Atualizado em 20/10/2025
Depois de escrever sobre o roteiro e o planejamento da viagem pela Noruega e sobre os 3 dias em Oslo, chegou a hora de escrever sobre Bergen – nossa porta de entrada para os passeios pelos fiordes noruegueses.
Nossa viagem foi curta, mas super especial: chegamos um dia antes e no outro dia cedinho fizemos o passeio pelos Fiordes (na verdade, um conjunto de diversos passeios) que durou um dia inteiro; voltando para Oslo no final da tarde deste mesmo dia.

Nosso roteiro e o que visitar em Bergen
A cidade de Bergen é muito pitoresca. Assim como Oslo, fica localizada em meio a uma paisagem natural linda. No dia que voamos de Oslo até lá estava muito nublado, mas o pouco que vi do avião deu uma ideia do que é ver a Noruega do alto. A cidade tem um mirante com uma vista que parece ser deslumbrante. Não visitamos por questões climáticas.
A cidade é pequena, em poucas horas você consegue conhecer os principais pontos. Visitamos o Bryggen, área de grande valor histórico que pertenceu a mercantes da Liga Hanseática (imagem acima e abaixo) entre o final da idade média e o início da era moderna.

Essa área foi revitalizada e hoje abriga museus, restaurantes e lojas. A maioria das estruturas foram reconstruídas, porém alguns poucos prédios são do ano de 1700.
Visitamos também o mercado de peixes, mais especificamente a parte coberta e a que fica na rua onde se concentram a maioria dos vendedores e seus pequenos restaurantes improvisados.

A estrutura coberta é organizada e com boa infra, os cardápios são dominados por opções “all you can eat” e contêm um pouco de toda a variedade de pescados que se encontra por lá. Na parte externa quase toda barraca/quiosque tem seu pequeno restaurante.

Gostei de ter visto alguns pescados que nunca tinha visto, os caranguejos gigantes e a carne de baleia, acho que foram os mais diferentes, no entanto, achei turístico demais. Os donos e empregados das bancas eram de diversas nacionalidades e tentavam a todo custo adivinhar de onde você era para falar sua língua. Também faziam o maior esforço para que você provasse diversos tipos de ovas, algumas que nem sequer eram da região. Em função do grande número de turistas, havia vendedores ambulantes por toda a parte e, como estava chovendo, o ambiente estava uma aventura :).
Não esperava esse tipo de abordagem em uma pequena e pacata cidade na Noruega, achei bem chato pra falar a verdade. Aquela situação onde o turista estraga o turismo. Fizemos um almoço rápido nessas bancas que citei, comemos os lanches que aparecem na foto acima. Gostei, mas nada assim maravilhoso (aprox. 50 NOK cada).

Saindo do circuito mercado-porto, as coisas mudam. A cidade possui muitos restaurantes, praças, igrejas e lugares charmosos.

Infelizmente não tenho dica de restaurantes. À noite fomos a um pub assistir ao jogo da Eurocopa entre a Itália e a Alemanha e o jogo se estendeu, prorrogação, penaltis, etc. Quando acabou, todos os restaurantes estavam fechados. Fomos salvos por uma kebaberia. Um kebab muito estranho, com milho e ervilha. Definitivamente não foi um dia muito gourmet.
O Passeio pelos Fiordes Noruegueses em Bergen (em parte por conta-própria)
De qualquer forma, curtir e ver Bergen com os próprios olhos foi uma experiência incrível, porém o ponto alto da viagem, razão pela qual fomos até Bergen, foi o passeio pelos fiordes da região.
Durante o planejamento da viagem tentei fazer o passeio pelos fiordes 100% por conta própria, mas não consegui. Na internet, só encontrava informações sobre as empresas Norway in a Nutshell e Norled. Enquanto a Norway in a Nutshell é voltada ao turismo, a Norled faz transporte das pessoas na região, além de passeios turísticos, inclusive, alguns passeios da Norled são em parceria com a Norway in a Nutshell (NN).
Ao pesquisar, gostamos do passeio Norway in a Nutshell, da NN (isto mesmo, o nome do passeio e também o nome da empresa), ele parecia oferecer um pouco de tudo e fazia muito marketing sobre um fiorde muito estreito, o Nærøyfjord, e também sobre a rodovia cênica, a Flambasana.
Ficamos interessados, porém desconfiados de que fosse muito turístico, também achamos caro. Como as informações iniciais não estavam claras, optamos por deixar para comprar o passeio diretamente em Bergen.
No entanto, depois de entender um pouco a dinâmica do passeio Norway in a Nutshell (imagem abaixo), decidimos comprar a perna que nos levaria de Bergen (Voss, na realidade) a Oslo diretamente com a cia. ferroviária norueguesa, a NSB, e com antecedência, isto é, antes mesmo da viagem (fiz um post sobre como realizar essa compra, acesse aqui).
Como compramos com antecedência o trecho com a NSB, conseguimos um preço muito bom na tarifa promocional (sem direito a alteração). Ainda não sabíamos qual passeio comprar, mas uma coisa era certa: teríamos que estar em Voss no horário de partida do trem. No entanto, como Bergen e Voss são muito bem conectadas por trem, isso não nos pareceu um problema.

Ressalto que a imagem acima é o detalhamento de vários passeios que ocorrem dentro de um passeio e das localidades que o compõem: esse é o itinerário do Norway in a Nutshell e ele é flexível! Assim, é possível fazer a partir de Voss e voltar a Voss, a partir de Bergen e voltar a Bergen, assim como sair de qualquer uma destas duas e ir até Oslo. Além disso, é possível se hospedar em Flam e fazer passeios a partir de lá. E foi só depois de fazer a viagem que entendi toda essa dinâmica. Então segue o fio…
Logo ao chegarmos em Bergen, começamos nossa busca por informações sobre os passeios disponíveis. Primeiramente fomos ao porto, local onde tínhamos visto barcos da Norled, ali nos informaram que os passeios da Norled eram vendidos no centro de informações ao turista. Fomos então ao centro, tudo organizado, com amplo material de apoio e diversos guichês.

O centro estava lotado e ficamos um bom tempo na fila. Acho que isso explica a rapidez no atendimento. Foi impossível entender como fazer os passeios por conta própria. O centro nos pareceu muito voltado a vender os passeios empacotados. Também pudera, acho que seria impossível acomodar os inúmeros turistas que visitam a região em um único dia na infraestrutura oferecida para o transporte público. Após uma breve análise da nossa necessidade, nos recomendaram o passeio que já tínhamos previamente visto pela internet, o NN, da NN.
Existiam outras opções, tanto de curta duração como Bergen- Skjerjehamn da Norled ou Bergen-Mostraumen da NN, que não me pareceram o ponto alto para quem tem somente um dia para explorar a região; além de opções de um dia inteiro como Bergen-Flam pelo Sognefjorden da Norled, o Sognefjord in a Nutshell da NN e o Hardangerfjord, tanto da NN quanto da Norled. Os passeios pelo Hardangerfjord não eram uma opção, pois não passavam por Voss na volta. Ficamos então entre o Sognefjord e o Nærøyfjord. Como o primeiro tinha um tempo longo de navegação e não passava pelo Nærøyfjord, escolhemos o Norway in a Nutshell.
Compramos o passeio pelos fiordes em Bergen com a Norway in a Nutshell na opção Voss-Voss, isto é, com saída e retorno em Voss, e compramos o trecho de trem entre Bergen e Voss na estação ferroviária naquele mesmo dia à tarde. Como já tinhamos comprado o trecho Voss-Oslo com antecedencia, conseguimos fechar o passeio parte por conta propria parte não, e dessa forma fizemos uma certa economia pois os passeios são salgadinhos 🙂
Depois de analisar tudo o que vi por lá, afirmo que é possível sim fazer tanto o Sognefjord quanto o Nærøyfjord de forma desempacotada ou semidesempacotada – que foi o nosso caso. Nesses casos os cruzeiros devem ser comprados com a Norled ou no site VisitFlam, os trechos de ônibus podem ser consultados nesse site aqui (porém devem ser comprados em coroas da noruegas diretamente no ônibus) enquanto os trechos de trem devem ser adquiridos no site da NSB.
Segue uma pequena tabela comparativa com os preços encontrados no sites citados em abril/2017:

Fazer o passeio desempacotado, ou semi, será econômico se você conseguir comprar o bilhete de trem na tarifa promocional; outra vantagem de fazer por conta própria é fugir da horda de turistas (não deixe de ver meu relato logo abaixo). No entanto, empacotá-lo, ou mesmo empacotá-lo parcialmente, oferece despreocupação tanto na compra quanto na execução do passeio.
Muito do que escrevi acima pode ser confuso em uma primeira leitura; são muitos fiordes, muitos passeios e passeios flexíveis em termos de locais de partida/chegada, horários e duração. No entanto, se você está planejando visitar os fiordes, recomendo que faça uma análise detalhada antes da viagem e que faça a compra antes de viajar. Se for fazer empacotado, não perca tempo indo ao centro de informações turísticas, compre pela internet, se for desempacotar, compre com antecedência para ter acesso às tarifas ferroviárias com desconto.
Nosso passeio pelos fiordes noruegueses com a Norway in a Nutshell + NSB
Não preciso nem falar que estava com a expectativa alta, não é mesmo? E eu acho que esse foi um dos problemas. Não é que não tenha gostado, gostei muito do passeio! Porém, cada parte foi distinta, algumas muito boas, outras nem tanto.
Trecho Bergen – Voss (trem)
Foi bem tranquilo, trem pontual, paisagem muito bonita. É um trecho curto (aprox. 1 hora) e o passeio está só começando.

Na estação ferroviária de Bergen compramos lanches para comer no barco, pois o passeio sairia em torno do meio-dia e seriam duas horas de navegação.
Trecho Voss – Gudvangen (ônibus)
Chegamos na estação ferroviária de Voss e os ônibus que nos levariam até Gudvangen já nos esperavam. Embarcamos e começamos a descer fiorde abaixo, lindo demais.

Muitas curvas na estrada, todas feitas com muita calma e com pausa para fotos. Ponto alto da viagem!
Em Gudvangen tem um restaurante com uma loja e alguns serviços para os turistas que aguardam a partida do barco até Flam. Preços para turista.

Trecho Gudvangen-Flam (barco)
O passeio pelos fiordes é incrível, mas poderia ser melhor. Partimos com chuva e os assentos que ficavam na área coberta do barco foram beeeeem disputados. As janelas eram pequenas e a visibilidade não era boa. No caminho cruzamos com outros barcos que me pareceram mais apropriados.

Depois de alguns minutos de navegação, a situação ficou estranha; o restaurante começou a operar e ele vendia refeições instantâneas asiáticas. O cheio começou a tomar conta e fiquei me perguntando: onde estou mesmo? Não gostei, sou contra esse tipo de customização, imagina se resolvem servir arroz e feijão #nadaaver.
Para nossa sorte o tempo melhorou e foi possível curtir a paisagem e o ar fresco.O gigantismo dos fiordes compensa quaisquer que sejam os “inconvenientes”.

Não esqueça um casaco quente e de preferência impermeável.

Trecho Flam – Myrdal (Flambasana – rodovia cenica)
A chegada em Flam é tranquila, a cidade é minúscula e só não é pacata porque são muitos os turistas, nada mais nada menos que dois transatlânticos atracados 🙂

No entanto, a partir da cidade é possível fazer esse passeio e muitos outros. Acredito que muitos barcos mais modernos que vimos navegando eram de passeios que partiam de Flam. Também observei pessoas que optam por se hospedar em Flâm. Realmente é algo a se pensar se você tem mais tempo ou está fazendo um roteiro mais completo pela Noruega.
Ali também se encontra a estação ferroviária de onde partem os trens da rodovia cênica Flambasana. Não deixe de visitar o site do Visit Flam, outra empresa que oferece tours de barco Flam-Gusvangem é a Lustrabaatane.
Ainda bem que tínhamos os tickets do trem, alguém com certeza dormiu em Flam naquela noite por falta de um.

Achei o passeio dispensável, excesso de marketing! A rodovia é cênica, sim, o trem antigo, todo em madeira, confortável e bem conservado. Muito interessante a ideia de tornar turística uma rodovia que parece estar em desuso.

O que descaracteriza são os excessos. Todos os pontos altos do trajeto – que é curto – são anunciados em inúmeras línguas; na minha opinião, já bastava o ruído dos turistas e do próprio trem.

Em um certo momento o trem para, todos são orientados a descer para apreciar a cachoeira (foto acima) e, em cima dela, surge uma mulher em um véu branco, no maior frio, cantando uma música típica #desnecessario (meu ponto de vista tá, sei que muitos gostam ou acharão inofensivo, já eu passo raiva).
Não existem alternativas a esse trecho, a única é a rodovia. Recomendo fazer com a expectativa controlada.
Trecho Myrdal – Voss (trem)
Myrdal é ainda mais minúscula que outros vilarejos por onde passamos. Está localizada no alto e estava bem frio no vilarejo. É um ponto de divisão: quem vai para Bergen pega o trem em um sentido, quem vai para Oslo na direção contrária. Fomos para Voss, passeamos pela cidade, fizemos um lanche e compramos snacks para a viagem que ainda teríamos pela frente.
Trecho Voss-Oslo (trem)
Como os dias são longos, havia luz natural durante quase toda a viagem. Ótimo para apreciar as paisagens que são uma loucura. Mais cênico que a rodovia cênica. Não recomendaria fazer esse trecho durante a madrugada.

O trem é confortável, com vagão-restaurante impecável e área kids. Em alguns vilarejos você pode descer e esticar as pernas, achei o máximo. Passamos por lugares inóspitos, mas ainda assim desenvolvidos. Cidades e vilas com excelentes opções para as mais diversas atividades esportivas. Além disso, essa é uma das ferrovias mais altas do mundo.

Vimos paisagens com neve, cachoeiras, lagos (alguns em parte congelados) e muitas áreas verdes. Vivenciamos quase as quatro estações do ano, além da chuva e do sol que nos brindaram com esse gran-finale 🙂

A viagem de trem entre Bergen e Oslo foi inesquecível! É um trem comum (para os padrões deles, né?), que liga as cidades e também serve aos turistas, mas é uma viagem cênica, digna da experiência que, por exemplo, a Suíça costuma promover. Cada parte com sua caraterística é que vale ser feita pelo conjunto da obra. Aquele tipo de viagem que oferece contato com a natureza e que fica na sua memória para sempre.
Bom, espero que tenham gostado do relato e dos detalhes, como podem ver, existem inúmeras formas de visitar os fiordes da região usando Bergen como ponto de partida, mais de um trajeto inclusive, basta pesquisar bem e escolher o passeio que melhor atende às suas necessidades e ao tempo disponível.
Nossos Parceiros
E não deixe de conferir abaixo nossos principais parceiros. Sempre que você faz uma reserva com eles, a gente ganha uma “micro” comissão e isso nos ajuda a manter o site funcionando; sempre trazendo assuntos e novidades relevantes ao tema de viagens, planejamento e economia em viagens. Obrigada!
Descubra mais sobre Planejando a Viagem
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






Boa Tarde,
Vamos agora em Julho para lá. Ficaremos 3 dias em Bergen e depois vamos para Flam e dormiremos lá. Pensei em fazermos um passeio de barco em Bergen e outro em Flam (de 3hrs aproximadamente cada). O que você recomendaria?
Olá Natalia, acho que vc está certa na sua estratégia.
Em Bergen dá pra fazer algo mais introdutório como esse passeio aqui ou mesmo encarrar o Hardangerfjord.
Eu iria para Flam através do Sognefjord, pode ser usando uma perna do passeio Sognefjord in a nutshell ou mesmo com a NorLed. Uma vez em Flam, eu faria o Nærøyfjord,
Espero ter ajudado, se precisar de alguma outra info estou à disposição.
Abraços,
olá, ótimo relato, qual o período vc foi?
Olá Iris,
Fiz essa viagem em 2016, no final de junho/inicio de julho (de 30.06 à 04.07). Estive em Bergen de 02 à 03.07.
Muito obrigada pelo elogio e pela visita, se precisares de alguma outra informação estou a disposição.
Abraços,
Oi, Michele. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Ola Natalie, tudo bem sim, melhor agora!! Obrigada mais uma vez!
Grande abraço!
Olá Natalie, tudo bem? Como sempre só tenho a agradecer a indicação. Grazie mille!! Mille volte 🙂