Os Mercados Gastronômicos de Lisboa: o Mercado da Ribeira, do Campo de Ourique e de Algés

Mais um post com dicas de comidinhas, desta vez em Lisboa. Acabei de voltar de Lisboa, onde passei uma semaninha à trabalho, e finalmente estou conseguindo escrever sobre os mercado gastronômicos de Lisboa, em especial dicas sobre o Mercado da Ribeira e do Campo de Ourique.

O Mercado da Ribeira é muito antigo e fica localizado em pleno centro, no Cais do Sodré. Recentemente a Time Out realizou uma obra no local e inaugurou uma ala de restauração de fazer inveja a muitos mercados espalhados pelo mundo. Além de quiosques variados o espaço conta com lojas de souvenires e um espaço para eventos.

Mercado da Ribeira - Mesas

Mercado da Ribeira – Mesas compartilhadas

Já o Mercado do Campo de Ourique fica localizado muito próximo do ponto final do Eléctrico 28 (como os portugueses chamam os bondes). Uma dica é fazer o passeio com o elétrico 28, descer no ponto final, caminhar até o mercado para um almoço e depois retornar ao centro com o mesmo elétrico. Outra dica é sempre utilizar a palavra elétrico e nunca bonde quando for pedir informações turísticas sobre os bondes 🙂

Mercado do Campo de Ourique - Fachada

Mercado do Campo de Ourique – Fachada

Mercado do Campo de Ourique - Interior

Mercado do Campo de Ourique – Interior

Ambos os mercados são muito curados e possuem um estilo de quioques e decoração parecidos. O que muda é o tamanho, o da Ribeira é bem maior. Eu recomendo conhecer os dois. Fui no do Campo de Ourique durante o dia e no da Ribeira à noite. Já ouvi dizer que o da Ribeira costuma lotar nos finais de semana e que no Campo de Ourique durante à semana pode não ser tão bom para que gosta de muito agito.

Sei que muita gente condena, comentam que é uma gourmetização excessiva seja lá exatamente o que isso realmente quer dizer. Tem também os que não acham muito econômico. As pessoas com as quais conversei em Portugal dizem que os preços até são um pouco altos quando comparamos com locais onde é possível comer de forma simples por um preço convidativo porém enfatizam que nos quiosques podemos encontrar exemplares de chefs muito conhecidos em Portugal. É o caso de Miguel Castro e Silva, chef do restaurante Largo e de Alexandre Silva, chef do cosmopolita Bica do Sapato.

Mercado da Ribeira - Quiosques

Mercado da Ribeira – Quiosques

Eu acho que a experiência foi ótima, no meu caso, viajando sozinha, achei muito interessante sentar nas mesas compartilhadas e poder interagir com as pessoas. No Mercado da Ribeira alguns quiosques posssuem espaços para sentar, como o da foto abaixo, porém a maioria dos lugares ficam no centro do espaço em mesas 100% compartilhadas.

Mercado da Ribeira - Quiosque

Mercado da Ribeira – Quiosque

Já no Mercado do Campo de Ourique além das mesas compartilhadas existem mesas menores que podem ser ocupadas por pequenos grupos.

Mercado do Campo de Ourique - Mesas

Mercado do Campo de Ourique – Mesas compartilhas e privadas

Não posso esquecer é claro do mais importante: a comida! Adorei tudo que comi e acho que foi muito bom poder provar pratos distintos de quiosques/tasquinhas diferentes.

No Campo de Ourique fui de A Carpacceria Contessa para o prato principal e de Ovos Moles para a sobremesa. Amo polvo! É o que mais como quando vou à Lisboa :). Esse da foto é um carpaccio de polvo servido numa tábua com um papel impermeável que separava a madeira da comida. Ao lado, dois pedaços de pão alentejano e por cima uma saladinha para acompanhar. O local é ótimo e também servia tartares, bruschettas, hamburgers e sopa frias. O prato da foto custo 8 euros.

Mercado do Campo de Ourique - A Carpaceria Contessa

Mercado do Campo de Ourique – A Carpaceria Contessa

Mercado do Campo de Ourique - Doces

Mercado do Campo de Ourique – Doces

Já no Mercado da Ribeira optei pelo Sea Me e também pela Cozinha da Felicidade. No primeiro pedi vieras e ostras e no segundo uma tiborna de queijo de cabra e mel. No total, com uma taça de vinho, gastei em torno de 20 euros.

Mercado da Ribeira - Sea Me

Mercado da Ribeira – Sea Me

Mercado da Ribeira - Cozinha da Felicidade

Mercado da Ribeira – Cozinha da Felicidade

A sobremesa foi inspiração italiana. Já tinha escutado falar sobre essa gelateria mas ainda não tinha provado. Fui no clássico. Gostei muito!

Mercado da Ribeira - Santini

Mercado da Ribeira – Santini

A última dica do post é também o último grito em matéria de mercado, o Mercado de Algés. Inaugurado em julho de 2015 ainda não tive a oportunidade de ir mas deixo a dica para quem se interessar e tiver a oportunidade. Bom apetite!

Endereços:

Mercado da Ribeira

Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré – Dom-Qua de 10:00 às 0:00; Qui-Sáb, 10:00 às 2:00

Mercado do Campo de Ourique

Rua Coelho da Rocha, s/n° – Seg-Ter de 10:00 às 23:00; Dom-Qua de 10:00 às 0:00; Qui-Sáb de 10:00 à 1:00

Anúncios

2 comentários sobre “Os Mercados Gastronômicos de Lisboa: o Mercado da Ribeira, do Campo de Ourique e de Algés

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s