San Sebastian e Biarritz – Dicas de viagem pelo País Basco

Fazia muito tempo que queria conhecer uma região da Espanha chamada País Basco (Pais Vasco em Espanhol e Pays Basque em Francês). A ideia inicial era visitar a Espanha mas como não encontrava voos diretos nas datas que precisava a França (Biarritz) entrou no roteiro. Dessa forma San Sebastian e Biarritz foram as cidades que escolhermos para conhecer um pouco mais do País Basco. Ambas as cidades são muito bonitas e ao mesmo tempo em que possuem suas particularidades também possuem elementos da cultura Basca em comum o que tornou a viagem mais interessante ainda. Adorei essa dobradinha!

San Sebastian – Centro visto a partir de Gros

Como chegar: voo, traslado e Transporte em San Sebastian e Biarritz

Voamos de Dublin até Biarritz com a RyanAir, voo curto, aproximadamente 2 horas. É um voo sazonal, atende apenas ao período de férias de verão na Europa. Não compramos com muita antecedência então o precinho ficou em 110 euros ida e volta.

No aeroporto de Dublin… vem verão

É aquele voo animado e cheio de famílias, todos em roupas coloridas, chinelos e com seus chapéus praianos. A chegada em Biarritz tem o mesmo clima, o aeroporto é pequeno e usa e abusa do fato da cidade ser um dos poucos destinos de surfe na Europa.

Começamos a viagem por San Sebastian, do aeroporto de Biarritz pegamos um ônibus que nos levou direto à rodoviária de San Sebastian. Existem duas empresas que operam o trecho, a Pesa e a Conda, dependendo da hora que você chegar uma poderá ser mais conveniente do que a outra. Clique nos links para acessar as tabelas com os horários. Viagem em torno de 1,5 horas, 7 euros o trecho.

Em San Sebastian e Biarritz fizemos tudo a pé. As únicas exceções foram os deslocamentos de/para aeroporto. De qualquer forma, se você precisar, as duas cidades possuem um transporte público invejável.

Clima em San Sebastian e Biarritz

O clima na região do País Basco em nada se compara as altas temperaturas espanholas. Essa região possui um microclima, chove bastante e as medias giram em torno dos 24/18 graus em pleno verão. Um casaquinho na mala é sempre bem vindo, guarda-chuva, infelizmente, também 😦

Demos sorte: sol todos os dias, zero chuva e temperaturas entre 26/20 graus. A exceção foi um dia/noite em Biarritz, quando uma onda de calor daquelas que assola e Europa do dia para a noite fez a temperatura subir até os 36 graus. Nosso hotel, que não tinha ar-condicionado e nem sequer ventilador, e mais do que isso, era preparado para as temperaturas locais, virou uma sauna.

Onde se hospedar em San Sebastian e Biarritz

San Sebastian é pequena, se você se hospedar no centro – próximo do centro histórico ou comercial – ou no inicio de Gros estará muito próximo de tudo. O primeiro-passo para escolher a hospedagem e justamente escolher o bairro. O mesmo vale para Biarritz, como a região central fica entre as duas praias, se você ser hospedar no centro ou nas praias mas próximo do centro, estará a 10 minutos de caminhada de quase tudo.

Em San Sebastian optamos por Gros, queríamos estar próximos da praia de Zurriola (mais detalhes abaixo). Nos hospedamos em um AirBnB que não foi uma Brastemp mas serviu aos nossos propósitos. Infelizmente a acomodação não está mais disponível no site do AirBnB, existem diversos AirBnB’s no bairro de Gros, caso esteja com dificuldades de achar um hotel, o AirBnB é sempre uma opção.

Minha ideia inicial era me hospedar no centro, tinha gostado bastante de um lugar chamado Pension Easo. As pensões são hotéis mais simples com bom custo benefício. Em Gros, o Gran Bahia Bernardo, achei o melhor custo x beneficio/localização.

Em Biarritz nos hospedamos no Hotel Val Flores, distante 1km da Praia Grande (Grand Plage) e 1,5 do mercado (agito noturno). Gostei do hotel; se não fosse o calor em uma das noites teria sido perfeito. O quarto era muito pequeno e o hotel muito simples, no entanto, atendeu perfeitamente pela bagatela de 82 euros a diária 😮

San Sebastian

O que mais me impressionou na cidade foi a magnitude dos prédios da arquitetura belle époque. Vontade de viajar no tempo.

San Sebastian – Hotel de Londres

A O centro antigo é outra jóia, e também onde rola a movida noturna, o que dá um charme especial.

San Sebastian -Plaza Mayor

Centro Antigo

A organização e limpeza da área comercial e dos demais bairros também não deixam nada desejar.

San Sebastian – centro comercial

A A cidade possui três praias urbanas, uma excelente área comercial e uma cena gastronômica invejável. É um dos principais destinos gastronômicos da Europa, não somente pelos pintxos (os tapas bascos), mas também pelos restaurantes estrelados e escolas especializadas.

Pintxo quente no La Spiga – centro

Praias em San  Sebastian

Conforme falei acima, San Sebastian possui três praias. A Bahia de La Concha (no centro), a de Zurriola (em Gros) e a Ondarreta, uma continuação da Bahia de La Concha.

A Bahia de La Concha foi escolhida por uma publicação, em 2016, a segunda praia mais bonita da Europa.

San Sebastian – Praia de La Concha (lotada!!)

É a mais central e mais próxima do centro antigo e comercial. O mar é calmo, a praia extensa e, por estar mais próxima da maioria dos hotéis, é a preferida dos turistas estrangeiros.

Promenade de La Concha – lado esquerdo

Como o próprio nome já diz, tem uma formato muito bonito, com uma ilha no centro e um promenade encantador para um passeio no final da tarde.

San Sebastian – Por do Sol em La Concha

Zurriola é menos urbana, mais natureza, menos cheia e também faz sucesso com os locais e surfistas.

San Sebastian – Praia de Zurriola

Como “Ir de Pintxos” em San Sebastian

Existem pintxos dos mais variados tipos, quentes ou frios, tradicionais ou sofisticados. Alguns parecem obras de arte, com diversas cores e texturas. Peninha de comer! Enquanto a cozinha em miniatura permite provar vários pratinhos de lugares distintos.

A forma de “pintxar” é como nossa comida de boteco, informal e coletiva. Em muitos casos se come no balcão mesmo, muitas vezes em pé, e em, alguns casos, fora do restaurante. O ideal é pedir 1 ou 2 pintxos e uma bebida em cada local e depois ir para um outro e assim sucessivamente.

Os pintxos frios ficam expostos enquanto os quentes devem ser solicitados aos funcionários. Procure sempre pelas placas com o cardápio, elas costumam ficar em quadros acima e atrás dos balcões de serviço. Alguns lugares possuem cardápios, mas nem todos, outros são muito cheios, tem que ter paciência.

onde ir de Pintxos em San Sebastian

Minha dieta (fora o café da manhã… risos) foi pintxo. Visitei vários restaurantes por dia, sempre provando uns pintxos e uma bebida em cada. De antemão já aviso que é difícil escolher, as opções são inúmeras, alguns lugares tem seu carro chefe, o chamado pintxo estrela, o que pode facilitar a escolha. Segue abaixo uma lista dos meus preferidos, por bairro, para facilitar:

No Centro meus prediletos foram o Meson Martin e o La Spiga.

Pintxos no Meson Martin – centro comercial

No Centro histórico o Atari combina bons pratos com ótimos drinks (o gin é o carro chefe) e tem um ambiente, tanto interno quanto externo muito animado.

Pintxos no Atari – centro histórico

O Casa Gandarias, o La Cepa e o Casa Vergara são clássicos e também concorridos. O La Vina é para finalizar, o ponto alto é a sobremesa, a famosa torta de queijo.

La Vina – torta de queijo

Em Gros o Botega Donostiara é um must-go, o Hidalgo 56 é pequeno em tamanho porém grandíssimo em criatividade e sabor, não tinha lido nada sobre ele mas depois que voltei descobri que o dono tem uma estrela Michelan no currículo.

Pinxtos no Hidalgo 56

O El Lobo tem um ambiente moderno e pintxos quentes divinos.

Pintxos – El Lobo – Gros

As bebidas variam entre gins, cervejas, vinho espanhol (maioria riojanos), cidra de maça (bebida local) ou um vinho branco, também da região, chamado txakoli. O mais interessante deste vinho é a forma de servi-lo.

Preços: uma refeição com em média de 5 pintxos e dois drinks custava em torno de 25 EUR por pessoa.

O que mais fazer em San Sebastian

Se praia e pintxos não forem suficientes para você saiba que programação não faltará. Toda quinta, no bairro de Gros, acontece o Pintxo Pote.

Pintxo Pote

Uma espécie de festival onde os restaurantes oferecem pintxos acompanhados de bebidas (vinhos, cervejas e cidras em tamanho pequeno) pelo preço do pintxo. As ruas lotam e os restaurantes também. Não espere muita sofisticação porque os preços são praticados são baixos.

Nos demais dias sempre havia um programação musical especial nas arenas montadas tanto no bairro de Gros quanto no centro. Em termos de atividade ao ar livre, os promenades de praia oferecem ótimas caminhadas. Também é possível fazer aulas de surfe e outras atividades aquáticas.

Aulas de surf em Zuriola

A Espanha e um dos países mais baratos da Europa em termos de compras. O centro comercial tem muitas lojas. Não subestime.

E foi assim, de pintxos em pintxos, de praia em praia, e uma comprinha aqui outra ali, que passamos três dias nesta cidade incrível.

Bom agora vamos à Biarritz… (clique aqui)!

Anúncios

3 comentários sobre “San Sebastian e Biarritz – Dicas de viagem pelo País Basco

  1. cibele disse:

    Ola Michele.
    Morei em uma cidade proxima de San Sebastian chamada Zarautz, cidade de praia pequena, bem conhecida tambem, na proxima vale conferir, se precisar de dicas, estou a disposição.
    O País Vasco é um lugar rico em cultura, beleza e qualidade de vida. Para mim é o lugar mais completo para se viver. abs cibele

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Cibele, que legal! Fiquei com a sensação de que o povo tem uma excelente qualidade de vida, agora vc me confirmou 🙂
      Obrigada pela vsitia ao Blog e pelo comentário. Pode deixar que precisando de dicas entro em contato. Abraços!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s