Com o verão se aproximando na Europa resolvi escrever um post com algumas dicas sobre a Ilha de Formentera, localizada próxima à Ibiza nas Ilhas Baleares Espanholas. Formentera é demais e vale um day-trip. Não sei como deixei passar da primeira vez em que fui. Hoje acho que a ilha é passeio obrigatório para quem vai à Ibiza. Então já sabe: planejando uma viage à Ibiza? Se sim, reserve ao menos um dia para Formentera.

COMO IR DE IBIZA À FORMENTERA
Ir até Formentera foi super simples, os barcos partem a todo momento da praia de Figueretes, da Playa d’en Bossa e do Porto de Ibiza. A viagem a partir de Ses Figueretes até Formentera durou em média 35 minutos (o tempo varia dependendo das condições do mar) e nos custou 20 euros (ida e volta) por pessoa. Fomos com a Ulisses.

A maioria das empresas que faz o trajeto a partir de Figueretes pratica em média o mesmo preço. Para contratar o passeio sugiro uma caminhada por essa praia para avaliar as possibilidades. Para quem pretende ir de carro a única forma de ir é com os ferrys que parte do porto de Ibiza. A Trasmapi e a Medpitiusa fazem a ida a partir do Porto, assim como a Balearia, que oferece o transporte para veículos. O diferencial entre a escolha de uma empresa ou outra acredito que deva ser a questão da localização do seu hotel, o transporte de carro ou não, o tamanho do barco e os horários disponíveis. Para quem sente enjoo recomendo os maiores e para que tem pouco tempo aqueles que oferecem mais horários. Ah, acho que do Porto é possível contratar também lanchas rápidas, opção que não vi em Figueretes.
COMO SE LOCOMOVER EM FORMENTERA
Chegamos em Formentera no porto de La Savina e já ao descer do barco avistamos as locadoras. A galera sai do barco que nem mosca na sopa e vai direto alugar um meio de locomoção. Apesar da ilha ser pequena, caminhar é impossível e o transporte público não me pareceu dos mais eficientes, principalmente para quem tinha poucas horas. Queríamos muito andar de bike fazia um certo tempo então, nem pensamos muito. O aluguel de ambas as bicicletas custou 16 euros e as utilizamos por praticamente todo o dia.

O QUE FAZER EM FORMENTERA
Alugadas as bikes fomos direto para o ponto indicado tanto pela nossa host AirBnB, quanto pelo atendente da loja de aluguel de bicicletas, a Praia/Ponta de Illetes. Eu achei o lugar especial e parada obrigatória para quem vai até Formentera. Apesar de ser o lugar mais turístico da ilha, pois é fácil de ser acessado a partir do Porto de La Savina, ouso dizer que só essa praia e as praias adjacentes já vale a ida até Formentera.
Fazer o trajeto de bicicleta até Ses Illetes foi tranquilo, aprox. 4 kms a partir do Porto La Savina. O próprio caminho até lá já foi curtição, com inúmeras paradas para fotos. Não recomendo ir caminhando, principalmente se o sol estiver forte. Além disso o caminho é de terra e com tantas scooters a poeira é inevitável.



Depois de fazer uma horinha por alí e cair naquele mar maravilhoso decidimos encarar um “bike ilha tour” por nossa conta e risco. Naquele dia o sol estava inicialmente de rachar e depois foi dando lugar ao mormaço, o vento castigava um pouco nessa ponta mas não tanto como na praia de Llevant, ao ladinho de Illetes, que estava boa para windsurf e esportes do gênero.
Coitadas das nossas bundas/coquis, esse é um problema de alugar bikes que não são assim um brastemp. Porém, mesmo com uns banquinhos meia boca e com um certo tempo sem andar, conseguimos, em algumas horas, ter uma boa idéia da ilha.
Segue um mapinha para dar uma idéia visual dos pontos que conseguimos conhecer:
De Illetes passamos pela Salina e fomos até o centrinho, Es Pujols. A praia em Es Pujols pareceu bacana, com uma paisagem mais pedregosa. Naquele dia o vento forte na parte setentrional da ilha dava a sensação de que pegar praia alí não era a melhor das opções. Porém a imagem abaixo, que não é minha e não foi tirada naquele dia, mostra o contrário.

Andamos pelas ruas do centro, paramos para café e fotos e seguimos para a praia Migjorn passando pelo povoado de Sant Feran de Ses Roques. Essa praia era bem maior que as demais com uma extensão de areia grande e um rochedo que encontrava o mar na sua ponta esquerda. Escrevendo esse post descobri que é a maior praia de Formentera com 6 kms de extensão. Achei o lugar bem mais inexplorado, menos povoado que Es Pujols, e naquele dia, conforme o solaço dava lugar ao mormaço, era ótimo para andar de bike mas não para avaliar a cor do mar, a paisagem parecia menos caribenha. A foto não é minha mas reflete exatamente o que vi.

Dessa praia voltamos para o porto de La Savina e pegamos o barco das 18 de volta para Ibiza. Como a empresa que utilizamos voltava às 18 ou às 20 achamos que não valeria a pena esperar mais duas horas. Me arrependi de não ter chegado mais cedo. Queríamos ter conhecido também a praia de Es Calo porém em funçao da distância achamos que podia ser arriscado ir até lá, talvez não voltássemos a tempo. Ficou para a próxima! Hoje acho que a decisão foi acertada porque a parte centro norte da ilha parece que já sofre um pouco com o forte vento e naquele dia em especial devia estar difícil.
Engraçado foi quando comentamos com nossa host do AirBnB que gostaríamos de ir até Formentera, o primeiro comentário dela foi: Ah, querem ir até a piccola Itália? Segundo ela Formentera, mais do que Ibiza, era tomada por italianos e conhecida assim pelos Ibizencos. O que posso dizer é que a Piccola Itália é piccola Itália mesmo. Italianos e italianos por toda a parte e, como onde tem italiano tem “motorino”, scooters e mais scooters por toda a parte. Esse é um ponto negativo porque o ruído das motos estraga o passeio, eram muuuuitas, até filinhas de motos em postos de combustíveis tinha. Gente, não tô exagerando não, a foto abaixo é mais uma que não é minha mas que reflete o que vi por lá.

Foi começar a escrever esse post e me dar conta que, não sei como (socorro!!!) perdi todas as minhas fotos de Formentera. Assim incluí fotos que encontrei na internet, com as devidas referências e, agradeço a um grande amigo e parente, que não é serpente, que me cedeu algumas. Obrigada Gui, tuas fotos ficaram maravilhosas e me fizeram viajar de novo por aquele paraíso.
Formentera, com se diz na Itália, é da vedere!!! Não dá para deixar passar, seja qual for o meio de locomação, chegue, se informe sobre o vento e vá aproveitar!
Leia mais:
Parabéns pelo post, ajuda a esclarecer mas algumas dúvidas que tinha e planejar redondinho a viagem!!!!
Em breve espero te fotos lindassss desse paraíso no meu blog também!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, nos vamos ficar poucos dias em Ibiza, queria saber se vale a pena se hospedar em Formentera ou só passar o dia nas praias e voltar? Abracos!
CurtirCurtir
Oi Julia, se vão ficar poucos dia recomendo somente o day-trip a Formentera. Abraços!!
CurtirCurtir
Pensamos isso mesmo. E voce sabe se Junho é uma época boa para ir? Pois Julho e Agosto tem muito movimento né. Voce saberia tambem me dizer qual a melhor praia, que tenha um bom restaurante? E outra pergunta hehe, se ficarmos em Ibiza é facil alugar uma lancha para que eles nos levem até Formentera? Obrigada pela atenção, abracos!!
CurtirCurtir
Olá Julia,
junho é uma ótima época, não vai estar tão cheio mas já terá bastante gente, o tempo estaá bom e as festas também já estarão rolando.
A melhor praia é a Les Illetes, não deixe de conhecer.
De Ibiza o mais conveninente é pegar os barcos que saem de Figueretes, da Playa d’en Bossa ou do Porto (dicas no post).
Se preferires uma lancha privada recomendo verificar as opções lá mesmo no Porto ou pela internet, infelizmente não tenho nenhuma dica específica.
Para restaurantes acho que depende muito de onde você vai estar no momento da fome :). Em Illetes tem o Juan y Andrea (http://juanyandrea.com/) e bem próximo tem o Tanga (http://www.restaurantetanga.com/).
Além disso no centro (Es Pujol) existem muitas opções.
Abraços,
CurtirCurtir
Oi, MI. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
CurtirCurtir
Oi Natalie, coisa boa! Grande abraço!
CurtirCurtir
Que incrível a cor do mar, hein? Adorei o relato, bem detalhadinho, do jeito que eu gosto. Só não curti esse negócio das scooters, mas enfim… Ano que vem quero fazer a costa do Mediterrâneo, vou ter que incluir Formentera. Abs.
CurtirCurtir
Oi Fabio, o mar é realmente demais. Vale a visita!!! Grande abraço!!
CurtirCurtir
Quero muito conhecer as Ilhas Baleares, mas numa época menos movimentada….será que é possível??? rsrsrsr
Caiu o queixo na cor do mar!!!
Beijoss
CurtirCurtir
Oi Guilherme, é possível sim. Mais no final da primavera ou início do outono dando preferência aos dias de semana se possível. Assim vc aproveita as praias e as locas noches. Além disso a ilha é grande e democrática, fora as festas que custam, tem opções para todos os bolsos. Abraços.
CurtirCurtir