Ainda no Mar Egeu…Kusadasi

A primeira coisa em que penso quando lembro de Kusadasi, e acho que é uma informação importante, foi do que escrevi no post sobre o planejamento da viagem à Turquia. Não sei porque mas pressumi que Kusadasi seria uma pequena cidade praiana. Ledo engano meu, Kusadasi é uma cidade portuária de médio porte que recebe também inúmeros navios de cruzeiro e portanto, bem maior do que eu estava pensando.

De qualquer forma tem um centro antigo próximo ao porto que concentra a maioria dos hotéis e atividades turísticas noturnas da cidade (baladas, muitos pubs, inúmeros restaurantes e compras, muitas compras). Além disso tem um calçadão à beira-mar bacana que se estende por alguns quilômetros e que fornece espaço para boas caminhadas e passeios. Lembra um pouco a infra de cidades como Balneário Camboriú ou mesmo, de longe, Copacabana.

Kusadasi

O principal motivo da ida até Kusadasi era tornar mais fácil a tarefa de ir até Éfeso e Pamukkale. Pensando assim, acabei dedicando quatro noites à Kusadasi onde 2 dias seriam dedicados à Kusadasi e os outros dois aos dois pontos principais pontos de interesse.

Onde nos hospedamos?

Escolhi um hotel que depois vim a me arrepender amargamente, o Sezgin Hotel . O problema envolveu algo que tenho fobia: baratas!!! Que uns dos dono do hotel teve a capacidade de pegar com a mão do chão do quarto, ela estava morta o que me fez pensar que o quarto sequer tinha sido limpo apropriadamente antes de chegarmos,  dizer que era uma butterfly night e joga-lá pela janela. O pior é que isso não resolvia meu problema porque estava ouvindo um ruidinho que vinha da parede e que sabia muito bem o que era: um ninho de butterfly nights..risos.

Eles nos ofereceram um outro quarto que era igualmente terrível, com uma mobília desconjuntada e quando dissemos que não sabiámos se íamos ficar, partiram para o ataque. Até achei que o cara ia bater no meu namorado. Confesso que fiquei com medo. E não teve choro nem vela, queriam que pagássemos todas as diárias porque já tínhamos feito check-in. Com muito custo, como eram duas reservas, tinha feito uma para três noites e uma outra quando decidi que ficaríamos uma quarta noite em Kusadasi, pagamos 2 diárias, uma por reserva, e nos retiramos. O chato é que minha reserva no booking foi cancelada o que significa que não pude avaliar o hotel!!! Assim é muito fácil não é mesmo?! Cancelam, te fazem pagar e não te dão o direito de avalair. Fiquei super feliz hoje ao ver que o ranking deles no booking caiu muuuito!!! Pois esse tinha sido o motivo pelo qual tinha escolhido esse hotel.

No final, acabei negociando de última hora ou outro hotel que era superior e saiu pelo mesmo preço. Prova de que aquele hotel era além de uma espelunquinha, bem carinho para o que oferecia. O hotel onde acabei me hospedando foi o Surtel Hotel. Um hotel simples, três estrelas mais para duas, parece que está em decadência, sem dúvida precisando de uma modernização e com um potencial bem maior do que oferece, mas ainda assim uma boa opção para poucas noites. Com uma mobília do tipo hotel para executivos, mesmo apesar de estar localizado em frente ao porto e à praia, não tinha TV à cabo e o frigobar estava impossibilitado de usar. A limpeza das partes comuns e mesmos das sacadas não era o forte no entanto no quarto tudo estava muito limpo.

Hotel

O café era simples mas autêntico e o atendimento e a localização fizeram jus ao preço de 40 euros a diária. Se não fosse por um dos atendentes do hotel teria sido bem mais chatinho fazer o traslado para o aeorporto de Izmir e ir até Pamukkale e Éfeso desempacotados e sem alugar um carro. Outro diferencial era a localização. Muito boa quando comparado ao outro, que apesar de estar próximo do centro histórico, estava em uma ladeira cercado de casas em estado de demolição por todos os lados. Essa é a fotinho da sacada do hotel em um fim de tarde!

Pôr do Sol visto da sacada

Tirei poucas fotos do hotel mas pelo que vi achei que as fotos do booking o retraram bem. Recomendo o hotel para aqueles que procuram um hotel com bom custo benefício e sem muito luxo.

Locomoção

A locomoção em Kusadasi também foi muito tranquila, usamos mais uma vez as minivans para nos locomover entre os pontos mais distantes, praias e estação rodoviária e mesmo até Efeso. A minivan, assim como em Bodrum, não custava tanto e passava a cada 5 minutos.  A única diferença era o horário, parava por volta da 1 da manhã.

Como chegamos e saímos?

Chegamos em Kusadasi de ônibus com a Aydin e saímos de avião, rumo à Kayseri na Capadócia, com a Pegasus Airlines.  Kusadasi na verdade não tem aeroporto, a cidade é servida pelo aeroporto de Izmir. Aliás, esse foi um dos motivos que me fez deixar em aberto a quarta noite em Kusadasi, não sabia se dormiria alí ou em Izmir. No final, fiz as contas, e vi que seria muita indiada ir até um outro lugar só para evitar de pagar um taxi que custaria os olhos da cara. A novidade foi que descobri, graças ao atendente do hotel, que a Pegasus tinha uma parceria com a empresa Last Minute Travel, que fornecia o serviço de transfer a um custo bem menor do que o do taxi. Assim, usamos o taxi para ir do hotel à estação rodoviária e de lá fomos de shutle até o aeroport de Izmir. O custo foi de 20 liras turcas por pessoa e o tempo de deslocamento de 1 hora e 15 minutos. A Last minute travel infelizmente não faz reservas pela internet. Ela está localizada na estação rodoviária de Kusadasi.

Restaurantes e Comidinhas

Queria deixar aqui a dica de um restaurante bonitinho, bom e com bons preços. No dia em que fui nele estava com desejo de comer salada e minhas expectativas foram extremamente bem atendidas. O nome do restaurante é Marvista, ele fica em frente à praia, no Ilayda hotel. Como o próprio nome já diz, tem uma vista para o mar que é bem agradável em um final de tarde, mas também tem um bom ambiente e bom atendimento. Comi a salada turca, qualquer semelhança com a salada grega não é mera coincidência…risos.

Salada Turca no MarVista

Outra opção excelente é mandar ver nos peixes e frutos do mar nos restaurantes à céu aberto próximos ao porto. São tantos e são bons. Aqui o serviço é mais simples e despachado, assim como o ambiente, mas a comida continua sendo boa e barata.

Restaurantes no porto

Vai um peixinho aí?

Área do porto no fim do dia

Entretenimento

Os principais pontos turísticos que acessamos a partir de Kusadasi foram na verdade Éfeso e Pamukkale. Falarei sobre ambos os passeios nos próximos post. Porém, como ficamos alguns dias conseguimos conhecer um pouco mais da região.

O primeiro dia com toda a confusão do hotel foi praticamente perdido, viajar desempacotado tem dessas coisas. Ainda bem que aconteceu justamente em uma cidade onde no final achei que tínhamos ficado mas do que precisávamos, 3 noites teriam sido de bom tamanho. No segundo dia fomos à Efeso mas o passeio é tão tranquilo que ainda deu tempo de conhecer a tão comentada Ladies Beach. A praia é bonita, fica um pouco afastada da cidade, uns 5 minutos de minivan, e praticamente tem um bairro só seu.

Ladies Beach – Rua à Beira-mar

Ladies Beach

A praia é relamente bonita. A areia branca e a água bem azul.  Mesmo apesar de cheia é um lugar onde você chega e se impressiona com a natureza desse mundão. Uma linda praia urbana.

No entanto, a praia que é chamada dessa forma porque antigamente só era frequentada por mulheres, na minha opinião, devia ter seu nome alterado para Cigarretes Beach. Como dizem os italianos: que schifo!! Nunca vi algo tão nojento, acho que tinha mais butuca de cigarro que areia. Ao menos na parte da praia onde ficamos.

Além disso vivenciamos alí mais uma experiência chata com os turcos. Como chegamos mais tarde negociamos com o cara que nos alugou as cadeiras de praia que poderíamos ficar até uma determinada hora. Porém, mais cedo do que a hora combinada, um outro veio exigir as almofadas dizendo que poderíamos ficar mas que seria somente com as cadeiras. Enfim, a velha questão do pré versus pós venda que na Turquia exige cuidados adicionais mas não tira pedaços…rs. De novo, viajar desempacotada tem dessas coisas.

O terceiro dia foi dedicado ao passeio, ou melhor viagem, até Pamukkale e o quarto dia à uma praia nos arredores de Kusadasi chamada Kustur que na minha opinião deu de 10 à 0 em termos de praia na tal Ladies Beach.  É claro que não é uma Gumbet ou Bodrum da vida, é uma praia com pouca infra-estrutura, tranquila, frequentada por poucos e por pessoas locais, mas, em termos de limpeza da aguá e da areia era muito melhor, perfeita para descançar antes de madrugar para pegar o vôo rumo à Capadócia.

Kustur Beach

Leia mais:

7 comentários sobre “Ainda no Mar Egeu…Kusadasi

1. J.Gilmar de Morais disse:

Vou estar estar em Kusadasi , em uma breve parada do Navio Celestial Olímpia; dia 13/09/2016, como já conheço Éfeso e atrações na região, gostaria de fazer caminhada na região do porto; para tanto peço-lhes informações sobre a visitação ao Castelo de Kusadasi, dias de vistas, horarios, etc

• planejandoaviagem disse:

Olá Gilmar, tudo bem?
      Infelizmente não visitei o castelo e não encontrei quase nehuma informação sobre o mesmo na internet. Acredito que fosse não terá dificuldades de visitá-lo visto que ali funciona um museu e também pelo fato do mesmo ser muito próximo do Porto no entanto, não sei te informar os horários de visitação.
      Se você descobrir e depois quiser compartilhar aqui no blog seria ótimo.
      Abraços!

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )