América do Sul, Brasil, Campos do Jordao, São Paulo

Campos do Jordão – o que fazer, onde se hospedar e viagem durante a pandemia

Fomos para Campos do Jordão duas vezes durante o distanciamento social imposto pela pandemia do corona vírus, ambas as viagens foram realizadas com todas as restrições que cada momento impunha. Esse post vai contar um pouco sobre essas experiencias e também dar dicas de onde se hospedar, comer e passear por Campos do Jordão e arredores.

A primeira ida, em julho/2020, foi uma pequena “fuga” da rotina do isolamento, foi de improviso, precisávamos respirar um ar de montanha e recarregar as energias. Durou pouco, foram dois dias e uma noite no hotel no Italia Eleganza. Não visitamos nenhuma atração (apenas passamos de carro por algumas), não comemos em nenhum restaurante (ficamos restritos ao Delivery e para viagem), utilizamos mascaras o tempo todo e não utilizamos as áreas comuns do hotel que estava com 50% de ocupação.

Campos do Jordao - vista da cidade do Alto do Capivari
Campos do Jordao – vista da cidade do Alto do Capivari

Em setembro, ficamos 3 noites e quatro dias, no La Bas Suites de Montagne. Dessa vez conseguimos fazer alguns passeios e já era possível frequentar os restaurantes com os devidos cuidados e protocolos. Alem disso a capacidade hoteleira estava com ocupação de 80%. Val lembrar que os protocolos são muito dinâmicos então e sempre importante consultar o site da prefeitura para saber exatamente sobre os condições do turismo na cidade.

Ambas as viagens serviram ao propósito, estávamos com muita vontade de pegar a estrada, de ver paisagens bonitas, curtir o friozinho (10 graus à noite, coisa boa!) e de caminhar pelas ruas do centrinho/bairro turístico da Vila Capivari junto com nosso pequeno.

Campos do Jordão

A cidade mais alta do Brasil, localizada a mais de 1700 metros de altitude, me desperta sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que concentra no centrinho turístico da Vila Capivari e nos seus arredores edificações elegantes com arquitetura europeia de montanha logo ao cruzar o pórtico de entrada da cidade você se depara com a simplicidade de algumas residências que sobem os morros adjacentes aos bairros Abernessia e Vila Jaguaribe.

Esses bairros são os locais ondem se concentram os serviços e o centro da cidade (não o centro turístico), neles tudo é mais rudimentar, aquela urbanização simples de muitas cidades do Brasil. Mas esse é nosso Brasil não é mesmo? Cercado por tanta diversidade e desigualdade. Como seria bonito se tudo fosse mais igualitário.

Campos do Jordao - Portico de Entrada
Campos do Jordão – Pórtico de Entrada

Mas enfim, minha intenção não é desestimular sua viagem e sim descrever aquilo que os olhos veem logo na chegada à Campos do Jordão. Espero muito que você possa conhecê-la e contribuir para o turismo na região, uma das principais fontes de renda que foi bastante impactada pelas medidas de isolamento devido a pandemia.

Campos do Jordao - Capivari - Cervejaria Baden Baden no Boulevard Geneve
Campos do Jordão – Capivari – Cervejaria Baden Baden no Boulevard Geneve
Campos do Jordao - Capivari - Galeria Luis XV e esculturas
Campos do Jordão – Capivari – Galeria Luis XV e esculturas

O que visitar/atracões em Campos do Jordão

Conforme comentei acima visitamos poucas atracões nesse período pois muitas estavam (outras ainda estão) fechadas para o publico. No entanto, Campos do Jordão oferece muitas atrações e para os mais diversos públicos principalmente se você considerar que a maioria esmagadora dos turistas permanecem poucos dias na cidade. Segue abaixo uma lista com algumas atrações contendo links e comentários sobre as mesmas.

  • Villa Capivari – é o bairro onde fica localizado o centro turístico da cidade. O coração fica na rua Djalma Forjaz e as ruas próximas são ruas somente para pedestres. Na Villa Capivari o passeio é caminhar sem pressa e curtir os bares, restaurantes, chocolaterias e galerias;
  • Baden Baden – a cervejaria é tão conhecida que é praticamente ponto turístico obrigatório. Ela fica localizada no Boulevard Geneve na rua Djalma Forjaz. É possível fazer uma degustação (agendamento necessário);
  • Boulevard Geneve – um prédio histórico e cartão postal de Campos do Jordão;
  • Palácio do Governo/Boa Vista –  residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo, aberto a visitações, entrada franca;
  • Museu Felícia Leimer e Auditório Claudio Santoro – parque de esculturas da própria artista, 10 reais a entrada, inclui a visita ao auditório (local onde ocorrem as audições do festival de musica de Campos de Jordão);
  • Teleférico com acesso ao Morro do Elefante – acostumada com os teleféricos das pistas de esqui achei os assentos deste de Campos do Jordão muito
  • inseguros, 17 reais;
  • Passeio de Trem – vai da Villa Capivari até o Pórtico de entrada da cidade, demora em torno de 50 minutos, bom passeio para entreter a criançada, 16 reais;
  • Horto Florestal – trilhas, passeios, arvorismo. Estacionamento gratuito, 17 reais entrada;
  • Borboletário – próximo ao Horto, vale a pena visitar ambas atrações em conjunto;
  • Fazendinha Toriba – fazenda com diversos animais ao lado do excelente Hotel Toriba. Os preços variam de acordo com o dia da semana, clique no link da atracão para mais detalhes, ideal para passeios em família;
  • Ducha de Prata  – acho a atração muito massificada, a “ducha” não é natural, a entrada é gratuita. Se você curte arvorismo e tirolesa (pagos à parte) pode ser uma opção;
  • Parque e Lago do Pico do Itapeva – distante 25 minutos de carro de Campos do Jordão. O destaque vai para o mirante que pode ser acessado facilmente e de onde é possível observar até 11 cidades da região nos dias sem nuvens. No local uma plantação de lavandas, uma fonte, um minusculo café e um lago. 10 reais entrada e 20 reais o estacionamento;
Pico do Itapeva
Pico do Itapeva
  • Complexo da Pedra do Baú – um passeio de ecoturismo com trilhas que vão de maior a menor intensidade. Eu visitei o Bauzinho, que pode ser facilmente acessado através de uma pequena trilha;
Pedra do Bau vista do Bauzinho
Pedra do Bau vista do Bauzinho #tbt
  • Vinícola Villa Santa Maria – a 1 hora de distancia de Campos do Jordão, localizada no Vale do Baú em São Bento do Sapucaí, a vinícola é um ótimo passeio, você pode conhecer o vinhedo, fazer uma degustação e finalizar com um almoçao(com harmonização ou não). Ideal reservar;
Chegada na Vinicola Villa Santa Maria
Chegada na Vinícola Villa Santa Maria
  • Santo Antonio do Pinhal – muito próxima de Campos do Jordão (distante 30 minutos de carro), a cidade pode ser visitada em um passeio de algumas horas.

O mapa abaixo é uma ótima referencia pois agrupa as atracões por localização e assim ajuda na otimização do tempo.

Mapa Completo das atracoes em Campos do Jordao
Mapa Completo das atracões em Campos do Jordão

Em tempos de pandemia é muito importante acessar os sites das atracões para verificar se os locais desejados encontram-se abertos e também o site da Prefeitura de Campos do Jordão onde é divulgado o boletim sobre o corona vírus na cidade.

Onde ficar em Campos do Jordão

As opções de hotelaria em Campos do Jordao são tantas que a tarefa de escolher um hotel é trabalhosa. Minha sugestão é que você escolha seu estilo de viagem e depois, por exclusão, o hotel/pousada.

Prefere se hospedar no centro turístico (Vila Capivari) ou em um local mais afastado (tenha carro)? Em um hotel estilo boutique ou resort? Viagem romântica, com amigos ou com crianças? E quanto ao orçamento? O bom eh que embora Campos do Jordão tenha essa vibe chique sempre existem opções que cabem no bolso.

Na primeira viagem nos hospedamos no hotel Italia Eleganza, do Gruppo Italia, que pertence ao mesmo grupo hoteleiro de um hotel no qual nos hospedamos no passado, o Villagio Italia. Clique aqui para acessar o relato sobre esses hotéis.

Campos do Jordao - Hotel Italia Eleganza - Fachada
Campos do Jordao – Hotel Italia Eleganza – Fachada

Em setembro optamos por uma estadia em um local com cozinha e quarto separado do ambiente de estar, escolhemos um apart-hotel, o La Bas Suites de Montagne. Em breve um post sobre o local que consideramos perfeito para um estadia nesse momento de pandemia e viajando com criança pequena.

Seguem abaixo sugestões de hotéis, pousadas, apart-hotel e mesmo de Glamping (adorei quando descobri que tinha um por lá). A lista contem o valor de uma diária referente a acomodação mais simples. Os preços foram obtidos para uma mesma data através do site Booking.com. Vale lembrar que os preços podem se alterar conforme ocupação, temporada e data desejadas por isso faca sempre sua própria pesquisa!

Onde se hospedar em Campos do Jordão – Centro Turístico

  • Bom e barato
  • Apart hotel
  • Pegada romântica
  • Com serviços (sauna, piscina, kids play, atividades)
  • Com toda a classe
    • Vila Amista – 650 reais em muita classe e bom gosto nessa hora;

Onde se hospedar em Campos do Jordão – Fora do Centro

  • Bom e barato
  • Lodge
    • Aberdeen – 250 reais por um chalé estiloso, com vista, lareira e cozinha (sem fogão);
  • Pegada romântica
  • Com serviços (sauna, piscina, kids play)
  • Com toda a classe
    • Ort Hotel – 900 reais em muita sofisticação, cuidado e bom gosto;
  • Glamping

AirBnb em Campos do Jordão

Campos do Jordão também oferece inúmeras opções de hospedagem no AirBnb. Não deixe de conferir, clicando aqui!

Compras em Campos do Jordão

Eu compro pouco em viagens pelo Brasil. Sou minimalista e dificilmente compro por impulso. Só compro quando encontro algo que preciso a um preço atraente e, sabe como eh, dificilmente uma cidade muito turística no Brasil tem preços atraentes. A exceção são os artigos fabricados no próprio local ou artesanatos/souvenirs.

Campos do Jordao - compras - Aspen Mall
Campos do Jordão – compras – Aspen Mall

Em Campos do Jordão a maioria das lojas vendem marcas conhecidas que facilmente encontramos em shoppings e eCommerces no Brasil. Esse tipo de loja não chama minha atenção mas para quem curte Campos do Jordão tem opções.

Campos do Jordao - Capivari - Austin Mall
Campos do Jordao – Capivari – Austin Mall

Muitas lojas focam em artigos de inverno (por que será?) e vendem meio que mais do mesmo. São lojas focadas em turistas que chegam despreparados para o frio e que possuem preços mais econômicos. Nesse ponto recomendo atenção à composição das peças, roupas com tecidos sintéticos aquecem no verão e não esquentam no frio.

Campos do Jordao - Shopping Shopping Cadij e do Shopping do Relogio
Campos do Jordão – Shopping Shopping Cadij (à esquerda) e do shopping do Relógio (à direita)

Uma loja que gostei muito e que recomendo e a Inverness, que vende meias de excelente qualidade. A loja em si tem uma decoração atraente e divertida, muitas meias são coloridas e vendidas em packs. Tem meia de tudo que é tipo e de excelente qualidade. Um loja 100% jordanense, comprando ali você incentiva o comércio local.

Campos do Jordao - Compras - Loja de meias Inverness
Campos do Jordão – Compras – Loja de meias Inverness

Eu gosto muito de uma marca de meias suecas chamada Happy Socks e a Inverness faz a mesma linha e deve ser inclusive mais antiga que a própria Happy Socks.

Restaurantes em Campos do Jordao

Gosto muito da cervejaria Baden Baden pelo serviço, localização, cervejas e comida típica alemã, a qual considero que combina muito com o clima de montanha. A Baden Baden foi uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil, muito antes da moda pegar eles já tinham anos de estrada. Em Campos eles não são somente um restaurante, são uma atração turística.

Campos do Jordao - Bourlevard Geneve à noite e prato para viagem da Baden Baden
Campos do Jordão – Bourlevard Geneve à noite e prato para viagem da Baden Baden

Em frente a Baden Baden, a Mercearia Campos também oferece bom ambiente para curtir o final de tarde tomando um drink. Queria muito ter curtido um sunset na Fire Up Lounge Bar mas infelizmente não foi desta vez.

Quicherie - fachada e sobremesa
Quicherie – fachada e sobremesa

Para café com vista tem o Café Palácio, para um almoço rápido ou doces tem o Quicherie Bistro. Para fondue e pratos variados o Só queijo e o Ludwig, esse último afastado do centro, para quem busca mais sossego.

Campos do Jordao - Shopping Gourmet Luis XV
Campos do Jordão – Shopping Gourmet Luis XV

Fora da cidade, recomento do Donna Pinha em Santo Antonio do Pinhal e o restaurante da vinícola Villa Santa Maria.

Clima em Campos do Jordao

No inverno a cidade pode ter noites muito frias e dias quentes. Em nossa ultima ida pegamos 10 graus à noite e 26 graus durante o dia, uma enorme amplitude térmica onde a temperatura cai rapidamente no final da tarde.

Campos do Jordao - Centro turistico e tempatura de 10 graus
Campos do Jordão – Centro turístico e temperatura de 10 graus

Tenha sempre um casaco por perto e leve roupas leves caso a previsão indique dias quentes. No verão as noites podem ser frias então não esqueça de um casaco mais leve.

Bom, termino esse post aqui. Quer ver mais imagens de Campos do Jordão? Acessa nosso destaque no insta, clicando aqui.

Publicidade

11 comentários em “Campos do Jordão – o que fazer, onde se hospedar e viagem durante a pandemia”

  1. Boa tarde, Michele, eu e minha família(4 pessoas) iremos a Campos do Jordao de 25-12-2021 a 29-12-2021.Não estamos querendo alugar carro, temos receio de ter dificuldade em estacionar. Pensamos em contratar um serviço de transporte(carro com motorista ) que nos leve as atrações mais distantes. Você conhece algum serviço desse tipo? Aguardo resposta.
    Att
    Ione

    Curtir

    1. Olá Ione, tudo bem? Eu vejo muito por lá esse receptivo chamado Mantiqueira Turismo (https://mantiqueiraturismo.com.br) mas nunca fiz passeios com eles, sempre fui de carro pois nas vezes em que fui estava morando em São Paulo. Entre em contato com eles, veja as datas disponiveis para os passeios que tens interesse, assim como valores e serviços. Pelo que vi eles fazem grupos fechadas de acordo com seus interesses inclusive.

      Uma outra opção seria contratar motoristas de aplicativos/taxis para ir e voltar das atrações e mesmo do seu hotel; para as atrações mais proximas não vejo problemas mas para as mais distantes esse modelo seria complicado. Indo sem carro recomendo que se hospede no centro (Capivari).

      Esse período é uma época delicada eu alugaria carro para rodar com mais tranquilidade; talvez não no 25 mas nos demais dias em que as atrações estarão abertas. Reserve um hotel com estacionamento já que as atracões mais distantes também possuem estacionamento. Caso opte pelo aluguel do carro não demore porque eles acabam :). Aqui no site temos uma parceira com a RentCars (https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=2163), eles trabalham com a Localiza lá, eu recomendo eles.

      Abraços, bom planejamento e desculpe a demora em responder.
      Precisando de algo mais estou por aqui.

      Curtir

      1. Bom dia, Michele, obrigada pela sua resposta. Gosto muito das suas dicas. Parabéns pelo seu trabalho.

        Curtir

  2. Que linda matéria publicada sobre nossa querida Campos do Jordão.
    Convidamos a vocês numa próxima vez que vierem, curtir um Picnic Chic com a gente. Tenho certeza que iram amar ainda mais com crianças pequenas.
    Abraço
    @picnicchic.cj

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s