Outras coisinhas

As 20 praças mais bonitas de Roma

Hoje o post vai ser diferente! Será um “foto post” com algumas das maiores maravilhas da cidade de Roma: suas praças! Cada “piazza” de Roma tem uma história por trás e muitas belezas à olho nu, são em geral onde a vida acontece você sempre irá ver as famílias, os cafés, os artistas, os mercados, restaurantes e os turistas, é claro!

A lista abaixo é baseada na minha experiencia vivendo em Roma mas com certeza você cruzará pela maioria destas praças durante uma viagem pela cidade. Não deixe as mesmas passarem batido, ao reconhece-las, pare ao menos alguns minutos para admirá-las.

1. Piazza San Pietro

Começo com essa praça que não está localizada exatamente em Roma mas sim no Vaticano. Ela que deve ser provavelmente a praça mais frequentada da cidade devido as audiências do Papa e ao grande número de turistas que visitam a Catedral de São Pedro e os museus vaticanos.

Vista da Cupula da Basilica de São Pedro (foto: juzaphoto.com)
Vista da Cupula da Basilica de São Pedro (foto: juzaphoto.com)

2. Piazza del Popolo

A Praça do Povo, como o próprio nome já diz, tem um obelisco do Egito antigo no seu centro e inúmeras igrejas ao seu entorno. E uma praça onde as pessoas mais circularam do que param. Minha dica e observá-la do alto do parque Vila Borghese.

3. Piazza Spagna

Quem nunca suspirou ao ver aquela linda escadaria cheia de gente com a charmosa igreja ao fundo. Sem falar na fonte de Bernini logo abaixo. Não é à toda que inúmeros eventos acontecem nessa praça até porque ela esta localizada em um lugar “vipado” da cidade.

Pizza Spagna

4. Piazza Barberini

É conhecida por abrigar as fontes do Tritão e das Abelhas, feitas por Bernini. Uma praça pequena para os padrões atuais mas de grande importância histórica para a cidade.

5. Pizza di Trevi

O nome dispensa comentários não é mesmo? É nessa pequena piazza que fica localizada a fonte que provavelmente deve ser a mais visitada no mundo.

Roma - Fontana di Trevi
Roma – Fontana di Trevi na Piazza Trevi

6. Piazza Colonna

E impossível passar por essa pequena praça e não notar sua imponente “Colonna Aureliana”, construída para comemorar as vitorias do imperador Marco Aurelio.

Roma - Piazza Colona
Roma – Piazza Colona

7. Piazza di Pietra

Localizada entre a Via del Corso e o Pantheon, essa praça retangular é onde fica o antigo templo de Adriano, uma viagem no tempo.

Roma - Templo de Adriano na Pizza di Pietra em Roma
Roma – Templo de Adriano na Pizza di Pietra em Roma

8. Piazza della Rotonda

Também conhecida como Piazza do Pantheon pelo fato de ser o local onde o próprio Pantheon esta localizado. E uma praça muito viva, sempre cheia de gente, com muitos restaurantes e um linda fonte.

9. Piazza Navona

Antigamente utilizada em competições atléticas hoje talvez seja uma das maiores e mais bonitas praças de Roma. Ela é grande, tem muitos palácios – inclusive a Embaixada Brasileira – e fontes e concentra a vida noturna com muitos cafés, artistas e restaurantes ao seu redor.

Roma - Piazza Navona
Roma – Piazza Navona

10. Campo de Fiori

E provável que seja a feira cujo local e um dos mais lindos do mundo, De dia uma feira de produtos hortifruti e no cair da tarde um local de passeio, happy-hour, de cinema e de encontros. Essa praça ainda leva o nome “Campo”, denominação antiga das praças na Itália.

Roma - Campo dei Fiori ao entardecer
Roma – Campo dei Fiori ao entardecer

11. Piazza Farnese

Localizada próxima ao Campo dei Fiori, essa praça, onde localiza-se o Palácio de mesmo nome que também é sede da Embaixada Francesa e pertenceu a uma rica família de Papas, é bem tranquila. Nas laterais da praça, duas banheiras de granito, provenientes das Termas de Caracalla, ser vem de base para as fontes.

12. Piazza Trilussa

Uma das praças mais boemias da cidade. Um dos pontos de entrada para o bairro do Trastevere, aquele bairro pitoresco, de ruelas e milhares de restaurantes, que está sempre cheio de jovens e adultos em busca de entretenimento, gastronomia e uma boa conversa.

13. Piazza Santa Maria in Trastevere

Santa Maria in Trastevere é um praça antiga, onde fica a basílica de mesmo nome. Ela tem um clima muito seu, diferente das demais praças provavelmente pelo fato de sua arquitetura se diferenciar. Ela fica no coração do Trastevere vale uma visita para conhecer a praca e a basílica.

14. Piazza dei Cavalieri di Malta

Nessa pequena praça fica localizado o portão pelo qual através do buraco da fechadura ( Il Buco della Serratura) é possível ver a catedral de São Pedro ao fundo.

15. Piazza Repubblica

Uma praça pequena, com uma fonte imponente cercada por inúmeros prédios históricos de diferentes épocas.

Roma - Piazza Repubblica
Roma – Piazza Repubblica

16. Piazza del Campidoglio

Projetada por ninguém mais ninguém menos que Michelangelo apresenta uma forma de trapézio com a finalidade de corrigir efeitos de perspectivas. Simples assim, para Michelangelo é claro!

Roma - Piazza del Campidoglio
Roma – Piazza del Campidoglio

17. Piazza Venezia

Acho que o prédio/palácio de mesmo nome é mais conhecido do que a praça em si. Um local de circulação importante para a cidade. Aquela praça pela qual passamos várias vezes, mas quase nunca damos a devida importância.

Roma - Piazza Venezia
Roma – Piazza Venezia

18. Piazza del Colosseo

Pode não parecer mas o lugar onde localiza-se a maior atração de Roma e também uma praça.

19. Piazza San Giovanni in Laterano

Praça localizada no meu bairro “del cuore”. Com lindas basilicas ao redor sendo uma delas a de segunda maior importancia em Roma.

Roma - Piazza San Giovanni in Laterano
Roma – Piazza San Giovanni in Laterano

20. Piazza Re di Roma

Praça do meu bairro, onde comi a maior parte dos gelatos, curti a pista de patinação no natal, eventos ao longo do ano e vi as famílias curtindo e brincando. Visite essa praça ou uma como esta se você quiser ver como as pessoas realmente vivem na cidade.

Mapa das 20 praças mais bonitas de Roma

A lista acima serve como um belo roteiro turístico. Siga de praça em praça (na ordem listada) e você passara pelos maiores pontos turísticos e da cidade. Só não tente fazer tudo no mesmo dia 😊

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s