Um dia em Portofino e Santa Margherita Ligure

Depois de um dia dedicado inteiramente às Cinque Terre, decidimos dedicar o segundo dia ao passeio que exigiria, em função da distância de La Spezia (nossa base), mais tempo de deslocamento. Queríamos muito conhecer Portofino, famosa pelo seu turismo exclusivo, e de quebra, acabamos conhecendo também a cidade/balneário de Santa Margherita Ligure.

Portofino

Portofino

Da estação deLa Spezia Centrale pegamos o trem até a estação Santa Margherita Ligure-Portofino. Apesar da distância não ser muito grande, a viagem demora um pouco em função de tantas paradas, tanto ida quanto volta, foram aprox. 70 minutos de viagem em trem regional. Chegando na estação ferroviária de Santa Margherita Ligure-Portofino foi super fácil descobrir como ir, com transporte público, até Portofino. Mal saindo da estação um ônibus já esperava os passageiros e em menos de 30 minutos estávamos em Portofino.

Para se chegar até Portofino, por terra, se passa por dentro da cidade de Santa Margherita Ligure e depois por um caminho de charme de poucos quilômetros. Tudo muito agradável e tranquilo.

Caminho de Santa Margherita à Portofino

Caminho de Santa Margherita à Portofino

Ficamos impressionados com a limpeza, organização e arquitetura de Santa Margherita Ligure e resolvemos que na volta pararíamos para conhecê-la.

Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure

Portofino tem uma fama internacional e não é à toa. O pequeníssimo balneário tem todo seu charme. Achei a arquitetura um pouco diferente de Santa Margherita Ligure, mais rústica, com os predinhos coloridos e simples, de 3 a 4 andares, encostados uns nos outro. Eu diria que Portofino está mais para Saint Tropez enquanto Santa Margherita para Cannes.

Portofino é muito fofa, pequena, com algumas poucas grifes luxuosas, que ocupam pequenos espaços e pessoas com muita classe que chegam e partem nos seus mega e não tão mega barcos.

Grifes em Portofino

Grifes em Portofino

Portofino

Portofino

Porém muita gente vai até lá conhecer de ônibus mesmo, assim como fizemos, e Portofino oferece atrações em terra para que se passe uma tarde bem agradável. Não é um destino de praia, para quem não tem barco as praias mais próximas ficam em Santa Margherita Ligure e no caminho entre ela e Portofino, em Paraggi. A praia de Portofino é na verdade um porto, não muito legal para banho.

Primeiramente caminhamos pelas lojinhas de artesanato e comidinhas.

Portofino

Portofino

Portofino

Portofino

Depois fizemos uma pequena trilha de 15 minutos que leva a um mirante na ponta direita da baía de Portofino, onde paramos para apreciar a paisagem e tomar um café.

Grifes em Portofino

Grifes em Portofino

Parada no final da trilha, próximo ao farol

Parada no final da trilha, próximo ao farol

Na volta paramos na igreja di San Giorgio e tiramos umas fotos da cidade vista lá do alto. O lugar é muito bonito, digno de cartões postais.

Igreja San Giorgio

Igreja San Giorgio

Passeamos umas boas horinhas e como se aproximava o horário do almoço decidimos parar para um aperitivo rápido. Foi aí que veio a nossa surpresa, os barzinhos à beira-mar todos muito caros, muito mais um lugar do tipo para ver e ser visto do que algo que parecia oferecer preço proporcional à qualidade. Me assutei ao ver um mísero expresso, ao custo de 5 euros, foi nessa viagem que criei os expressômetro, meio à là Ibismômetro, criado pelo VnV. Se um restaurante te oferece o café expresso ao custo de 5 euros, imagina quanto não custará uma taça de vinho mais o couvert (coperto) :O

Assim, abortamos o aperitivo e fomos direto a uma espécie de forneria ainda nos arredores da beira-mar para mais uma foccacia genovesa. Depois da foccacia dedicimos que o café tomaríamos em à Santa Margherita Ligure :). Pegamos o mesmo ônibus para voltar porém descemos um pouco antes de chegar no centro e fomos caminhando pela estrada/calçadão à beira-mar.

Caminho entre Portofino e Santa Margherita Ligure (comune.santa-margherita-ligure.ge.it)

Caminho entre Portofino e Santa Margherita Ligure (comune.santa-margherita-ligure.ge.it)

A cidade de Santa Margherita também impressiona, uma cidade de tamanho mediano, com vários estabelecimentos de praia e hotéis ao longo na sua avenida à beira-mar. Além disso, algumas marinas, cursos de mergulho e passeios de barco oferecidos até às Cinque Terre e a Portofino pareciam movimentar a cidade.

Praia em Santa Margherita Ligure

Praia em Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure - marina

Santa Margherita Ligure – marina

Santa Margherita Ligure - beira-mar

Santa Margherita Ligure – beira-mar

Fiquei bastante impressionada com a arquitetura. Alguns prédios muito pomposos. Alguns hotéis me fizeram lembrar Cannes e Nice.

Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure

Passeamos pela beira-mar, pelo centro, por algumas praias e voltamos até a estação ferroviária onde pegamos o trem de volta à La Spezia.

Santa Margherita Ligure - Praça à beira-mar

Santa Margherita Ligure – Praça à beira-mar

Santa Margherita Ligure - Centro

Santa Margherita Ligure – Centro

Santa Margherita Ligure - Centro

Santa Margherita Ligure – Centro

Santa Margherita Ligure - Centro

Santa Margherita Ligure – Centro

Adorei conhecer PortoFino e gostei mais ainda dessa dupla PortoFino + Santa Margherita Ligure. Foi super tranquilo conhecer ambas em um dia de passeio. Tivemos tempo de sobra e sem dúvida se o tempo tivesse permitido ainda teria dado para pegar uma prainha.

Leia mais:

Anúncios

16 comentários sobre “Um dia em Portofino e Santa Margherita Ligure

  1. Julio disse:

    Que blog magnífico! Tranquilo estar hospedado em Milão e fazer um bate-volta nessa dupla? Portofino + Santa Margherita? Dei uma pesquisada e vi que o trem de Milão até Ligure demora 1h30 mais ou menos e o ônibus de Ligure até Portofino de 40-1h, totalizando 2h30 de trajeto. Viajei na maionese ou é isso mesmo?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Julio, tudo bem?
      Pelo que pesquisei o trem com menor duração leva 2 horas e sai as 08:10 da manha. Como não sei a data exata que pesquisaste até pode ser que exista um trem de 1 horas e 30 minutos porém não encontrei no site da TrenItalia. Para a volta, vi alguns com duração de 2 horas e 15 minutos.
      Uma vez em Santa Margherita Ligure, a ida até Portofino é mais um passeio do que uma viagem, vai costeando o mar e passa por lugares muito bonitos.
      Se bobear dura menos que 40 minutos. Na minha visão vale o bate e volta, principalmente se for verão ou primavera.
      Muito obrigada pelo Magnifico. Se precisares de algo mais entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

  2. Ivone de Quadros disse:

    Onde devo ficar para conhecer Portofino, Santa Margarita de ligur, Lago Magiore, aorta,Varese e San Marino. Em abril é muito frio ainda paraconhecer estes lugares? Há pequenas excursões para estes lugares? IVONE DE QUADROSObrigada

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Ivone, são lugares distantes entre si. Com exceção de Portofino e Santa Marguerita Ligure (que ficam uma quase ao lado da outra) e o lago, que podes combinar com Varese, pode se hospedar diretamente em cada um deles. Abril e primavera, muito bom para visitar a Itália. Em relação às excursões infelizmente não sei informar. Abraços!

      Curtir

  3. Celia disse:

    Olá Michele, muito bom o seu blog!
    Estaremos na Italia inicio de Julho/2015. Depois de dedicarmos um dia inteiro as 5 Terre gostaríamos de ir a PortoFino e Sta Margherita. Estaremos baseados em La Spezia. Como vc acha q devemos nos locomover até Porto Fino? Vc sabe se o barco de Portovenere vai p lá pela manhã? Vc acha que dá pa incluir Portovenere neste 2o dia?
    Aguardo um alô! Super obrigada
    Celia

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Celia, tudo bem? Eu acho que a melhor opção para ir até PortoFino depende bastante do roteiro. A partir de La Spezia sugeriria o trem porém de Portovenere é melhor o barco (caso o mar esteja favorável é claro).
      Acho que você consegue passar a manhã em PortoVenere e à tarde em SML+Portofino ou mesmo o contrário, no entanto o dia vai ser tão cheio quanto o que for dedicado às 5Terre.
      Vi que de La Spezia saem barcos que vão a PortoVenere e depois SML porém não consegui encontrar o timetable. Logo deverá estar disponível aqui:(http://www.navigazionegolfodeipoeti.net).
      Abraços,

      Curtir

  4. Maria Julia V Foresti disse:

    Olá!
    Estamos com viagem marcada para 08 de setembro `à 21 de setembro para a Italia.Nosso etinerário será: saída de Milão, passando por Chinque Terre, Toscana, e costa Amalfitana.
    Vamos deixar fora cidades como Roma, Florença, Pisa, por já conhece-las. Nosso roteiro depois de Chinque terre é mais ou menos assim: Carrara/Sam Giminiano./ Vale do Chianti/ Siena/Montalcino/Montepulciano/Pienza/Civita Di Bagnoregio/Orvieto e daí para Nápoli e costa amalfitana.
    Este roteiro quem fez foi o pessoal da agência aonde estamos comprando nosso pacote de viagem. Gostaríamos de alguma sugestão quanto aonde parar em Chinque Terre e na Toscana e se esse roteiro de cidades da Toscana é o melhor.Ah… alugaremos um carro já em Milão.
    Agradeço se puderem nos dar alguma dica interessante.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Maria Julia, o roteiro está muito bom. Todos os lugares são muito bonitos, cada um com suas peculiaridades.

      Na Liguria eu não deixaria de visitar Portofino e Portovenere. Viajando de carro, uma boa base para vcs seria La Spezia. Não recomendo utilizar o carro para se locomover entre as 5Terre. Use o trem.

      Essa região da Toscana que está no seu roteiro é ótima. Tem um pouco de tudo, cidades históricas e vinhedos. Posso te aconselhar Volterra e Monterrigioni (próx. a San Gimignano). Além dos vinhos e da arte, a Toscana também é famosa pelas cidades termais. Uma sugestão é Bagno Vignoni, próx a Pienza. Fora isso posso aconselhar Cortona.

      Uma vez na Costa amalfitana, se tiveres tempo. não deixe de fazer o passeio até Capri. E de conhecer Ravello onde a vista da região é bem bonita.
      Eu optaria por me hospedar em Positano, Praiano ou Amalfi. Apenas passaria por Sorrento.

      Se gostas de história te recomendaria ir a Pompéia e usar Nápoles como base. Caso contrário talvez eu nem ficasse em Nápoli pois seria a maior cidade do trajeto e é uma cidade bem caótica. Dá uma lida no post sobre Nápoles do blog!

      Bom, era isso, precisando de algo mais estou por aqui. Abraços

      Curtir

  5. Renata Mendonça disse:

    Ola, em que mês você foi a esta região? Estou planejando viajar em maio e queria saber das minhas expectativas quanto a pegar uma prainha…

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s