O que costumo levar no avião para ter uma viagem mais confortável?

Estava em casa arrumando as malas para mais uma viagem de trabalho quando comecei a separar as coisinhas que costumo levar na bolsa durante uma viagem longa de avião. Então pensei: bem que podia fazer um post sobre isso. Assim esse vai ser um post curtinho para dividir no blog meus truques e dicas para tentar tornar os longos voos mais agradáveis.

Meu destino será Lisboa. Sairei de São Paulo em voo direto (ainda bem!) e a previsão de duração da viagem é de 9 horas. É um voo longo, irei de classe econômica, chegarei na segunda-feira pela manhã e já terei reunião da parte da tarde. Não posso nem sequer pensar em não tentar descansar ao máximo e fazer uma viagem o mais confortável possível. Para isso hoje em dia me cerco de coisinhas simples mas que acho que ajudam muito no bem-estar da viagem. 

Quem acompanha o blog já teve ter notado que sou uma pessoa prática, viajo super leve (já contei que fiz uma viagem de 20 dias pela Tailândia com uma mala de 7 quilos?), evito também levar muita mala de mão, acho ruim ficar horas esperando o voo no aeroporto carregando muito peso e não quero massacrar minha coluna de jeito nenhum antes da viagem pois ela já vai sofrer no voo e também ao chegar no destino e ficar carregando malas ou mochilas para cima e para baixo. Além disso também é bom estar leve para conferir o free-shop e as novidades dos aeroportos com tranquilidade.

Assim, os segredinhos que irei relatar aqui são de coisas simples mas que acho que fazem muita diferença.

A necessaire

Costumo preparar uma necessarie super pequena onde coloco artigos de higiene bucal (já se foi o tempo em que ganhávamos esse tipo de coisa da própria cia aérea, hoje em dia a maioria não dá), um tapa olhos (mais um item que as cias aéreas pararam de fornecer) que ajuda e muito quando você quer dormir e os passageiros próximos ligam as luzes ou abrem as janelas. Levo também mini lenços umedecidos, remédio para dor de cabeça e pastilha para dor de garganta (just in case).

O que levar no avião: mini necessaire

O que levar no avião: mini necessaire

O ambiente do avião pode ficar muito seco, isso é outra coisa que costuma variar muito de cia para cia, eu prefiro não arriscar, levo sempre uma aguá termal para o rosto, rinosoro para hidratar as vias aéreas, um batom hidratante porque minha boca seca muito e um pequeno hidratante para as mãos. Evito usar maquiaquem, viajo com o rosto mais limpo possível. Levo um pó com filtro solar, batom e lápis de olho para me preparar para a chegada caso não vá do avião para o hotel de uma forma rápida.

Sempre me certifico que nenhuma embalagem tem mais de 100ml e que o total não passa de um litro. Nos países que exigem coloco tudo dentro de uma sacola plástica transparente antes de guardar na necessaire.

“A farofa”

Sei que pode parecer exagerado mas sempre tenho uma barrinha de cereal, algo leve que mate a fome. Não sou nada chata para comer, apesar de achar as comidas de avião cada vez mais sem sal, o problema é que as vezes eles eram e se você não gostar da comida passa fome. Se você possuir muitas restrições alimentares acho que essa dica é mais importante ainda. Além disso costumo me alimentar a cada 3 horas e se o serviço de bordo demorar não fico passando fome.

Outra coisa que não abro mão é de uma garrafinha de água. Eu costumo beber bastante água e com a secura do avião sinto mais sede ainda. Enquanto o serviço de bordo está rolando os comissários fornecem água em copinhos e repõem com facilidade. Porém depois que o serviço termina fica mais chatinho. Agora imagine: você lá toda sonolenta no seu assento começa a sentir sede e tem que levantar para encher seu copinho ou chamar o comissário, sem falar que os copinhos são pequenos e você fará isso mais de uma vez. Soma-se o fato de que você tem que deixar a mesinha à sua frente aberta para apoiá-lo o que torna a coisa toda uma ginástica e a  sua poltrona bem menos confortável justamente quando você quer dormir.

Enfim, prefiro colocar a garrafa dentro do bolso da poltrona da frente e não me preocupar muito com isso enquanto tento dormir. Se sinto sede levo a mão até o bolso, bebo e coloco de volta. Super prático! Sei que exagerei na descrição mas que acho bem melhor isso acho.  Ah, se você gostar de beber um vinho para dar uma relaxada (porém não exagere senão o efeito vai ser contrário) vai sentir mais sede ainda. Be prepared!

Os eletrônicos

Levo sempre meu kindle, prefiro não delegar a leitura somente às revistas de bordo. Também levo meu celular com alguma seleção musical calminha. Tenho o sono muito leve e muita dificuldade para dormir, até caio no sono mas acabo acordando com qualquer barulho ou quando pessoas sem noção começam a tagarelar no meio “da noite no avião” (#prontofalei).

Descobri recentemente que ouvindo música é bem mais fácil dormir. Assim levo um  fone confortável e um adaptador por plugá-lo ao avião (nem sempre necessário) caso queira ouvir alguma coisa da programação de entretenimento do avião.

O que levar no avião: eletrônicos

O que levar no avião: eletrônicos

Os documentos

Sempre levo uma carteira-estojo maior do que uma carteira normal. Com isso coloco vouchers, passaportes, dinheiro, cartões e outros documentos necessários todos no mesmo lugar. Não levo nada que costumo ter na carteira que não será necessário no destino.

O que levar no avião: documentos

O que levar no avião: documentos

As roupas

Outra coisa complicada durante o voo é o ar-condicionado. Recentemente fui praticamente congelada em um voo e olha que sou super tolerante ao frio. Levo sempre um casaquinho e umas meias mais grossas caso venha a sentir frio nos pés. Costumo sempre viajar com roupas leves e soltas e prefiro sapatos abertos e sem salto fáceis de tirar e colocar dessa forma se precisar fazer uso das meias (outro artigo que as cias aéreas costumava dar nos seus kits) fica super prático.

Não tenho o habito de usar aqueles apoios de pescoço porque é mais uma coisa para carregar, além disso a maioria das cias aéreas tem hoje em dia no próprio encosto da poltrona uma espécie de orelha que segura a cabeça que acho mais confortável. Para tornar a viagem mais agradável faço sempre uso do travesseiro e cobertor dados pelas cias no voos longos e espero que esses itens continuem sendo fornecidos🙂

Buon viaggio!

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s