O que fazer em Ouro Preto – Roteiro do Primeiro dia de viagem

Nesse post pretendo relatar como foi nosso primeiro dia de viagem/passeio em Ouro Preto. Serão dicas de atrações, hotéis e restaurantes em Outro Preto. Nesse outro post aqui, contei sobre o planejamento da viagem, sobre o hotel onde nos hospedamos e fiz um resumo do roteiro que fizemos dia a dia nos três dias de viagem. Recomendo que o leia antes de ler esse post.

Nosso primeiro dia não começou muito cedo. Na parte da manhã nos deslocamos de São Paulo à Belo Horizonte e depois de BH à Ouro Preto. Logo ao chegarmos na cidade avistamos a Igreja São Francisco de Paula e decidimos fazer um pit-stop ali antes de irmos ao hotel; foi bom porque essa igreja fica mais afastada do centro e chegar até ela sem o carro seria cansativo.

Igreja São Fancisco de Paula

Igreja São Fancisco de Paula (foto: brasil.gov.br)

Justamente em função da localização, no alto, ela tem uma vista muito bonita da cidade. Peninha são os fios de alta tensão por todos os lados…hehe. A igreja é muito simples; por ser na ordem de São Francisco seu interior não pode ser comparado às demais igrejas luxuosas que existem pela cidade. Não pagamos nada para entrar então deixamos uma pequena contribuição por pessoa.

Vista de Ouro Preto da Igreja São Fancisco de Paula

Vista de Ouro Preto da Igreja São Fancisco de Paula

Chegamos no nosso hotel (Solar do Rosário) próximo ao horário do almoço. Como o quarto não estava liberado optamos por fazer um almoço rápido e sair para conhecer a cidade. Almoçamos em um local muito simples, mais um local que vende doces e queijos mineiros do que um restaurante. O local chama-se Garapinha. Apesar de muito simples e barato a comida estava boa, #comidadevó.

Do Garapinha, que fica localizado em uma das principais ruas da cidade, seguimos caminhando em direção a Praça Tiradentes. No caminho paramos para um café, no Opera Café, adoramos o local, aliás, foi por pouco que não nos hospedamos na Pousada Solar da Ópera! O café pertence a essa pousada.

Café Opera

Café Opera

Nossa primeira parada turística foi no Museu da Inconfidência, na própria Praça Tiradentes.

Praça Tiradentes

Praça Tiradentes

Adoramos o museu, de primeiro mundo! Excelente acervo, ótimas placas informativas, funcionários extremamente atenciosos que nos explicaram fatos muito interessantes. Pagamos 10 o ticket adulto e só depois vimos que existia a opção de meia-entrada para meus pais. Ficamos em torno de 1,5 horas no local.

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

Do Museu optamos por ir até duas Igrejas próximas. A primeira, colada ao museu, chamada Nossa Senhora do Carmo e a outra, um pouco mais afastada e ladeira abaixo, que segundo muitos é a mais bonita da cidade, a Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Na primeira a entrada custou 3 reais por pessoa, na segunda 10 reais o ticket adulto e 5 a meia-entrada. Gostamos muito das duas; cada uma com sua particularidade.

A Nossa Senhora do Carmo é mais simples, com um pequeno museu dentro que permitia que você fosse até o segundo andar e tivesse uma vista da cidade. Já a Nossa Senhora do Pilar um desbunde só! Muito ouro, muito luxo.

Interior Basilica Nossa Senhora do Pilar (foto: viajeaqui.abril.com.br)

Interior Basilica Nossa Senhora do Pilar (foto: viajeaqui.abril.com.br)

Infelizmente a visitamos muito rápido e eu fiquei sem fotos da fachada. Logo ao entrarmos faltavam 10 minutos para que ela fechasse e optamos por não deixar para o outro dia porque ainda tínhamos muita coisa para ver e a ida até ela tinha sido perrengue. Quem foi que disse que para baixo todo o santo ajuda? #coitadodomeujoelho

A foto acima, do interior da Basílica, é de um portal de turismo, infelizmente na maioria das Igrejas não é possível tirar fotos😦  Outra coisa importante é estar atendo aos horários das igrejas.

O ruim de descer é pensar depois que tens que subir, mas demos sorte. Voltamos por outra ladeira menos íngreme que nos deixou na boca do nosso hotel. Os degraus dessa segunda ladeira também eram bem menos acentuados então foi bem mais tranquilo.

Ladeiras de ida e volta à Basilica Nossa Senhora do Pilar

Ladeiras de ida e volta à Basilica Nossa Senhora do Pilar

Algumas ladeiras da cidade realmente assustam, não só quando se caminha mas também ao se dirigir. Em dias de chuva algumas são interditadas pois os carros derrapam e simplesmente não sobem. A dica que posso dar é de usar sapatos confortáveis, de preferência um bom tênis com anti-derrapante (nada de sapatênis), evitar carregar bolsas pesadas e o principal: não ter pressa. Como diz o italano: pian piano si va lontano!

Ladeirinha de Ouro Preto

Ladeirinha de Ouro Preto

Depois dos passeios acima optamos por ir até o nosso hotel, o Solar do Rosario. Demos entrada no quarto, fizemos um chimarrão e pedimos um pão de queijo no restaurante do hotel. #delicia Não sei se já falei aqui mas amo a combinação chimarrão e pão de queijo!

Ficamos uns 45 minutos curtindo a recepção/lobby do hotel e depois decidimos dar um tchibum na piscina térmica. Falei dela no post sobre o hotel, acesse aqui! Foi ótimo, deu aquela revigorada. Para finalizar o dia optamos por jantar no hotel. Tinha feito uma selação de restaurantes utilizando o TripAdvisor, o restaurante do hotel estava entre eles mas não estava certa se iria ou não. Como era tarde e tínhamos acordado muito cedo, não precisar encarar mais um pernada, mesmo que pequena, em direção ao centrinho foi bacana.

 Jantar Restaurante Nossa Senhora do Rosario

Jantar Restaurante Nossa Senhora do Rosario

O melhor de tudo foi o restaurante do hotel, chamado Restaurante Nossa Senhora do Rosário (mesmo nome da Igreja localizada em frente aohotel), comida típica excelente, apresentação linda, serviço e ambientes muito bons. Recomendo também! Também falei dele no post que cito inicialmente acesse aqui também.

3 comentários sobre “O que fazer em Ouro Preto – Roteiro do Primeiro dia de viagem

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s