Almada, Europa, Lisboa, Portugal, Tema Compras

Compras – Shopping Centers/Centro Comerciais em Lisboa e arredores

Planejando as compras na sua próxima viagem a Lisboa? Não deixe de ler esse post. Um post inteirinho sobre os principais e maiores centros comerciais de Lisboa. Totalmente dedicado às comprinhas ele foi escrito em 2013 (época em que visitei Lisboa algumas vezes por motivos de trabalho) e agora, em 2022, foi revisado em virtude da minha recente mudança para Lisboa.

Em ambas as situações os centros comerciais, forma como são chamados os shoppings centers em Portugal, me ajudaram muito. Nas primeiras vezes porque não tinha muito tempo para as compras em função do trabalho e alguns deles ficavam abertos até a meia-noite (hoje em dia já não é bem assim então confira nos respectivos sites os horários antes de ir visitar), e agora porque por vezes precisamos comprar ou adquirir muitas coisas e serviços de uma de uma só vez e como eles concentram muitos negócios acabam sendo muito úteis.

Tem muita gente que questiona (alguns criticam) o fato de se viajar e comprar. Eu já deixei minha opinião por aqui e repito: sempre bom unir o útil ao agradável quando possível e de acordo com o tipo de viagem eh claro! Viajar e trazer algumas coisas diferenciadas e com bons preços não tem preço.

Não acho que é o melhor lugar do mundo para compras, ainda mais com o euro valorizado como está porém algumas marcas possuem um ótimo custo x benefício enquanto outras, por serem considerados produtos importados no Brasil, custam bem menos por aqui,

Shopping Colombo (foto: colombo.pt)
Shopping/Centro Comercial Colombo (foto: colombo.pt)

Então esse vai ser um post lista, e a atualização chega um pouco antes do natal (de novo) justo nos meses das compras no mundo (risos)! A lista contém centros comerciais de Lisboa de também dos arredores da cidade. Não deixe de conferir e também de visitá-los.

Eu particularmente acho a cultura de shopping centers por aqui muito parecida com a brasileira. Existem vários centros comerciais quando levamos em conta o tamanho da cidade e a população por aqui também se faz muito presente. Quando morava na Itália não tinha essa mesma impressão, por lá, o comércio de rua sempre me pareceu ter mais adeptos, já por aqui, ambos me parecem em pé de igualdade.

Shoppings Centers/Centros Comercias em Lisboa e Arredores

Shopping Center/Centro Comercial Colombo

O Colombo é considerado um dos maiores centros comerciais da Europa. Confesso que para padrões brasileiros de primeira vista ele não parece tão grande mas, como o diabo mora nos detalhes, é ao entar em algumas lojas que você ficará impressionado, elas são beeem grandes.

Ele é um shopping moderno, fácil de andar e tem uma arquitetura muito bonitinha, cheia de pedrinhas portuguesas, nem parece que você está em um ambiente indoor.

Shopping center – centro comercial – Colombo

Além de um supermercado enorme (acho que muitos shopping no Brasil devem ser do tamanho desse super), existe uma praça de alimentação grande, que se espalha pelo piso onde está localizada, uma área kids onde se concentram as lojas de crianças (mas não todas, a Lego e ToysRUs, só para citar, ficam em outros pontos), uma área de serviços e também uma área de lojas mais chiques.

Sugiro sempre dar uma olhada no site antes para ter uma ideia das lojas e não deixar passar aquelas que te interessam. Tem aproximadamente 330 lojas.

Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa - Colombo - lojas Lego e ToysRus
Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa – Colombo – lojas Lego e ToysRus

Queria destacar as lojas que gosto: tem a Kiko e Inglot, ótimas para maquiagens boas e com bons preços. Ainda nessa linha tem a MAC enquanto na linha de cuidados pessoais  a L’Occitane, a The Body Shop e um quiosque da Rituals, lojas que adoro. A Rituals chegou em SP tem pouco tempo e depois fechou, não sei se ainda existe, a Body Shop foi comprada pela Natura e não é tão novidade mas, os produtos não são os mesmos, em Lisboa, na época de natal, e possível encontrar os calendário do Advento e no Brasil nao tem. Gosto da L’Occitane mas não são todos as fragrâncias que me chamam a atenção, a maioria não me chama, gosto bastante da linha “inodora” de manteiga de karité. O que comprei dessa linha tinha preços bem melhores do que no Brasil mas ainda assim a L’Occitane costuma ser carinha, até na Provence ela custa caro…risos.

Uma coisa que me chamou a atenção foi uma loja do Boticário, uma não: algumas. Senti orgulho de ver uma empresa brasileira, que não somente a Alpargatas, em plena Europa. Por ali vi também a Amor aos Pedaços.

Destaco alguma lojas italianas que também gosto e fazem bons produtos como a Calzedonia, que faz vários tipos de meias que acho o máximo, a Tezenis (lingeries e malhas com ótimos preços), a Intimissimi, de lingeries, a Benetton, que dispensa apresentações e uma das lojas que confesso não consigo entender porque custa tão caro no Brasil, a Chicco, com artigos para crianças que acho que despesam comentários, A Primadonna é outra italiana que no momento está abrindo suas portas. Gosto bastantes dos calçados deles, confortáveis e com bons preços.

Na linha fast fashion, tem Zara (e Zara Home), H&M, Promod, Pull &Bear, Pimkie, Bershka, a Stradivarius, Springifildm Mango e Primark (super fast fashion inglesa que tem poucas lojas fora do UK). Aproveitei os preços descontados da coleção de verão, fui no início da primavera no Brasil, para dar uma atualizada no guarda roupa. Melhor que poder comprar é comprar aproveitando as liquidações!

A Guess também tem uma loja grande. Assim como Hilfigger Denin, Pepe Jeans Timberland, Geox e Lacoste. Para quem procura por dermo-cosméticos achei uma farmácia relativamente bem servida.  Para quem não resiste a um supermercado, tem o gigantesco Continentes. Se você está procurando coisas para casa tem a Leroy Merlin e o Gato Preto.

No linha de restauração a oferta é enorme, muito lugares para comer, desde a Padaria Portuguesa e a Maria Croassaint (queridinhas na cidade) até restaurantes com comida mais típica como o Alentejo Pão e Alho e o Serra da Estrela.

Shopping Center/Centro Comercial Forum Almada

O Forum Almada é também um shopping center muito bom. A grande questão é que ele está distante do centro, na realidade, está localizado na margem sul do Tejo, na cidade de Almada. Para quem quer visitá-lo é uma boa unir ao passeio até o Cristo-Rei, que também fica na outra margem.

Entrada Shopping Forum Almada
Entrada Shopping Forum Almada

A lojas são muitos parecidas com as lojas do Colombo porém a Primark é menor. O super mercado é também enorme mas de outra rede também muito boa, um Auchan.

Gostei bastante de uma loja de malas chamada Parco Martinez. Comprei uma mala de tamanho pequeno que se mostrou muito boa. A Oshyo, Tally Wreijl e a Desigual, que acho super joviais, só vi no Almada. Tem aproximadamente 260 lojas.

Por aqui tem uma sorveteria Amorino, tem que provar!!!

Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa – Forum Almada

Como muitas lojas se repetem, daqui para a frente vou citar aquilo que considero um diferencial dos lojas.

Shopping Center/Centro Comercial Armazens do Chiado

Na noite em que fui ao Bairro Alto observei o centro comercial chamado Armazens do Chiado e pensei consigo (como dizem os portugueses): de repente no final de semana passo nele. Deixei para ir no domingo porém me decepcionei. Ele é muito pequenino e depois de ter visitado dois shoppings tão grandes, não achei que tivesse grande variedade. Também pudera, né! Devia ter ido ali primeiro.

Centro Comercial Armazens do Chiado
Centro Comercial Armazens do Chiado

De qualquer forma não perdi a viagem e acabei aproveitando a loja da Kiko para comprar uns presentinhos que tinham ficado faltando e a do Jean Louis David para comprar uma máscara capilar da Kerastase.

Apesar de pequeno, são 52 lojas, esse shopping é muito próximo do centro e tem lojinhas bacaninhas então recomendo dar uma olhada no site e ver se as lojas que tem por ali já atendem as suas necessidades pois assim você pode inclusive evitar de encarar um centro comercial grande caso não esteja tão a fim.

Outra vantagem  do Armazens do Chiado é o comércio de rua próximo a ele. Muito próximo estão lojas como Diesel na Praça Luis de Camões, a Nike e tantas outras na Rua Garret assim como o calçadão da Rua do Carmo, mesma rua em que o shopping está localizado. É um shopping dentro de um shopping a céu aberto!

Shopping Center/Centro Comercial Amoreiras

O Centro Comercial Amoreiras fica em um região tradicional da cidade. As pessoas gostam muito dele e sempre o indicam apontando para suas torres. Por estar localizado em uma região alta da cidade e, por suas três torres se diferenciarem da paisagem, elas são um marco da arquitetura de Lisboa.

Ele é um centro comercial de médio porte, o primeiro de Portugal, faz parte de um projeto maior que inclui prédio de escritórios e moradias. É gostoso para passear, comprar e também turistar – um rooftop na torre do shopping permite uma visão 360 graus da cidade (mediante pagamento).

Justamente por ser mais antigo, ele não possui lojas grandes, por ali os espaços são mais reduzidos quando comparamos com outros shoppings. No entanto são aproximadamente 220 lojas.

De qualquer forma é um passeio gostoso. Enquanto o Colombo é considerado um shopping mais popular esse é considerado mais tradicional, tem mais a cara dos bairros e das pessoas que o frequentam, achei que tem mais identidade.

Além disso oferece um bom supermercado, com uma área kids em frente, o que é primordial 🙂

De lojas destaco a Arezzo, a Godiva, a Intimissimi uomo, essas só vi ali.

Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa – Amoreiras – lojas

Apesar de pequeno pode ser que o shopping seja suficiente para aquilo que você esteja buscando e, por se mais perto do centro, será mais fácil e rápido fazer compras aqui do que em centros comerciais maiores porém mais distantes.

Shopping Center/Centro Comercial Vasco da Gama

O Centro Comercial Vasco da Gama foi construído à luz de todo o projeto da Expo 98, um projeto que deu vida a toda uma área da cidade denominada Parque das Nações. O considero um centro comercial de médio porte, ele possui em torno 170 lojas.

Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa - Vasco da Gama - chegada na estação Oriente (esquerda) e interior do shopping (direita)
Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa – Vasco da Gama – chegada na estação Oriente (esquerda) e interior do shopping (direita)

Eu devo confessar que esperava mais dele, justamente por ele ser mais moderno. Como minha expectativa era alta acho que fiquei um tanto decepcionada. Até porque hoje em dia, a partir de minha casa, ele é um dos shopping de mais fácil acesso. Pecado!

Mas é claro que estou sendo exigente, o shopping oferece muita coisa. Tem inclusive um app onde vc libera os carrinhos para usar com as crianças e scaneia o endereço da vaga de estacionamento para não ser perder. Adorei esses recursos. E só a loja da Worten, com muitos produtos, já compensa a ida.

Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa - Vasco da Gama - produtos a venda na Worten
Shopping Center/Centro Comercial em Lisboa – Vasco da Gama – produtos a venda na Worten

Pena que em relação às crianças achei que o local peca. Não vi grandes lojas de brinquedos e tampouco um espaço kids.

Shopping Center/Centro Comercial Alegro

Tenho que confessar que ainda não o conheçco. Conhecerei em breve e aí volto para atualizar esse artigo. No entanto, não poderia deixar de destacá-lo. O Alegro é um outro centro comercial que não está em Lisboa e sim nos arredores, em Alfragide na cidade de Armadora.

Fica um pouco distante do centro de Lisboa no entanto uma corrida em carro de aplicatico levará você até ele rapidamente. O Alegro fica ao lado da Ikea, famosa loja sueca de artigos para casa, e também de uma das maiores Decathlons da cidade então ele pode ser uma boa sinergia com esses passeios de compras.

Pequeno comparativo dos shoppings/centros comerciais em Lisboa e arredores:

Depois de tanto escrever achei por bem fazer uma tabelinha comparativa dos lugares. Espero que seja útil.

Outras Compras (Amazon)

Termino contando minha experiência com a Amazon. Comprei algumas coisas na Amazon UK dois dias antes de ir e mandei entregar no hotel. Com ficaria 8 dias por lá achei que teriam tempo suficiente para entregar. Correu tudo super bem!

Essa é estratégia que funciona bem em Lisboa. Às vezes o estoque nas lojas físicas é pequeno mas na internet não, nesse caso comprar pela internet é uma opção que inclusive pode se realizada do Brasil antes de viagem poupando tempo para outros passeios. #ficaadica

2 comentários em “Compras – Shopping Centers/Centro Comerciais em Lisboa e arredores”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s