Éfeso desempacotada e com transporte público

Nesse post quero contar como foi minha ida desempacotada e com transporte público de Kusadasi até Éfeso, na Turquia. No início tinha pensado em deixar Éfeso e Pamukkale fora do roteiro. Como já comentei, a idéia era ir até o Mediterrâneo Turco, mais precisamente à Antalya, e depois conhecer Istambul e arredores. Porém o roteiro foi ganhando alterações durante o planejamento e uma delas foi a inclusão de Éfeso. Meu namorado gosta, e estuda, muito filosofia e Éfeso tem uma grande importância nesse campo, é a antiga cidade onde viveu o filósofo Heráclito. Não obstante Éfeso chegou a ser uma das maiores cidades do mundo em uma determinada época e assim acabamos incluíndo esse pedacinho da Turquia no roteiro.

De Kusadasi até Éfeso é muito fácil de se chegar com o transporte público. Do nosso hotel caminhamos até a praça Sevki Hasirci, na rua Adnan Menderes, de onde partem as minivans (chamada de Dolmus) para Selcuk. Éfeso fica no caminho entre Kusadasi e Selcuk. O motorista da minivan, depois de uns 20 minutos, nos fez sinal que aquele era o ponto onde deveríamos descer, no meio da autoestrada. Como fomos os únicos a descer naquele local bateu logo aquela apreensão, será que estamos no lugar certo? A confirmação positiva viria logo em seguida aos sermos abordados por dois taxistas vendendo passeio turísticos pela região.

Minivan (Dolmus) para Selcuk

A minivan nos deixou na estrada que dá acesso ao estacionamento inferior (foto abaixo).

Ponto da estrado onde descemos (próximo aos taxis)

Do ponto onde a minivan nos largou até a entrada foram 15 minutos à pé. Minutinhos que na chegada pareceram mais porque éramos os únicos caminhando por alí. Na volta foi até engraçado, depois de darmos informações à alguns turistas que faziam o caminho inverso, também comprimentamos um casal de brasileiros que faziam o mesmo trajeto porém de bicicleta. De qualquer forma devo deixar registrado que muito pouca gente faz esse passeio por conta. A quantidade de ônibus de excursões é enorme!

A figura abaixo ilustra todos os pontos de interesse de Éfeso. O estacionamento inferior fica próximo ao número 1 enquanto o superior ao número 28.

Mapa de Éfeso (fonte: http://www.ephesus.ws)

O passeio por lá foi agradável mesmo com o sol escaldante , um calor de rachar e pouca sombra. Como não somos de acordar muito cedo chegamos em Éfeso por volta das 10:30 e, depois de besuntados com muito protetor solar e devidamente equipados com óculos de sol, bonés e litros de água, começamos a caminhada. A caminhada na verdade, no nosso caso, foi uma subida que te leva pouco a pouco, pelo meio da cidade antiga, através da rua de mármore (número 9), de um estacionamento até o outro.

A subida é agradável já que o caminho não é longo. Em pouco espaço de tempo se consegue visualizar muito de como era a cidade no passado. Um dos sítios arqueológicos onde me senti mais bem informada dentre tantos que visitei. Todos os prédios tinham informações simples e objetivas, em inglês, o que acho que torna a experiência muito mais enriquecedora. Considero o audio-guide e mesmo as informações passadas pelos guias muito bacanas porém admito que esqueço a maioria das coisas que eles falam. Sou do tipo que prefere ler informações básicas e poucas, pois essas sei que manterei comigo, e depois, se for o caso, pesquiso com calma na internet.

Impossível não se impressionar com a beleza dos prédios, com a paisagem ao redor e com toda a história que o lugar carrega. É de arrepiar!!!

O Anfiteatro

A rua de mármore

A Biblioteca

A Biblioteca (reconstrução do interior)

A rua da cidade vista da biblioteca

Banheiro Público

Informações disponíveis

Mosaico

Detalhe Coluna

Odeon

Na volta bastou fazer o caminho inverso e, em 45 minutos, já estávamos no hotel. Gastamos em média 4,5  horas com o deslocamento e a visita. Mesmo sendo o tipo de pessoa que costuma ser abduzida por esse tipo de programa deu tempo de voltar até o hotel, fazer um lanche rápido e aproveitar a tarde na cidade de Kusadasi, nosso ponto de apoio para esse passeio.

Se faria o passeio empacotado? Acho que não. Porém o passeio empacotado tem suas vantagens e as cito aqui rapidamente. Ele te deixa no estacionamento superior e te busca no inferior, dessa forma você faz o caminho só uma vez. Além disso eles normalmente vendem esse passeio em conjunto com a visita à Casa da Virgem Maria e ao Museu de Selcuk, onde encontram-se os achados de Éfeso, passeios que não fizemos. A parte chata da maioria dos pacotes é que eles incluem também visitas à lojas de tapetes, de cerâmicas e outlets para compras. Observei vários ao longo da estrada e confesso que quando olhava para eles pensava: tourist trap!! De qualquer forma nem todas as agências são assim. A No Frills  Ephesus faz questão de propagandear que o tour deles não tem dssas pegadinhas, o que me leva a crer que tenho razão quando penso em tourist traps…rs.

Para ler mais:

13 comentários sobre “Éfeso desempacotada e com transporte público

  1. Blog Check-In disse:

    Oi Michele!
    Perguntinha difícil, mas lá vai: visitaremos Kusadasi durante um cruzeiro, então teremos poucas horas por lá (7h-13h). O que você acha que vale mais a pena? Ficar em Kusadasi e conhecer a cidade ou arriscar Éfeso? Parece que não é tão longe assim, mas também não queremos arriscar se ficar muito apertado. Provavelmente pegaríamos empacotado mesmo, mas sem esses traps que você alertou.
    Belo post, bem informativo!
    Obrigado!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Blog Chek-in!
      Perguntinha difícil mesmo porque é sempre uma questão de gosto pessoal.
      Se fosse eu encararia a ida à Efeso, sou vidrada nesses lugares históricos e Éfeso tem uma vantagem, é pequeno quando comparado com lugares do mesmo tipo como Pompeia, Ostia ou mesmo Chichen Itza. Se vocês forem até lá e ficarem de olho no relógio ainda conseguirão conhecer o centro de Kusadasi e o proprio porto que acaba sendo uma das atrações.
      Se optarem por não ir talvez o passeio recomendado fosse ser ir até a Ladies Beach. Eu achei a praia bonita mas o local é meio caído, muito sujo. Não trocaria Éfeso por ela.
      Espero ter ajudado e não confundido.
      Abraços!!!

      Curtir

  2. viviana carlota ricaurte medina disse:

    olaaaa muit obrigada pelo blog , estou organizando a minha viagem agora em agosto e voce da dicas muitos legais , muito obrigada mesmooo🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Carol, muito obrigada digo eu, ainda mais vindo de outra blogueira. Adorei teu blog e achei a maior coincidência a foto do teu perfil pois nesse exato momento estou planejando uma viagem para as Cataratas do Iguaçu!
      Desculpa pela demora em responder, estava atrás da minha planilha de custos de viagem quando me lembrei que tinha essas informações em um outros post onde detalhei os custos específicos da viagem pela Turquia.
      Bom, vamos às informações: com transporte público foram 10 LT (5 cada trecho) para ir/voltar do centro de Kusadasi até Éfeso, já a entrada foi 25 LT.
      Espero ter ajudado, grande abraço!

      Curtir

      • Carol Akemi disse:

        Oi Michele!
        Muito obrigada pela ajuda.
        AMEI ir para Foz! Mas tem que ir aos dois lados. É lindo!
        Se vier para Londres, me manda uma mensagem para marcarmos um encontro =)
        Bjos
        Carol Akemi

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Carol, bom saber. Na verdade vou chegar pelo Paraguai e me hospedar na Argentina então acho que vou conhecer bem os três lados..:). Abraços e, precisando de alo mais da Turquia é só falar. Não deixe de ir é bom e lindo demais!

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s