América do Sul, Rivera, Uruguai

Rivera – Restaurantes, Cafés, Bares e Pratos típicos do Uruguai

O post com dicas de compras em Rivera é um dos mais acessados do blog. Fico muito feliz porque tenho uma ligação especial com a cidade. Como muitas pessoas pediram dicas além das compras resolvi escrever esse post para falar um pouco das opções gastronômicas de Rivera. Irei comentar sobre cafeterias, restaurantes, lancherias, bares e sorveterias, conforme for escrevendo irei adicionar algumas informações sobre as comidas típicas do Uruguai que podem ser encontradas em Rivera. Para acessar diretamente os tipos de restaurantes clique nos links acima.

Informação importante: post revisado em março/2020.


IMPORTANTE:

  • não se esqueça que no Uruguay, e isso incluí Rivera, os restaurantes dão descontos no IVA aos turistas não residentes, quando o pagamento é realizado através de cartões de crédito internacionais, Esse desconto já foi de18% , mudou para 9%, foi extinto e retornou para 18%. Como isso muda de ano para ano recomendo que sempre verifique mais detalhes aqui antes de sua viagem.

Cafés e Cafeterias em Rivera

Eu, chegando cedo ou tarde, vou direto tomar um café. Acho que é a forma ideal de começar o passeio depois da viagem. Uma paradinha rápida manter o nível de cafeína, para uma ida ao banheiro e recarregar as baterias para as compras é imprescindível. Para quem for dormir por lá e aproveitar o café da manhã do hotel as dicas abaixo podem ser úteis para um lanche rápido no meio da tarde.

Confitería City, no Centro

Durante muito tempo o meu destino e da maioria (de olhos fechados) foi a Confitería City, no Centro (Sarandí 380), porém nos últimos anos, com a chegada dos shoppings e de outros locais, muita coisa mudou e isso mudou também. A City é um bom local para um café ou lanche rápido no centro, serve doces uruguaios e também bons panchos e tostadas (misto quente). Ah, não aceitam cartão.

Rivera Confiteria City
Rivera Confiteria City

La Familia, centro

A La Familia (Paysandú, 1123) é bem recente quando comparada com o City. O local é pequeno mas vale o aperto. O atendimento é simpático e os quiches e doces são deliciosos. Eles também vendem massas e dentre elas as massas rechedas, os famosos sorrentinos uruguaios, considero o ponto alto, já comprei para fazer em casa ao chegar de viagem.

Rivera - Café em familia no no La Familia
Rivera – Café em familia no no La Familia

Fragola Café, Crepe e Helados no Sineriz Shopping

Se meu destino inicial for o Siñeriz Shopping (Sepé, 51) a parada inicial será na cafeteria do Shopping, antes chamada Punta Ballena Café mas hoje em dia uma filial da sorveteria Fragola, o Fragola Café, Crepe e Helados. O café é bom, pena que depois que a Fragola assumiu não vem mais acompanhado de um alfajorzinho. Os mistos quentes são ótimos, grandes e com aquele pão de miga maravilhoso. As tortas, doces e quiches são mais elaboradas e moderninhas que na da City que é mais tradicional. Ah, os sorvetes, nem preciso dizer, são maravilhosos (mais detalhes abaixo).

 Sineriz Shopping - Fragola
Sineriz Shopping – Fragola

Morena Café, no Melancia Shopping

Se o destino for o Shopping Melancia não deixe de conferir o Morena Café, na minha opinião o melhor em termos de café expresso que a cidade tem a oferecer. Na ultima vez em que estivemos lá a forminguinha da minha mãe me convenceu a dividir com ela uma torta “Chajá” uma especialidade Uruguaia, não deixe de provar. As medialunas deles também são ótimas.

Rivera – Morena Café – Torta típica

La Pasiva, Melancia Shopping

Ainda no Melancia fica a tradicional La Pasiva, uma lanchonete uruguaia com matriz em Montevideo e diversas filiais espalhadas pelo Uurguay. A La Pasiva é aquele lugar que serve de tudo um pouco, tem café, panchos e chivitos (mais detalhes abaixo), almoço e jantar. Pena que dentro do shopping perdeu o encanto de local tradicional que normalmente possui.

Dicas sobre cafés e lanches rápidos:

  • tá no free-shop e deu aquela sede? Aproveite para comprar águas como Pellegrino, Evian e Perrier a preços de free shops;
  • quer um lanche rápido no Sineriz Shopping, entre no supermercado Ta-tá e vá até a padaria deles, os quitutes são ótimos e mais baratos que no café. Pode comprar e comer na praça de alimentação. Eu adoro as medialunas com doce de leite :);
  • Quase ao lado da La Familia fica a Ripan, ela está mais para uma padaria que café porém tem delicosas empanadas para viagem;
  • no fim de tarde não tem para ninguém: É da City que eles gostam mais! O local é ponto alto do Happy Hour.
Confiteria City final de tarde
Confiteria City final de tarde

Restaurantes em Rivera

Hotel Uruguay Brasil, centro

Para parrilla durante muito tempo o Hotel Uruguay Brasil reinou como a City, quase sozinho. Estive ali recentemente e acho que o melhor é o ambiente, menos barulhento e com aquele visual antiquado-decadente Uruguaio.

Restaurante Hotel Uruguay Brasil - Parrillada com meus Pais
Restaurante Hotel Uruguay Brasil – Parrillada com meus Pais

La Picaña, centro

No La Picaña (Sarandi, 825), apesar do nome, mega-turístico na minha opinião, o serviço é bom e a comida também, o ambiente também é bonitinho e os preços conveniente, talvez o melhor custo beneficio dentre todas as parrillas do centro para um almoço.

La Picaña - Ambiente
La Picaña – Ambiente
La Picaña - Parrilla bem acompanhada
La Picaña – Parrilla bem acompanhada

El Galpón, centro

A parrilla El Galpón (Ituzaingó esq. Ceballos, só abre à noite e para almoço aos domingos) foi a melhor experiência de todas até então. Decoração e atendimento ótimos. E é claro, carne boa com algumas opções de vinhos locais (que na minha opinião poderiam ser em maior número e menos ageados).

Rivera – Parrilla na Parrilla El Galpon
Rivera – Parrilla El Galpon – Ambiente

Parrillada Lo de Beto, centro

A Parrillada Lo de Beto (Ceballos, 1175) também é super concorrida, abre a noite de ter à sabado e para almoço de sexta à dom. O ambiente não é tão típico, tem aquele ar de churrascaria Brasileira, porém o ambiente é bonito, a comida excelente e o atendimento bom.

Rivera – Parrilla na Parrillada Lo de Beto

Gardel Parrillada & Pasta, no centro

O Gardel Parrillada y Pasta (Paysandu, 1170), que como o proprio nome já diz, tem como ponto forte as massas, ou ao menos deveria ter mas confesso que quando fui acabei dando preferencia à parrilla. Como estavamos com pouca fome pedidos embutidos e vegetais na parrilla. Eles só abrem à noite e tem um coisa que não curto muito: musica ao vivo. Pagar couvert para ouvir Djavan ninguém merece. O cantor era bom, enquanto as musicas estavam em espanhol até que me agradaram mas quando o repertório “abrasileirou” achei muito chato mas entendo que isso é muito pessoal.

Rivera - Gradel Parrilla y Pasta - pratos
Rivera – Gradel Parrilla y Pasta – pratos (pimentoes recheados com queijo e linguila parrillera)

El Borrego, centro

O El Borrego é uma boa opção para um almoço rápido, simples e bem servido no centro. Só note que eles não tem carnes na parrilla. Eu acho os pratos grandes e costumo dividir. Gosto muita da milanesa, outro prato típico do país.

Restaurante El Borrego – Rivera

La Perdiz, no Sineriz Shopping

O La Perdiz, localizado no Sineriz Shopping e uma excelente opção para quem procura um lugar bom e com bom ambiente no Sineriz Shopping. Os demais locais do shopping são voltados para lanches como o Burger King e uma Chiviteria que acabou de abrir e ainda não fui.

Rivera - Pratos no La Perdiz (boniato e parrrilla)
Rivera – Pratos no La Perdiz (boniato e parrrilla)

Apesar de ser muito comodo para quem visita o Sineriz Shopping (vc pode deixar seu carrinho no free-shop almoçar e voltar), esse não é o unico ponto forte desse restaurante. Tem a facilidade de estacionamento, o ambiente muito bom e otimas carnes e vegetais na parrilla. Recomendo o boniato relleno (batata doce recheada com queijo – foto acima) e as carnes. O frango é ótimo mas a porção é pequena caso queira dividir.

La Pasiva, no Shopping Melancia

Falei sobre a La Pasiva acima. Além de café ela também é opção para almoço no Melancia. Não serve parrilla porém serve pratos, lanches (panchos e chivitos – mais detalhes abaixo) e milanesas.

Rivera - Pratos La Pasiva
Rivera – Pratos La Pasiva

Dicas sobre restaurantes:

  • cuidado com os horários, depois das 14:30 comer algo da parrilla começa a complicar;
  • esteja atento ao fato de que alguns restaurante abrem só à noite durante a semana e para o almoço nos finalis de semana;
  • não esqueça de verificar o desconto do IVA, se houver prefira pagar com cartão interncional;
  • alguns restaurantes tem maquina de cartão brasileiras nesse caso a transação é em reais e sem IOF (confesso que não sei como é possível mas vi isso funcionando embora tenha optado por utilizar meu cartão internacional).

Qual a diferença entre a Parrilla e a Parrillada

A parrilla é um sistema de grelhas móveis usadas e criadas pelos uruguaios e argentinos para preparar carnes. Na parrilla podem ser preparados vários tipos de cortes de carnes, legumes, embutidos e queijos (não deixe de provar o provolone). A parrillada é um prato com carnes menos nobres grelhadas na parrilla. Normalmente os cortes são inferiores mas em Rivera é comum que eles façam um misto para adaptar ao gosto do brasileiro.

Os cortes de carnes mais comuns são: tapa de quadril (picanha), assado de tira (costela), vacio (vazio ou fraldinha), lomo (filé), entrecot, bife de chorizo (contra-filé) ou bife de ancho (baby beef). Eu não sou muito fã do entrecot na churrasqueira mas na parrilla, como diz o italiano, é tudo un’altra cosa!

Sou fã de carteirnha do assado de tira e da morcilla, uma linguiça feita de sangue. A versão doce considero melhor que a salgada, nesse caso doce significa que ela de gosto suave. Normalmente peço de entradinha. Também gosto muito dos vegetais na parrilla e de cortes de porco e frango.

Lanches Panchos e Chivitos

Outra coisa famosa por lá são os panchos, cachorros quentes ao estilo uruguaio onde o forte são as salsichas. Não deixe de provar, a qualidade delas é impressionante. A Plaza das Flores concentra vários traillers que servem além do pancho o chivito (o x-burguer uruguaio).

Rivera – Plaza das Flores – Pancho no El Submarino

Eu gostava muito do chivito do La Leña mas eles fecharam suas suas lojas então minha recomendação vai para a La Pasiva, no Shopping Melancia, além do chivito eles tem um menu de pachos (frankfurtes) que é ótimo para um lance ou almoço rápido.

Restaurante La Leña Centro - Pancho e Chivito
Pancho e Chivito do extinto La Leña

Sobremesa – sorvetes (helados), tortas e doces

Termino com a sobremesa. Não deixe de conferir os sorvetores da Fragola Helado Artesanal, tanto na Sarandí 850 (prox ao La Picaña) quanto no Sineriz Shopping e/ou as tortas do Morena Café e os doces da La Familia.

Pub e Cassino

Para os notivagos e/ou amantes da jogatina recomendo o Vivo Pub, no Casino de Rivera. Mais informações no link.

Rivera - interior do Cassino
Rivera – interior do Cassino

Restaurante em Santana do Livramento

Não podemos esquecer também que o lado brasileiro contribui para a oferta de restaurantes. O Restaurante Pampa Grill, do Hotel Jandaia, tem buffet variado no almoço enquanto à noite o serviço é alla-carte. Nunca fui mas já recebi bons feedbacks de alguns conhecidos que são bastante exigentes. O buffet livre custa 24 reais por pessoa enquanto o buffet por quilo custa 26. Já fui a outros restaurantes na cidade mas já tem tempo e não os recomendaria aqui, assim, dessa forma, deixo somente essa dica e conforme for visitando atualizo o post.

HOTEIS em RIVERA e SANTANA DO LIVRAMENTO

Procurando hospedagem em hotéis em Rivera? Clique aqui para ver os hotéis em Rivera e aqui para ver os hotéis em Santana do Livramento.

Leia também nossas reviews sobre o Frontier Hotel Rivera e sobre o Rivera Hotel Cassino & Resort.

14 comentários em “Rivera – Restaurantes, Cafés, Bares e Pratos típicos do Uruguai”

  1. O TRAILER DON GARDEL UBICADO NA PRACA DE DEPORTES EM RIVERA E O MELHOR XIS FAMILIA DA REGEAO, AMBIENTE FAMILIAR Y GOSTOSO. MUITA VARIEDADE MESMO E BARATO. Dr UGON ENTRE BRASIL Y FLORENCIO SANCHES. CELULAR URUGUAIO 091077170 OU 099363090

    Curtir

  2. O Pampa Grill é espetacular! Além da refeição ser excelente, o atendimento é fora de série. Paga-se um pouco mais, porém a receptividade e o nível de limpeza, organização e decoração do local é sem sombra de dúvida o melhor da região.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s