Dublin é uma cidade pequena e com muita coisa legal para fazer mas os seus arredores também concentram passeios interessantes. São lugarejos fofos, ótimos para passear durante um dia de folga que propriciam curtir a natureza, as praias, belas paisagens, jardins e a gastronomia.
Quando me refiro a “praia” acredito que no imaginário de muitos venham as praias tropicais do Brasil mas não esqueçamos que o clima na Irlanda é outro. Céus nublados, dias ventosos e instabilidade (alternância de chuva, nuvens e pouco sol) são a regra e por isso esteja preparado: não esqueça de verificar a previsão do clima, de vestir aquele sapato confortável e levar uma a jaqueta, de preferencia, impermeável. Se a previsão do tempo estiver boa, não pense duas vezes e caia na estrada, ou melhor, no trem, já que ele leva até a maioria desses destinos.
Cinco Passeios bate e volta a partir de Dublin
Nesse post cito cinco lugares, todos com fácil acesso via transporte público, sendo eles: Dun Laoghaire, Bray, Howth, Malahide e Powerscourt. Clique nos links se quiser ir diretamente para seu destino de preferência.
Dun Laoghaire
Dun Laoghaire (pronuncia-se Dun leer-ee) é uma cidade costeira nos arredores de Dublin. Ficou conhecida quando um porto foi construído para servir a cidade de Dublin.

Próximo ao porto existe um píer – que costuma sediar alguns eventos, e a partir dele começa um longo promenade da praia onde é possível fazer uma boa caminhada, acessar algumas praias, como Sandycove, e também o Museu e Torre James Joyce.

A pequena cidade também conta com restaurantes/pubs que servem “fish and chips” e que costumam lotar nos finais de semana. Todo domingo no People’s Park (Parque do Povo) acontece uma feira de gastronomia e artesanato que vale a pena conferir. Não sei o que acontece, mas essas feiras na Irlanda são simplesmente muito fofas, parecem cenários de filme não é mesmo?

Nesse mesmo parque está localizada uma filial de um ótimo restaurante/mercado de Dublin chamado Fallon & Byrne. Caso a feira não esteja acontecendo visitar o parque e o restaurante também são um excelente passeio.
Como chegar em Dun Laoghaire?
O local é servido pelo DART, trem do transporte público interurbano, mas também existem diversas linhas de ônibus que servem a cidade. Verifique a que melhor se adapta a você.
Bray
Bray é um local pequeno um pouco além de Dun Laoghaire que também possuiu um local para caminhar e fornece acesso a algumas praias. Acho que o passeio aqui é interessante caso seja conciliado com alguns eventos que costumam acontecer como por exemplo de música, aviação e esportivos.


Como chegar em Bray a partir de Dublin?
O local é servido pelo DART.
Howth
Howth é um pequeno vilarejo pesqueiro que, diferentemente dos locais acima citados, está ao norte de Dublin. O local é muito visitado nos finais de semana e não é para menos pois Howth oferece muitos atrativos.
Quase que em frente a estacao ferroviaria acontece um mercado gastronômico e de artesanato. Andando um pouco mais adiante se observa uma grande área verde e também o porto do local. O porto serve tanto à atividades da pesca quanto aos esportes nauticos.



Ao redor do porto existem inúmeros restaurantes, um pier e um farol. Andando um pouco alem você encontra uma pequena praia e algumas trilhas.


As opções gastronômicas são muitas e por lá os peixes e frutos do mar também são atração. Existem desde restaurantes que servem fish and chips para viagem como o Beshoff Bros (foto abaixo). Ali o pessoal compra o peixe e depois faz um piquenique na praça em frente.


Tem também com servico de mesa e para viagem como o Crabby Jo e o pequeno e histórico Caffe Caira (foto baixo). No primeiro recomendo as lulas, no segundo o haddock defumado.

Outra proposta muito interessante é a do Beshoff of Howt, um misto de mercado, restaurante e bar de ostras. Na foto abaixo levei meus pais para conhecerem o lugar. Nós optamos por um vinho branco acompanhando as ostras mas na Irlanda a harmonização indicada é a Guinness ;). Esse mercado tem muito coisa boa e fresca, eles inclusive fornecem embalagens para viagem caso você queira transportar alguma coisa até sua casa (que foi nosso caso… risos).

Como chegar em Howth a partir de Dublin?
O local é servido pelo DART. O cuidada aqui é pegar um trem que vá até a estação final de Howth pois alguns passam direto.
Malahide
Fomos a Malahide por uma razão específica, para conhecer o restaurante FishShack – que dizem ser um dos melhores fish and chips da região, no entanto saímos de lá com muitas razões para voltar.

O lugar é muito bem cuidado, tem uma atmosfera de local de praia, A arquitetura é uma graça, as praças muito bem cuidadas e além do FishShack e de muitos outros restaurantes tem uma filial do mercado/café Donnybrook Fair que é um deleite.

Para caminhar e atividades ao ar livre o local também e interessante, você pode explorar a cidade e a praia de Malahide Beach, que fica a 10 minutos de caminhada do centro.

Se quiser explorar/caminhar um pouco mais, em 30 minutos, a partir de Malahide Beach, você chega a Portmanock uma das praias nos arredores de Dublin que sempre figura na lista das praias mais bonitas da Irlanda.
Como chegar em Malahide a partir de Dublin?
O local é servido pelo DART.
Powerscourt
Powerscourt, diferentemente dos locais acima, fica longe do mar e também ao sul de Dublin. O lugar é uma antiga propriedade (palácio) transformada em um parque. Por lá você encontrará maravilhosos jardins de diferentes estilos, lojinhas de artesanato e gastronomia e um restaurante ótimo, o Avoca, contei a história dele aqui.



Vale a pena conhecer o local, que fica localizado no condado de Wicklow. Wickclow é conhecido por ser o lugar onde se localizada, curiosamente, a montanha também chamada Sugarloaf (Pão de Açúcar). Powerscourt tem uma vista linda dessa montanha (foto abaixo).

Como chegar em Powerscourt a partir de Dublin?
Os ônibus do transporte público de números 185 e 44 deixam os passageiros em Enniskerry, A partir de Enniskerry são 20 minutos de caminhada leve. Uma caminhada agradável, o passeio já começa aqui. O DART (trem) também serve, nesse caso você tem que ir até Bray e da lá pegar o ônibus 185.
Quer ir mais longe? Cidades para visitar a partir de Dublin
Aqui no blog temos dicas sobre Kilkenny (a cidade mais romântica da Irlanda), Belfast, na Irlanda do Norte, atualmente mundialmente conhecida pelos cenários de Game of Thrones e também de Galway, porta de entrada para a atração mais visitada da Irlanda, os Cliffs of Moher. Essas cidades não fazem parte deste artigo porque não considero locais para se fazer bate e volta. Apesar da possibilidade recomendo que você considere fortemente passar ao menos uma noite nesses locais, tenho certeza que sua experiência será outra.
Importante: nesse artigo eu explico como ir por conta própria mas saiba que muitos desses locais podem ser visitados com passeios contratados a partir de Dublin. Veja esses passeios, assim como outros, clicando na imagem abaixo.
Obrigada pela visita e caso tenha alguma dica compartilha aqui com a gente! A comunidade brasileira em Dublin é enorme e compartilhar alguma dica será útil para muita gente com certeza 😊
Um comentário em “Cinco passeios/bate e volta nos arredores de Dublin”