Testaccio.

A sugestão aqui é caminhar sem compromisso observando a movida do bairro enquanto você procura um lugar para aperitivo e/ou para o jantar.

Sugestões para almoço, café, gelato, aperitivo e jantar:

Muitas locais sugeridos aqui no blog ficam abertos para almoço então posso surgir a Da Enzo al 29 e a Roma Sparita (próximos a Santa Cecilia in Trastevere) e a pizzaria Dar Poeta (mais próxima a Santa Maria in Trastevere). Esses locais também são minhas sugestões para o jantar no Trastevere. São todos restaurantes típicos que serevem comida romana. Caso você queira propostas diferentes tem o Glass Hostaria e o Taste Tevere Km Zero.

Trastevere - Trattorias

Trastevere – Trattorias

Para um bom gelato no Trastevere recomendo a Fatamorgana e a Fior de Latte.

No Testaccio as dicas para jantar são a pizzaria Da Remo, o Da Felice e o Acqua e Farina.

sugestão de Passeios adicionais

A Villa Farnesina, o Giardino degli Aranci, a Piramide de Caio Cestio, a Basilica San Paolo Fuori Mura e o Eataly são locais próximos a esse intinerário que podem ser visitados caso você deseje fazer alguma mudança no roteiro.

Relação com outros dias do roteiro de sete dias em roma

Caso tenhas a intenção de fazer o roteiro completo até o quinto dia podes optar por ir ao Testaccio na noite do terceiro dia e deixar o jantar no Trastevere para o dia dedicado ao bairro. No entanto, caso tenhas poucos dias em Roma não deixe de ir uma noite ao menos ao Trastevere.

A Basilica Santa Maria in Cosmedan e a Bocca della Veritá ficam um pouco afastados do Trastevere e mais próximos ao ghetto ebraico no centro histórico, eles também se encaixariam bem no terceiro dia do roteiro.

mapa dos os pontos de interesse deste dia de roteiro

2 comentários sobre “Roteiro em Roma – Quinto dia: Trastevere e Testaccio

  1. Ligia Jacome Formiga disse:

    Boa tarde Michele. Belo post! Parabens! Gostaria de saber se eh possivel chegar a pe no Trastevere ( Fica perto de qual bairro de Roma? Ou o local mais perto eh o Vaticano? Nao me localizei! Abs. Ligia

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Ligia, tudo bem? É possível chegar a pé sim. Se você estiver no centro histórico as áreas da Pizza Navonna, Campo dei Fiori e Ghetto são bem próximas.

      No post sobre o segundo dia do roteiro em Roma explico como chegar no Trastevere caminhando a partir do centro, irei aproveitar e colocar a informação neste post aqui também. O Vaticano e Arredores é um pouco mais longe, dependendo do local 25 min caminhando.

      Mais uma vez muito obrigada pela visita e pelo feedback! Abbracci!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s