Continuando o roteiro da viagem pela Umbria, que começou em Cascia, chegamos em Assis à tardinha ainda de conhecer duas das atrações da cidade. Abaixo meu relato com algumas dicas da estadia em Assis e da passagem por Perugia.
Naquele tardinha fomos até a Basílica de Santa Clara e no oratório do Crussifixo de San Damiano, lugar onde São Francisco escutou o chamado divino e que depois serviu como convento para Santa Clara e suas Clarisses.
O oratório do Crussifixo fica fora do centrinho de Assis, passamos por ele antes de estacionar e chegar na cidade. Infelizmente não podemos entrar porque estava fechado para um culto religioso. Observamos do lado de fora as pessoas que rezavam dentro.

Logo que chegamos na cidade fomo direto à Igreja de Santa Clara. Demos sorte, apenas entramos e a porta foi fechada, fomos as últimas visitantes a entrar naquele dia.



Naquela tardinha, que em pleno janeiro era noite fechada, ainda passeamos pela cidade, tomamos um café com doces sicilianos, fomos à alguns hotéis verificar os preços e os serviços praticados e, mais tarde, saímos para jantar. Optamos pelo Hotel Belvedere porque além de um preço acessível, 2 estrelas, era bem localizado, próximo ao estacionamento onde já tínhamos deixado o carro e inclusive pago o pernoite pois não compesava pagar à parte.


O lugar onde jantamos, Ristorante La Lanterna, era ajeitadinho mas infelizmente não recomendo, não que a comida seja horrível porque já disse e repito: Acho que na Itália se come bem mesmo quando se come mal. Porém a massa estava muito cozida para os padrões italianos, além disso o prato chegou literalmente voando à nossa mesa, e muito, muito quente, nunca tinha queimado minha boca comendo um prato de massa. No final minha conclusão foi que no país dos produtos frescos infelizmente o microondas foi utilizado. O Trip Advisor não mente! Uma boa dica de restaurante é a Trattoria Pallotta e de prato típico o Strangozzi al Tartufo Nero, falei sobre ele nesse post.


Ao acordarmos no outro dia fomos direto conhecer a Basílica Principal, formada pelas Basílicas Superior e Inferior. Ambas muito bonitas mas sem tantas pompas justamente para respeitar a ordem de São Franciso. A cidade estava cheia e os inúmeros turistas enchiam as ruas da cidade deixando-a ainda mais charmosinha. Muitos peregrinos, padres Franciscanos e turistas davam um toque todo especial à cidade. Aliás a cidade em si é muito bonita, encravada na montanha, conservou durante o tempo seus muros e sua arquitetura. Uma cidade pequena, muito bucólica e muito bem cuidada.




Diferente de Cascia, que mais parece uma pequena cidade de montanha situada no meio de um vale também pequeno, Assis fica quase no topo da montanha e a paisagem que se vê de Assis para o vale é muito bonita, tanto de dia quanto de noite.

Os estacionamentos em Assis funcionam como na maioria das cidades de montanha/borgos, normalmente vários estacionamentos circundam a cidade e como às vezes pertencem a empresas diferentes você não pode reaproveitar o ticket já pago. Então, naquela manhã, mesmo depois de termos pagado em torno de 10 euros pelo pernoite no estacionamente próximo a Porta Nuova, ainda pagamos mais 4 no que estava próximo à Basílica Principal pois era mais conveniente ir de carro até lá e depois pegar a estrada de novo. Era mais conviente porque cada estacionamento estava em uma ponta diferente da cidade e as vezes caminhar tudo e voltar não compensa porque como são borgos você tem que subir e depois descer ou vice-versa.
Aqui um mapa da cidade e dos estacionamentos, é bem útil para quem está chegando na cidade se planejar e estacionar o mais próximo do ponto seu ponto de interesse. Faço um elogio à todos os estacionamentos, visto que ficam na parte mais baixa da cidade ambos pelos quais passei tinham escadas rolantes e elevadores que funcionavam. Grande detalhe funcionavam!!!
Outra questão a considerar no orçamento desse tipo de viagem é o custo com os pedágios. O Mappy embora não tenha ajudado tanto com o roteiro de ida pode dar uma boa ajuda para planejar o custo com os pedágios.
Deixamos Assis em direção à Perugia, sua arque inimiga tantos anos atrás. Perugia é uma cidade maior mas não chega a ser uma cidade grande, seus principais atrativos estão no centro da cidade, onde estão também os restaurantes e lojas.



Perugia, também por estar localizada no alto do vale, tem uma vista muito bonita da região mas acho que a vista que mais impressiona é justamente a de Assis. De Perugia se vê Assis ao longe e acima a motanha que naquela época estava coberta de neve.

Depois de uma caminhada pelo centro, fizemos um almoço rápido em uma pizzaria e visitamos visitamos algumas lojas de chocolates, o principal motor da economia da região. Para os amantes do chocolate fica a sugestão de visitar o museu do chocolate da Perugina, a Casa del Cioccolato Perugina.

De Perugia partímos para o nosso próximo destino: Arezzo
Leia mais:
Nesta viagem vc ficou só um dia em ASSIS?
CurtirCurtir
Olá Luci, tudo bem? Sim, um dia e uma noite, pois saimos na manha seguinte, logo depois do café.
Abracos,
CurtirCurtir
Por favor, preciso de informações recentes se você tiver passado por essa cidade de Perugia de 2016 para cá. Meu filho quer conhece-la por causa de uma proposta desportiva na área do futebol.
CurtirCurtir
Olá Vera Lúcia, tudo bem?
Que tipo de informações você precisaria exatamente? Apesar da minha visita ter sido realizada alguns amos atrás não é que as cidades italianas mudam muito.
Fico no aguardo,
Abraços,
CurtirCurtir
Ola….eh minha primeira vez no blog. Gostaria de saber se eh mto complicado ir pra Assis sem carro….e me deslocar por la e cidades vizinhas sem alugar carro
Obrigado
CurtirCurtir
Olá Leonardo, tudo bem? Tudo vai depender de onde estarás para acessar Assis e depois de quais cidades você quer conhecer. De Roma à Assis você pode ir de trem. Porém para responder melhor precisava saber melhor seu itinerario. Se quiser pesquisar as conexões de trem disponíveis, verifique em Trenitalia.it, utilizando a caixa de pesquisa “Tutti i Treni”, que é o motor de pesquisas para os trens regionais. Em “Da” você deve colocar a origem (nome da cidade em italiano) e em “A” o destino. Dessa forma você vai conseguir verificar se existem trens e os horários. É claro que se não houverem trens você ainda pode ter as opções de ônibus porém nesse caso costumam ser sites diferente dependendo dos destinos.
Espero ter ajudado, se precisares de algo mais me avise.
Abraços,
CurtirCurtir
Só um adendo, dá para se comer mal mal na Itália, ou dei muito azar, três dias tristes! Já até desisti, parti p pizza rs
CurtirCurtir
Ola Bia, pelo visto estas na Umbria e nesse mesmo post confesso que comi mal em Assisi. De qq forma no meu caso foram poucos esses momentos. Espero que tenhas mais sorte daqui para frente. Acho difícil comer mal na terra do tartufo, do presunto de Norcia, de excelentes vinhos e do chocolate. Abraços!!!
CurtirCurtir
Olá Paulo, fiz a viagem para Cascia a partir de Roma sim. Todos os detalhes sobre minha rápida estadia em Cascia estão em https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/06/01/umbria-cascia/.
Um bate e volta é possível desde que não faça o mesmo caminho que fiz…risos. Você deve ir por Terni.
Para teres uma idéia de custo do aluguel do carro recomendo o site da Europcar (europcar.com). Uma diária de um carro compacto, para 5 pessoas e pouca bagagem, sai por volta de 80 euros (aprox. 200 reais).
Abraços
CurtirCurtir
CARÍSSIMA, BOA TARDE.
Estou planejando esta viagem.
Por favor, queira me esclarecer, se puder.
Irei com minha esposa, filha e um filho (que tem dificuldade para andar).
Vc saiu de Roma ?
Dá pra ir e voltar de Roma até Cassia no mesmo dia alugando um carro ?
O aluguel é caro ?
ABrç forte
Paulo Begalli
paulobegalli@uol.com.br
fone 19-3852-1060
cel. 19-9773-1753
CurtirCurtir