Esse post faz parte da série de posts sobre atrações, passeios e esqui em Innsbruck e arredores. Nesse post específico irei escrever sobre a estação de esqui de Axamer Lizum; uma das nove estações de esqui nos arredores de Innsbruck.

Axamer além de ser uma das estações de esqui mais próximas de Innsbruck é também a mais histórica. Foi lá que foram sediadas as disputas de quase todas as modalidades Olimpíadas dos jogos de Inverno nos anos de 1964 e 1976.
Axamer Lizum foi a estação de esqui escolhida no nosso último e quarto dia de viagem/esqui. Naquele dia a previsão meteorológica não estava das melhores e a previsão era de que as estações fechassem na parte da tarde. Escolhemos então visitar Axamer em função da facilidade de acesso e também pelo fato de que a mesma era pequena.
COMO CHEGAR EM AXAMER LIZUM
Fomos até Axamer da mesma formo como fomos a Kuhtai e Stubai Glacier, isto é, com o ônibus para esquiadores que é oferecido gratuitamente pela prefeitura e que pega você diretamente no seu hotel. São diversos ônibus que se dividem entre os diversos hotéis e depois se concentram em um local onde as pessoas são divididas de acordo com sua estação de esqui de destino. Cuidado: esses ônibus não passam em todos os hoteis.

Em Axamer também utilizamos o serviço de transporte público da própria cidade para retornar a Innsbruck. Optamos por essa solução porque a estação fechou e se esperássemos pelo ski bus dos hotéis teríamos que esperar bem mais. Demoramos em torno de 30 minutos para chegar em Axamer Lizum, a volta durou o mesmo tempo da ida. O ônibus do transporte público era enorme e muito funcional. A parada estava lotada e o ônibus acomodou todas as pessoas de forma muito confortável.

Nesse link é possível encontrar os horários e locais de partida do esqui bus dos hotéis. Em função da proximidade com a cidade, a estação de Axamer Lizum é a mais bem servida em termos de transporte público.
PASSES DE ESQUI EM axamer lizum
O passe para o dia de esqui nos 34,00 euros por pessoa. Desta vez pagamos o preço cheio porque chegamos antes das 10 horas da manhã na estação.
PISTAS E MEIOS DE ELEVAÇÃO DE ELEVAÇÃO
A estação é de tamanho médio, são 40 km, e não é muito alta. Tem um tamanho bom para passar um dia.

Em Axamer um dos meios de elevação é um funicular. Algo antigo e que quase não sê vê na maioria das estações de esqui. Eu só tinha andando em um em Ortisei e depois de Innsbruck, andei também em um em Zermatt.

Esse funicular diz muito a respeito da estação em termos de idade. Eles são de uma época em que os lifts não possuíam a tecnologia que possuem hoje em dia e não chegavam a distâncias tão altas. Esse funicular de Axamer é muito prático e muito rápido. Eu gostei bastante dele como meio de transporte da base até o topo.

Sem falar que ele serve as pistas azuis então é um conforto. A estação tem pouco lifs e todos, exceção do funicular, são do tipo em que você vai sentado ou em pé (piroca lift…risos). Em dias frios, lifts deste formato, se forem lentos, castigam bastante, não é nem justo comparar com o funicular. Sem falar que também, sendo antigos, não aguentam muito o vento.
São poucas pistas azuis mas dá bem para o gasto. É o paraíso das vermelhas mas os destaques são as pistas pretas que serviram às Olimpíadas de Inverno. As pistas tem um visual incrível das montanhas da região e da cidade de Innsbruck.

Esquiamos das 09:30 até às 12:30, hora em que a estação fechou por completo. Antes do funicular fechar, os demais lifts já estavam fechados. Infelizmente não conseguimos explorar tudo, mas gostei muito do que pude ver.