Como ir de Bratislava a Viena (de ônibus e trem)

Aqui no blog temos um post sobre Budapeste e Bratislava que faz bastante sucesso. As pessoas que acessam esse post pesquisam, principalmente, sobre como se deslocar entre Bratislava e Budapeste e vice-versa. O Aeroporto de Bratislava é um excelente hub para quem quer viajar barato pelo Leste Europeu, tudo isso porque a RyanAir, cia aérea low-cost europeia, opera inúmeros voos de/para o aeroporto de Bratislava. Então, quando decidi passar um final de semana com meus pais em Viena, não pensei duas vezes: voei até Bratislava e de lá fui à Viena.

Aeroporto de Bratislava (fonte aeroporto)

Esse post irá detalhar as duas formas que utilizei para fazer o traslado entre Brastislava e Viena a ida em ônibus com a FlixBus e a volta de Trem com a cia ferroviária Austríaca.

Transfer de Ida (Bratislava – Viena) – De ônibus com a FlixBus

Para o trajeto de ida optei pelo ônibus pelo fato de ele partir direto do Aeroporto de Bratislava até o centro de Viena. O operador do trajeto chama FlixBus. Comprei esses tickets juntamente com o nosso aéreo no próprio site da RyanAir, no entanto, caso você não voe de RyanAir pode comprar direto no site deles. O valor deste transfer foi de 8,75 EUR por pessoa.

O processo de compra foi rápido, assim como o recebimento dos e-tickets. Os vouchers não precisaram ser impressos e continham informação sobre a Cia, a parada de ônibus e os horários de viagem.

Os horários são bastante convenientes. Esperamos em torno de 30 minutos até que o ônibus chegasse, foi melhor do que ir até o centro de Bratislava para pegar o trem, tenho certeza que demoraríamos mais tempo, observem as pegadinhas no meu relato logo abaixo.

A viagem foi tranquila, fizemos várias paradas pelo caminho, inclusive no centro de Bratislava. Meus pais adoraram, não conheciam a cidade e fizeram praticamente um e city-tour (coisa antiga isso, não?). Mesmo com as paradas a viagem transcorreu dentro do tempo estimado (1 hora e 20 minutos).

O ônibus era muito confortável, tinha Wi-Fi gratuito (que funcionava muito bem) e, tomadas para carregar os aparelhos.

Descemos em Viena Erdberg, local que possui conexão com o metro. Em menos de 15 minutos já estávamos no nosso AirBnb. Mais detalhes sobre esse final de semana em Viena, em breve 😉

Transfer de Volta (Viena – Bratislava) – De Trem com cia. Ferroviária Austríaca

Como nossa volta não era direto para o aeroporto e sim para um hotel próximo a ele resolvemos ir de trem de Viena para Bratislava. Nosso voo seria somente no outro dia às 06 da manhã e por esse motivo optamos por dormir no Hotel NH do Aeroporto de Bratislava, adorei o hotel, depois irei fazer um post sobre ele. Recomendo muito!

Para pegarmos o trem em Viena fomos até a estação Wien Hauptbahnhof. Essa estação foi toda remodelada e possuí inúmeros serviços, você não sabe se está em uma estação de trem ou em um shopping center. Linda! Usamos a própria maquina para comprar as passagens, tudo muito fácil e rápido. Cada bilhete custou 9,9 euros. Compramos o bilhete específico para os trens regionais – mais baratos. Como não conseguíamos identificar no telão quais eram os regionais, pedimos informação e, para nossa surpresa, nos disseram que todos os trens com destino a Bratislava eram regionais (vai entender, ainda bem que compramos essa opção). Para comprar com antecedência e verificar os horários acesse o site da Oebb. Existem muitos trens que conectam ambos os destinos, não existe uma necessidade de comprar com antecedência.

A viagem de trem foi tranquila, é mais confortável porque você tem mais espaço, pode ficar em pé e anda em linha reta o tempo todo, porém, não tinha wi-fii 😦 Desde junho, graças aos novos acordos de roaming da U.E., comprar um chip e utilizar o roaming nas viagens pela Europa ficou bem mais fácil. Mas eu senti falta, minha viagem foi em maio.

Chegamos pela estação ferroviária Bratislava-Petrzalka e logo descobrimos que teríamos que ir até outra, chamada Hlavna Stanica, para então pegar o ônibus (nro 61) que nos levaria até o hotel.

Depois de decifrar o mapa em frente a parada de ônibus e de pegar 2 vezes o mesmo ônibus (risos) chegamos ao nosso destino. Perrengue e tempo perdido.  Lembro que tivemos a mesma dificuldade na primeira vez, a comunicação é difícil e os motoristas de ônibus nada solícitos (ao menos não conosco).

Pior foi descobrir que poderia ter comprado o trem direto para a estação Hlavna Stanica (que aliás é muito caída, não se assuste) e que também existia um tram que ligava ambas as estações e que não o vimos. Comédia!

Então fica a dica: estude o mapa do transporte público melhor antes de viajar, não faça como eu! Subestimei Bratislava porque já tinha estado lá.

Ah, nas próprias paradas de ônibus você encontrará máquinas para comprar o ticket. Compramos um passe de 24 horas, que nos custos 1,75 euros.

Maquina Transorte Publico em Bratislava

Bom, espero poder contribuir para a organização do seu próximo transfer em Bratislava. Agora você é que decide: vai de ônibus ou trem?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s