Mais um post com dicas de comidinhas, desta vez em Lisboa. Acabei de voltar de Lisboa, onde passei uma semaninha à trabalho, e finalmente estou conseguindo escrever sobre os mercado gastronômicos de Lisboa, em especial dicas sobre o Mercado da Ribeira e do Campo de Ourique.
O Mercado da Ribeira é muito antigo e fica localizado em pleno centro, no Cais do Sodré. Recentemente a Time Out realizou uma obra no local e inaugurou uma ala de restauração de fazer inveja a muitos mercados espalhados pelo mundo. Além de quiosques variados o espaço conta com lojas de souvenires e um espaço para eventos.

Já o Mercado do Campo de Ourique fica localizado muito próximo do ponto final do Eléctrico 28 (como os portugueses chamam os bondes). Uma dica é fazer o passeio com o elétrico 28, descer no ponto final, caminhar até o mercado para um almoço e depois retornar ao centro com o mesmo elétrico. Outra dica é sempre utilizar a palavra elétrico e nunca bonde quando for pedir informações turísticas sobre os bondes 🙂


Ambos os mercados são muito curados e possuem um estilo de quioques e decoração parecidos. O que muda é o tamanho, o da Ribeira é bem maior. Eu recomendo conhecer os dois. Fui no do Campo de Ourique durante o dia e no da Ribeira à noite. Já ouvi dizer que o da Ribeira costuma lotar nos finais de semana e que no Campo de Ourique durante à semana pode não ser tão bom para que gosta de muito agito.
Sei que muita gente condena, comentam que é uma gourmetização excessiva seja lá exatamente o que isso realmente quer dizer. Tem também os que não acham muito econômico. As pessoas com as quais conversei em Portugal dizem que os preços até são um pouco altos quando comparamos com locais onde é possível comer de forma simples por um preço convidativo porém enfatizam que nos quiosques podemos encontrar exemplares de chefs muito conhecidos em Portugal. É o caso de Miguel Castro e Silva, chef do restaurante Largo e de Alexandre Silva, chef do cosmopolita Bica do Sapato.

Eu acho que a experiência foi ótima, no meu caso, viajando sozinha, achei muito interessante sentar nas mesas compartilhadas e poder interagir com as pessoas. No Mercado da Ribeira alguns quiosques posssuem espaços para sentar, como o da foto abaixo, porém a maioria dos lugares ficam no centro do espaço em mesas 100% compartilhadas.

Já no Mercado do Campo de Ourique além das mesas compartilhadas existem mesas menores que podem ser ocupadas por pequenos grupos.

Não posso esquecer é claro do mais importante: a comida! Adorei tudo que comi e acho que foi muito bom poder provar pratos distintos de quiosques/tasquinhas diferentes.
No Campo de Ourique fui de A Carpacceria Contessa para o prato principal e de Ovos Moles para a sobremesa. Amo polvo! É o que mais como quando vou à Lisboa :). Esse da foto é um carpaccio de polvo servido numa tábua com um papel impermeável que separava a madeira da comida. Ao lado, dois pedaços de pão alentejano e por cima uma saladinha para acompanhar. O local é ótimo e também servia tartares, bruschettas, hamburgers e sopa frias. O prato da foto custo 8 euros.

Mercado do Campo de Ourique – Doces
Já no Mercado da Ribeira optei pelo Sea Me e também pela Cozinha da Felicidade. No primeiro pedi vieras e ostras e no segundo uma tiborna de queijo de cabra e mel. No total, com uma taça de vinho, gastei em torno de 20 euros.


A sobremesa foi inspiração italiana. Já tinha escutado falar sobre essa gelateria mas ainda não tinha provado. Fui no clássico. Gostei muito!

A última dica do post é também o último grito em matéria de mercado, o Mercado de Algés. Inaugurado em julho de 2015 ainda não tive a oportunidade de ir mas deixo a dica para quem se interessar e tiver a oportunidade. Bom apetite!
Endereços:
Mercado da Ribeira
Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré – Dom-Qua de 10:00 às 0:00; Qui-Sáb, 10:00 às 2:00
Mercado do Campo de Ourique
Rua Coelho da Rocha, s/n° – Seg-Ter de 10:00 às 23:00; Dom-Qua de 10:00 às 0:00; Qui-Sáb de 10:00 à 1:00
Oi, Michele. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
CurtirCurtir
Oi Natalie, coisa boa! Muito obrigada pela escolha!! Sei que são experts em Portugal.
Abraços,
CurtirCurtir