Dicas de Restaurantes e Comidinhas em Lisboa

Conforme escrevi em um post recente sobre o Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa, recentemente fiz uma viagem de trabalho para Lisboa e assim vou deixar aqui algumas dicas que acho que serão úteis para quem está planejando essa trip. Escrevi sobre o hotel onde me hospedei em Lisboa e nesse post deixo dicas de alguns restaurantes, comidinhas e lugares que tive a oportunidade de conhecer ou dos quais recebi dicas mas infelizmente não consegui tempo para visitar.

Em frente ao hotel onde fiquei, localizado nas Docas próximas de Belém, fui ao Restaurante 5 Oceanos, um restaurante bem bacana, com uma decoração em vidro, com um serviço excelente e em frete ao Rio Tejo. Ótima opção para um fim de tarde/início de noite. A região das Docas oferece inúmeras opções, é difícil é escolher apenas uma, mas acho que acertamos na escolha. Comemos um arroz de polvo muito bom, polvo mais macio que filé mignon. Aliás, como fazer um excelente polvo parece ser um dos segredos mais bem guardados dos nossos amigos portugueses.

Restaurante 5 Oceanos

Restaurante 5 Oceanos

Bacaninha e bem próximo ao hotel onde me hospedei é o Quotidiano, um mistro de bistrô e bar com uma cozinha local modernizada. Muito conveniente para aqueles dias em que você chega super cansada e quer uma opção próxima ao hotel.

Outro restaurante que chamou muito minha atenção foi o Alfaia no bairro alto. É uma região muito turística assim é praticamente impossível não jantar ao menos um dia ali e o Alfaia achei uma excelente opção. Localizado em um casarão na Travessa da Queimada, o Alfaia tinha um serviço muito simpático, entradinhas ótimas e um polvo à lagareiro divino.

Restaurante Alfaia e Bairro Alto

Restaurante Alfaia e Bairro Alto

O Bairro Alto é cheio de restaurantes e tascas (os nossos botecos), quanto mais próximo do final de semana mais cheio fica à noite. Existem tantos restaurantes que é difícil escolher um só. A rua da Barroca tem uma boa concentração deles.

A essa altura já deu para notar que adoro polvo né? Mas não se preocupe não só de polvo vive a culinária portuguesa, ela vive de muito peixe isso sim. Uma sardinha ótima e muito simples provamos no O Carvoeiro em Belém. Boa pedida pra um almoço bom, barato e bem servido na região.

O Carvoeiro (foto: TripAdvisor)

O Carvoeiro (foto: TripAdvisor)

E lá fomos nós outra vez de peixe na Brasa no Restaurante A Licorista e o Bacalhoeiro, um restaurante ao maior estilo bom, barato e tipo pé sujo. Adoramos. Comida simples, boa e econômica em um ambiente muito familiar. Adorei a salada de polvo!

A Licorista e O Bacalhoeiro

A Licorista e O Bacalhoeiro

Um peixe, sempre assado na brasa, nesse caso a dorada, delicioso comi no Pé Nú, na praia de São João, na Costa da Caparica. Foi demais! Não só o almoço como o passeio. Pena que fiquei sem a foto. A beleza dos pratos e do local tornaram ainda mais especial esse almoço que pode muito bem ser um day-trip para quem vai turistar por Lisboa e quer dar um pulinho no outro lado do Atlântico.

Restaurante Pé Nú

Restaurante Pé Nú

Uma dica quente é o restaurante Largo. Um mimo em pleno Chiado. Recebi a dica, não fui e me arrependi móooooito. O restaurante é lindo e considerado um dos melhores da cidade. O melhor de tudo é que tem preço bem acessíveis quando comparados com restaurantes do mesmo nível no Brasil.

Os Rooftops de Lisboa

Inúmeros são os rooftops de Lisboa. É hemomonia entre os portugueses que conheci que é um dos melhores programas da Capital. Infelizmente não consegui ir a nenhum, mas se estivesse planejando essa trip hoje não deixaria ao menos um de fora. Acesse aqui um excelente post que fala sobre os rooftops de Lisboa.

Restaurantes em Shopping

Como fui a trabalho e queria fazer uma comprinhas, aproveitei os shoppings que ficam abertos até a meia-noite (isso mesmo até a meia-noite…achei o máximo) para dar conta dos impulsos consumistas.

Fui até o Colombo e ao Forum Almada, esse último muito perto de onde estava trabalhando, o que me fez não só jantar mas também almoçar alguns dias no shopping, por lá chamados de centros comerciais.

O legal dos shoppings é que as praças de alimentação são muito grandes e possuem muita diversidade. O melhor de tudo é que não faltavam restaurantes típicos. Gostei bastante do Serra da Estrela no Colombo e do Alentejo Pão e Azeite e Alho – esse último uma rede que está presente em ambos os shopping.

No Serra da Estrela provamos o arroz de pato, o arroz com feijão e os jaquinzinhos – uma espécie de bolinho de bacalhau.

Pratos Serra da Estrela

Pratos Serra da Estrela

No Alentejo a escolha era sempre difícil, eles tem um serviço que deixam os pratos à mostra e você escolhe um. O difícil é escolher um com tantos pratos tão lindos na minha frente. Como queria que fosse do tipo buffet por quilo para provar um pouquinho de cada.

Como adoro lula e nunca tinha comido os chocos fritos, parentes da lula e de sépia, acabei optando por eles. Detalhe: os pratos são enormes é melhor você dizer para o atendente parar de servir quando você achar que já está suficiente.

Restaurante e Pratos Alentejo Pao Azeite e Alho

Restaurante e Pratos Alentejo Pao Azeite e Alho

Os Doces

Impossível resistir a tantos doces, mas sem dúvida o pastel de Belém (pastel de nata DOC vendido na Pastéis Belém) é um símbolo da cidade. Sem falar que o lugar é muito bonito e por si só já é um passeio.

Cafe Pasteis de Belem  (foto: lisbonlux.com)

Cafe Pasteis de Belém (foto: lisbonlux.com)

Uma dica para furar a enorme fila com estilo é pedir uma mesa interna pois a fila é somente para quem pede para viagem/levar.

Ah, eu sei que não falei do Bacalhau, é que acabei provando ele em Óbidos então fica para um próximo post.

Leia mais:

2 comentários sobre “Dicas de Restaurantes e Comidinhas em Lisboa

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s