O Cruzeiro/Passeio em Halong Bay

Visitei a baía de Halong  e consequentemente o Vietnã no inicio de 2010. No entanto, ao pesquisar sobre o passeio para um amigo, descobri que minhas dicas e informações continuavam atualizadas e então decidi fazer esse post. A baía de Halong, no norte do Vietnã, tem paisagens incríveis, é patrimônio da humanidade e foi sem sombra de dúvida a grande inspiração para a viagem pelo Vietnã.

 

Cruzeiro com o Paradise Cruise em Halong Bay

Cruzeiro com o Paradise Cruise em Halong Bay

Primeiramente fomos até a cidade de Hanói; atual capital do Vietnã depois do término da Guerra “Americana” – como é chamada a Guerra do Vietnã por lá. A partir de Hanói fizemos o passeio até Halong Bay com a Paradise Cruises.

Como nosso voo em Hanói chegava em um horário em que não teríamos como nos deslocar até Halong Bay dormimos uma noite em Hanói antes da visita e uma noite após o passeio. Como nossas malas de viagem eram pequenas e podíamos levá-las conosco sem problemas optamos por hotéis diferentes em Hanói. Foi uma experiência legal, depois pretendo escrever sobre os dois hotéis e fazer algumas comparações.

Apesar da proximidade entre Hanói e o porto de embarque, a mini van que nos levou até lá demorou em torno de 3,5 horas para percorrer o caminho. O trajeto tem paisagens lindas e também momentos de pura adrenalina.

No Caminho para Halong Bay

No Caminho para Halong Bay

Para quem nunca ouviu falar acho que esse vídeo (que é real gente!) descreve as estradas do Vietnã muito bem.

Contratei o passeio direto do Brasil. No site da Paradise Cruises. Para minha surpresa agora é possível contratar cruzeiros direto pelo Booking.com. Que facilidade!

Compramos o passeio de 2 dias/1 noite e acho que a decisão foi acertada. Se tivéssemos encarado a ida e volta no mesmo dia teria sido muito cansativo. Dois dias parecem muito mas não foi, tudo passou muito rápido. Não conseguimos aproveitar toda a programação do barco e tampouco os serviços do SPA.

Optamos por um cruzeiro que não era dos mais econômicos (em torno de 300 USD o casal). Queríamos curtir as paisagens com tranquilidade garantidada além de poder comer e dormir bem. No valor estavam incluídos o traslado de ida e volta a partir de Hanói, o cruzeiro em si, a noite na embarcação para duas pessoas, todas as refeições e as entradas para a Surprise Cave e a ilha Titop.

Tudo transcorreu super bem. Fora um pequeno problema na saída que logo foi corrigido, a minivan que nos pegou no hotel era de outra embarcação da Paradise, a única emoção forte foi a da estrada :0

Logo ao chegarmos ao porto de embarque ficou clara a qualidade do serviço. Infra muito boa. Fomos recepcionados com lanches, cafés e recebemos nossos crachás de identificação.

No porto da Paradise Cruise

No porto da Paradise Cruise

A embarcação era deslumbrante! Exatamente como tinha visto nas fotos. Atendeu as expectativas. O famoso estilo junco vietnamita impressiona.

No porto da Paradise Cruise - O Barco

No porto da Paradise Cruise – O Barco

O passeio começou no horário marcado e logo ao deixar o porto o visual da baía já começava a surpreender.

05. Navegando com o Paradise Cruise em Halong Bay

Navegando com o Paradise Cruise em Halong Bay

Alguns minutos depois eles começaram a servir o almoço. Comida no estilo buffet, variada e muito saborosa. Aliás, aqui um parêntesis: a comida no vietnã é ótima! Durante o serviço fomos surpreendidos pelo comandante que perguntou se não gostaríamos de almoçar na aérea externa da embarcação. Topamos na hora. Olha a gente aí!

Almoço no Paradise Cruise Halong Bay

Almoço no Paradise Cruise – Halong Bay

Depois do almoço tivemos um tempo para descanso e para colocar as coisas em ordem na cabine. Escolhemos a opção mais econômica, sem varanda e localizada no primeiro deck. Era a mais simples porém achei que de simples não tinha nada.

Cabine e Banheiro Paradise Cruises Halong Bay

Cabine e Banheiro da Paradise Cruises – Halong Bay

O passeio da tarde incluiu a visita à Surprise Cave. Como se pode ver na foto abaixo, ainda bem que a caverna era grande…risos.

Surprise Cave - Paradise Cruises - Halong Bay

Interior e Porta da Surprise Cave — Halong Bay

No caminho passamos por uma vila flutuante. As pessoas da vila se aproximam do barco de apoio para venda de artesanato e produtos locais.

Navegando com o Paradise Cruise em Halong Bay

Navegando com o Paradise Cruise em Halong Bay

Morados da Vila Flutuante em Halong Bay

Morados da Vila Flutuante em Halong Bay

A atividade da tardinha contemplou um passeio de caiaque próximo a uma área de cultivo de ostras e depois uma aula de culinária no deck superior.

Aula de Culinária no Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay

Aula de Culinária no Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay

Como o grupo era pequeno conseguimos interagir bem com todos e tivemos um happy gour super agradável.

Pôr do Sol no Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay

Pôr do Sol no Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay.

Terminada a “cooking class” foi hora de tomar um banho e descer para apreciar o jantar preparado pelo Chef. Mais uma vez uma experiência muito legal! Vários serviços, ambiente a meia luz e pratos com excelente preparação e apresentação. Pena que não tenho muitas fotos

Sala de Refeições e Jantar no Paradise Cruise em Halong Bay

Sala de Refeições e Jantar no Paradise Cruise em Halong Bay

Dividimos um pouco do tempo do jantar com o comandante, sempre atento e curioso. Ele nos achou muito jovens, estava impressionado por termos optado pelo formato de cruzeiro do Paradise, segundo ele o pessoal da nossa idade (30 e poucos) preferia os passeios mais baratos e animadinhos. Realmente a média de idade era mais alta (40 e poucos) mas não achei que atrapalhou.

Passado o jantar ainda tivemos uma sessão de cinema com o filme Indochina. Apesar de ser um filme antigo, como ainda não o tínhamos visto, achamos que a oportunidade  foi mais que propícia.

Na manhã do dia seguinte fomos conhecer a ilha Titop. Essa foi a única ilha que avistamos, as demais formações não tinham areia nem sequer praia.

Ilha Tiptop no Paradise Cruise em Halong Bay

Ilha Tiptop no Paradise Cruise em Halong Bay

Como é possível ver na foto acima, no topo da ilha existe um mirante de onde se pode ter uma vista privilegiada (foto abaixo).

Vista da Ilha Titop no Paradise Cruise em Halong Bay

Vista da Ilha Titop no Paradise Cruise em Halong Bay

Além disso existe a possibilidade de tomar um banho de mar.

Ilha Titop em Halong Bay

Ilha Titop em Halong Bay

Confesso que fiquei louca de vontade de cair no mar, aliás já estava no dia anterior quando andamos de caiaque. No entanto, apesar de ter uma linda coloração verde esmeralda, de perto o mar não era tão convidativo. Em muitos momentos, ao olhar para a água achei que a mesma tinha mais óleo do que deveria, parecia meio suja o que meu causou um certo receio.

Em geral se avistam muito barcos com muitas pessoas em Halong Bay e a impressão que tive foi que o respeito com o meio ambiente não era o forte das empresas que exploram os passeios turísticos. Espero que passados alguns anos a coisa tenha mudado para melhor.

Terminada a visita na ilha voltamos ao barco. Navegamos por mais algumas horas, fizemos check-out e retornamos ao porto. Era hora de encarar mais 3,5 horinhas de fortes emoções na estrada até Hanói.

Fim do Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay

Fim do Cruzeiro Paradise Cruise em Halong Bay

5 comentários sobre “O Cruzeiro/Passeio em Halong Bay

  1. Gabriela disse:

    Patrícia, É possível fazer o passeio de dois dias e voltar no segundo dia para o aeroporto de Hanoi pegar um vôo às 9h da noite?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Gabriela, é possível sim. Me lembro que quando fiz o passeio o check-out foi entre 10 e 11 horas da manhã e antes do meio-dia já estávamos no porto para retorno com o traslado. A dica que dou é que verifiques bem o itinerario e horario do último dia pois pode variar de cruzeiro para cruzeiro. Abraços!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s