Bray, Dublin, Dun Laoghaire, Europa, Howth, Irlanda, Malahide

Cinco passeios/bate e volta nos arredores de Dublin

Dublin é uma cidade pequena e com muita coisa legal para fazer mas os seus arredores também concentram passeios interessantes. São lugarejos fofos, ótimos para passear durante um dia de folga que propriciam curtir a natureza, as praias, belas paisagens, jardins e a gastronomia.

Quando me refiro a “praia” acredito que no imaginário de muitos venham as praias tropicais do Brasil mas não esqueçamos que o clima na Irlanda é outro. Céus nublados, dias ventosos e instabilidade (alternância de chuva, nuvens e pouco sol) são a regra e por isso esteja preparado: não esqueça de verificar a previsão do clima, de vestir aquele sapato confortável e levar uma a jaqueta, de preferencia, impermeável. Se a previsão do tempo estiver boa, não pense duas vezes e caia na estrada, ou melhor, no trem, já que ele leva até a maioria desses destinos.

Cinco Passeios bate e volta a partir de Dublin

Nesse post cito cinco lugares, todos com fácil acesso via transporte público, sendo eles: Dun Laoghaire, Bray, Howth, Malahide e Powerscourt. Clique nos links se quiser ir diretamente para seu destino de preferência.

Dun Laoghaire

Dun Laoghaire (pronuncia-se Dun leer-ee) é uma cidade costeira nos arredores de Dublin. Ficou conhecida quando um porto foi construído para servir a cidade de Dublin.

Dun Laoghaire - Porto, Pier e bairro ao fundo
Dun Laoghaire – Porto, Pier e bairro ao fundo

Próximo ao porto existe um píer – que costuma sediar alguns eventos, e a partir dele começa um longo promenade da praia onde é possível fazer uma boa caminhada, acessar algumas praias, como Sandycove, e também o Museu e Torre James Joyce.

Dun Laoghaire - Torre e Museu James Joyce
Dun Laoghaire – Torre e Museu James Joyce

A pequena cidade também conta com restaurantes/pubs que servem “fish and chips” e que costumam lotar nos finais de semana. Todo domingo no People’s Park (Parque do Povo) acontece uma feira de gastronomia e artesanato que vale a pena conferir. Não sei o que acontece, mas essas feiras na Irlanda são simplesmente muito fofas, parecem cenários de filme não é mesmo?

Dun Laoghaire - Peoples Park
Dun Laoghaire – Peoples Park

Nesse mesmo parque está localizada uma filial de um ótimo restaurante/mercado de Dublin chamado Fallon & Byrne. Caso a feira não esteja acontecendo visitar o parque e o restaurante também são um excelente passeio.

Como chegar em Dun Laoghaire?

O local é servido pelo DART, trem do transporte público interurbano, mas também existem diversas linhas de ônibus que servem a cidade. Verifique a que melhor se adapta a você.

Bray

Bray é um local pequeno um pouco além de Dun Laoghaire que também possuiu um local para caminhar e fornece acesso a algumas praias. Acho que o passeio aqui é interessante caso seja conciliado com alguns eventos que costumam acontecer como por exemplo de música, aviação e esportivos.

Bray - Centrinho
Bray – Centrinho
Bray - Praia
Bray – Praia

Como chegar em Bray a partir de Dublin?

O local é servido pelo DART.

Howth

Howth é um pequeno vilarejo pesqueiro que, diferentemente dos locais acima citados, está ao norte de Dublin. O local é muito visitado nos finais de semana e não é para menos pois Howth oferece muitos atrativos.

Quase que em frente a estacao ferroviaria acontece um mercado gastronômico e de artesanato. Andando um pouco mais adiante se observa uma grande área verde e também o porto do local. O porto serve tanto à atividades da pesca quanto aos esportes nauticos.

Howth - Mercado de gastronomia e artesanato
Howth – Mercado de gastronomia e artesanato
Howth - porto e barcos
Howth – porto e barcos
Howth
Howth

Ao redor do porto existem inúmeros restaurantes, um pier e um farol. Andando um pouco alem você encontra uma pequena praia e algumas trilhas.

Howth - Farol
Howth – Farol
Howth - Praia
Howth – Praia

As opções gastronômicas são muitas e por lá os peixes e frutos do mar também são atração. Existem desde restaurantes que servem fish and chips para viagem como o Beshoff Bros (foto abaixo). Ali o pessoal compra o peixe e depois faz um piquenique na praça em frente.

Howth - Restaurante Beshoff Bros
Howth – Restaurante Beshoff Bros
Howth - Praca
Howth – Praça

Tem também com servico de mesa e para viagem como o Crabby Jo e o pequeno e histórico Caffe Caira (foto baixo). No primeiro recomendo as lulas, no segundo o haddock defumado.

Howth - Restaurantes Crabby Jos e Cafee Caira
Howth – Restaurantes Crabby Jos e Cafee Caira

Outra proposta muito interessante é a do Beshoff of Howt, um misto de mercado, restaurante e bar de ostras. Na foto abaixo levei meus pais para conhecerem o lugar. Nós optamos por um vinho branco acompanhando as ostras mas na Irlanda a harmonização indicada é a Guinness ;). Esse mercado tem muito coisa boa e fresca, eles inclusive fornecem embalagens para viagem caso você queira transportar alguma coisa até sua casa (que foi nosso caso… risos).

Howth - Beshoff of Howt - mercado, restaurantes e bar de ostras
Howth – Beshoff of Howt – mercado, restaurantes e bar de ostras

Como chegar em Howth a partir de Dublin?

O local é servido pelo DART. O cuidada aqui é pegar um trem que vá até a estação final de Howth pois alguns passam direto.

Malahide

Fomos a Malahide por uma razão específica, para conhecer o restaurante FishShack – que dizem ser um dos melhores fish and chips da região, no entanto saímos de lá com muitas razões para voltar.

Malahide - FishShack - pratos e cerveja
Malahide – FishShack – pratos e cerveja

O lugar é muito bem cuidado, tem uma atmosfera de local de praia, A arquitetura é uma graça, as praças muito bem cuidadas e além do FishShack e de muitos outros restaurantes tem uma filial do mercado/café Donnybrook Fair que é um deleite.

Malahide - praca
Malahide – praça

Para caminhar e atividades ao ar livre o local também e interessante, você pode explorar a cidade e a praia de Malahide Beach, que fica a 10 minutos de caminhada do centro.

Malahide Beach
Malahide Beach

Se quiser explorar/caminhar um pouco mais, em 30 minutos, a partir de Malahide Beach, você chega a Portmanock uma das praias nos arredores de Dublin que sempre figura na lista das praias mais bonitas da Irlanda.

Como chegar em Malahide a partir de Dublin?

O local é servido pelo DART.

Powerscourt

Powerscourt, diferentemente dos locais acima, fica longe do mar e também ao sul de Dublin. O lugar é uma antiga propriedade (palácio) transformada em um parque. Por lá você encontrará maravilhosos jardins de diferentes estilos, lojinhas de artesanato e gastronomia e um restaurante ótimo, o Avoca, contei a história dele aqui.

Powercourt - palacio e jardins
Powerscourt – palacio e jardins
Powerscourt
Powerscourt
Powerscourt - jardim japones
Powerscourt – jardim japones

Vale a pena conhecer o local, que fica localizado no condado de Wicklow. Wickclow é conhecido por ser o lugar onde se localizada, curiosamente, a montanha também chamada Sugarloaf (Pão de Açúcar). Powerscourt tem uma vista linda dessa montanha (foto abaixo).

Powerscourt com SugarLoaf ao fundo
Powerscourt com SugarLoaf ao fundo (canto direito)

Como chegar em Powerscourt a partir de Dublin?

Os ônibus do transporte público de números 185 e 44 deixam os passageiros em Enniskerry, A partir de Enniskerry são 20 minutos de caminhada leve. Uma caminhada agradável, o passeio já começa aqui. O DART (trem) também serve, nesse caso você tem que ir até Bray e da lá pegar o ônibus 185.

Quer ir mais longe? Cidades para visitar a partir de Dublin

Aqui no blog temos dicas sobre Kilkenny (a cidade mais romântica da Irlanda), Belfast, na Irlanda do Norte, atualmente mundialmente conhecida pelos cenários de Game of Thrones e também de Galway, porta de entrada para a atração mais visitada da Irlanda, os Cliffs of MoherEssas cidades não fazem parte deste artigo porque não considero locais para se fazer bate e volta. Apesar da possibilidade recomendo que você considere fortemente passar ao menos uma noite nesses locais, tenho certeza que sua experiência será outra.

Importante: nesse artigo eu explico como ir por conta própria mas saiba que muitos desses locais podem ser visitados com passeios contratados a partir de Dublin. Veja esses passeios, assim como outros, clicando na imagem abaixo.


Obrigada pela visita e caso tenha alguma dica compartilha aqui com a gente! A comunidade brasileira em Dublin é enorme e compartilhar alguma dica será útil para muita gente com certeza 😊

Um comentário em “Cinco passeios/bate e volta nos arredores de Dublin”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s