O dia dos namorados no Brasil acabou de passar e me dei por conta que no ano passado fizemos uma viagem muito gostosa pela Irlanda para comemorar essa data. Resolvi então, mesmo com mooooito atraso, contar como foi essa viagem até a cidade medieval mais romântica da Irlanda: Kilkenny.
Fomos de Dublin (estação de Euston) até Kilkenny de trem. Tanto o trem quanto o trajeto – praticamente uma linha reta – são super confortáveis. Sem falar que no caminho você vai admirando as paisagens bucólicas do interior da Irlanda. A viagem foi ótima, durou em torno de 1,5 horas. O trem tem serviço de bordo, mesas de trabalho, carregadores de celular e internet. Comprando com antecedência (pelo site da Irishrail) você consegue pagar em torno de 9,99 euros pelos bilhetes mais econômicos (sem direito a reembolso, troca e cancelamento).
A estação ferroviária de Kilkenny é central, fica a 10 minutos de caminhada do centrinho da cidade, justamente onde estava nosso hotel e o Castelo de Kilkenny, a principal atração da cidade.

Onde se hospedar em Kilkenny
A cidade é pequena, nos hospedamos por apenas uma noite, mas foi suficiente para passar um final de semana muito agradável.
Como era uma comemoração decidimos escolher um hotel 4 estrelas, não queríamos nos incomodar caso o serviço não fosse dos melhores. O escolhido foi o Kilkenny Ormonde Hotel pois queríamos também um hotel que tivesse SPA. Queria muito ter me hospedado no Lyrath Estate porém como estávamos sem carro a preferência foi por um hotel com localização central.
Gostei bastante do hotel, o lobby é muito bonito, o serviço de primeira e o ambiente lindo e aconchegante. Os quartos são grandes e com todo tipo de serviço porém o banheiro, com aquelas banheiras de 1900 e bolinha, já começa a pedir um retrofit 😉 Me decepcionei um pouco com a estrutura do SPA, que na realidade é enorme porque é realizada em parceria com uma academia/clube local, no entanto, apesar da falta de charme, conseguimos utilizar a sauna e a jacuzzi para dar aquela relaxada básica.
O que fazer em Kilkenny?
Atrações em Kilkenny não faltam. Devido à sua histórico medieval são diversas igrejas, torres, parques, pontes e castelos a disposição dos turistas. No mapa abaixo é possível ter uma ideia de tudo que a cidade oferece.
Como vocês devem ter visto tem bastante coisa mas é claro que a cidade tem seus pontos altos e o turista que vai com pouco tempo tem que priorizar. Afinal a gente também quer fazer tour pelos restaurantes, pubs e lojinhas de artesanato não é mesmo?
Segue abaixo uma pequena lista dos pontos que visitamos e que recomendo. Entre parêntesis coloco o número referente no mapa acima para dar uma ideia espacial.
Castelo de Kilkenny (1 e 2)
Compramos o ingresso na hora. O castelo é grande e comporta muitos turistas. O passeio tem um audioguide bom e antes da visita você assiste a um vídeo que dá um pano de fundo sobre a importância histórica da cidade e o papel do próprio castelo nesta história.

O interior do castelo possui muitas salas, todas muito bem conservadas. Eu que estava em plena maratona “Dowton Abbey” estava me sentindo em casa… risos.


Embora a fachada e os seus jardins sejam lindos gostei muito desta área verde que fica nos fundos e que também é na realidade o ponto de entrada da passeio. Naquele dia muitas famílias passeavam pelo local que também é um parque aberto para uso da população.

Jardins do castelo, Galeria de Artesanato (3 e 4)
Em frente ao local de entrada para visita ao Castelo de Kilkenny fica a Galeria de Artesanato e também alguns jardins. O local vale a visita. Dentro dele banheiros, uma cafeteria e é claro, muitos trabalhos de artesões irlandeses.
Essa região da Irlanda é bastante famosa pelo artesanato de alta qualidade desde quando alguns anos atrás, neste mesmo lugar, foi criada uma associação para o promover o trabalho artesanal no país. Hoje em dia, em Dublin e em muitas outras cidades da Irlanda, existem lojas chamadas “The Kilkenny Shop” onde é possível entrar em contato com o trabalho deste artesãos e desta instituição.

Jardim e Casa Butler (5)
Ainda dentro do complexo que concentra os jardins e as galerias de artesanato está também localizada a Casa Butler. A Casa Butler era a “dower house” do castelo de Kilkenny e hoje em dia é uma pousada.

Smithwicks Experience (13)
Se Dublin tem a Guinness, Kilkenny tem a Smithwicks e eles levam isso muito a sério. A Smithwicks tem uma pequena estrutura no centro de Kilkenny onde você pode conhecer o processo de fabricação da cerveja assim como a história da cervejaria.

A parte final do passeio é em um espécie de Pub onde é possível degustar os diferentes tipos de cervejas.

O local é pequeno, se você quiser visitá-lo nos horários mais concorridos sugiro a reserva com antecedência.
She Alms – Centro de Informações Turísticas (6)
O centro de informações é muito organizado. Recomendo que o visite nem que seja para ver a arquitetura do lugar que funciona em um casa típica antiga e totalmente restaurada.

Catedral de Santa Maria (19)

Catedral de Santa Canice e Torre (15 e 16)

Por fim caminhar pelo centrinho e pelo boulevard ao longo do rio também são boas sugestões de passeio.



Pubs, Restaurantes e Cafés em Kilkenny
Como em se tratando de Irlanda não podem faltar os Pubs, não deixe a cidade sem dar uma passadinha para aquela pint básica no Langton. Ele fica localizado no hotel de mesmo nome (o Langton House) e devido a isso é enorme, como várias salas e pratos à disposição.

O Pub Left Bank também vale a visita, localizado em um prédio histórico, mais classy e do tipo gastro pub, o pub tem uma programação ampla que vale conferir.

Já quem quer musica irlandesa ao vivo garantida deve ir até um dos pubs mais históricos e antigos da Irlanda, o Kyteler’s Inn, que fica localizado no centro mais comercial.

Para quem gosta de café de qualidade o local é o CakeFace, ótimo também para refeições leves e saudáveis. E por fim deixo uma dica para um jantar mais romântico. Escolhemos o La Rivista porque o mesmo tinha preços moderados e cardápio variado, estávamos com gostos distintos naquela noite. Gostamos da comida, do serviço e do preço.
Kilkenny é uma cidade linda. Amei cada minuto quando estive por lá. E beber a cerveja Kilkenny direto da fonte não teve preço.
CurtirCurtir
Olá Johnnie, que bom q vc curtir e que voltou aqui para nos contar! Estou com muitas sdds desta cerveja. Abraços!
CurtirCurtir
É incrível como o tempo passa e eu continuo adiando uma viagem à Irlanda. Obrigado por me relembrar que tenho mesmo de lá ir em breve. Parabéns pelo texto (adoro cidadezinhas medievais) 🙂 )
CurtirCurtir
Olá Filipe, que bom que gostaste do post, fiquei super feliz com suas palavras! Eu também adoro cidades medievais, aqui no blog tem um post sobre Carcassone, não sei se conheces, não é Irlanda mas tem uma excelente conexao aérea com Dublin 🙂 Abraços!
CurtirCurtir
Me diz, como não se apaixonar por uma cidade dessa? Medieval, com castelo e ainda mais lojinhas de artesanato? Não, meu coração não aguenta rsrs… Que charme, eu sou louca para explorar a Irlanda além de Dublin, quem sabe um dia.
Parabéns pelo post.
CurtirCurtir
Olá Mayte, me apaixonei pelo seu comentário. Obrigada de coração! Abraços!
CurtirCurtir
Oi, Michelle. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
CurtirCurtir
Olá Natalie, coisa boa! Mais uma vez, muito obrigada 🙂
CurtirCurtir