E se eu te dissesse que é possível ir de Londres até Amsterdã, ou vice e versa, de navio/ferry? Você acreditaria? Gostaria de fazer uma viagem do tipo?

Eu já fiz essa viagem tanto a partir de Londres quanto de Amsterdã e quero compartilhar com vocês minhas experiências. Entre a primeira e a última viagem passaram-se 10 anos, a maioria das fotos desse post são da segunda viagem. Na primeira vez viajei no alto do verão e os dias eram longos (foto abaixo) enquanto na segunda vez era início da primavera e ainda eram curtos. Isso explica as fotos mais escuras, sorry!

Na primeira vez, de Londres à Amsterdã, não tivemos muita escolha, compramos um voo de Amsterdã para Londres super barato mas a viagem de volta custaria uma pequena fortuna. Meu namorado sugeriu então a viagem de navio com a Stena Line, ele tinha feito uma travessia com eles pela Escandinávia e lembrou que ofereciam o serviço entre Londres e Amsterdã.
Na segunda vez foi de caso pensado, encontrei com meus pais em Amsterdã e como iríamos para Londres, pensei: por que não ir de navio e proporcionar a eles uma experiência super diferente no meio de uma viagem pela Europa? E assim foi!
Como ir de Ferry de Londres à Amsterda ou vice-versa
Essa é uma viagem de navio e, portanto, entre portos; mais especificamente entre o porto de Harwich que fica localizado na cidade Harwich na Inglaterra e o porto de Hoek of Holand, também localizado na cidade de mesmo nome na Holanda.
Assim a primeira coisa a ter em mente é que inicialmente você precisará se deslocar entre os portos e isso demanda um certo tempo, um pouco mais de tempo do que o deslocamento entre os aeroportos dessas cidades.
Em Londres as estações que conectam a cidade à estação de Harwich International são London Liverpool, Stratford e Colchester, o tempo de viagem varia de acordo com a estação. A partir de London Liverpool em torno de 1,5 horas.
A partir de Amsterdã pega-se o trem na estação Amsterdam Centraal até a estação da cidade de Schiedam e a partir de lá o toma-se metrô até o terminal da Stena Line em Hoek van Holland. A viagem dura cerca de 2 horas.
A partir dos portos, na chegada, é muito fácil pegar os trens, basta seguir a muvuca 😊
Eu recomendo fortemente que você verifique nos sites das empresas que vendem os bilhetes de trem como estão os serviços. Eu tive a infelicidade, na segunda vez em que viajei, de ter que me deslocar de ônibus no trajeto entre Schiedam e Hoek van Holland e depois de Harwich até London Liverpool em função de obras nas estações. #fazparte
As informações, assim como os tickets, podem ser encontradas direto nas estações, nos sites das cias ferroviárias, no caso da Greater Anglia para deslocamentos na Inglaterra e da NS para Holanda.
Como comprar os tickets do ferry/navio com a Stena Line
Toda a compra pode ser feita no site da própria empresa, a Stena Line, clica aqui para acessar.
O processo de compra é fácil, você escolhe a data, se ida ou ida e volta, informa o número de adultos, bebês, crianças e/ou sêniors e se está viajando com ou sem carro. Se estiver de carro preencha o tipo, se estiver à pé escolha a mesma opção da imagem abaixo.
O próximo passo é escolher o cruzeiro, se durante o dia (sem obrigatoriedade de cabine) ou à noite.
Na sequência você escolhe o tipo de cabine de acordo com a quantidade de pessoa e se interna ou externa. Existem muitos tipos, inclusive a do capitão e com acessibilidade. Nessa etapa você pode solicitar mimos como caixas de chocolates, vinhos, espumantes 😊.

Depois vem a escolha do seu plano de refeições, você pode escolher café manhã, jantar ou ambos. Escolhendo ambos você tem um bom desconto.

A última escolha é a modalidade de transporte do pet.

Durante todo o processo uma tabela resumo vai aparecendo à direita da tela assim você consegue acompanhar suas escolhas.
Quando você terminar clica no botão verde de checkout para informar seus dados e dos demais passageiros, aceita os termos e condições e faz o pagamento.
Na data em que escrevo esse post a opção de comprar os bilhetes de trem juntamente com o cruzeiro, pacote Rail & Sail está desabilitada. Eu de qq forma preferi comprar em separado e também deixei os links para que você compre à parte acima nesse post.
Como foram as viagens de navio entre Londres e Amsterda
Ambas viagens foram tranquilas, o problema foi que na primeira vez achei que poderia enjoar e exagerei no remedinho, dormi logo depois do embarque, não lembro de muita coisa e acordei na maior preguiça. Na segunda vez não não tomei nada além de vinho e aproveitei bem mais 😊
De antemão já aviso que é uma viagem relativamente curta. A partir do momento em que você embarca passam-se em torno de 13 horas até o desembarque e nesse meio tempo você faz check-in, toma banho, faz um happy hour, janta, curte o ferry, dorme, acorda, faz check-out e toma café da manhã.
Se você não cuidar o relógio dorme pouco. Mas tudo bem, é por uma boa causa 😊. Minha dica é que você faça o embarque tão logo possível. Dá uma olhada na tabelinha abaixo que contém os horários dos cruzeiros noturnos:

Aqui você encontra mais detalhes e informações atualizadas.
Na primeira vez cheguei mais próximo ao momento de saída, na segunda cheguei cedinho 😊. Tão cedo que ao cruzarmos o finger parecia que não haveria nenhum outro passageiro além da gente.

Entramos no ferry e fomos direto para a cabine matar a curiosidade.

A cabine que escolhemos foi do tipo externa (com janelas) e para até 5 pessoas. A mesma tipologia da primeira viagem. Ele é espaçosa para um casal ou mesmo três pessoas, já em cinco deve ser divertido, eu recomendaria para quem está em viagem em família com crianças pequenas e não para grupos… risos.

A camas são confortáveis, a janela é grande, o banheiro garante um banho bom. Para acesso as camas superiores existe uma escada. Existe também uma mesa de trabalho, uma TV e um telefone. Em tempos de celular o tefone é meio datado mas imagino que ainda útil dentro de um navio.

Arrumamos as coisas, tomamos uma ducha e saímos para caminhar pelo navio. Nossa parada inicial foi no duty free.

Depois fomos até a área externa, no entanto naquele dia já era noite fechada, pecado, e ao duty free. Vimos o mar e fomos para a área do bar, que fica em frente ao restaurante (foto abaixo).

A área do Bar, o Restaurante, o espaço de TV, o Duty Free e o cassino ficam todos muito próximos.
Depois que bebericamos fomos jantar com toda a calma. Só não esqueça da vida porque as coisas no navio tem horários.




Hora de dormir…
Pela manhã um aviso do comandante desperta você, hora de acordar e liberar a cabine. Não lembro bem que horas foi isso, mas acho que foi próximo do navio atracar. Lembro que olhei pela janela e vi uma fila enorme de navios. Não podemos esquecer que estamos no Mar do Norte, uma importante rota da navegação internacional.
Nos arrumamos, pegamos as malas, tomamos café da manhã e depois desembarcamos rumo à estação de trem. O desembarque é um pouco demorado porque são poucos os elevadores e muitas pessoas mas não se preocupe ninguém fica para trás.
Como e a alimentação no navio da Stena Line?
A alimentação no navio é boa e variada. O bar também tem muita coisa. Achei os preços bem justos, eles não cobram mais dos passageiros, assim como fazem aeroportos e cias aéreas, por serem a única opção disponível.
Nós não compramos o jantar pelo site e cada um comeu de acordo com a sua fome e vontade. Preferi assim porque minha mãe tem muitas restrições alimentares e porque eu não curto muito “menus”, como pouco e acho desnecessário comer demais ou mesmo desperdiçar comida.

Gastamos 25 euros nas refeições (uma pizza, fish and chips e uma pie com salada) e 15 euros nas bebidas (draft, porter e vinho) para 3 pessoas (foto acima).
O café da manhã também é bem variado, oportunidade de já abrir os trabalho e provar um English Breakfast 😉

Como é a navegação? Enjoa?
A navegação é bem tranquila. Eu senti uma pequena vibração que não chega a incomodar. Achei mais leve que as vibrações das viagens noturnas que já fiz em trens. Logo que você sai do barco ainda sente um balancinho mas ele não dura muito tempo.
Meu Pai e meu namorado não sentiram absolutamente nada. Isso que meu namorado é do tipo que enjoa até vendo embarcação balançando na TV. Minha mãe estava com receio mas também passou bem. Eu diria que depende muito da pessoa e das condições do mar. Acredito que em ambas as viagens tenha pego mar calmo.
No geral é mais difícil pegar no sono porque você está ansioso com a viagem em sí ou porque seu vizinhos de cabine estão empolgado do que devido ao balanço do ferry.
De Amsterda para Londres de avião, navio ou trem? Difícil heim?
Para quem quer ter a experiência de um cruzeiro, quer realizar a viagem de carro, quer levar seu pet ou mesmo uma viagem em família acredito que o cruzeiro seja o ideal. Viagem com crianças também devem ser bem mais divertidas de navio.
Quem viaja em modo econômico tem q fazer as contas pode ser que o cruzeiro compense e ainda entregue a experiência junto.
Para quem não tem tempo acredito que voar ou ir de trem seja o mais recomendado. o voo é curtinho, o que demora é o deslocamente entre os aeroportos e os procedimentos nos mesmos.
De trem a opção é o famoso Eurostar, que cruza o canal da Mancha através do Eurotunel. Essa também é uma experiência interessante. Nesse caso você tem que ir de Amsterdã (Centraal) até a Bélgica (Bruxelas MIDI) e de lá à Londres. Essa viagem dura em torno de 6 horas de estação à estação, não custa pouco e pode ser beeem concorrida. Tem que planejar! Mas isso já é assunto para outro post.