Europa, Itália, Mestre, Veneto, Veneza

Onde se hospedar em Veneza – bairros e dicas de hotéis

Aqui no blog temos muito conteúdo sobre hospedagem em Veneza, mas estava tudo disperso em posts e comentários e agora resolvi reunir tudo em um post único. Nesse post você vai encontrar um resumo sobre os bairros de Veneza e suas principais atrações assim como recomendações de hotéis em cada bairro. Ele também serve como um pequeno guia para as atracões de cada bairro. Caso você tenha chegado ao blog diretamente neste post mas esteja procurando outras informações sobre Veneza aqui também temos um post com especifico sobre Veneza, outros sobre Mestre e  também um com dicas de locomoção em Mestre e Veneza.

Como todos devem saber, e também deve estar no imaginário de quem pretende visitar a cidade, a parte mais famosa de Veneza é a Veneza insular, formada por 117 ilhas e ilhotas conectadas por pontes que cruzam seus diversos canais. No entanto Veneza também tem uma parte continente onde localiza-se o aeroporto e a estação de trem de Mestre que costuma ser a porta de entrada da maioria das pessoas que visitam a cidade. Assim nesse post abordarei os principais bairros e lilhas da Veneza insular e também da Veneza Terraferma (como dizem os italianos).

Veneza bairro a bairro

Também serão apresentados preços, de acordo com o site Booking.com. Os preços foram pesquisados para a mesma data, com base na tipologia de quarto duplos mais simples disponível. Não se atenha aos valores do post para escolher um hotel. Clique nos links e pesquise suas datas especificas; os valores mudam conforme temporada, data, disponibilidade, tipo de quarto, tipo de tarifa, etc.

COMUNICADO COVID19: Este post está sendo publicado durante a pandemia do Covid-19. Espero que você não me leve à mal ao ler essas linhas, sei que falar de viagem virou tabu e muito me perguntei se deveria publicar ou não este conteúdo no qual venho trabalhando já tem um tempo. Refleti e achei por bem publicá-lo. Sei que as pessoas que visitam o blog gostam de planejar suas viagens com antecedência e que esse tempo em casa pode ajudar no planejamento. Além disso a própria historia da Itália e de Veneza é de reconstrução. Sei que em breve a cidade voltará a receber inúmeros turistas e que a Itália, assim como o mundo, se recuperará desta pandemia e que o turismo será um motor desta recuperação. O que não sei é quando isso ocorrerá, só desejo que seja o mais breve possível desde que com segurança para todos.

Dicas de Hospedagem na Veneza Insular

São seis os bairros da Veneza insular que por lá são chamados de “sestriere”, sendo eles:

Cannaregio

O Cannaregio fica ao norte da Veneza insular, é um dos bairros mais povoados da cidade e onde você consegue observar um pouco da vida normal dos venezianos. Ele não é tão cheio de turistas e possui uma universidade. Localizam-se ali a estação ferroviária e o Ghetto Ebraico, ocupação judia na época da guerra. Eu recomendo o sestriere principalmente para quem tem menos de 3 noites da cidade. Estando perto da estação ferroviária você otimiza seus deslocamentos na chegada e saída. Também recomendo a região para quem viaja com muita mala (o que já aviso que não é nada recomendado em Veneza). O importante nesses casos é escolher hotéis próximos a estação ferroviária ou às pontes de acesso ao bairro.

Principais atrações: Ponte di San Giobbe (ponte com 3 arcos), Campo dei Mori, Madonna dell’Orto, Campo do Ghetto Novo, Museu Ebraico, Cassino de Veneza.

Dicas de hospedagem no Cannaregio:

  • Hotel Filù –  relativamente próximo à estação, 3*, 110 euros, estilo executivo;
  • Hotel Bellini – próximo à estação, 4*, 120 euros, estilo veneziano;
  • Hotel Principe – próximo à estação, 4*, 160 euros, estilo veneziano;
  • Venice Times – próximo à estação, 4*, 170 euros, estilo moderno.

Santa Croce

É um bairro pequeno, nele localiza-se a Piazzale Roma que oferece fácil acesso ao porto para os cruzeiristas. Também é perto dos setrieres de San Paulo e Dorsoduro (vibe boemia) e ao lado do Cannaregio. Recomendo o sestriere pela boa localização para quem tem poucas noites na cidade ou irá fazer um cruzeiro. O melhor custo-benefício é justamente próximo a Piazzale Roma. Não é um bairro barato pois nele encontram-se grandes cadeias hotelteiras ou hotéis a beira do Grande Canal, os quais costumam ser mais salgados.

Principais atrações: Chiesa di San Nicolò di Tolentino, Campo San Giacomo dall’Orio, Ca’ Pesaro (Museo di Arte Moderna), Chiesa di San Stae.

Dicas de hospedagem em Santa Croce:

San Paolo

É o menor dentre todos os bairros, nele se localiza a famosa Ponte do Rialto e o segundo maior campo de Veneza que leva o nome do sestriere, o campo de San Paolo. É um bairro central, um pouco mais difícil de chegar caminhando, nesse caso é bom estar próximo das paradas do Vaporetto. O centro do bairro é bastante local, com poucas opções de hospedagem e portanto mais tranquilo. Eu recomendo o sestriere para quem tem 3 ou mais noites disponíveis em Veneza.

Principais atrações: Ponte do Rialto, Campo San Paolo, Mercado de Veneza, Igreja Santa Maria Gloriosa dei Frari

Dicas de hospedagem em San Paolo:

  • Ca Della Scimmia – próximo a para vaportetto, apartamento, 90 euros, estilo moderno.

Dorsoduro

É o sestiere mais meridional de Veneza. Fica ao sul dos sestrieres de Santa Croce e San Paolo, o seu nome provém da natureza do terreno, mais firme que as demais. É no Dorsoduro que fica o Campo de Santa Margherita, que concentra um pouco da vida boemia da cidade. E considerado um bairro de arte devido aos museus. Me hospedei no Dorsoduro na primeira vez em que estive em Veneza e desde então o recomendo. Eu recomendo o sestriere para quem tem mais de 3 noites, pela atmosfera local, pela vibe boemia.

Principais atrações: Galeria dell’Academia, Campo de Santa Margherita, Basilica di Santa Maria dela Salute, Colezione Peggy Guggenheim, Palacio Ca’Rezzonico.

Dicas de hospedagem no Dorsoduro:

  • Generator Venicefica na Guidecca, mais distante porem próximo a parada de transporte público, e um albergue uber famoso onde a partir de 25 euros você consegue uma cama em um dormitório;
  • Axel Hotel Veneza – de mais difícil acesso, oferece excelente custo – benefício, 4*, 135 euros, estilo moderno com decoração que remete ao estilo veneziano;
  • Hotel NH Venezia Rio Novo – próximo a Pizzale Roma, 4*, 220 euros, estilo moderno, serviço de qualidade padrão da bandeira NH.

San Marco

É o bairro com os cartões postais de Veneza, o local mais turístico e por consequência mais cheio e com preços de hospedagem mais altos. Eu recomendo o sestriere para quem tem 3 ou mais noites disponíveis em Veneza, para quem gosta de ver e ser visto, para quem não se importa de gastar um pouco a mais e levar um pouco a menos.

Principais atrações: Piazza San Marco, a Basílica San Marco, o Palazzo Ducale, o Campanile, a Torre do Relogio, Teatro La Fenice e a Ponte dei Sospiri.

Dicas de hospedagem em San Marco:

Castello

O Castello é o maior bairro da Veneza insular. Nos seus jardins é realizada a bienal de Veneza. Possui uma grande área verde, ótima para passear. Na área limite com San Marco você pode se hospedar com tranquilidade, na área mais distante o deslocamento será mais demorado. Eu recomendo o sestriere para quem tem 3 ou mais noites disponíveis em Veneza e para quem não importa de caminhar um pouco mais.

Principais atrações: Igreja San Zaccaria, Jardins da Bienal

Dicas de hospedagem no Castello:

  • Palazzo Vitturi – próximo a San Marco, 3*, 180 euros, estilo veneziano.

Dicas de Hotel na Veneza Insular  – Ilhas (Lido, Murano e Burano)

Lido, Murano e Burano são as principais ilhas ao redor de Veneza e portanto exigem transporte marítimo para deslocamento. Eu recomendo o Lido caso você vá no verão, tenha tempo e goste de praia. Escolha um hotel próximo a parada do vaporetto, como o Rigel  (3*, 99 euros).  Murano e Burano são pequenas, não recomendo para hospedagem no entanto, justamente em função disso, os hotéis tem bons preços. Em Murano um hotel do nível do Hyatt (4*) tem diárias a partir de 180 euros.

atividades e passeios em Veneza

Dicas de Hotel na Veneza Terraferma (Continente)

Mestre

Aqui no blog tem um post com várias dicas de Mestre. Se quiser acessar mais detalhes sobre o bairro, clique aqui. Eu recomendo ficar no centro histórico, nos arredores da Piazza Garibaldi, assim você pode passear no final de tarde a aproveitar os restaurantes da região. Se você planeja passar o tempo todo na Veneza Insular, inclusive às noites, nesse caso pode optar por se hospedar próximo a estação de trem de Mestre porém já aviso com antecedência que acho o local caído embora a infra estrutura hoteleira venha melhorando. Mais recentemente o trem de superfície (por lá chamado Tram) surge como boa alternativa de deslocamento o que faz com que os hotéis próximos a ele sejam boas escolhas.

Dicas de hospedagem em Mestre:

  • Hotel Aurora – centro histórico, 3*, 58 euros, hotel simples, estilo familiar;
  • Hotel Garibaldi – centro histórico, 3*, 60 euros, hotel simples, estilo familiar, com o restaurante como ponto alto;
  • Stay City Apart Hotel – estacão ferroviária, 3*, 60 euros, estilo econômico e moderno;
  • Hotel Delle Rose – próximo ao Tram, 3*, 58 euros, hotel simples, estilo familiar, prox. Tram;
  • NH Venezia Lagura Palace – próximo ao Tram, 4*, 100 euros, estilo contemporâneo, serviço de marina e shuttle aeroporto, com cozinha.

Marghera

Marghera fica do outro lado da estação de trem em relação a Mestre. Temos leitores aqui no blog que já se hospedaram no bairro. Eu acho que a experiencia em Mestre e Marghera nunca será a mesma que a na Veneza insular mas a verdade e que as vezes a cidade está tão cheia e tão cara que não temos opção. Entre Marghera e Mestre fique com Mestre.

E vc, já foi a Veneza? Pretende voltar? Tem dicas de hospedagem por lá? Espero ter ajudado você a decidir onde se hospedar na “Serenissima”. Se tiver dicas ou dúvidas deixe seu comentário aqui no post. Grazie mille 😉

3 comentários em “Onde se hospedar em Veneza – bairros e dicas de hotéis”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s