América do Sul, Blumnau, Brasil, Santa Catarina, Tema Mercados Natalalinos

Blumenau – um destino de Natal no Brasil

Sabe quando o acaso acontece? Naquele estilo milagre natalino?! Pois eh, aconteceu com a gente. Por um acaso fomos parar em Blumenau e quebra conhecemos uma das melhores cidades para curtir o clima de natal, e a tradição dos mercados natalinos, do Brasil.

Natal em Blumenau - visão geral do mercado natalino
Natal em Blumenau – visão geral do mercado natalino

Eram quase 16 horas, estávamos trafegando na BR-101, no sentido norte-sul, e minha irmã e sua família viajavam no sentido oposto. Eu e ela trocávamos mensagens e localização, pois estávamos prestes de literalmente nos cruzarmos na rodovia, quando ela me informa que tinha acabado de ver um caminhão tombado e um grande congestionamento se formando justamente no sentido em que viajámos e onde deveríamos chegar dentro de 15 minutos. Aff!!!

E assim, rapidamente, ajustamos nossa rota: Paramos o carro, vimos que seria possível pegar um desvio e passar a noite em Blumenau sem grandes prejuízos ao tempo total de nossa loooonga viagem, reservamos um hotel em Blumenau, cancelamos o hotel em Itajaí e desviamos de um uber congestionamento que nem o Waze sabia que viria a acontecer.

A viagem até Blumenau transcorreu tranquilamente, o trânsito era pouco e praticamente no sentido oposto, pois as pessoas se deslocavam para o litoral. Chegamos na cidade rapidamente, encontramos nosso hotel de maneira fácil, descansamos um pouco e chamamos um uber direto para o Parque Vila Germânica, muito conhecido por sediar a Oktoberfest de Blumenau mas que também, de novembro a janeiro, sedia o Mercado de Natal da cidade de Blumenau.

No entanto, além dessa festa também acontece o Natal em Blumenau. Um evento lindo e aberto ao público que além da temática natalina tem todo o pano de fundo de uma cidade histórica alemã. Quer mais charme que isso? Nós fomos totalmente desavisados, sem saber o que esperar, e ficamos bastante impressionados com a qualidade do mercadinho e a beleza do lugar.

O Natal em Blumenau

O Natal em Blumenau é um evento maior que o Mercado Natalino do Vila Germanica, embora na minha visão o mercado seja o ponto alto vale lembrar que a cidade toda se enfeita para as comemorações e que inúmeras outras programações costumam ocorrer na cidade. As ruas são lindamente decoradas, na margem do rio é possível ver a árvore e os prédios históricos, muitos com influência da arquitetura alemã. A cidade toda respira o clima natalino e pelo fato de ser uma cidade longe do litoral até o clima é mais ameno. Eu, que amo mercados natalinos alemãs, me senti abraçada pela cidade ao poder usufruir de todo esse clima de natal.

Natal em Blumenau – Vila Germânica – chegada no mercado árvore de Natal

O Mercado Natalino em Blumenau é bem organizado, amplo, gratuito (exceto brinquedos) e possuí uma gama diversificada de atrações. São desde brinquedos para crianças como roda gigante (mini), pista de gelo coberta, casa do Papai Noel até neve artificial (no parque de neve – foto abaixo).

Natal em Blumenau – Vila Germânica – parque de neve
Natal em Blumenau - Vila Germânica - Casa do Papai Noel e Roda Gigante pequena
Natal em Blumenau – Vila Germânica – Casa do Papai Noel e Roda Gigante pequena

A decoração natalina é caprichada, com atenção ao detalhe, e o gosto musical atende bem ao tema da festa.

Além da diversão para os pequenos tinham muitos comes, bebes e lojas de souvenires e artesanato local.

Natal em Blumenau – Vila Germânica – lojas

Na parte gastronômica era possível se contentar com o mercadinhos de comidas onde os quiosques vendiam lanches, gastronomia típica alemã e cervejas e/ou então escolher um dos disversos restaurantes do lugar.

Natal em Blumenau - Vila Germânica - mercadinhos com quiosques de comidas natalinas
Natal em Blumenau – Vila Germânica – mercadinhos com quiosques de comidas natalinas
Natal em Blumenau – Vila Germânica – mercadinhos com quiosques de comidas natalinas

Escolhemos um dos restaurantes e adoramos, comemos um pouco menos e ficamos encantados com o tamanho da carta de cervejas disponível. Também achamo o preço camarada e os horários de funcionamente mais longos nos permitiram curtir muito bem o final de tarde/noite que passamos ali.

Natal em Blumenau - Vila Germânica - Restaurante de cerveja artesanal
Natal em Blumenau – Vila Germânica – Restaurante de cerveja artesanal

Eu adorei conhecer e por isso que venho hoje aqui recomendar para aqueles que querem incluir um passeio de natal na agenda de final de ano mas estão em dúvida de qual local visitar: Blumenau vale muito a visita!

Onde ficar/se hospedar em Blumenau

A cidade tem uma boa infraestrutura hoteleira. Para padrões Brasileiros é uma cidade de médio porte que costuma receber eventos e, portanto, bem preparada para o turismo.

Nós optamos pelo Ibis Blumenau e gostamos muito. Nesse Ibis eles possuem camas extras, o que possibilita a estadia em família de três pessoas em um mesmo quarto.

Blumenau - rua decorada para o Natal e área kids do Hotel Ibis
Blumenau – rua decorada para o Natal e área kids do Hotel Ibis

O Ibis Blumenau estava no clima natalino, com uma decoração adequada. Gostei muito porque eles tinham uma pequena área kids (primeira vez que vi em um Ibis) e também uma área com cervejas da região (área dos adultos… risos).

Blumenau - Hotel Ibis - recepção e cervejas locais
Blumenau – Hotel Ibis – recepção e cervejas locais

A cidade tem o um hotel muito charmoso, o Villa do Vale Boutique Hotel. Se fosse ficar mais tempo acho que consideraria me hospedar nele. Uma das vantagens do Villa do Vale Boutique é a proximidade com a Vila Germânica.

Dica de Café/Doces em Blumenau

De qualquer forma o Ibis supriu todas as nossas necessidades, tinha estacionamento e era muito bem localizado, praticamente na esquina tínhamos acesso a uma rua com grande variedade de comércio e restaurantes e também a uma confeitaria dos sonhos, a Cafehaus.

Curtimos o hotel na chegada, o Mercado Natalino e suas barraquinhas e restaurantes à noite e, no outro dia pela manhã, compramos doces na Cafehaus para nosso café. Foram quase 24 horas natalinas perfeitas em Blumenau. Queríamos ter ficado mais tempo mas os compromissos familiares não podiam atrasar e ainda tinhamos muito chão (estrada) pela frente.

Natal em Blumenau
Natal em Blumenau

Termino esse post com aquela música de Natal que tá trend no insta pois foi exatamente assim que me senti nos momentos em que passamos ali. Curioso? Escuta aqui! Ah, quer ver mais imagens dessa trip? Acessa nosso destaque no instagram e aproveita para seguir o PlanejandoaViagem.

Um excelente Natal, da nossa, para sua família!

Um comentário em “Blumenau – um destino de Natal no Brasil”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s