Alemanha, Berlim, Europa, Potsdam

Potsdam e Sanssouci – Palácios e Jardins perto de Berlim

E se eu te dissesse que a menos de uma hora de Berlim, em uma cidade chamada Potsdam, existe um Parque de Palácios e Jardins? Você acreditaria? Um palácio aqui e outro ali já tinha visto, mas um lugar que concentra tantos palácios e jardins foi a primeira vez. Incrível não?

Palácio Sanssouci e o Jardim de vinhas
Palácio Sanssouci e o Jardim de vinhas

Então, se você vai a Berlim e quer conhecer um lugar do gênero esse post é pra você. Adiei escrevê-lo devido a pandemia do corona vírus mas agora que a Alemanha está recebendo turistas brasileiros vacinados (atenção: somente 15 dias depois da segunda dose ou dose única) acho que já está mais do que na hora de voltar a escrever sobre a Europa.

Potsdam, também conhecida como Cidade Imperial é uma pequena cidade, distante 50 minutos em trem de Berlim, conhecida pelos seus famosos castelos e jardins da época prussiana. Esses palácios foram construídos na época de Frederico, o Grande no século 18 e posteriormente expandidos, no século 19, por Frederico Guilherme IV.

O Que Visitar em Potsdam

A atração principal é o Palácio Sanssouci que fica dentro do Parque Sanssouci. O palácio Sanssouci era a residência de verão de Frederico, o Grande.

Palácio Sanssouci
Palácio Sanssouci

O palácio rivaliza com Versailles na França, porém é bem menor e possuí apenas um pisco. Mas sua área verde e seus jardins são lindos. O jardins com as videiras, na primeira foto, impressiona bastante.

Jardins em Sanssouci
Jardins em Sanssouci

Ao lado do palácio encontra-se a Galeria de Pinturas, o primeiro museu independente construído na Alemanha. O local é pequeno e a visita rápida, mas as obras impressionam.

Galeria de Pinturas
Galeria de Pinturas

A New Chamber era o palácio para as visitas e próximo a ela fica o Moinho Histórico.

New Chambers
New Chambers

Caminhando um pouco além do palácio Sanssouci se chega o Palácio do Laranjal (Orangerie).

Palácio do Laranjal - Orangerie - e seu jardim siciliano
Palácio do Laranjal – Orangerie – e seu jardim siciliano

Caminhando além do Orangerie se chega até Belvedere on the Klausberg.

Caminho do Laranjal até o Belvedere
Caminho do Laranjal até o Belvedere

Distante 30 minutos de caminhada de Sanssouci, pela rota para pedestres, encontra-se o Palácio Novo (Neues Palais), onde está localizada a Universidade de Potsdam e mais adiante o Palácio do Patio de Charlotte (Charlottenhof).

Como foi nossa visita Sanssouci

Visitamos quase todas as atrações acima (interior inclusive) com exceção das três ultimas. Ficamos em torno de 5 horas no parque, até às 17, quando a maioria dos locais fechavam para visitação. Nosso almoço foi super rápido, comemos um lanche que compramos na estação ferroviária e aproveitamos o visual dos jardins para fazer uma “boquinha” rápida e não perder tempo 😉

Às 17 horas pegamos o ônibus do parque e retornamos à cidade de Potsdam. Tomamos um café e passeamos pela cidade para conhecer seus atrativos turísticos como Holländisches Viertel, uma rua com casas estilo holândes e também o Portão da cidade de Potsdam.

Como fomos até Potsdam

Fizemos um bate e volta à Potsdam a partir de Berlim. Fomos e voltamos de trem. Fizemos uso do passe turístico Berlim Welcome Card. Compramos o Berlim Welcome Card antes mesmo de chegar em Berlim e retiramos no aeroporto. Como sabíamos que precisaríamos nos deslocar do aeroporto até o hotel, pela cidade durante 6 dias e também até Potsdam optamos pela compra do Berlim Welcome Card zona ABC de 6 dias. Na época pagamos 46 euros.

Esse passe é muito conveniente para quem tem foco em se deslocar pela região (aeroporto de Schönefeld e Potsdam inclusive) porém ele não tem atrações turísticas incluídas, apenas desconto nas atrações. Existe uma versão “all inclusive” que inclui atrações então avalie sua necessidade e qual cartão será o melhor para você.

Recomento muito que você avalie as opções de transporte público e passes antes de chegar em Berlim, só o transporte do aeroporto ao seu hotel, se for em formato avulso, pode custar quase o valor da metade do passe.

Saimos de Berlim da estação de trem mais conveniente para a gente e fomos até a estação ferroviária de Potsdam.

Estação Ferroviária em Potsdam

Uma vez na estação ferroviária de Potsdam você pode pegar um ônibus que o levará até o parque Sansoucci. A partir do parque Sanssouci você pode acessar as atrações caminhando e/ou mesmo fazendo uso do ônibus que o levará até lá. O ônibus também estava incluído em nosso passe.

Nós fizemos um mix, caminhamos até o Belvedere porém para chegar até o Palácio Novo e para voltar utilizamos o ônibus.

Minha recomendação é que você verifique bem os horários dos ônibus e horários de visita dos palácios que quer conhecer para que consiga visitar tudo aquilo que deseja.

Os horários de abertura são restritos no inverno, alguns fecham em determinados dias da semana e também acontece de estarem em obras e não poderem ser visitadas. Melhor saber disso antes não é mesmo?

Assim como a gente recomendo que leve um lanche para um almoço rápido, se for verão não esqueça da agua e do protetor. Use calçados confortáveis.

Pagamos 15,20 euros por pessoa, ao invés de 19 euros devido ao Berlim Welcome Card. Compramos o ingresso Sanssouci+.

Aqui nesse link você consegue verificar os tickets disponíveis, valores originais e com desconto, quais atrações estão incluídas assim como horários de visitação das atrações.

Fizemos uma visita de um dia. Ela foi rápido e conseguimos ter uma visão geral do lugar, dos principais palácios e da cidade, se você gosta de explorar com calma recomendo dormir uma noite.

Caso você queria ir em grupo pode contratar um passeio que faz basicamente o mesmo trajeto porém em grupo e com guia. Clica na imagem abaixo e dá uma conferida.

Mapa de Potsdam/Sanssouci

Acesse esse link do TripAdvisor para ter uma ideia espacial das atrações e também ver outros atrativos da cidade que infelizmente nós não conseguimos visitar.

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s