Alemanha, Europa, Frankfurt, Tema Mercados Natalalinos

Frankfurt – Mercados de Natal, roteiro e dicas de viagem

Nosso post especial de Natal é novamente sobre uma cidade da Alemanha, desta vez o destino é Frankfurt. Considero Frankfurt uma cidade maltratada por nós brasileiros. Alguns conhecidos não me recomendaram visitá-la e acabava sempre adiando a viagem. Até que chegou a hora de conhece-la e devo confessar: curti!

Frankfurt am Main- Rio Meno (Main)
Frankfurt am Main- Rio Meno (Main)

Visitei Frankfurt alguns dias antes de pegar um voo para o Brasil mas já tinha passado pelo aeroporto em diversas outras ocasiões. Isso não é por acaso, o aeroporto de Frankfurt é um excelente hub para acesso à Europa o que torna muito fácil a inclusão de Frankfurt nos nossos roteiros de viagem. Precisamos ser mais carinhosos com Frankfurt. Eu gostei muito de conhecer Frankfurt, ainda mais com o clima natalino que envolvia a cidade.

Frankfurt am Main - centro historico
Frankfurt am Main – centro historico

Atrações em Frankfurt

Frankfurt é uma cidade de médio porte. Fizemos um city tour com o ônibus de sightseeing que foi bastante instrutivo e em poucas horas andamos quase toda a cidade (com o ônibus, ok?).  Não sou muito fã destes passeios mas costumo fazer quando é frio, quando tenho tempo de sobre ou quando sou convidada pela cidade e em Frankfurt as três situações ocorreram 🙂

Frankfurt foi muito destruída na segunda guerra mundial e todo o esforço de reconstrução a tornou uma cidade moderna. Ela até se parece com nossas cidades do Brasil e talvez pois isso muito brasileiros não a achem tão charmosa. O Skyline da cidade é muito bonito; Frankfurt tem arranha-céus, é realmente algo raro e tão diferente de outras cidades europeias que eles acabam virando atração turística. A  Main Tower é aberta a visitação.

Frankfurt am Main Skyline e Rio Meno
Frankfurt am Main Skyline (Main Tower ao fundo à esquerda) e Rio Meno

A cidade é cortada pelo Rio Meno (Main) e caminhar ao longo do Rio, pelo Mainkai (caminho ao longo do Rio) é muito gostoso mesmo no inverno.

Frankfurt - Rio Meno - Mainkai
Frankfurt – Rio Meno – Mainkai

E como onde tem Rio tem ponte, ao menos na Europa (risos), as pontes são muito bonitas e ligam o centro da cidade a outra margem onde se localizam os bairros boêmios como o Sachsenhausen, famoso pelo Apfelwein, o vinho de maça típico da cidade.

Frankfurt - Ponte Love Lock Bridge (Eiserner Steg)
Frankfurt – Ponte Love Lock Bridge (Eiserner Steg)
Frankfurt - Ponte Holbeinsteg
Frankfurt – Ponte Holbeinsteg

Por ser uma das maiores cidades da Alemanha Frankfurt é um caldeirão cultural. São muitos teatros, operas e museus de extrema qualidade. A área às margens do rio Meno, chamada Museumsufer, concentra em torno de 10 museus. Se você curte museus recomendo muito o Museum Card.

Frankfurt - museu
Frankfurt – Museu Stadel
Frankfurt - Opera Antiga
Frankfurt – Opera Antiga

Frankfurt é uma das cidades com melhor qualidade de vida na Europa, também é muito cosmopolita pois concentra grandes empresas multinacionais, instituições financeiras e é a sede do Banco Central Europeu.

Frankfurt - Sede do BCE
Frankfurt – Sede do BCE
Frankfurt - Sede Bolsa de Valores
Frankfurt – Sede Bolsa de Valores

Além de ser bem conectada em termos de aeroporto (um dos mais movimentados do mundo) Frankfurt também possui um dos maiores terminais ferroviários da Europa. Justamente por esse motivo, a partir dela, é fácil conhecer outras cidades próximas fazendo uso dos passes regionais ou mesmo de serviços específicos de day-tours.

Como bate e volta posso sugerir Colonia e Heidelberg. Clica nos links para ver nossos posts. Caso não queira fazer por conta própria recomendo os passeios da GetYourGuide e/ou Civitatis.

Compras em Frankfurt

A principal rua de compras da cidade é a Zeil. Ela concentra muitas lojas e inclusive um shopping, o My Zeil. Ficam nela também as lojas de departamento alemãs Karstadt e a Galeria Kaufhof. A Zeil é um ótimo local para compras. Na época de natal então fica tudo mais bonito e comprável 😊

Frankfurt - decoração natalina
Frankfurt – decoração natalina

Não muito distante da Zeil está a Goethestrasse, a rua das lojas de grife. Em poucos quarteirões dá para comprar desde as lembrancinhas até aquele item de marca último tipo. Quem nunca não é mesmo?

Frankfurt - Goethestrasse - rua das lojas de grife
Frankfurt – Goethestrasse – rua das lojas de grife

Se você tem tempo e gosta de visitar outlets também pode se interessar por um passeio até o Wertheim Village que fica nos arredores de Frankfurt.

Mercados de Natal em Frankfurt

Na época natalina o ápice do passeio é justamente o centro histórico (chamado AltStat), aliás o centro histórico é também o maior ponto turístico da cidade, sendo a Römerberg Platz o ponto alto.

Frankfurt - Mercado Natalino
Frankfurt – Mercado Natalino
Frankfurt - canecas no mercado natalino
Frankfurt – canecas no mercado natalino

É nela que ficam as barracas (se é que posso usar essa palavra para descrever pois acho que são bem mais que isso) natalinas mais charmosas. No entanto os mercadinhos natalinos se espalham pela praça e arredores. A cidade fica uma verdadeira festa.

Frankfurt - Mercado Natalino na praça Romerberg
Frankfurt – Mercado Natalino na praça Romerberg

Comidas Típicas em Frankfurt

Na época natalina a dica é visitar os mercados e provar as comidas e bebidas típicas dessa época.  Em Frankfurt provei uma das coisas que mais gostei em um mercado de Natal, um fondue de queijo.

Frankfurt - Mercado Natalino - fondue de queijo
Frankfurt – Mercado Natalino – fondue de queijo

Ali também comi a Flammkuchen, que provei pela primeira vez em Colonia, uma espécie de pizza, que sempre recomendo. É claro que não podem faltar as “frankfurters” ainda mais em Frankfurt, não é mesmo? A imagem da foto abaixo traduz muito do que vi por lá.

Também fiz um almoço rápido em um local especializado em sopas, o Ebert. Achei a experiência muito local e econômica. Era dia útil e tinha muito engravatado na fila da sopa 😉. Sem falar que no inverno aquece o coração da gente.

Frankfurt - Erbert - Loja de sopas
Frankfurt – Erbert – Loja de sopas

Por ser uma cidade muito cosmopolita e que recebe muitos estrangeiros Frankfurt tem uma grande comunidade coreana então aproveitamos a oportunidade para conhecer um restaurante coreano. Por incrível que pareça foi minha primeira vez em um restaurante coreano, mesmo tendo morado em São Paulo por alguns anos. Escolhemos o Coco Korean Restaurant, um restaurante simples, pequeno e com uma pegada moderninha e urbana.

Frankfurt - pratos no Coco Korean restaurant
Frankfurt – pratos no Coco Korean restaurant

Outra indicação interessante é visitar o Terraço da Galeria Kaufhof. Ele fica no último piso da galeria, mesmo piso das bancas de comidas.  É um lugar interessante para um almoço, lanche ou café.

Frankfurt - Piso de comidas da loja de departamentos
Frankfurt – Piso de comidas da loja de departamentos
Frankfurt - Area externa do piso de comidas da loja de departamentos
Frankfurt – Area externa do piso de comidas da loja de departamentos

O distrito de Sachsenhausen, que fica na outra margem do Meno em relação ao centro histórico é popularmente conhecido pela boemia. Ali indico provar o vinho de maça. Só não faça como eu, que visitei a região em um domingo à noite e estava quase tudo fechado 😦

Frankfurt também possuí um mercado gastronômico, o Kleinmarkthalle, nós não o visitamos pois nosso foco eram os mercados natalinos. Então #ficaadica.

Por fim não deixe de visitar a Condit Couture uma confeitaria famosa pelo bolo Crown Cake. Eu não resisti ao Apfelstrudel então pedimos um de cada.

Frankfurt - Condit Couture
Frankfurt – Condit Couture
Frankfurt - Condit Couture - CrownCake
Frankfurt – Condit Couture – CrownCake

Onde se hospedar em Frankfurt

Optamos por nos hospedar próximos da estação ferroviária. Estávamos indo passar dois meses no Brasil e tínhamos bagagens maiores.  Fomos caminhando ao hotel. Chegamos pela estação ferroviária, vindo de Colonia , e sairíamos por ela, com destino ao aeroporto. Escolhemos um hotel muito simples, já escrevi sobre essa rede aqui no blog, é o EasyHotel Frankfurt City Center, da rede da EasyJet.

O hotel funciona com o mesmo conceito dos voos da cia low cost EasyJet, você paga pela hospedagem e todo o restante é pago à parte. Isso mesmo, wi-fi, controle da TV para acesso a canais a cabo, limpeza do quarto, locker para as malas, check-in antecipado e late check-out são pagos ala carte.

Caso você tenha interesse de se hospedar verifique todos os serviços que não estão inclusos e quanto custam para não ter surpresa. A tarifa é realmente muito baixa, assim como a metragem dos quartos e consequentemente o banheiro.

Recomendo esse hotel se você busca uma acomodação econômica em Frankfurt, se não se importa com quartos pequenos e não pretende pagar pelos serviços adicionais (pode acabar ficando mais caro). Também só recomendo divisão de quarto com pessoas muito intimas pois o box do banheiro fica em uma estrutura de vidro em separado e dentro do quarto.

É, vida de viajante independente não é só glamour não, mas em Frankfurt achei que valeu a economia em hospedagem porque ficamos quase o tempo todo fora do hotel.

Espero que você tenha gostado do post. Termino ele com uma foto que tirei em frente à decoração de natal da Ópera antiga desejando boas festas e um prospero ano novo.

Frankfurt - Mensagem de natal em frente Antiga Opera
Frankfurt – Mensagem de natal em frente Antiga Opera

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s