Gastronomia “sotto zero” – 10 Gelaterias/Sorveterias em Roma

Um post super guloso com a cara do verão que tá chegando mas ainda não deu as caras! Impossível ir à Itália e não se esbaldar com tantos sorvetes maravilhosos. Porém embora as gelaterias(sorveterias) estejam por toda a parte e “quase” todas sejam boas, algumas são sem dúvida muito superiores. Portanto, aqui vai uma listinha com dicas das minhas gelaterias preferidas em Roma. Algumas estão incluídas no roteiro sugerido pela cidade porém não todas assim, identifiquei o bairro entre parêntesis para faciliar a identificação.

01. San Crispino

Gosto bastante da San Crispino. Considero o atendimento bom, os sabores diferentes, tem de canela :), e considero que o fato de cada sorvete ter sua temperatura adequada dá um plus não só no serviço mas na experiência em sí. Isso foi uma coisa que aprendi na Itália: sorvete gelato demais não é sorvete bom. Existe uma temperatura adequada sim, melhor ainda se cada tipo tiver o seu.

É uma gelateria dita natural, algo mais que a artesanal que é mil vezes melhor que a industrial. Tem apenas algumas filiais em Roma. É uma das mais salgadinhas, para dar idéia em torno de 25€/kg. De qq forma o bom é que o gelato mesmo quando salgado não é nada  impeditivo.

Endereços no centro: Piazza della Maddalena, 3 (Centro-Pantheon) e Via della Panetteria, 42 (Centro-Fontana di Trevi)

02. GROM

A GROM já sai do perfil gelateria natural, ela se consideram artesanal, embora alguns entendidos, e na minha humilde opinião ciumentos, queiram classificá-la como industrial.É  uma rede de gelaterias que aportou recentemente em Roma e já tem umas quantas filias ao redor da Itália e inclusive em Sidney e New York. A forma de servir o sorvete é sensacional, parece que estão fazendo uma massagem antes de colocar no copinho ou casquinha. Eu gosto bastante da GROM mas não sei porque prefiro os sorvetes de creme do que os de frutas ou sorbets. Ela é amada por uns e odiada por outros. Eu gosto bastante e pelo visto não sou só eu, olha a fila aí em abaixo.

GelateriaGromBom demais! Sempre levava os amigos para conferir. Olha nossa caraa de felicidade!

GelateriaGrom2

A San Crispino e a GROM estão praticamente na mesma rua, onde está a também famosa a Della Palma e a uber famosa, que não consegue me consquitar Giolitti. Por que não fazer o tour das gelaterias e tirar suas próprias conclusões? #ficaasugestão!

Principais endereços centro: Piazza Navona e também na Via della Maddalena, 30 A.

03. Venchi

A Venchi é uma cioccogelateria, algo como chocosorveteria. Então nem preciso dizer, mas vou…, que o forte são os sorvetes de sabor chocolate. Assim como a GROM, também é uma cadeia famosa na Itália e que abriu em Roma tem poucos anos. Para o deleite dos turitas está situada bem no centro histórico próximo à Piazza Spagna.

Gelateria Venchi

Gelateria Venchi

Endereço: Via della Croce,  25/26

04. Ciuri Ciuri

Uma rede Siciliana que trásos sabores da Sicília, sem dúvida uma das regiões mais saborosas da Itália. Não deixe de provar o sorvete de ricota, o de Cannolo (ricota e canela) e para refrescar a alma: limão siciliano!

Gelateria CiuriCiuri

Gelateria Ciuri Ciuri

Endereço: Via Leonina, 18/20(Monti), Largo del Teatro Valle, 1/2 (Centro-Piazza Navona), P.za San Cosimato, 49/b (Trastevere).

05. Riva Reno

Uma das minhas preferidas e não é a toa pois fica perto do Coliseu e consequentemente da minha casa. A qualidade é ótima  e alguns sabores, que eles chamam de especialidades, são muito diferentes. Foi onde provei pela primeira e única vez o de pinnolo, achei meio insoso…risos. Gosto muito do de amarena deles.  A Riva Reno também é uma rede porém menorzinha.

Endereço: Via Magna Grecia, 25 (San Giovanni, em frete à parada do metro San Giovanni).

06. Petrini e Procopio

Junto com a Rivareno mais duas gelaterias muito próximas da minha casa. Gelaterias naturais, de bairro, buonissímas! É difícil encaixá-las em um passeio mas para quem vai ficar mais tempo por Roma, vai se hospedar em San Giovanni ou quer ir em busca do gelato perfeito são ótimas dicas. Meu gosto preferido na Procopio é o de café com panna (chantily), aliás o único que gosto com a panna. Inúmeras vezes, ainda mais nas tardes quentes de verão substituia o café por esse sorvete que achava uma combinação perfeita.

Endereços: Procopio, Piazza Re di Roma e Petrini, Piazza dell’Alberone 16/A.

07.  Fatamorgana

Na minha opinião unanimidade entre tantos italianos. Ouvi falar muito dessa gelateria no boca-a-boca. O melhor de tudo é que agora tem 3 endereços. Já não é mais tão de bairro assim, bom para os turistas!!!

Endereços: Piazza San Cosimato (Trastevere, abertura em 19.07.2013), Piazza degli Zingari (Monti) e Via Bettolo, 7 (Prati)

08. Gelateria dei Gracchi

Onde o pistache é o rei e a amêndoa a rainha. Super comôdo para unir a uma visita ao Vaticano já que fica muito próximo.

Endereço: Via dei Gracchi, 272 (Prati)

09. Il Gelato di Claudio Torcè

De propriedade de um famoso mestre sorveteiro, famoso por seus gelatos doces porém mais famoso ainda pelos sabores salgados como wasabi, e chá verde. A gelateria do centro fechou então para prová-lo só indo a EUR.

Endereço: Via dell’Aeronautica, 105 (EUR)

10. VIce

Ninguém discute a qualidades dos sorvetes, seja do tipo que for (creme, fruta, sorbets e sobremesas) mas a decoração do lugar é sem dúvida um diferencial. Já foi de bairro, agora tem um endereço no centro também.

Endereço: Via Gregorio VII, 385 (prox. Prati) e Corso Vitorio Emanuele II, 96 (Centro – próximo Piazza Argentina)

Leia mais:

8 comentários sobre “Gastronomia “sotto zero” – 10 Gelaterias/Sorveterias em Roma

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s