América do Sul, Durazno, Trinidad, Uruguai

Durazno – um passeio pelo interior do Uruguai

Durazno foi a terceira cidade do Uruguai na qual paramos durante nosso primeiro dia de road trip pela Costa Oeste do Uruguai. Durazno não esta exatamente na costa oeste, está mais para o centro do Uruguai, no entanto ela estava próxima da nossa porta de entrada desta viagem, a Ruta 5 e estrategicamente localizada entre as cidades de Tacuarembo (onde paramos para almoço) e Trinidad (que seria nossa próxima parada para o pernoite). Dessa forma, Durazno foi um escolha ótima para uma visita/café rápido e para dar aquela esticada nas pernas.

Durazno – Plaza Sarandi

Durazno nos surpreendeu muito! Nosso objetivo principal, que era tomar um bom café, foi atendido logo que entramos na cidade quando demos de cara com a confeitaria La Catalana. Ela fica em Durazno, uma pequena cidade de 35 mil habitantes mas poderia estar em Paris e, o principal, doces com o melhor doce de leite do mundo: o uruguaio. Bom, eu sei que esse assunto é controverso, mas em termos de doce de leite eu acho que nenhum outro país bate o Uruguai! Ah, e o café era Illy o que já é um selo de qualidade.

Durazno – La Catalana

Saimos da “Panadería y Confitería La Catalana” e fomos caminhar pelo centro da cidade. Nossa primeira parada foi a Praça/Plaza Sarandi.

Durazno – Plaza Sarandi

É impressionante como as praças do Uruguai são bem cuidadas e realmente servem como ponto de entretenimento para a população. Naquela tarde a praça estava cheia de famílias enquanto as crianças brincavam os adultos tomavam seu “mate”.

Ao redor da praça os antigos casarões – sempre bem cuidados e muitas vezes modernizados – também impressionam. Nesse aspecto também acho que o Uruguai ganha pontos, o país preserva muito bem seus prédios históricos.

Durazno – Casarao antigo na Plaza Sarandi

Também a redor da praça está localizado o centro de informações turísticas. Ele fica dentro de uma galeria chamada “Galeria dos Artesões”. Nesse local ficam algumas de artesanato.

A menina do centro de informações turísticas foi muito simpática. Ela tinha acabado de visitar minha cidade natal no Brasil então conversamos um pouco sobre as diferenças entre os países. Além de receptiva ele me deu folders sobre o que fazer pela cidade e dicas do que visitar, achei tudo muito bem organizado para receber o turista.

Durazno – Centro Informacoes Turisticas

Seguindo a dica dela fomos até a Praça/Plaza Independencia, quase toda a cidade do Uruguai tem uma praça com esse nome e uma rua chamada 18 de Julio (data da independência). São sempre boas referências se você não souber onde ir.

Durazno – Plaza Independencia – Monumento

Na Praça Independência visitamos a Igreja São Pedro e passamos em frente ao Museu Casa de Rivera e a Delegacia de Polícia.

Durazno – Plaza Independencia – Igreja Sao Pedro
Durazno – Plaza Independencia – Antiga residencia atual Delegacia de Policia
Durazno – Plaza Independencia – Museu Casa Rivera

Seguimos nosso passeio pela Rua 18 de Julho. A rua é um misto de lojas uruguaias, argentinas, loja de serviços e restaurantes. Muito bem cuidada ela possuí uma calçada mais larga para os pedestres.

Durazno – predio historico convertido em agencia bancaria
Durazno – Rua 18 Julio

Nosso passeio final foi uma parada no Café Sorocabana, queríamos conhecer o ultimo café desta rede que por muitos anos foi sinônimo de café no Uruguai.

Durazno – Cafe Sorocabana

Durazno também tem outras duas atrações que são famosas e que não conhecemos. O Bioparque com seu Zoo e o Camping 33 Orientales com sua Playa El Sausal. Clique nesse link aqui para conhecer uma pouco mais sobre essas atrações.

Playa el Sauzal – fonte – intendencia de Durazno

As horas que passamos em Durazno foram muito agradáveis. Não nos hospedamos na cidade porque  já tinhamos uma reserva no Hotel Gran Flores em Trinidad. Mais detalhes sobre onde nos hospedamos nesse link aqui.

Se você quiser passar a noite em Durazno ma boa opção parece ser o Hotel Santa Cristina. Ele fica afastado da cidade mas parece interessante para fazer uma dobradinha entra a vida urbana e rural do Uruguai.

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s