Carmelo foi a primeira parada de nosso segundo dia de viagem pela Costa Oeste do Uruguai. Naquela manhã acordamos em Trinidad e de Trinidad fomos até Carmelo. Para maiores detalhes sobre as estradas utilizadas clique no link acima. Chegamos em Carmelo pela Ruta 97 e foi um passeio muito agradável. A Ruta 97 é uma estrada não asfaltada, porém curta. Nela existem muitos locais de interesse turístico com a a Bodega y Restaurante El Legado, o Almacén de la Capilla – que fica dentro da Bodega Cordano e proximo à Capela San Roque e a Bodega y Posada Campotinto, uma bodega boutique que produz safras limitadas de vinhos premium.


Apenas passamos pela Ruta 97, em frente ou próximo aos locais citados acima, não paramos para visitar nenhum porque não queríamos fazer um passeio de bodega por volta do horário do almoço e também não queríamos nada muito requintado. Para ajudar estávamos em um grupo eclético – um carnívoro, outra com muitas restrições e uma vegetariana – e fiquei com receio de parar em um lugar que custasse um pouco mais e acabasse não agradando a todos. Mas não preciso nem dizer que fiquei louca para parar em um destes lugares, tomar um bom vinho em meio ao interior rural do Uruguai e ver a vida passar, não é mesmo?
Dessa forma optamos por almoçar no centro de Carmelo, em uma Parrilla chamada Lo de Pepe que ficava em um hotel de mesmo nome. Um lugar simples com um atendimento simpático, comida boa e barata e ambiente, como diz uma amiga “familião”.
Saímos do restaurante e fomos explorar a cidade. Visitamos inicialmente a Praça Artigas, antigo centro da cidade e onde fica a Igreja Santuário de Carmem, onde encontra-se a imagem da santa padroeira da cidade.




Passamos depois na Praça Independencia, atual centro comercial e posteriomente na ponte móvel e seus arredores, saindo da cidade, em direção a Colonia, através da ponte móvel.



No caminho entre Carmelo e Colonia del Sacramento, há 13 quilômetros de Carmelo, estão localizandas as ruínas de uma antiga missão jesuítica chamada Galera de las Huefanas, vale a parada aqui.

Nossa passagem por Carmelo não se restringiu a esse dia. No ultimo dia da viagem saímos no sentido contrário (de Colonia del Sacramento em direção à Carmelo) e passamos novamente próximo a outros pontos de interesse da cidade como os vinhedos da Bodega Familia Irurtia – uma dentre as maiores vinícolas do Uruguai e que possui visitas diárias, o Narbona Wine and Lodge, uma das primeiras vinicolas do pais e que além de produzir vinhos de alta qualidade produz geléias, queijos, massas e o doce de leite e a Bodega Zubizarreta, localizada proxima a Galera de Las Huefanas e que produz vinhos mais artesanais com caracteristicas jovens e frutadas.

Novamente apenas passamos próximos destes lugares e admiramos as paisagens das estradas bucólicas locais. Ficamos com vontade de parar para conhecer porém nosso caminho de volta era longo e optamos por seguir viagem.


Foi interessante nossa passagem por Carmelo nas duas ocasiões porém não conseguimos vivenciar em nenhum momento essa fama que Carmelo vem recebendo de “una cuidade para disfrutar”. O charme de Carmelo está localizado nos seus hotéis de charme e nas suas vinícolas/bodegas e restaurantes que oferecem excelentes opções enogastronomicas.
Portanto, se você quer ter essa experiência programe uma visita ao estilo slow-travel, durma por lá, ao menos uma noite, em um hotel requintado e tire ao menos um dia para uma experiência enogastronomica.
Onde se hospedar em Carmelo
Para a estadia os hotéis mais recomendados são o Narbona Wine Lodge, a Posada Campotino, e o Four Seasons Resort Carmelo e abaixo segue um flyer com uma listinha descritiva das bodegas que foram citadas acima.

Dicas Importantes para viagens pelo Uruguai
- Não esqueça que pagando os restaurantes no cartão você tem direito à devolução do IVA;
- Se for viajar com carro pra além da fronteira não esqueça de fazer a carta verde;
- Nesse caso também avalie a contratação de um seguro saúde, fica próximo do Brasil mas é no exterior. Se a viagem for terrestre não se esqueça que o cartão de credito não oferece seguro gratuito.
Oi, Michele. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
CurtirCurtir
Oi Natalia, coisa boa receber seu comentário. Alegra meu dia! Muchas gracias!
CurtirCurtir