América do Sul, Brasil, Garopaba, Imbituba, Santa Catarina

Garopaba e arredores – atrações, o que fazer, quando ir, onde se hospedar

Essa semana meus pais, irmãos, cunha e sobrinhas estão em Garopaba e eu aqui em Lisboa chupando o dedo e morrendo de saudades. E foi aí que me dei por conta que nunca escrevi sobre Garopaba e arredores aqui no blog. Então, para matar a vontade de estar com eles, arregacei as mangas e substitui a saudade pelas palavras.

Garopaba, mais especificamente as Praias da Ferrugem e do Rosa (que na realidade fica localizada no município de Imbituba e não de Garopaba) são os destinos de praia que mais frequentei na vida (com exceção de Ipanema e Leblon, no Rio, onde morei por vários anos). Durante os anos em que morei em Porto Alegre, ia para Garopaba religiosamente, de dezembro à abril, final de semana sim, final de semana também… risos. Na época meu namorado era surfista e meus cunhados tinham uma “puta” casa no morro da praia da Ferrugem. E eu e meu, com salários de estagiários, aproveitávamos muito desse luxo que tínhamos. Hoje pensando bem, acho que agradeci pouco a eles. Foi uma época muito boa.

Vista de Garopaba a partir da trilha de Morrinhos ao Siriu
Vista de Garopaba a partir da trilha de Morrinhos ao Siriu

No entanto, mesmo tendo mudado do RS para o RJ sempre segui voltando para a região porque eu e meu marido temos amigos e familiares que trocaram a vida nas capitais do Brasil por essa região linda de Santa Catarina, assim como minha família e também alguns amigos veraneiam em Garopaba com certa frequência. O bom é que a gente une o útil ao agradável e a viagem fica sempre mais especial.

Assim, acho q posso falar de carteirinha, não é? Não só como alguém que visitou inúmeras vezes, mas que também viu o lugar crescer mesmo quando parecia que já estava sendo mais do que explorado. Mas isso já é outro papo já que sou do tempo em que tudo era mato.

Então vamos ao que interessa, quer saber o  que visitar/atrações, onde se hospedar, o que fazer além da praia, onde comer (restaurantes, cafés e bares), day-tours e quando visitar a região de Garopaba e Imbituba? Então vem comigo.

Garopaba

Garopaba e Imbituba são duas cidades limítrofes que juntas concentram muitas praias. São praias para todos os gostos e além delas também é possível acessar outras praias da região.

Ambas as cidades são acessíveis através da BR-101 e distam aproximadamente 75km de Florianópolis e 415km de Porto Alegre estando, 215km distante da fronteira com o RS. Devido a proximidade com o RS e também pelo fato das praias do RS não terem as mesmas belezas naturais e praias para surf é muito comum os gaúchos invadirem a região. Hoje em dia inclusive, muito são moradores e tem negócio nessas cidades.

O que visitar/atracões em Garopaba e Imbituba

São diversas praias, algumas com acesso mais fácil outras nem tanto. Segue abaixo uma lista com pequenas dicas:

Garopaba - Placas típicas
Garopaba – Placas típicas
  • Praia de Garopaba

Principal praia e que leva o nome da própria cidade de Garopaba, é uma enseada bonita, digna de cartão postal, com águas mais calmas. É acessível através de toda a orla, tanto do centrinho histórico (canto sul), quanto do bairro de Morrinhos (canto norte). Tem perfil família pela facilidade de acesso e serviços.

Garopaba - vista do Morro do Embratel
Garopaba – vista do Morro do Embratel (foto: Douglas Capiotti – @opala.garage.capiotti)
  • Praia do Siriú

Praia limítrofe com o canto norte da praia de Garopaba de onde é possível acessar o canto sul do Siriú através de uma pequena trilha (escadaria de um lado, trilha mais inclinada, porém curta de outro). Praia de grande extensão com dunas no centro que dificultam inclusive o acesso (que deve ser sempre pelos seus cantos). Próximo ao canto norte possui uma lagoa, ótima para as crianças. Praia com poucas moradias e normalmente bem vazia devido a sua extensão. O ponto alto são as dunas não deixe de visita-las. O parque fica na estrada de acesso, entre Garopaba e o Siriú.

Siriu Vista do Morro Embratel
Siriu Vista do Morro Embratel (foto: Douglas Capiotti – @opala.garage.capiotti)
  • Praia da Gamboa

Localizada depois do Siriú (sentido norte) e um pouco mais distante, é outra praia ótima para passar o dia. E o melhor de tudo, tem um ótimo restaurante (mais infos abaixo). Só ele vale a visita.

  • Praia do Vigia

Praia super pequena localizada em um dos bairros mais antigos de Garopaba. Vale um passeio até ela nem que seja para conhecer o lugar e apreciar a vista.

  • Praia do Silveira

Praia de ondas fortes e com areia mais grossa. Não recomendo para banho, o forte é o surf. A praia é linda e tem uma orientação propícia ao surf, as ondas costumam ser perfeitas e o vento constante. Acesse a praia a partir de Garopaba. O mirante garante boas fotos do lugar. Praia praticamente sem serviços, esteja preparado.

Garopaba - Praia do Silveira
Garopaba – Praia do Silveira
  • Praia da Ferrugem/Barrinha

Depois do Rosa acredito que seja a mais badalada. Ao seu lado fica a praia da Barrinha e as duas juntas são praticamente uma praia única com uma pequena lagoa no meio. Uma vez por lá vá para o canto norte onde fica o Bar do Zado. Se estiver com crianças curta a lagoa que se forma devido a maré. Subir o morro que separa as duas praias também é um pequeno passeio.

  • Praia do Ouvidor

Praia pequena, pouco frequentada e que já foi muito menos frequentada. Hoje em dia costuma atrair mais pessoas. É de fácil acesso, com águas calmas, tem sombra das árvores e oferece serviços. Ideal para famílias.

Garopaba - Praia do Ouvidor
Garopaba – Praia do Ouvidor
  • Praia Vermelha

Acessível apenas a partir de trilhas. Mais fácil pela trilha do Ouvidor do que pelo Rosa Norte. São 40 minutos (somente ida) que levarão você a uma praia intocada e sem serviços que na realidade possuí propriedades privadas no entorno.

  • Praia do Rosa

É o ponto alto da região e não é à toa. Praia linda, digna de cartão postal. No canto norte fica a galerinha e as tendas, no centro as famílias pois a lagoa garante a diversão dos pequenos, no canto sul localizam-se os restaurantes de praia. Tenha cuidado na temporada, devido ao trânsito que se forma a parte sul é de difícil acesso. Se chegar de carro, e cedo, já estacione no sentido da volta. A praia do Rosa cultua a vibe do surf é impossível não sentir essa vibe logo ao acessar a estrada geral do rosa a partir de Garopaba – estrada que conecta Garopaba até essa praia.

  • Praia do Luz

Praia pequena e uma alternativa ao Rosa pela proximidade. Frequento ela desde quando era possível estacionar carros na praia, um luxo para se proteger do vento. #nostalgia. Pela praia é possível acessar a Praia de Ibiraquera, cruzando a lagoa, mas é preciso estar atento à maré.

  • Praia da Ibiraquera

Praia ampla e ventosa. Para os amantes do Kitesurf. A lagoa que se forma entre ela e a praia do Luz também vale a visita, principalmente com crianças. Fique atento a maré.

Lagoa da Ibiraquera
Lagoa da Ibiraquera
  • Praias de Itapirubá

Praias como antigamente. São duas, uma em cada canto. Fácil acesso à praia, muita areia ao seu dispor e nada de preocupações para estacionar, achar um lugar ao sol, etc.

Onde ficar/se hospedar em Garopaba/Imbituba

A cidade não é tão pequena mas na minha opinião deixa a desejar em termos de hotelaria. A maior parte da hotelaria é composta por pequenas (e simples) pousadas que na temporada costumam ter os preços bem salgados para o que oferecem.

Acredito que isso acontece porque na cidade de Garopaba o alojamento por temporada é o mais requisitado. São muitas e muitas casas que são procuradas por família para estadias mais longas.

Sendo assim, para estadias mais curtas, sempre recomendo a Praia do Rosa onde acho as pousadas mais charmosas e o número de serviços maior. Embora, Garopaba concentre os grandes supermercados e a maioria da oferta gastronômica.

Segue uma lista com recomendações para todos os bolsos e nas diversas praias:

  • Garopaba

Residencial Colibri (apartamentos simples e com todo o básico ) e Pousada da Lagoa (quartos amplos e rusticidade).

  • Silveira:

Parador Silveira (uma casa pra chamar de sua e esquecer de tudo ao seu redor) e Moradas da Silveira (serviço e visual).

  • Ferrugem:

Engenho da Lagoa (localizado no centrinho da ferrugem e também em frente a praia).

  • Praia do Rosa

Local da Lagoa (simples e mais afastada do centrinho, a proprietária eh uma gande, e doce, amiga, vc vai ser muito acolhido), Pousada Rosa e Canela (simples e bem localizada), Natribus (no coração do Rosa, um excelente café e hidro no  quarto em algumas suítes além de piscinas, jacuzzis e área kids), Fazenda Verde do Rosa (uma instituição, existe tem muito tempo e está sempre cheia, localização privilegiada para acesso a praia) e o Solar Mirador (novo, elegante, localizado próximo a lagoa dispõe de barco para levar as pessoas até a praia).

  • Luz

Village do Luz (chalés novos e super elegantes).

  • Ibiraquera

Pousada Mevlana Garden (uma pousada e um restaurante charmosas nesse cantinho especial de Ibiraquera).

Restaurantes, Cafés, Cervejarias em Garopaba/Imbituba

Em Garopaba para carnes recomendo o Rincão Bar & Parrilla (do meu primo 😊), para peixes o Zanoni, para comida contemporânea o 444 Resto Bar, para um almoço bom e barato que te acolhe (na beira da praia) tem o Água na Boca, para um hamburger delícia o nome é Guna Madê Hamburgueria, para uma autêntica pizza napolitana tem a Grano, para um vibe surf e comidas rápidas e saudáveis tem o Mormai Surf Bar, para japonês o H2O Sushibar. para beber direto da fonte tem a Urutau Cervejaria (cervejas artesanais do meu compadre), para um final de tarde descontraído, mas não somente, não deixe de ir até a Casa do Padre (ao lado da Igreja, visa linda).

444 Bistro - ambiente e prato
444 Bistro – ambiente e prato (acima), Guna Made e Rincão Parrilla (abaixo)

Garopaba também tem padarias e docerias ótimas, a Padoca Artenasal que serve doces e salgados tem um excelente café e um jardim agradável, na Pureza Pães tem muita coisa para levar pra casa enquanto na Karamellus (somente delivery), o mil folhas faz sucesso.

Garopaba - Ambiente da Padoca Artesanal e Pureza Paes
Garopaba – Ambiente da Padoca Artesanal e Pureza Paes

Quando vou à praia no Rosa meu destino é o Rosa Norte e seus quitutes servidos nas tendas. A Tenda Verde do Rosa é tudo! Para o jantar o Tigre Asiático mora no meu coração.

Na Ferrugem o Bar do Zado na praia é onde fica a galerinha enquanto na Ibiraquera o clássico Tartaruga tá sempre cheio e faz sucesso. O Zen Bistrô é uma alternativa mais recente, local charmoso, comida boa e ambiente super agradável. Em Itapirubá coma no Pereira. Na Gamboa o Brasa Mar é uma pedida e tanto,

Outros Passeios em Garopaba e Imbituba (além de Praia)

Por aqui não tem como negar que o programa são as praias e suas lagoas e os esportes ligados a elas (surf, kite, SUP, etc). No entanto sempre é possível fazer um rolê de carro pelos arredores (ver day-tours abaixo), explorar a gastronomia, ir até os mirantes (do Morro do Embratel e do Vigia, da Silveira), ir conhecer e escorregar pelas dunas do Siriú e/ou subir as escadas para ver a vista. Trilhas também são opções, como a da Praia Vermelha, da Vigia ao Silveira ou a da Pedra Branca.

Siriú - letreiro na chegada ao canto sul e parque de dunas entre Garopaba e Siriu
Siriú – letreiro na chegada ao canto sul e parque de dunas entre Garopaba e Siriu
Garopaba - Centrinho à noite, Igreja e a Casa do Padre
Garopaba – Centrinho à noite, Igreja e a Casa do Padre

As comprinhas também teu seu charme, a loja Mormaii, que foi fundada em Garopaba, e seu outlet valem a visita. Aliás, bater pernas pelo centrinho de Garopaba e suas lojas é sempre um programinha.

Garopaba- Outlet Momaii e Loja Surf
Garopaba- Outlet Momaii e Loja Surf
Centro comercial I love Garopaba
Centro comercial I love Garopaba

Para quem quer aproveitar a oportunidade, fazer aulas de beach tênis e surf também é possível.

Na época da migração de baleias também existem passeios de barco  e, todos os dias, pela manhã cedinho, é possível comprar peixe direto dos pescadores na praia de Garopaba (luxo não?).

Para quem viaja com os pequenos, no pé da Igreja tem uma pracinha bem gostosa.

Day-tours na região

Muito próximas de Garopaba estão as praias da Gamboa (para além do Siriu) e também a praia da Guarda. Para quem vai por vários dias pode ser uma opção. Ao sul tem Itapirubá (ainda praticamente intocada) e Laguna (com muita história pra contar). Antes de se aventurar mais além, no sentido norte, se for temporada, esteja atento ao trânsito.

Quando ir para Garopaba e clima na região

A alta temporada começa após o natal. Assim, no final de ano, janeiro e carnaval o lugar fica cheio e com bastante vida. No entanto costuma ter praia (tempo aceitável) até a Páscoa. Garopaba é uma local ventosinho, leve sempre um casaquinho. Além disso a chuva sempre pode dar as caras não eh mesmo? Se fores em novembro, início dezembro e em abril se prepare para noites mais frias e dias quentes

Mapa das atrações, hotéis e restaurantes indicados em Garopaba e arredores

Quer ver fotos mais fotos da região? Acessa nosso destaque no insta!

Publicidade

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s