Assuntos e Destinos do Planejando na WTM LA 2013

Como já postei anteriormente semana passada tive o privilégio de participar da World Travel Market Latim America, uma das maiores feiras de turismo do mundo. Eram mais de 1.200 expositores, espalhados por inúmeros metros quadrados. Realmente de impressionar, ainda mais no meu caso, marinheira de primeira viagem.

Além de me impressionar com tudo aquilo que vi e desejar viajar para cada canto visitado ou avistado na feira, consegui garimpar algumas informações sobre sobre os destinos e assuntos abordados pelo blog e queria compartilhar.

Tudo começou pela Itália. Que na minha opinião teve uma participação muito acanhada se resumindo ao Veneto e a uma luxuosa Toscana. Achei a abordagem do Veneto correta, usaram Veneza para chamar a atenção mas queriam mostrar que o Veneto não é só Veneza, que também tem cidades de arte como Verona, Vicenza e Padova, montanhas de inverno, como a famosa e pomposa estação de esqui italiana Cortina D’Ampezzo (essa ainda na minha wish-list), e lagos como o de Garda.

O Veneto na WTM LA 2013

O Veneto na WTM LA 2013

Tive a oportunidade de conversar com um representante da TrenItalia que me informou sobre uma parceria recente com a TTOperadora para a venda de bilhetes no Brasil. Fui procurá-los e obtive a confirmação, eles fazem a venda  online através do site e todo o pós venda no Brasil com atendimento em português para quem compra o bilhete com eles.

Segundo ambos os representantes os preços praticados eram os mesmos com eventuais taxas. Fiz uma simulação de compra no site da TTOperadora e não achei a interface tão boa como a da própria TrenItalia. Na minha simulação para 16.06.2013, trem das 08:25 da manhã, a  TrenItalia oferecia 3 opções de tarifas para o bilhete de ida na classe stantard (2 classe), conforme figura abaixo.

Simulação TrenItalia

Simulação TrenItalia

Já a TTOperadora me ofereu somente a tarifa base (a tarifa mais flexível que permite alterações, reembolsos, etc). Nessa simulação as taxas cobradas pela TTOperadora, com bilhete de ida e volta (cada a 43 euros), somavam 45 euros no total.

Simulação TTOperadora

Simulação TTOperadora

Procurei em vão o stand da Croácia, não encontrei, acho que eles não foram. Também senti falta de destinos como Portugal, França e Inglaterra. Representando a Turquia um estande grande, afinal a Turquia está na moda, o destino mas divulgado me pareceu a Capadócia, acho que porque fiquei com o nome da agência na cabeça, Rocky Valley.

A Alemanha foi uma grande surpresa, investiu pesado, um dos maiores estandes, um dos patrocinadores oficiais do evento e muito focado em turismo jovem. Um dos poucos estandes focados nesse nicho. Ouvi um representante falar e assino em baixo, a Alemanha oferece um excelente custo-benefício.

Fotinho no estande da Alemanha.... ai que saudades de Berlim!

Fotinho no estande da Alemanha…. ai que saudades de Berlim!

Em se tratando de América do Sul dei uma atenção especial ao Chile e ao Uruguai. No Uruguai me informei sobre voos para Rivera mas parece que a rota nenhuma saí tão cedo porque o aeroporto está em reformas devido às condições ruins da pista. Segundo a BQBus, eles avaliam a possibilidade, no futuro, de voos de Porto Alegre ou mesmo de Curitiba para Mondevidéu com escala em Rivera. Por enquanto teremos que nos contentar com a rota deles de São Paulo a Montevideú.

O Uruguai na WTM LA 2013

O Uruguai na WTM LA 2013

Visitei também o stand do Chile. Queria informações sobre as estações de esqui. No momento estou planejando uma viagem de esqui e queria informações sobre transporte público entre as cidades e as estações de esqui. Infelizmente, das estações pequisadas, a única com acesso através de transporte público foi Pucon. Acho tão chatinho isso, praticamente obrigam você a alugar um carro ou pagar os “agiados” transfers.

Praticamente obrigam você a pagar mico também, vai que se ganha uma pacote para esquiar no Chile…risos.

A novidade em máteria de esqui no Chile foi Corralco. Como o resort/estação de esqui está sendo inaugurado nessa temporada está oferecendo 30% de desconto sobre as tarifas. Está nascendo pequeno em termos de pistas assim me parece ideal para inciantes ou para se ficar pouco tempo pois alí eles permitem estadias menores que 7 dias.

Corralco

Corralco

Saindo um pouco dos destinos e dos temas já abordados pelo blog queria comentar sobre algumas coisas que fizeram sucesso na feira. Primeiro a demonstração da primeira classe new diamond da Etihad, que estará disponível em voos diários do Brasil a partir de julho. Um luxo só, são tantos os detalhes, só para dar um idéia, os produtos da necessaire feminina são da La Prairie. O video abaixo dá uma boa idéia.

Eu que já achei o máximo voar na econômica da Emirates fiquei sem palavras com a demonstração. Segundo as comissárias o valor da passagem é em média 8 x superior ao da classe econômica.

Bacana também era a experiência sensorial gastronômica no estande da Dinamarca, eu fiquei só na vontade😦  O país tem um número significativo de restaurantes estrelados Michelin e está investindo na divulgação do turismo gastronômico. Além disso, possuem um dos melhores restaurantes do mundo, segundo a Restaurant Magazine.

Além dessas, outras coisinhas também são sonhos de consumo meus como uma expedição pela Antártida ou Ártica, uma viagem exótica em trem de luxo, que agora dá para fazer pelo Brasil,  ou mesmo um cruzeiro a bordo de um dos navios do Regent Seven Seas Cruises. Enfim, coisas suuuuper simples mas… vai que um dia capita!!

Delírios de Consumo de Michele Capiotti

Delírios de Consumo de Michele Capiotti

Leia mais:

5 comentários sobre “Assuntos e Destinos do Planejando na WTM LA 2013

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Guilherme, que bom que gostaste. Já eu acho que sempre fica faltando algo. Acabei não visitando o estande da Tailandia, um dos destinos que inclusive temos em comum e sobre o qual ainda não escrevi nada. Adoro o país, a comidas, as praias e as foot massagens🙂. Fiquei com inveja da branca de vc na full moon party. Grande abraço!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s