Depois de blogar sobre a primeira viagem que fizemos com nosso bebê – que foi uma ida até Maresias e ao Hotel Amora, hoje compartilho detalhes sobre a nossa viagem de “babymoon”, na praia de Chihuahua em Punta del Este.
Nossa babymoon não foi muito planejada porque nossa gestação também não foi. Voltamos ao Brasil para passar uns meses, pretendíamos passar o final de ano com a família, finalizar uma obra no apartamento, participar de um projeto presencial no trabalho e depois voltar para a Europa mas, nesse meio tempo, engravidamos. Decidimos então que teríamos o bebê no Brasil e adiamos o plano de volta a Europa.

Como optamos por ficar no Brasil e, em função de uma gestação de alto risco devido a idade “avançada :(“, escolhemos para nossa babymoon um destino próximo e viajamos de carro. Queríamos praia sem risco de zica, dengue, etc., queríamos infra estrutura (sem congestionamentos, filas em restaurantes), queríamos gastronomia de qualidade e também um clima mais ameno pois barrigão e praia não é que combinam tanto assim, não é mesmo?
Como já tínhamos ida a Punta algumas vezes, tem dicas no blog aqui e aqui, decidimos que desta vez nos hospedaríamos fora de Punta del Este. Queríamos nos hospedar em um daquele hotéis em que a arquitetura que tem a cara do litoral uruguaio. Escolhemos então o Hotel Dalarna Sma Hotell em Chihuahua. Escolhemos o local pelo hotel e o hotel pelo local, deu match.

A Praia de Chihuahua
Fazia tempo que queríamos conhecer essa praia. Chihuahua é mundialmente conhecida por ser um destino naturista e nós estavámos curiosos pela experiência. Na realidade uma parte da praia é destinada a esse fim, o canto direito de quem chega na praia.

O nudismo não é obrigatório mas as pessoas que frequentam o local respeitam a divisão; são os passantes que normalmente usam trajes de banho. O lugar não é lotado mas a frequência também não é baixa. Quando fomos tinham muitas pessoas e de todas as tribos. De casais a grupos de amigos, gays e heteros, jovens e idosos.

A praia de Chihuahua tem uma boa infraestrutura, tem uma área para estacionamento na rua principal, um banheiro químico limpo à disposição dos banhistas, rampas de madeira para acesso a praia e um chiringuito (bar de praia), chamado Mandala Beach. Nós levamos nossa barraca de praia, cangas e afins. Recomendo que você leve a sua.

O bairro em sí ainda se desenvolve, são muito terrenos à venda e algumas construções em andamento, notei também casas há pouco construídas e novos hotéis com propostas distintas como o Undarius, focado em homens gays.
Em função disso o lugar é uma paz que só. Em termos de serviço tem um minimercado muito bom. Para comprar tantos aqueles snacks, frutas e bebidas para levar para a praia quanto itens variados para cozinhar e de limpeza se for o caso. Já escrevi em outros posts e repito aqui: a qualidade das comidas nos supermercados “encanta”. Muitas coisas frescas, medialunas quentinhas e de qualidade, comida pronta e congelada, inúmeras bebidas.

Para restaurantes e outras opções de lazer você tem que acessar as praias próximas, que ficam realmente muito próximas. Nós normalmente almoçávamos próximo à Chihuahua (em Las Solanas/Praia de Portezuelo) e no final da tarde nos deslocávamos à Punta Del Este ou à La Barra para o jantar e fim de tarde. Para dicas de restaurante nessas localidades clique nos links de cada destino. Também curtimos muito Punta del Este fomos ao Cassino, ao Porto, e a novos e já conhecidos restaurantes. Se você está indo a Punta não deixe de conferir nosso post sobre o destino, clique aqui.
De qualquer forma tenha em mente que a região toda é extremamente bem conectada. Chihuahua fica na boca da Ruta 10, chamada Interbalneária, nesta estrada existem inúmeros serviços – são postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, etc. Pela Ruta 10 são 20 quilômetros até o porto de Punta Del Este e 27 quilômetros até o balneário de La Barra (utilizando avenidas e estradas que não passam por Punta).
O Dalarna Sma Hotell
Conforme comentei acima gostamos da proposta do Dalarna e da possibilidade de nos hospedarmos em Chihuahua e resolvemos reservar esse hotel. Gostamos bastante do hotel, principalmente da arquitetura, do paisagismo, do sossego e do café da manhã 😉

A propriedade fica perto da rodovia e do aeroporto mas não fomos incomodados por nenhum barulho externo apenas pelo barulho de outros hóspedes mas que não chegaram a causar desconforto. No entanto, quando nos hospedamos a propriedade, que é pequena, devia estar com uns 50% de ocupação.

A cama era muito confortável e o banho era excelente, ducha forte e quente com opções de massagem. O quarto com decoração minimalista era relativamente amplo e arrejado, todo envidraçado e com vista para o jardim.

A área de estar do quarto eram duas cadeiras pequenas e baixas (foto abaixo) achei pequena mas como muitas vezes ficamos em quartos que nem sequer possuem área de estar encarei como um algo a mais.

Os quartos do térreo também possuem uma área externa com espreguiçadeiras com vista para o jardim, mais um plus. Ótimo para um “mate” e para aquele chill-out.

O hotel possui duas jacuzzis porém não conseguimos usá-las. Com o friozinho que fazia ao cair da noite não dava aquela vontade de encarrar a água já gelada e durante o dia quase nunca estávamos no hotel. Se a água fosse aquecida poderíamos ter desfrutado bem mais.

O hotel tem um viveiro de espécies e um jardim próprios, que ficam do outro lado da rua. Um charme a mais!


Achei que o hotel está muito bem inserido na paisagem do lugar e acaba que o complementa. Sem dúvida ficar em Chihuahua e neste hotel foi um casamento perfeito.
Seguro nas viagens terrestres, Celular/Chip PrePago/Internet e Desconto IVA no Uruguai
Também gostaria de aproveitar esse post para falar sobre Seguro de Viagem. Muitas vezes não nos damos por conta mas quando viajamos de carro viajamos sem a cobertura de um seguro de viagem. Nessas viagens sempre compro um seguro para estar garantida, acho um risco desnecessário viajar sem essa cobertura. No meu caso esta viagem ainda teve cuidado redobrado pois estava gestante. Se você for fazer uma viagem até o Uruguai ou mesmo outro país de carro, não esqueça deste “detalhe” extremamente importante.
Justamente por esta grávida e ter decidido fazer a viagem de carro e não quis correr o risco de ficar sem sinal de celular em momento algum. Já saí do Brasil com um chip pre-pago da EasySim4U habilitado e foi a melhor coisa que fiz. O Chip da EasySim4U funcionou muito bem durante toda a viagem, achei a cobertura e a velocidade da internet excelentes.
Por ultimo mas não menos importante não se esqueça que no Uruguai o turista tem o desconto IVA nos hotéis e restaurantes quando a despesa é paga no cartão de crédito/debito. No caso dos hotéis o IVA nem sequer é cobrado, é zero, no caso dos restaurantes ele abatem do valor da conta no momento do pagamento. Como o valor e as regras mudam com frequência deixo o link para o site do Turismo Uruguaio onde constam as regras.