América do Sul, Carmelo, Uruguai

Carmelo – vinícolas e hoteis de charme no Uruguai

Carmelo foi a primeira parada de nosso segundo dia de viagem pela Costa Oeste do Uruguai. Naquela manhã acordamos em Trinidad e de Trinidad fomos até Carmelo. Para maiores detalhes sobre as estradas utilizadas clique no link acima. Chegamos em Carmelo pela Ruta 97 e foi um passeio muito agradável. A Ruta 97 é uma estrada não asfaltada, porém curta. Nela existem muitos locais de interesse turístico com a a Bodega y Restaurante El Legado, o Almacén de la Capilla – que fica dentro da Bodega Cordano e proximo à Capela San Roque e a Bodega y Posada Campotinto, uma bodega boutique que produz safras limitadas de vinhos premium.

Fachada Vinicola El Legado em Carmelo
Carmelo Vincola El Legado (foto: viveuruguay)

Capela San Roque na Ruta 97 em Carmelo
Carmelo – Ruta 97 – Capela San Roque

Apenas passamos pela Ruta 97, em frente ou próximo aos locais citados acima, não paramos para visitar nenhum porque não queríamos fazer um passeio de bodega por volta do horário do almoço e também não queríamos nada muito requintado. Para ajudar estávamos em um grupo eclético – um carnívoro, outra com muitas restrições e uma vegetariana – e fiquei com receio de parar em um lugar que custasse um pouco mais e acabasse não agradando a todos. Mas não preciso nem dizer que fiquei louca para parar em um destes lugares, tomar um bom vinho em meio ao interior rural do Uruguai e ver a vida passar, não é mesmo?

Dessa forma optamos por almoçar no centro de Carmelo, em uma Parrilla chamada Lo de Pepe que ficava em um hotel de mesmo nome. Um lugar simples com um atendimento simpático, comida boa e barata e ambiente, como diz uma amiga “familião”.

Saímos do restaurante e fomos explorar a cidade. Visitamos inicialmente a Praça Artigas, antigo centro da cidade  e onde fica a Igreja Santuário de Carmem, onde encontra-se a imagem da santa padroeira da cidade.

Plaza Artigas em Carmelo no Uruguay
Carmelo- Plaza Artigas
Plaza Artigas em Carmelo no Uruguay
Carmelo- Plaza Artigas
Fachada Santuario del Carmem na Plaza Artigas em Carnelo
Carmelo- Plaza Artigas – Santuário del Carmem
Interior do Santuario del Carmem na Plaza Artigas em Carnelo
Carmelo- Plaza Artigas – Santuário del Carmem – interior

Passamos depois na Praça Independencia, atual centro comercial  e posteriomente na ponte móvel e seus arredores, saindo da cidade, em direção a Colonia, através da ponte móvel.

Predios antigos em Carmelo
Carmelo – predios antigos
Carmelo - predios e carros antigos
Carmelo – predios e carros antigos
Ponte Giratorio em Carnelo
Carmelo -Ponte Giratoria (foto: Gustavo Kollhof)

No caminho entre Carmelo e Colonia del Sacramento, há 13 quilômetros de Carmelo,  estão localizandas as ruínas de uma antiga missão jesuítica chamada Galera de las Huefanas, vale a parada aqui.

Galera de las Huerfanas, ruínas das missões jesuítas proximas a Carmelo
Galera de las Huerfanas (foto: paisajesuruguay)

Nossa passagem por Carmelo não se restringiu a esse dia. No ultimo dia da viagem saímos no sentido contrário (de Colonia del Sacramento em direção à Carmelo) e passamos novamente próximo a outros pontos de interesse da cidade como os vinhedos da Bodega Familia Irurtiauma dentre as maiores vinícolas do Uruguai e que possui visitas diárias, o Narbona Wine and Lodge, uma das primeiras vinicolas do pais e que além de produzir vinhos de alta qualidade produz geléias, queijos, massas e o doce de leite e a Bodega Zubizarreta, localizada proxima a Galera de Las Huefanas e que produz vinhos mais artesanais com caracteristicas jovens e frutadas.

Chegada em Carmelo pela Ruta 21
Chegada em Carmelo – a partir de Colonia – pela Ruta 21

Novamente apenas passamos próximos destes lugares e admiramos as paisagens das estradas bucólicas locais. Ficamos com vontade de parar para conhecer porém nosso caminho de volta era longo e optamos por seguir viagem.

Vinhedos e interior da Bodega Irurtia em Carmelo
Carmelo – vinhedos e interior da Bodega Irurtia
Carmelo - Ruta 21 - proximidados do WineLodgeNarbona
Carmelo – Ruta 21 – proximidados do WineLodgeNarbona

Foi interessante nossa passagem por Carmelo nas duas ocasiões porém não conseguimos vivenciar em nenhum momento essa fama que Carmelo vem recebendo de “una cuidade para disfrutar”. O charme de Carmelo está localizado nos seus hotéis de charme e nas suas vinícolas/bodegas e restaurantes que oferecem excelentes opções enogastronomicas.

Portanto, se você quer ter essa experiência programe uma visita ao estilo slow-travel, durma por lá, ao menos uma noite, em um hotel requintado e tire ao menos um dia para uma experiência enogastronomica.

Onde se hospedar em Carmelo

Para a estadia os hotéis mais recomendados são o Narbona Wine Lodge, a Posada Campotino, e o Four Seasons Resort Carmelo e abaixo segue um flyer com uma listinha descritiva das bodegas que foram citadas acima.

Lista de Vinicolas/Bodegas na Rota do Vinho em Carmelo
Lista de Vinicolas/Bodegas na Rota do Vinho em Carmelo

3 comentários em “Carmelo – vinícolas e hoteis de charme no Uruguai”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s