Italo – Bilhetes/Passagens de Trem na Italia

Os posts sobre como comprar bilhetes/passagens de Trem na Itália no site da TrenItalia tem muito acesso e pelos feedbacks que tenho recebido o post tem sido super útil. Dessa forma, não poderia deixar de dar detalhes maiores sobre a Italo. A Italo é a nova concorrente da TrenItalia, é mais uma opção para compra de bilhetes/passagens de trem na Itália/Europa.

A Italo é uma empresa que compete com a TrenItalia em alguns trechos da linha de alta velocidade. Por trás desta empresa estão dois empresários dentre aqueles mais conhecidos na Itália. Diego della Valle e Luca di Montezemolo que com mais um outro sócio controlam a NTV, empresa que possui 33,5 % das ações da Italo. O primeiro é dono da Tod’s, da Hogan, è acionista de empresas americanas, é dono da Fiorentina (futebol) e um dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes. O segundo, já foi presidente da Ferrari, FIAT e Masserati. Além deles, bancos, uma seguradora e a SNCF completam a lista de acionistas. Bom, tudo isso para dar idéia de quem está por trás dessa empreitada.

Trem da Italo

As cidades servidas por enquanto são Bologna, Florença, Milão, Nápoles e Roma. Em agosto a promessa é de chegar à Salerno em outubro até Veneza e Padova e, ainda em dezembro, à Turim. Em Roma as partidas e chegadas são de Roma Ostiense e Roma Tiburtina enquanto em Milão, de Rogoredo e Porta Garibaldi. A princípio pode parecer que não seja conveniente pegar o trem nessas estações mas na verdade ambas são servidas pelo metro e portanto, de fácil acesso. Para chegar a estação de Roma Tiburtina se usa a linha A do metro até a estação de mesmo nome, para Roma Ostiense se pega a linha B até Piramide e de lá a passagem subterranea que leva até Roma Ostiense. Em Milão não é diferente, ambas as estações são muito próximas do metro. É certo que não são tão convenientes quanto Termini e Milano Centrale principalmente se você estiver hospedado próximo a esses locais porém, se estiver um pouco mais longe e precisar fazer uso do metro para chegar à Termini será praticamente a mesma coisa, bastarà andar algumas estações a mais.

Rotas Italo (paperblog.com)

A Italo chega com trens novos em folha, considerados os mais rápidos da Europa, que podem alcançar uma velocidade de até 360 km/h. Porém, pelo que observei, viajam na mesma velocidade da TrenItalia pois o tempo de deslocamento entre os seus destinos é praticamente igual ao da concorrente. Varia um pouco dependendo do local de saída de Roma. O tempo de deslocamento pode ser conferido aqui. A diferença está nos serviços e nos preços, são três classes Smart, Prime e Club e três níveis de tarifa Base, Economy e Low-cost (só para a classe Smart). Hoje mesmo vi no site da TrenItalia que eles reformulam a sua base tarifária, viva a concorrência!

Em matéria de serviços eles possuem lojas (chamadas de Casa Italo) que fazem atendimento ao público e também quiosques self-services em todas estações onde atuam. Ok, a TrenItalia também tem porém em matéria de conforto nem se compara. Pelo que tenho ouvido em matéria de serviço também não. Só quem já passou pela tortura de comprar passagens em Termini sabe com o pessoal por ali é disponível..rs…

Casa Italo em Napoles

Casa Italo em Napoles

Quiosques Self Service

Visualmente o trem é muito bonito, grande e com uma cor vermelho escuro. Por dentro parece muito moderno. Eles fazem propaganda que tem espaço para as bagagens o que normalmente dá uma dorzinha de cabeça nos voôs cheios em que o ato de acomodar a mala vira malabarismo. Além disso nos trechos mais longos possuem um vagão, por aqui chamado de carozza, cinema. Não espere uma sala de cinema, na verdade são TVs espalhadas pelo vagão com audio individual nas poltronas. Nesse caso o vagão é o último e é colocado assim de propósito para evitar que as pessoas transitem por ele.

Vagão Cinema (expressitalia.it)

Diferente da TrenItalia não existe um vagão restaurante. No seu lugar a Italobox, uma bandeija com um menu completo no estilo slow food, isto é, comida de qualidade produzida no km 0 (parceria com a Eataly). É slow food a 300 km por hora!!! Ah, detalhe, somente para as classes Prime e Club. Para a classe Smart são disponíveis vending machines. Complementa a oferta de serviços wireless gratuito em todas as classe e um site institucional bem mais moderno e intuitivo.

Infelizmente ainda não viajei com eles e portanto não comprei nenhuma passagem online no entanto, assim que der, incluo um tutorial de como comprar.

Leia mais:

12 comentários sobre “Italo – Bilhetes/Passagens de Trem na Italia

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Paulo, tudo bem? Na verdade nenhuma razão, o blog é inclusive parceiro da Rail Europe. Se por acaso você for comprar alguma passagem e utilizar nosso link nós recebemos uma pequeníssima comissão e você não paga nada mais por isso.
      A grande questão aqui é que normalmente comprando na Rail Europe você poderá não ter acesso as tarifas mais promocionais. A R.E. cada vez mais tem melhorado isso porém ainda acontece. Na R.E. também é cobrada uma taxa de serviço, algo que comprando direto com a cia. ferroviária você não paga, porém eles, diferentemente das cias, possuem um site em português e um atendimento pós venda caso necessário, coisa que na TrenItalia é praticamente inexistente.
      No final, é tudo uma questão de budget e de escolhas. Espero ter ajudado. Abraços e obrigada pela visita, super pertinente seu questionamento!

      Curtir

  1. Gi disse:

    Olá, estava pensando em comprar o trecho Veneza Mestre para Firenze SM pela Italo, mas daí li que nesse trecho é necessário fazer uma baldeação (troca de trens) em Bolonia…de fato, precisa fazer essa baldeação em Bolonia, ou é somente uma parada? E pela trenitália, é baldeação ou parada?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Gi,
      em ambos os casos são paradas (no italiano “Fermate”). Você pode confirmar essa informação no site da Italo; logo ao listas as opções ao lado da duração “Durata Viaggio:”, tem o campo Fermate, passando o mouse vc verá as paradas. Outro indício é o número o trem, que está ao lado, e que também não muda.
      No site da TrenItalia basta clicar sobre o iconezinho com o i (de informação) ao lado do número do trem para veres os detalhes.
      Abraços e obrigada por comentar esse post!

      Curtir

    • Rosangela Farias disse:

      Olá,estive ontem 26/09/14 em Venezia SL e parti de Firenze em alguns horarios ha parada com troca de trens e com demora de 20 minutos, no meu trem houve parada em Bolonha, porem sem troca de trem.Realmente o trem ds Italo é muito melhor , principalmente o banheiro e o wifi a bordo.

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s