Amsterda, Europa, Leiden

Visita por conta própria ao Parque Keukenhof

Nada melhor do que comemorar o Dia Internacional das Mulheres e a aproximação da primavera na Europa com muitas flores, não é mesmo? Então pre-para para uma overdose de tulipas de um dos parques mais lindos do mundo: o Keukenhof.  O Parque de Keukenhof famoso pelas tulipas, fica localizado na cidade Leiden, na Holanda, e cabe como uma luva em um dia de passeio a partir de Amsterdã.

Tulipas no Keukenhof

 

Já tinha ido a Amsterda mas não tinha visitado o parque porque ele estava fechado. O Keukenhof abre uma vez ao ano, na primavera europeia, durante uma curta temporada de aproximadamente dois meses. Então, em uma segunda ocasião em que estive em Amsterdã e surgiu a oportunidade de visita-lo, não deixei passar. Fiz esse passeio totalmente desempacotado e queria dividir com vocês não só a beleza do lugar – que vale muito a visita – mas também meu relato de como fazer para chegar até lá por conta própria.

Primeiramente irei escrever sobre a compra do ingresso e sobre o transporte até Keukenhof mais abaixo farei o relato da visita.

Em relação aos ingressos existe a possibilidade de compra individual, combinada com o transporte e combinada com outras atrações de Amsterdã. Eu optei pela ultima opção porque tinha um passe de 72 horas para uso do transporte e achei econômico comprar duas atrações e conseguir um desconto em ambas.

Segue uma pequena simulação de preço para um ticket adulto. Clique nos links para acessar os sites de compras:

1 – Individual no Site do Keukenhof – 17 euros;

2 – Combinado com transporte no Site do Keukenhof (desde Schiphol, Leiden, Haarlem) – 24,50 euros (incluí apenas o ônibus a partir do aeroporto);

3 – Combinado com transporte público no Site do Keukenhof (desde Amsterdam) –29,50 euros;

4 – Individual na Tiqets – 18 euros;

5 – Combinado com transporte público na Tiqets (desde Amsterdam) –29 euros;

6 – Combinado com transporte privado na Tiqets (desde Amsterdam) – 38 euros;

7 – Individual + Canal Cruise com a Lovers na TicketBar – 27 euros.

A simulação de numero 7 foi minha escolha, paguei 27 euros por ingressos que se comprados separados custariam 33 euros (aprox. 18% de economia). A entrada no Keukenhof saiu por quase 24 euros (aprox. 14 euros da entrada e 10 euros do ônibus). Sei que é praticamente o valor da simulação 2 porém ainda obtive o desconto no ticket fura fila para o passeio pelos canais. Achei que valeu muito a pena e sugiro que você avalie quais passeios quer fazer e verifique nos sites da Tiqtes e TicketBar as opções de ingressos combinados.

Canal Cruise com a Lovers em Amsterda

O transporte até Keukenhof pode parecer complexo em um primeiro momento mas no entanto é muito simples; para a maioria esmagadora dos turistas – que tendem a se hospedar no centro de Amsterda – bastará ir de trem até o aeroporto de Amsterdam (Schiphol) e de lá pegar um ônibus até o parque. No meu caso, como estava afastada do centro, precisei pegar o metro de superfície, depois o trem e por fim o ônibus no aeroporto. Se o seu hotel não estiver próximo do centro de Amsterdã, recomendo o uso do App 9292. Ele me ajudou muito com os deslocamentos com o transporte público.

Estive em Amsterdam em pleno feriado do Dia do Rei, a cidade estava lotada e algumas atrações e restaurantes fechados no entanto, o Keukenhof estava aberto e a atração caiu como uma luva no roteiro. Visitamos ele pela manha/início da tarde e à tardinha fomos conferir as festividades do Dia do Rei.

Comemorações do Dia do Rei em Amsterda

Foi devido ao Dia do Rei que tive dificuldades em encontrar um hotel, dentro do meu budget e dos meus requisitos (que estavam um pouco mais altos por estar viajando com meus pais) no centro da cidade. Desta forma resolvi me afastar um pouco. Me hospedei nas proximidades do parque Vondelpark, no Hotel The Consius Tire Station. Gostei muito do hotel e recomendo. Na primeira vez também me hospedei nas proximidades do parque porém na rua Peter Cornelius Roofstrat, no hotel City Garden. Na ocasião achei a localização um luxo, a PC Hoofstrat é a rua chique de compras da cidade e tem bons cafés e restaurantes na região, sem falar do Vondelpark em sí e da área de museus ao lado. Assim, não me preocupei muito em me afastar um pouco, sabia que seria uma experiência mais “local” em uma cidade que já é afolada de turistas e que estaria mais cheia ainda em períodos de festividades como o Dia do Rei. Foi justamente por estar mais afastada que precisei utilizar o transporte público para não perder muito tempo. Bom, voltando ao assunto do post…

É muito fácil localizar o guichê de vendas do ônibus, procure por uma tulipa gigante ou tente falar Keukenhof (risos).

Quiosque de Vendas de tickets

Comprei o ticket do ônibus na hora no guichê acima, 5 minutos depois já estava dentro do ônibus que possui sua parada localizada ao lado do guichê.

Onibus de-para Keukenhof a partir do Aeroporto Schiphol

O ônibus custou 10 euros por pessoa e é exclusivo da atração, não faz paradas no meio do caminho e leva em torno de 55 minutos até a entrada do parque. Deixa vc na frente do mesmo. Na hora de voltar basta voltar ao ponto onde você desceu.

Entrada Keukenhof

Como foi a visita ao Keukenhof

A visita foi ótima, no início fiquei preocupada porque ao olhar o mapa achei que o parque fosse imenso e que se parássemos para fotografar todos os detalhes não conseguiríamos ver o parque todo no tempo que tínhamos disponível. Ah, não esqueça de pegar seu mapa gratuito na entrada, ele ajuda muito no planejamento da visita.

Mapa Keukenhof

Sabia que o Keukenhof é a atração turística em media mais fotografada no mundo? Também pudera é tanto detalhe lindo que você enlouquece e quer fotografar, tuuuudo.

Juliana-Tulipomania no Keukenhof
Especies de Tulipas no Keukenhof

Assim, no início apressei um pouco o passo mas pouco a pouco fomos visitando e conseguimos conhecer tudo e inclusive almoçar com uma certa calma.

Pavilhão Tuliponamia a esquerda, Area Wilhelmina a direita

Dentro da área coberta desta parte do parque, chamada Tulipomania, era possível ver uma exposição sobre a bolha econômica gerada pela supervalorizaçao das tulipas, chamada, como o próprio nome já diz de “tulip mania”.

Mom and Dad no Wilhelmina no Keukenhof
Tulipas no Keukenhof

Cada ano o Keukenhof tem uma tema diferente. Esse passeio foi em 2017 e o tema foi o design Holandês.

Wilhelmina no Keukenhof
Wilhelmina no Keukenhof
Tulipas no Keukenhof
Tulipas e mais tulipas

O parque possui alguns pavilhões cobertos grandes como o Willen Alexander e o Oranje Nassau, nesses pavilhões, além de exposições você encontra serviços e um abrigo contra a chuva e frio. Não se esqueça que o clima na Holanda é imprevisível, eu levei uma pequena sombrinha que foi útil. Em pleno final de abril pegamos 8 graus de máxima :0

Exposicao no pavilha Willen Alexander

Nós almoçamos no Willen Alexander, o almoço foi a parte mais caída, os lugares disponíveis são grandes e barulhentos, a sensação é um pouco de bandejão universitário, os banheiros também tinham uma certa fila, afinal, o parque é grande e cabe muita gente.

Almoço no Pavilhao Willen Alexander no Keukenhof

Me arrependi de não ter levado uns sanduíches e feito um piquenique nos jardins ou então de não ter esperado um pouco mais e ter almoçado na própria área piquenique (food trucks). #ficaadica

Food trucks proximos ao Pavilhao Willen Alexander

Também próximo a área dos food trucks ficava uma área chamada Inspire-se. Muito legal esse parte, fizemos uma pequena parada e fomos em direção ao famoso moinho.

Area de piquenique Keukenhof

O Moinho é bastante antigo, é possível subir nele e ver o parque e os campos de tulipas que o margeiam. Nesse local é possível contratar passeios em barcos elétricos para ver os campos mais de perto. Outra opção interessante é fazer um passeio de bicicleta pelos campos de tulipas. Difícil dizer qual a experiência é a mais típica 🙂

Bote que faz passeios a partir do moinho – foto: amsterdado

Do moinho caminhamos até o Beatrix, um orquidário magnífico. Eu simplesmente amo orquídeas e esse lugar em termos de orquídea, matou a pau!!

Pavilhão Beatrix – Orquidareo
Pavilhão Beatrix – Orquidareo

Terminamos o passeio no pavilhão Oranje Nassau onde uma exposição apresentava um Hall da Fama dos designers holandeses. Também ficava nessa área um mosaico de flores, um dos destaques da exposição de 2017.

Mosaico de flores foto: Prismpub

Esse mosaico, assim como todo o parque, foi plantado no outono do ano anterior. A técnica de plantio dos bulbos ocorre em camadas para garantir que existirão flores durante todo o período em que o parque fica aberto à visitação.

2 comentários em “Visita por conta própria ao Parque Keukenhof”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s