América do Sul, Brasil, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, São Paulo, São Paulo

Pizzarias estilo napolitano para conhecer em São Paulo

Esse é mais um post diferente, que teve muita influência da quarentena. Provamos quase todas as pizzas “estilo napolitano” que eram passíveis de entrega na nossa casa em São Paulo, e depois de tanto conhecimento “ingerido” resolvi compartilhar as calorias aqui com vocês 🙂

Acho que nem preciso dizer o quanto fico feliz em ver tantas pizzarias que seguem o estilo napolitano na cidade. Parece que foi ontem que voltei da Itália e pensava com desespero: Quando será que irei comer uma pizza napolitana ou um gelato italiano novamente?

E qual não foi a minha surpresa ao ver que desde então ambos tem sido muito bem representados não só em São Paulo mas no Brasil como um todo 😊

Antes de continuar acho importante abrir um parágrafo para falar sobre o estilo de pizza napolitana e sobre a pizza napolitana vera/verace.

A pizza napolitana vera ou verace é um selo atribuído pela Associazione della Verace Pizza Napoletana, a AVPN. As pizzarias que seguem as regras da AVPN são agraciadas com o certificado. Em São Paulo temos algumas pizzarias que possuem esse selo e também tantas outras que seguem o estilo e oferecem pizzas da mesma qualidade mas que não são certificadas.

Segundo a APVN para que uma pizza seja considerada napolitana ela tem que atender à critérios que dispõe sobre o tamanho e espessura da pizza e da borda, sobre quais ingredientes podem ser utilizados, sobre a origem dos ingredientes, sobre a forma de preparo da massa assim como sobre o local (forno), temperatura e tempo de preparo da mesma.

Essas regras (que são muitas) podem ser encontradas na íntegra nesse link aqui. Uma informação importante e que as regras dispõem apenas sobre duas pizzas especificas, a Marinara e a Margherita (foto abaixo).

Pizzas Margherita e Marinara – foto: Baco Pizzaria

Ter um selo é sem dúvida sinônimo de qualidade, porém não o possuir não indica o contrário (muito pelo contrário…risos). Seguir o estilo significa forno a lenha, temperatura adequada, massa feita a partir de fermentação natural, uso de excelentes ingredientes, pizza em tamanho individual e sem exagero nos ingredientes. Aqui a massa é a rainha!

Como apenas dois sabores são elegíveis ao selo; se quiser provar uma das pizzas clássicas recomendo que o façam nas que possuem o selo assim você pode inclusive ter uma base de comparação.

Pizzarias Napolitanas em São Paulo

Na lista abaixo você vai encontrar pizzarias certificadas e outras não. Coloquei em ordem alfabética porque é praticamente impossível ordenar por preferência, todas são muito boas, cada uma ao “modo suo”.

430 Gradi

O nome da Pizzaria se refere à temperatura média do forno à lenha para que uma vera pizza napolitana seja assada em segundos, essa é uma das regras da APVN.  A 430 Gradi tem o selo de pizza verace!

Pizzaria 430 Gradi – foto: divulgação

A notícia boa é que a 430 gradi nasceu no interior e está expandindo para o interior então é possível encontra-la em várias cidades. Eu recentemente provei e aprovei a pizza a da filial e Bauru.

A Pizza da Mooca

Sou fã da A Pizza da Mooca, ela vive no meu coração e nos meus stories. Além da pizza ser divina o local tem uma pegada moderna. Adoro o salão e a localização original no italianíssimo bairro da Mooca. Sempre levo quem vem nos visitar de fora lá, encaixa super bem em um roteiro por Sampa. Ela existe desde 2011, mas eu demorei a descobrir então bora compartilhar!

Pizzas da Pizza da Mooca – foto: vaiterjanta.com.br

Carlos Pizzaria

Eleita por inúmeras vezes a melhor pizzaria da cidade a Carlos além de um lugar para ver e ser visto e também o lugar para provar uma boa pizza. Diversos sabores, alguns inusitados com limão e tangerina e muitos ingredientes de qualidade fazem dela uma pizzaria top! Vale a espera, já enfrentei mais de uma hora de fila por lá!

Pizza Dona Bela da Carlos Pizzaria – foto: divulgação

Ciao

Ciao! Que nome perfeito, direto ao ponto e muito feliz. A primeira vez que provei essa delícia foi por incentivo da minha irmã, em Porto Alegre, onde tudo começou.

Hoje em dia tem filial em Sampa onde antes funcionava a também excelente Napoli Centrale e também em Gramado e Santa Maria no RS. A Ciao é mais uma que detem o certificado de vera pizza napoletana.

A Ciao está localizada no Mercado de Pinheiros, um outro lugar que merece uma visitinha seja você é de São Paulo ou não.

Deveras

A Deveras recentemente desbancou a Carlos como melhor Pizzaria de São Paulo. Eu a conheci tem pouco tempo e já xonei. Ela tem 2 anos de inauguração, já faz muito sucesso e não é à toa.

Leggera

A Leggera tem lugar especial no meu coração, abriu logo que voltei de Roma e justo no meu bairro. Ainda era difícil acreditar que tinha uma vera pizza napoletana ao lado de casa. Um luxo na época! A pizzaria é certificada pela AVNP.

Leggera Pizzaria – foto: divulgação

Marias e Clarices

A Marias e Clarices me conquistou pela pegada diferente e com seus sabores inusitados. Começa com o nome, uma homenagem às mulheres e culmina na massa de excelente qualidade fermentada com chopp artesanal, segundo eles “uma combinação de farinha italiana, malte e lúpulo”.

Com certeza além da linha de pizza napolitana eles seguem a linha italiana de harmonização da pizza com a bebida correta, que no caso é a cerveja. 😊

Pizza Marias & Clarices da Maria & Clarices (pancetta, brie, figo e mel de laranjeira) – foto: divulgação

QT Pizza Bar

A QTPizza Bar vai além das napolitanas e oferece drinks caprichados e entradinhas maravilhosas para acompanhar. O local com uma pegada industrial e em pleno jardins vale a visita.

Rossopomodoro

Rossopomodoro por Rossopomodoro: “Siamo la più grande catena di pizzerie napoletane nel Mondo, punto di riferimento della vera pizza e cucina napoletana. E siamo napoletani!

Embora os italianos prefiram as pizzarias pequenas, de bairro, a Rossopomodoro por lá é unânime mesmo sendo uma grande rede. Quer provar? Então faça uma visita ao Eataly São Paulo onde existe uma filial especialmente criada para a parceira com o Eataly.

Ah, esse é mais um lugar da cidade que deve estar no roteiro de quem está planejando uma visita à São Paulo.

We Pizza

A We Pizza é um pequeno local na Vila Nova Conceição, pequeno em espaço, grande em sabor. Eles dizem seguir o estilo italiano mas sem dúvida é o napolitano que impera por lá.

Pizza da We Pizza, #wearemadeofmammamia – foto: divulgação

Curiosidades sobre Pizza na Itália:

  • O local chama pizzeria e não pizzaria;
  • Existe uma disputa interna pelo melhor estilo, se napolitano ou romano;
  • Existem outro formato que não os redondos, como a pinse e a pizza al taglio;
  • É bem comum almoçar pizza;
  • Come-se pizza com as mãos;
  • Harmoniza-se com cerveja e não com vinho.

E aí, gostou da nossa seleção? Se sim, curte e compartilha com os amigos. Quem não gosta de uma boa pizza com direito a uma viagem gastronômica pela Itália.

Conhece alguma pizzaria que segue o estilo e não está na nossa lista? Compartilha aqui com a gente, iremos adorar conhecer!

Quer ver mais imagens das nossas pizzarias e sabores favoritos não só em Sampa e não só estilo napolitano? Veja nosso destaque no insta.

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s