Esse vai ser um pequeno post sobre um grande passeio enogastronômico que fizemos a partir de Campos do Jordão. Uma visita de algumas horas, com direito a degustação e almoço na Vinícola Villa Santa Maria, localizada na cidade de São Bento do Sapucaí.
A Vinícola Villa Santa Maria
A Vinícola Villa Santa Maria é um oásis no meio do Vale do Baú. Além de oferecem visitas guiadas, degustações e gastronomia de excelente qualidade tudo foi construído com atenção aos detalhes.

A arquitetura do local é de encher os olhos, a decoração de bom gosto e o serviço muito simpático. Vale muito a pena conhecer a vinícola, os vinhos e um pouco da história da família por trás do empreendimento.


Como Chegar
A Vinícola Villa Santa Maria dista 180 quilômetros de São Paulo e aproximadamente 15 quilômetros de Campos do Jordão por estradas internas. O local também pode ser acessado pela SP-050 a partir de Campos do Jordão e pela SP-046 + SP-050, a partir de Santo Antônio do Pinhal.

Nós fomos pelas estradas internas com a ajuda do Waze, demoramos em torno de 40 minutos para fazer o trajeto completo. Inicialmente o trajeto é em uma estrada asfaltada, de mão dupla, no meio da Serra da Mantiqueira. Depois, próximo à Santo Bento do Sapucaí, pega-se uma estrada de terra por alguns quilômetros até chegar ao Vale do Baú, onde está localizada a vinícola.
A Visita Guiada
A vinícola oferece visitas guiadas aos parreirais que duram em torno de 45 minutos. Os vinhedos estão localizados nas encostas, muito próximos ao local de chegada. Recomendo muito que você agende a visita pois o local é disputado, principalmente nos feriados. Recomendo também que você acesse o site da vinícola para verificar as datas e horários de visitação pois eles mudam de acordo com a temporada.
A visita pode ser agendada pelo WhatsApp (12) 9 9746-6298. O valor da visita, incluindo a degustação, tem custo de 40,00 reais por pessoa. Somente a vista, sem degustação, custa 10,00 reais.
Degustação
A degustação ocorre depois que o grupo realiza a visita. Não fizemos a visita porque o dia estava muito quente e não queríamos ficar com um bebê no sol forte. Assim, nos juntamos ao grupo logo depois que a visita deles terminou.

Ao todo foram degustados cinco rótulos de vinhos e um de uma bebida não alcoólica chamada hidromel. Eu, que não gosto de mel, uma das poucas coisas que não gosto, não provei, mas afirmo que a bebida foi um sucesso na degustação.
Mas voltando ao melhor: os vinhos! Fui surpreendida pela qualidade dos mesmos. Por serem vinhos jovens e cultivados em uma região fora do comum esperava menos. Achei que são vinhos de qualidade, que merecem ser degustados e valorizados.
A degustação contou com dois rótulos brancos, um rose, dois tintos e o hidromel. A linha de vinhos é uma homenagem à avó dos donos da vinícola, chamada Brandina.
Gostei de todos os vinhos servidos porém o Sauvignon Blanc, com notas de maracujá e capim limão, ganhou meu voto de melhor vinho naquele dia.
Gastronomia
Encerramos a degustação já na hora do almoço, timming perfeito! Resolvemos então provar o menu do dia, chamado “Menu de três tempos”. Optamos pela opção sem harmonização porque achamos que já tínhamos bebido o suficiente, sem falar que tínhamos que cuidar do baby Enzo e pegar a estrada de volta à Campos do Jordão.



O almoço foi uma delícia, as fotos acima que o digam. Era possível escolher entre três opcoes de entrada, principal e sobremesa e montar “os tempos” conforme o gosto pessoal de cada um. Nós escolhemos pratos diferentes para provar um pouco de tudo mas também ficamos com muita vontade de provar o prato de porco.
Entrada, prato principal e sobremesa por 120 reais por pessoa. A opção com harmonização custava 180 reais. Além do menu eles também oferecem tábuas de frios, de bruschettas e prato kids. O restaurante é aberto ao público de quinta-feira à domingo, das 11h às 17h.
Peninha que não tinham café expresso, somente coado, principalmente para quem tem que pegar a estrada depois de toda essa experiência.
Loja
A loja encontra-se em uma construção que data de 1900 mas que sofreu um processo de retrofit. Os vinhos da linha Brandina são vendidos apenas na loja ou por telefone e ecommerce.

Se gostar de algum vinho recomendo que dê uma passadinha na loja e faça sua compra. Além dos vinhos e do hidromel eles também vendem produtos da região e acessórios relacionados ao mundo dos vinhos.

Antes da pandemia do Corona vírus a degustação era realizada dentro da loja mas como medida de segurança ela foi movimentada para a área externa do restaurante.
Uma dos produtos vendidos é o azeite de oliva Oliq – que foi oferecido no almoço, acompanhado as saladas. A Oliq inclusive também oferece possibilidade de realizar visitações.
Visita a Vinícola Villa Santa Maria com crianças
Nossa visita com uma criança de 1 ano e 4 meses foi tranquila. Ele dormiu na viagem de ida e de volta que coincidiu com o horário da soneca da tarde dele.
Como escrevi acima, não fizemos o tour porque estava muito quente e não quisemos expô-lo ao sol forte. A degustação é rápida, em torno de 30 minutos, e ele nos acompanhou sem muito perrengues.
Ele comeu da nossa própria comida, um pouco de cada coisa, ele adora tomates, beterraba e truta então não poderia ser melhor. As frutas da sobremesa também fizeram sucesso. De qualquer forma o restaurante oferece pratos kids.
Depois que ele almoçou, enquanto terminávamos nosso almoço, ele ficou brincando em um pequeno jardim ao lado do restaurante.

O banheiro acessível tinha um trocador de tamanho bom e todos os funcionários foram muito atenciosos com ele.
Termino esse artigo com uma dica final, mas não menos importante. Uma das características do clima da região, mesmo no inverno, são noites frias e dias secos e quentes. Esse microclima especial torna a região parecida uma região francesa produtora de vinhos e essa similaridade foi o ponto de partida para o início de todo essa empreitada da família mundo dos vinhos. Portanto, verifique a temperatura antes de ir e se estiver quente use protetor solar, roupas leves e beba muita água.
Esse passeio à Vinícola Villa Santa Maria fez parte de uma viagem que fizemos à Campos do Jordão. Se quiser ver mais imagens e dicas de viagem de Campos do Jordão acessa nosso artigo no blog e nosso destaque Campos de Jordão no insta.
Como é a qualidade da estrada de terra até lá? Dá para ir com carro de passeio? Grato
CurtirCurtir
Olá Ulrich, sao aprox. 6 km. Foi bem tranquilo quando fomos, tinham muitos carros de passeio lá.
CurtirCurtir