Experiências

Experiência: Visita Virtual a Museus ao redor do Mundo

Em tempo de isolamento social e quarentena falar de viagens é quase um tabu; uma sensação estranha, misto de “não é o momento apropriado” com “quem vai querer ler isso em um momento desses?”. No entanto, quando menos espero me pego lendo sobre algum assunto relacionado ao tema. E para mim, apaixonada por viagens como sou, nesses momentos renasce uma esperança de volta à normalidade, de que tudo passará dentro de algum tempo (só não me pergunte quando) e que todos voltaremos a viajar e a valorizar muito mais nossas experiencias de viagem.

Então hoje decidi fazer um post diferente. Enquanto essa hora não chega, que tal uma viagem virtual por diversos museus do mundo? Quem aqui conhece a plataforma Arts and Culture do Google? 

Nela é possível fazer um tour virtual por alguns dos melhores museus do mundo. Acesse o link acima, escolha o museu e comece a navegar pelas exposições e obras e a viajar pela arte e pelo tempo. A visita virtual é muito interessante, você acessa os acervos com explicações resumidas, em alguns casos pode visitar com “street view” – a sensação e de estar dentro do museu, em outros pode ver conexões das obras deste museu com obras de outros museus pelo mundo, extremamente instrutivo.

Visita Virtual ao Pergamonmuseum
Visita Virtual ao Pergamonmuseum

Hoje eu visitei o Pergamonmuseum em Berlim, amei a experiencia, sempre quis conhecer esse museu mas nunca consegui, na última vez em que estive em Berlim ele estava em obras. Assim como ele tem muitos museus interessantes na plataforma. Posso recomendar alguns que já visitei presencialmente e virtualmente, como:

– a Uffizi Gallery em Firenze – e tão concorrida em Florença que muitas pessoas as vezes nem sequer conseguem visita-la;

– o Musée d’Orsay, em Paris – além das obras você pode ver o processo de transformação da estação em museu;

– a Casa de Anne Frank em Amsterdam – um resumo da via da escritora e dos dias em confinamento. Acho que hoje em dia conseguimos ter ainda mais empatia pela história dessa família não é mesmo?

o Munch Museum em Oslo – um museu pequeno com uma exposição ótima em um pais que muita gente ainda não conhece, mas que deveria, olhar nossa viagem à Noruega  nesse link aqui;

O Ca Rezzonico em Veneza, para ver como um palácio veneziano é por dentro. Sei qye muita gente vai a Veneza e não costuma visitar museus do tipo. Olhem essa obra no Ca Rezzonico em Veneza, não e demais?

Ca Rezzonico- Mulher com Veu – Antonio Corradini

– o Museu Larco em Lima, pena que não tem a exposição sobre sexualidade no Peru antigo, onde eles traçam um paralelo com obras encontradas em Pompeia sobre a sexualidade no Império Romano, essa comparação é muito interessante. E peninha tambem que os museus de Roma deixam um pouco a desejar.

Mas de qualquer forma tem muita coisa boa. Reserva uns minutos da sua semana para ver arte, não precisa viajar, se deslocar, enfrentar filas, nem pagar. Sem falar que ainda serve de inspiração para sua próxima trip.

E aí, gostou da dica? Tem dica de visita virtual a museu? Compartilha aqui!

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s