Viterbo: Turismo e Bem Estar

Essa era para ser muito mais uma viagem de, como se diz por aqui, benessere (bem-estar, SPA, etc., confesso que não sei a palavra em português mais adequada) que de turismo propriamente dito. Porém, porque não unir o útil ao agradável? O objetivo inicial era conhecer as Termas dos Papas (Termi dei Papi), porém fui surpreendida pela cidade de Viterbo. E foi assim, aproveitando uma oferta do GroupOn, que fui parar em Viterbo, mais precisamente para La Quercia, província de Viterbo.

Comprei um pacote com direito a uma estadia em um antigo Monastério, transformado em hotel, jantar (daqueles no maior estilo italiano, antepasto, prosecco, primo, secondo e sobremesa) e, desconto de 20% na famosa Terme dei Papi.

O Hotel é simples pois apesar das 3 estrelas mantém muito da estrutura original do lugar, os quartos são grandes até demais e a mobília um pouco antiga porém o serviço muito bom. O único inconveniente foi a distância e o fato de que o transporte público não ajudou muito.

Hotel
Hotel – Pátio Interno
Hotel – A Porta de Entrada do nosso quarto. Enorme!
Hotel – Detalhe de um dos quartos

Quando vi a placa que fazia referência a uma estadia de um Papa, mesmo que por pouco tempo, fiquei pensando no que não carrega de história um lugar assim e fiquei feliz por ter escolhido esse hotel como opção. Sem dúvida um passeio diferente.

Basílica Madonna della Quercia

Viterbo não é tão pequena quando comparada às demais cidadezinhas italianas e, apesar de estar a menos de 90km de distância de Roma, de trem são aproximadamente 2 horas e 15 minutos de viagem pois são inúmeras as paradas intermediárias que são feitas. De qualquer forma a viagem é tranquila, a paisagem bonita e da estação de Roma Ostiense parte praticamente um trem a cada hora em direção a Viterbo Porta Romana. Já na estação Viterbo Porta Fiorentina, a poucos kms de Viterbo Porta Romana, chegam e partem apenas alguns trens.

Do centro de Viterbo o ônibus número 2 parte a cada 40 minutos em direção a Terme dei Papi e em horários variados para as demais localidades da região. Achei que o serviço funciona bem de segunda a sábado porém no domingo são poucos os horários disponíveis. Como optei por ficar nesse Monastério a 1,5km do centro nem preciso dizer que tive que usar o famoso expresso canelão por isso recomendo fortemente para quem vai sem carro e no domingo que fique no centro e verifique atentamente se os horários dos ônibus são convenientes para ir até a Termi dei Papi com antecedência porque a mesma não é tão próxima da cidade e um taxi pode sair carinho.

A ATAC, companhia de transporte publico de Roma, também liga Roma a região, nesse caso o trem parte da Piazzale Flaminio em Roma, próxima à Piazza del Popolo. Outra opção para quem está em Roma é usar o serviço de shuttle da Terme dei Papi eles fazem um bate e volta duas vezes ao dia de segunda à sábado.

Apesar de não tão pequena a também conhecida como Cidade dos Papas, foi sede do papado por 24 anos, não tem muitos pontos de interesse.  No centro antigo vale a visita ao bairro medieval. Cheguei até o bairro medieval atráves de uma das antigas portas da cidade que dá acesso a ele, a caminhada é bem tranquila.

Porta de Entrada para o Bairro Medieval
Bairro Medieval

Passando pelo bairro medieval segui na direção da colina de San Lorenzo para ter acesso à praça e Catedral de mesmo nome e à Loggia dos Papas. Dois Papas foram sepultados nessa catedral porém o túmulo de um (Alessandro IV) foi perdido com o tempo enquanto do outro (Giovanni XXI, único Papa de origem portuguesa) permanece até hoje. Depois disso é aquela mesma história de dar uma caminhada e se perder no centro histórico (ainda circundado por um grande muro) e novo centro.

 

Catedral de San Lorenzo
Interior da Catedral
Porta Catedral – detalha para a imagem dos Papas
Praça de San Lorenzo com a Loggia dos Papas ao fundo

Confesso que a cidade não me chamou tanta atenção de um ponto de vista turístico, a achei meio descuidada e decadente perto de tantas outras cidades que tive a oportunidade de conhecer (estou ficando exigente.. risos). Porém, verdade seja dita, você vai para uma cidade pensando que ela é próxima de Roma e será pequena e se dá de cara com uma muralha daquele tamanho. É de impressionar!

A maioria dos turistas não está ali em busca da sua história e sim em busca das suas águas sulforosas. Um dos lugares mais conhecidos é justamente a Terme dei Papi clique aqui para conferir o post. Além desse SPA existem lugares públicos onde é possível fazer os banhos (nesse link tem uma lista com os nomes porém em Italiano) o problema é que eles não são servidos pelo transporte público e nesse caso o ideal é fazer a viagem de carro. Além da Terme dei Papi o Hotel Saurus também tem um serviço parecido que une hospedagem e benessere.

A maioria dos hotéis da região têm convênio com alguma terma então é sempre importante se informar sobre descontos, isto é, você não precisa comprar a oferta do GroupOn como eu acabei fazendo…rs…

Leia mais:

Publicidade

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: