O EATALY de São Paulo

Dos mercados gastronômicos de Lisboa diretamente para a mais nova atração turística de São Paulo: o EATALY!  Como boa italiana que sou não poderia deixar de dar meu relato sobre minha visita ao EATALY de São Paulo. Assim, esse post é dedicado ao EATALY e a todas as coisas nele que me chamaram atenção e que gostaria de dividir com os leitores do blog.

EATALY São Paulo - Interior

EATALY São Paulo – Interior

Para quem não conhece a proposta do EATALY, ele é um complexo onde você pode comprar produtos como se estivesse em um supermercado, porém também possui diversos tipos de restaurantes.

EATALY São Paulo - Mercado

EATALY São Paulo – Mercado

EATALY São Paulo - Restaurante Il Crudo

EATALY São Paulo – Restaurante Il Crudo

O SUPERMERCADO DO EATALY SÃO PAULO

Na parte do supermercado são encontrados produtos típicos italianos e também alguns brasileiros. Mas não se engane achando que ele é pequeno, dentro dele existe uma peixaria, um açougue, uma adega, uma padaria, uma área de laticínios e embutidos e também uma parte dedicada às massas frescas. Todas essas estruturas, além de venderem esses produtos diretamente ao consumidor final também são os fornecedores dos restaurantes do complexo.

O grande diferencial do EATALY é a qualidade dos produtos que são vendidos, isso, somado ao fato dos produtos ou matérias primas serem em sua maioria importados explica os preços mais salgados mas que valem cada centavo.

Em relação aos produtos gostei de muitas coisas. Vou fazer uma pequena listinha abaixo:

  • das mozzarellas divinas tanto de búfalo quanto de boi e mistas. Não deixe de experimentar eles sempre fazem degustações;
  • da variedade de massas industrializadas, todas com “trafilatura a bronzo” e com altos índices de proteína, o que confere muita qualidade ao produto;
EATALY São Paulo- Massas industrializadas de Gragnano

EATALY São Paulo- Massas industrializadas de Gragnano

  • de ter encontrado o farro, um cereal ótimo para fazer saladas frias e super nutritivo;
  • EATALY São Paulo - Cereais de La Valletta

    EATALY São Paulo – Cereais de La Valletta

  • dos vinhos italianos praticamente a preço de custo. Uma adega inteira com todo tipo de vinho e para todos os bolsos. Muito difícil, mesmo em São Paulo, encontrar essa variedade de rótulos com esses preços;
EATALY São Paulo - Vinhos Italianos (Barbera e Negroamaro)

EATALY São Paulo – Vinhos Italianos (Barbera e Negroamaro)

  • dos embutidos; adorei o fato de encontrar com facilidade o presunto cru San Danielle e não só o de Parma (segundo os italianos, e eu concordo, o San Danielle é mais “dolce”, isto é, menos salgado). Também é possível encontrá-lo em formatos diferentes, ideal para cozinhar;
EATALY São Paulo - Presunto cru San Daniele

EATALY São Paulo – Presunto cru San Daniele

  • encontrei também a bresaola, um embutido de gado muito saboroso e que contém muito pouca gordura;
  • sou viciada em aliche, lá achei uma embalagem maior de uma marca bastante conhecida dos brasileiros, a Zarotti;
  • as massas frescas são um capítulo à parte, como a validade é curta vale a pena se planejar para comprar e logo consumir. Tem de tudo um pouco, massas curtas, longas, recheadas, integrais ou não. No detalhe, o antes de depois do tagliatelle de espinafre que comprei;
EATALY São Paulo - Massas artesanais

EATALY São Paulo – Massas artesanais

  • outra coisa que adorei e que é muito italiana é divulgar a origem de tudo o que é vendido. No caso dos embutidos, queijos e massas é super didático, eles informam de qual região da Itália provém aquela variação específica daquele produto;
EATALY São Paulo - Origem dos produtos

EATALY São Paulo – Origem dos produtos

  • por fim as carnes do açougue que são dão de comer com os olhos.
EATALY São Paulo - Açougue

EATALY São Paulo – Açougue

Eu encontrei muita coisa mas é claro que não tudo o que procurava pois a Itália tem muitos produtos. Senti muita falta do speck (um outro embutido), de flor de abobrinha, algo que tenho muita dificuldade de encontrar em São Paulo e de chás, tinha um de “arancia rossa”, uma laranja rosada, que só vi por lá. Aliás, o suco dessa laranja é divino bem que eles podiam ter no La Frutta. Espero que logo logo eles vendam!

Tenho visto algumas pessoas reclamarem do preço das coisas, concordo que não dá para fazer a compra de todo o dia no EATALY porém não apreciar o fato de poder ter acesso a tantos produtos é quase uma heresia.

OS RESTAURANTES E COMIDINHAS

Bom, agora vamos falar um pouquinho dos restaurantes e afins. Caso você esteja turistando e não possa comprar o jeito é escolher um dos restaurantes e provar um pouco dos ingredientes. No total são 06 restaurantes:

EATALY São Paulo - Pizzaria e Pizza na Rossopomodoro

EATALY São Paulo – Pizzaria e Pizza na Rossopomodoro

O local é concorrido mas eles são bem organizados. Você pode chegar e já deixar seu nome na fila. Eles ficam com o número do seu celular e te avisam através de um link quando a sua vez chegar.

EATALY São Paulo - Buratta, Pizza (Fru Fru) e espera La Pasta e La Pizza

EATALY São Paulo – Buratta, Pizza (Fru Fru) e espera La Pasta e La Pizza

  • tem também o La Piazza (cardápio La Piazza) cuja a ideia é a de simular um lugar de aperitivo como se você estivesse em uma praça da Itália. Os pratos são na sua maioria comidinhas típicas da Itália como queijos, embutidos, frituras e arancines. Já falei sobre muitos desses pratinhos nesse post aqui!
  • no Il Crudo (cardápio Il Crudo) é possível encontrar pratos de peixe e verduras. São tartares ou peixes marinados acompanhados de vegetais típicos como a alcachofra ou mesmo a panzanella de vegetais;
  • no Il Pesce (cardápio Il Pesce) e no La Carne (cardápio La Carne) è possível provar, como os próprios nomes já dizem, as especialidades em peixes e carnes;
  • enquanto no Le Brace, que em Italiano significa “As brasas”, o conceito é o de servir carnes, peixes e verduras grelhadas. Esse é o restaurante mais top, localizado no piso superior oferece uma vista da região enquanto os demais ficam dentro do complexo.

Para completar a oferta acima a cafeteria é ótima e os doces nem se falam. É claro que recomendo o Tiramisu, quem acompanha o blog sabe que sou fã. Eles fazem um trocadilho e chamam de “tiratisu”. O sentido que querem dar é que ao invés de ser um doce que me levanta (tiraMi su – me atira para cima), ele é um doce que te levante (tiraTI su).

EATALY São Paulo - Nutella, Venchi, Tiramisu e Obika

EATALY São Paulo – Nutella, Venchi, Tiramisu e Obika

Ainda na linha das sobremesas tem uma das melhores cioccogelaterias da Itália, a Venchi (já falei dela aqui no blog, sugiro visitá-la no roteiro em Roma). No EATALY a Venchi está presente tanto com seus chocolates quanto com seus gelatos. Melhor impossível!

Fora tudo isso acima ainda é possível encontrar um bar dedicado aos sucos de fruta, o Bar della Frutta e um outro dedicado aos crepes de Nutella que faz o maior sucesso.

E como se não bastasse o EATALY possui uma área para aulas de culinária/eventos e vende vários livros especializados no assunto. No foto acima o livro é do Obicà – especializado em mozzarellas – também citado no meu roteiro sugerido por Roma.

Então, é ou não é uma viagem pelos sabores da Itália? Eu não deixaria de conhecer por nada nesse mundo. Falando em mundo, são muitos EATALYs espalhados por esse mundão então não tem desculpa para não visitar🙂

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s